SóProvas


ID
1792981
Banca
ESAF
Órgão
ESAF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Com relação a financiamento dos gastos públicos, tributação e equidade, não é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Então vamos considerar a E) 

    Fabio Giambiagi, ‎Ana Cláudia Duarte de Além - 2008 - ‎Finance, Public

    ção do sistema tributário deve ser eficiente a fim de garantir um fácil ... Segundo o "princípio do benefício", cada indivíduo deveria contribuir com uma quantia proporcional aos benefícios gerados pelo consumo do bem público. 

  • Gabarito E.

    3.1.1. CRITÉRIO DO BENEFÍCIO

    O critério (ou princípio) do benefício estabelece que cada indivíduo deve contribuir para a produção de serviços governamentais, de forma a igualar o preço unitário do serviço ao benefício marginal que ele recebe com sua produção. Em outras palavras, cada indivíduo na sociedade deverá pagar um tributo de acordo com o montante de benefícios que ele recebe do governo.

    Os economistas argumentam que este princípio – embora de difícil operacionalização – é mais eficiente porque ele atua como no sistema de livre mercado onde cada indivíduo paga de acordo com os benefícios que ele recebe ao adquirir os bens e serviços de que precisa.

    Dificuldades de operacionalização:

    Um dos problemas, porém, com esse princípio é justamente estabelecer o que é benefício e, também, quantificar o benefício recebido, principalmente quando se sabe que os indivíduos se mostram resistentes em revelar suas preferências.

    Os indivíduos que, por não terem renda, estariam excluídos do consumo dos bens e serviços governamentais, já que não têm como pagar por ele. Neste caso, do ponto de vista redistributivo, a função do governo estaria sendo altamente ineficiente.

    Assim, um sistema tributário baseado apenas no princípio do benefício seria totalmente ineficiente


    Fonte:http://receiteiros.blogspot.com.br/2008/11/181-princpios-tericos-de-tributao.html
  • Gabarito E - O item foi retirado do livro do livro Finanças Públicas: Teoria e Prática no Brasil. Por Fabio Giambiagi,Ana Cláudia Duarte.  Pág. 18, C)

  • Principio do beneficio: um tributo justo é aquele que cada contribuinte paga ao estado um valor relacionado com os benefícios que recebe do governo. Este principio determinao total da contribuição tributaria e sua vinculação ao gasto, isto é, como a tributação foi distribuída. O consumo do bem publico é coletivo: transporte, água e energia.