SóProvas


ID
179662
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AGU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Considerando os conceitos fundamentais de arquivologia, julgue os
itens subsequentes.

Ao se aplicar o princípio de respeito aos fundos em um conjunto documental de uma organização pública ou privada, são identificados os documentos destinados à guarda permanente ou à eliminação.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    o princípio de respeito aos fundos consiste em dizer que os arquivos ou fundos de arquivo de determinada procedência não deve misturar-se com os de outra procedência, ou seja, não mesclar com outros documentos de qualquer natureza.

  • É através do processo de AVALIAÇÃO/ANÁLISE que o documento será DESTINADO.

  • " O princípio de respeito ao fundo ou princípio da proveniência é aquele segundo o qual os arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter sua individualidade, não sendo misturados aos de origem diversa ". Dicionário de Terminologia Arquivística

  • ERRADO - o princípio de respeito ao fundo ou princípio da proveniência é aquele segundo o qual os arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter sua individualidade, não sendo misturados aos de origem diversa.

    O princípio relacionado a guarda permanente ou eliminação é Princípio das Três Idades.

    Fonte: 

    http://www.cid.unb.br/M452/M4522012.ASP?txtID_PRINCIPAL=125. http://arquivologia.multiply.com/journal/item/10
  • No princípio de respeito aos fundos ou proveniência, os documentos devem ser observados e organizados segundo a competência e às atividades da instituição ou pessoa produtora. Os arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter individualidade, não sendo misturados aos de origem diversa.

    Não há relação desse princípio com a identificação de documentos destinados à guarda permanente ou à eliminação. Tal identificação é aplicada na Teoria das Três Idades.

  • Errado
    AVALIAÇÃO DE DOCUMENTOS
    A avaliação de documentos é um procedimento extremamente necessário dentro um arquivo, pois é através do julgamento do valor dos documentos que decidiremos o que será arquivado e o que será eliminado. Originalmente, avaliar documentos significa atribuir valores distintos aos documentos produzidos e/ou recebidos, de acordo com as possibilidades e necessidades neles contidas. Assim, a avaliação tem como resultado imediato a eliminação, a guarda temporária ou o recolhimento à guarda permanente.
    http://biblioteca.planejamento.gov.br/biblioteca-tematica-1/textos/biblioteconomia-e-arquivologia/texto-29-avaliacao-de-documentos-e-tabela-de-temporalidade.pdf
    ;)
  • O princípio do Respeito aos Fundos, por si só, não garante a valoração de um documento. Para se determinar se um documento possui ou não valor secundário, isto é, se será ou não eliminado, é  necessário um processo muito complexo, realizado por uma comissão determinada formada especialmente para este fim: a Avaliação.
  • Errado.

    Esse é um processo determinado a partir da tabela de temporalidade, a qual se baseia na teoria do ciclo das três idades e define se o arquivo será destinado à eliminação ou guarda permanente. Enquanto isso, o princípio do respeito aos fundos/princípio da proveniência "fixa a identidade do documento relativamente a seu produtor. Por esse princípio, [...] os arquivos originários de uma pessoa devem manter a individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados, no arquivo, a outros de origem distinta", de acordo com Bellotto (2007, p.88).
     
     

  • ERRADA

     

    Já vi várias questões do CESPE abordando essa questão da avaliação dos documentos (guarda permanente ou eliminação) associando ao princípio da proveniência ou respeito aos fundos. 

     

    Esse processo de guarda permanente ou eliminação é feito utilizando-se a TEORIA DAS 3 IDADES!

  • GAB E. Faz referência à teoria das 3 idades.

  • Errado! 

    TEORIA DAS TRÊS IDADES. 

  •  

    DOIS CONCEITOS MISTURADOS.... dei uma complementada pra diferenciar esses dois conceitos:

     

    1ª parte:

    Ao se aplicar o princípio de respeito aos fundos (ou proveniência) em um conjunto documental de uma organização pública ou privada, será necessário arquiva-los separadamente de outras entidades produtoras.

    Fundo: conjunto de documentos de 1 entidade. Pode ser FECHADO (não sujeito a novos acrescimos talvez por falecimento ou extinção do seu "dono") ou ABERTO (ativo).

     

    2ª parte

    Os documentos destinados à guarda permanente ou à eliminação, segundo a terioria das 3 idades, se classificam no 3º momento, em que eles aguardam a sua destinação final (idade intermediária)

    1º momento: qndo ele "nasce" (idade corrente)

    2º momento: qndo ainda pode ser questionado adm., fiscal ou juricamente (idade intermediaria)

  • julguei ser trabalho da tabela de temporalidade, correto???

  • Desembaralhando a questao: AO SE APLICAR a TABELA DE TEMPORALIDADE EM UM CONJUNTO DOCUMENTAL DE UMA ORGANIZAÇÃO PÚBLICA OU PRIVADA, SÃO IDENTIFICADOS OS DOCUMENTOS DESTINADOS À GUARDA PERMANENTE OU À ELIMINAÇÃO.

    POR QUE TABELA DE TEMPORALIDADE ?PELO SEGUINTE CONCEITO:

    Tabela de Temporalidade “Tabela de temporalidade é o instrumento de destinação que determina os prazos por que os documentos devem ser mantidos nos arquivos correntes e/ou intermediários, ou recolhidos aos arquivos permanentes, estabelecendo critérios para microfilmagem e eliminação”. (Marilena Leite Paes),A TABELA DE TEMPORALIDADE VAI ESTABELECER OS PRAZOS DE GUARDA NOS ARQUIVOS CORRENTES, INTERMEDIARIOS OU SUA DESTINAÇAO(ELIMINAÇÃO OU GUARDA PERMANENTE)