SóProvas


ID
1791613
Banca
VUNESP
Órgão
HCFMUSP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O choque cardiogênico é diagnosticado pela presença de alterações hemodinâmicas sistêmicas e pulmonares, que resultam de débito cardíaco e perfusão tecidual inadequados. Leia as afirmações a seguir e indique se elas são (V) para verdadeira e (F) para falsa.

( ) A causa mais comum de choque cardiogênico é infarto do miocárdio ventricular esquerdo extenso.

( ) O choque cardiogênico é causado pela perda da força contrátil atrial, que resulta em volume sistólico e débito cardíaco aumentados.

( ) As manifestações clínicas do choque cardiogênico são congestão pulmonar, distensão das veias cervicais e extremidades frias e cianóticas entre outras.

( ) Os líquidos deverão ser infundidos para aumentar a pressão de enchimento ventricular.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • A - CORRETO

    B - INCORRETO - PERDA DA FORÇA VENTRICULAR

    C - CORRETO

    D - INCORRETO - CHOQUE CARDIOGÊNICO GERALMENTE NÃO CAUSA DIMINUIÇÃO DO VOLUME. NA MAIORIA DAS VEZES MANTÉM A QUANTIDADE NORMAL OU ATÉ AUMENTA O VOLUME CIRCULANTE - HIPERVOLEMIA. É O ÚNICO TIPO DE CHOQUE EM QUE A TERAPIA DE REPOSIÇÃO COM LÍQUIDOS NÃO É RECOMENDADA (NA MAIORIA DAS SITUAÇÕES).

     

    LEMBRANDO QUE A TERAPIA DE REPOSIÇÃO COM LÍQUIDOS NOS OUTROS TIPOS DE CHOQUE É BASEADA TANTO NA CERTEZA DE QUE HÁ HIPOVOLEMIA (QUE NESSE CASO SE ADMINISTRA 2000ML DE S.F PARA CORRER O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL) QUANTO NA HIPÓTESE (EM QUE SÃO ADMINISTRADOS 1000ML PARA CORRER EM 30 MINUTOS E O RESTANTE PARA CORRER CASO SE CONFIRME A HIPOVOLEMIA).