SóProvas


ID
1793716
Banca
BIO-RIO
Órgão
Prefeitura de São João da Barra - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Especialistas dão dicas para pagar contas de começo de ano


     Passada a euforia das compras e viagens de fim de ano, é chegada a hora em que o consumidor precisa lidar com uma série de obrigações financeiras que surgem em todo ano novo. Matrícula, material escolar, IPTU e IPVA estão entre as despesas que pesam no orçamento nessa época.

    Especialistas sugerem que, para quitar seus débitos sem correr o risco de já começar o ano endividado, o consumidor analise cada despesa separadamente e estipule prioridades.

    No começo de 2012, com os juros em alta, o rendimento de aplicações como a poupança e os fundos de renda fixa muitas vezes era superior ao desconto dado no pagamento de IPVA e IPTU à vista. Por isso, no ano passado, parcelar esses impostos era uma interessante opção.

    Ao longo de 2012, porém, os juros caíram e isso teve um forte impacto no rendimento das aplicações. Assim, nesse início de 2013, pode valer a pena sacar o dinheiro investido e pagar as contas à vista.

“No começo de 2012, com os juros em alta, o rendimento de aplicações como a poupança e os fundos de renda fixa muitas vezes era superior ao desconto dado no pagamento de IPVA e IPTU à vista. Por isso, no ano passado, parcelar esses impostos era uma interessante opção.”

Nesse parágrafo do texto, o elemento destacado que não é adjunto, mas complemento, é:

Alternativas
Comentários
  • A alternativa "E" é o complemento nominal solicitado, pois foi dado ao pagamento de IPVA o desconto, ou seja, o elemento "de IPVA" recebe a ação.

  • Termo paCieNte = Complemento Nominal. 

    BIZU: "Pagamento de IPVA" (relação de posse = CN).

  • Pagamento de IPVA

    O IPVA está sendo pago. >> o IPVA recebe a ação, logo é CN
  • Pagamento é um advérbio, está sendo modificado especifico DE IPVA, ou seja, passou a ser um tipo de pagamento.

  • e) de IPVA.

    IPVA é pago. Porque IPVA recebe a ação - como destacado por Godzilla-, ele complementa o subst anterioir. Outra maneira de visualizar esta logica é observar como em adjunto adnominal o subst nao necessita do complemento para existir; já em complemento nominal, sim.

  • alguém poderia analisar as outras palavras destacadas? pois ficou dificíl para mim notar que seria adjunto.

  • No começo de 2012(De quando? adj. adv. temporal), com os juros em alta(O MODO COMO ESTÁ O JUROS), o rendimento de aplicações como a poupança e os fundos de renda fixa(NÃO É QUALQUER FUNDO, LOGO ADJ. ADN, ESPECIFICANDO) muitas vezes era superior ao desconto dado no pagamento de IPVA (TERMO NOMINAL INCOMPLETO, O IPVA É PAGO, ALVO DA AÇÃO)e IPTU à vista. Por isso, no ano passado, parcelar esses impostos era uma interessante opção.”

  • Eu resolvi eliminando os termos grifados! Quando retirar o termo e perder o sentido é CN. Foi um teste que fiz nesta questão.