SóProvas


ID
1791133
Banca
IDECAN
Órgão
INMETRO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

“Enfatiza aspectos formais, controlando processos de decisão, estabelecendo uma hierarquia funcional rígida, baseada em princípios de profissionalização e formalismo. Os procedimentos formais são feitos por funcionários especializados, com competências fixas e comprovadas por processos de seleção, sendo sujeitos ao controle hierárquico, o que afasta o nepotismo e processos de apadrinhamento.” O conceito apresentado corresponde ao modelo de gestão pública

Alternativas
Comentários
  • C) PALUDO (2013): A Administração Pública burocrática surge na segunda metade do século XIX, na época do Estado liberal, como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista. Constituem princípios orientadores do seu desenvolvimento a profissionalização, a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, em síntese: o poder racional-legal. Os controles administrativos visando evitar a corrupção e o nepotismo são sempre a priori. Parte-se de uma desconfiança prévia nos administradores públicos e nos cidadãos que a eles dirigem demandas. Por isso são sempre necessários controles rígidos dos processos, como, por exemplo, na admissão de pessoal, nas compras e no atendimento a demandas (Pdrae, 1995).16

  • Letra C,  controla os processos de decisão,  ja no gerencial o que importa  é  o resultado e não o processo.

  • burocrático. 

  • A questão em análise exige que tenhamos conhecimento sobre os modelos teóricos de administração pública. Para responder corretamente, precisamos indicar a qual dos modelos apresentados nas alternativas pertencem as características contidas no enunciado.

    A - INCORRETA. Inexiste um modelo de administração pública chamado de imperial.

    B - INCORRETA. A Administração Pública Gerencial emerge na segunda metade do século XX, como resposta, de um lado, às funções econômicas e sociais do estado, e, de outro, ao desenvolvimento tecnológico e à globalização da economia mundial, uma vez que ambos expuseram os problemas associados ao modelo anterior (burocracia).

    C - CORRETA. O modelo burocrático enfatiza aspectos formais, controlando processos de decisão, estabelecendo uma hierarquia funcional rígida, baseada em princípios de profissionalização e formalismo. Os procedimentos formais são feitos por funcionários especializados, com competências fixas e comprovadas por processos de seleção, sendo sujeitos ao controle hierárquico, o que afasta o nepotismo e processos de apadrinhamento.

    D - INCORRETA. Assim como na alternativa "A", inexiste um modelo de administração chamado de republicano.

    E - INCORRETA. Ainda que de forma desorganizada, o patrimonialismo foi o primeiro modelo de administração do Estado, vigorando no Brasil desde a independência até a década de 1930 (alguns consideram desde o período colonial até 1930). Nele não havia qualquer tipo de distinção entre o patrimônio público e o particular, tudo era do soberano, que tinha o poder de usar livremente os bens públicos, sem qualquer tipo de prestação de contas à sociedade.

    Após analisar as alternativas apresentadas, concluímos que a definição apresentada no enunciado pertence ao modelo burocrático.

    GABARITO: C

  • Burocrático:

    • profissionalismo
    • meritocracia
    • racionalidade
    • formalismo
    • legalidade
    • impessoalidade
    • é centralizada e autoritária
    • acredita em racionalidade absoluta

    pcce

  • GAB C

    É possível resumir as características da burocracia da seguinte forma:

    1. Normas e regulamentos possuem caráter legal;
    2. As comunicações são formalizadas e oficiais;
    3. O trabalho é dividido de forma racional;
    4. Os relacionamentos são impessoais;
    5. A autoridade segue a hierarquia organizacional;
    6. As rotinas e procedimentos são padronizados;
    7. A competência técnica é valorizada através da meritocracia;
    8. A administração é especializada (não há patrimonialismo);
    9. Os membros da organização são profissionais;
    10. O funcionamento da organização é completamente previsível.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • A Burocracia configurou-se como uma forma de organização humana fundamentada na racionalidade, na adequação dos meios às finalidades pretendidas, com o intuito de assegurar a máxima eficiência no atingimento dos objetivos. 

    ivo & glads = wellybe