SóProvas


ID
179701
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AGU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Com relação à administração pública, julgue os itens de 88 a 100.

Há diferenças fundamentais entre a administração de empresas e a administração pública gerencial. Uma delas diz respeito à receita: a das empresas depende dos pagamentos que os clientes fazem livremente na compra de seus produtos e serviços; a do Estado resulta principalmente de contribuições obrigatórias, os impostos, sem contrapartida direta.

Alternativas
Comentários
  • A administração pública gerencial inspira-se na administração de empresas, mas não pode ser confundida com esta última. Enquanto a receita das empresas depende dos pagamentos que os clientes fazem livremente na compra de seus produtos e serviços, a receita do Estado deriva de impostos, ou seja, de contribuições obrigatórias, sem contrapartida direta.

    Enquanto o mercado controla a administração das empresas, a sociedade - por intermédio de políticos eleitos - controla a administração pública. Enquanto a administração de empresas está voltada para o lucro privado, para a maximização dos interesses dos acionistas, esperando-se que, através do mercado, o interesse coletivo seja atendido, a administração pública gerencial está explícita e diretamente voltada para o interesse público.

    Fonte: PLANO DIRETOR DA REFORMA DO APARELHO DO ESTADO (http://www.planalto.gov.br/publi_04/COLECAO/PLANDI2.HTM)

  •  

    A administração pública gerencial inspira-se na administração de empresas , mas não pode ser confundida com essa última . Enquanto a receita de empresas depende dos pagamentos que os usuários fazem livremente para a aquisição de produtos ou serviços , a receita do Estado deriva de contribuições obrigatórias advindas de impostos , sem contrapartida direta . Enquanto na administração de empresas quem controla a sua atividade é o mercado , na administração gerencial quem controla suas atividades é a própria sociedade por meio de políticos eleitos . A adminitração de empresas está voltada para a obtenção de lucro , para a maximização dos interesses dos acionistas , esperando-se que através do mercado o interesse coletivo seja atendido . Já a administração gerencial busca atender ao interesse público diretamento , sem ganho de lucros

  • o que significa "sem contrapartida direta"?
  • contrapartida

    Significado de Contrapartida

    s.f. Equivalência, correspondência, compensação.

    Ou seja, sem recebimento direto, e sim da forma indireta q é arrecadação dos impostos
  • ·      Eu acho que na contrapartida direta  (empresas) os clientes por vontade própria pagam e recebem por produtos e serviços. Receitas advindas de pagamentos feitos por livre e espontânea vontade por parte dos clientes consumidores dos produtos e serviços). 

    ·      No Estado temos os impostos que pagamos por obrigação e que depois voltam à sociedade em forma de saúde, educação, segurança etc. São receitas derivadas de Tributos (impostos, taxas e contribuições); caráter compulsório, sem uma necessária contrapartida em termos de prestação direta de serviços. Sem contrapartida direta.

    No site concurseiros do Brasil está disponibilizada uma ótima apostila de Administração Pública do Prof. Carlos Ramos.

    Espero ter ajudado.


    "Eu acredito, eu luto até o fim: não há como perder, não há como não vencer."
  • Em tese, os recursos arrecadados pelos governos são revertidos para o bem comum, para investimentos e custeio de bens e serviços públicos, como saúdesegurança e educação. Mas não há vinculação entre receitas de impostos e determinada finalidade - ao contrário do que ocorre com as taxas e a contribuição de melhoria, cujas receitas são vinculadas à prestação de determinado serviço ou realização de determinada obra. Embora a lei obrigue os governos a destinarem parcelas mínimas da arrecadação a certos seviços públicos - em especial de educação e saúde -, o pagamento de impostos não confere ao contribuinte qualquer garantia de contrapartida[5].
    FONTE: 
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Imposto#cite_note-5

  • Boa questão! CORRETA!

    Há diferenças fundamentais entre a administração de empresas e a administração pública gerencial. Uma delas diz respeito à receita: a das empresas depende dos pagamentos que os clientes fazem livremente na compra de seus produtos e serviços; a do Estado resulta principalmente de contribuições obrigatórias, os impostos, sem contrapartida direta.

    Notem que a questão não falou em tributos (gênero), e sim em impostos que são obrigatórios ( cobrança compulsória ). Em regra, as receitas dos impostos não são vinculadas, ou seja, a verba que ingressa os cofres públicos advinda da referida espécie tributária não obriga o estado a aplicá-las no âmbito que ocorre o fato gerador. Por exemplo, quem tem carro paga IPVA, não é? A verba do IPVA não está vinculada a investimentos nas ruas, estradas, vias.... O estado tem o poder discricionário de aplicar as verbas onde achar mais conveniente. ( Princípio da Não-vinculação das verbas públicas)
  • Pensei a mesma coisa que voce camilo 


  • Perfeito! As empresas devem "convencer" seus clientes a comprar seus produtos e serviços. O Estado recebe suas receitas de modo "compulsório", ou seja, o cidadão não tem escolha e não recebe nenhum serviço específico em troca. A questão está correta.


    Fonte: EVP

  • Li rápido e errei. Qdo fala "sem contrapartida direta" . Realmente os impostos que incidem sobre produtos não exigem contrapartida direta. Apenas taxas como IPTU, IPVA e etc. 

  • Penso igual a você, Márcia Maria.


    con·tra·par·ti·da 

    (contra- + partida)

    substantivo feminino

    1. [Contabilidade]  Artigo que se escreve para anular outro mal lançado, em contabilidade.

    2. Aquilo que se dá em troca de outra coisa. = CONTRAPARTE


    em contrapartida

    • Em compensação, em troca.


    "contrapartida", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/contrapartida [consultado em 07-09-2018].

  • Taxa:

    Prestação de serviços de um ente publico; fim específico.

    Imposto:

    Financiamento de serviços universais; sem contrapartida direta.

    - Sobre o patrimônio: IPTU, IPVA, etc;

    - Sobre a renda: IRRF, etc;

    - Sobre o consumo: IPI, ICMS, PIS, COFINS, etc.

    Contribuição Especial:

    Destina a um determinado grupo ou atividade. Exemplo: INSS, PIS.

    Contribuição de Melhoria:

    Destina ao melhoramento de algo que resulte em benefício ao contribuinte. Exemplo: quando é feito asfaltamento em uma rua, o valor do imóvel acaba aumentando por conta desta melhoria, e isso gera a contrapartida do cidadão pois ele teve um claro benefício.

  • CERTO