SóProvas


ID
1799275
Banca
CEC
Órgão
Prefeitura de Pinhais - PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto a seguir, do site da Prefeitura de Curitiba (Secretaria Municipal da Desfesa Social), serve de apoio para a questão.

    Em 1986, A cidade de Curitiba enfrentava um aumento nas depredações em seus “Próprios“ Municipais, despertando a necessidade de se criar um grupo diferenciado, onde proteção a população seria prioridade. Com este intuito, em 17 de julho daquele ano, o Prefeito Municipal, sancionou após aprovação da Câmara Municipal de Curitiba, o Projeto de Lei n.º 56/84, surgindo assim a Lei n.º 6867/1986, que criou o Serviço Municipal de 
Vigilância – VIGISERV. www.curitiba.pr.gov.br

    No segmento “...o Prefeito Municipal, sancionou após aprovação da Câmara Municipal..." não foi obedecida uma das principais regras de pontuação, que é a seguinte: não se deve separar por vírgula o sujeito do predicado, quando a oração estiver na ordem direta. 

Assinale a alternativa cuja frase contém problema idêntico ao apresentado acima.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D. A frase ficaria correta da seguinte forma: "Questões que, porventura, envolvam conteúdos de aspectos legais terão por base a legislação em vigor na data de publicação do Edital."

  • è como dizem os professores. as vezes vc acerta porque achou que era por uma linha de raciocínio mas foi por cagada, não tem nada a ver com o que vc deduziu.

  • Adjunto adverbial curto (em geral com até 3 palavras) deslocado = vírgula facultativa.

    Adjunto adverbial longo (em geral com mais de 3 palavras) deslocado = vírgula obrigatória.

    Portanto as vírgulas que estão em ", porventura," são facultativas, podem ainda indicar realce ou atribuir uma pausa para um período muito extenso.