SóProvas


ID
1799677
Banca
FGV
Órgão
CODEMIG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 2

Democracia refém (José Roberto de Toledo)

Desde 2008, o ibope pergunta à população em idade de votar quão satisfeita ela está com o funcionamento da democracia no Brasil. Os resultados nunca foram brilhantes ainda menos se comparados com países latino-americanos como Uruguai e Argentina, mas jamais haviam sido tão chocantes quanto agora. Só 15% dos brasileiros se dizem “satisfeitos" (14%) ou “muito satisfeitos" (1%) com o jeito que o regime democrático funciona no país. (Estado de São Paulo, 04/09/2015)

Os termos “satisfeitos" e “muito satisfeitos" aparecem entre aspas porque:

Alternativas
Comentários
  • Como usar as aspas:

    1 Para abrir e fechar citações. Exemplo:


    “Uma vida não questionada, não merece ser vivida.” Platão


    2 Quando exprimir ironia ou destacar uma palavra ou expressão usada fora do contexto habitual. Exemplo:


    Eles se comportaram “super” bem!


    3 Quando há palavras ou expressões populares, gírias, neologismos ou arcaísmos. Exemplos:


    Todos ficaram “abobados” com a notícia.


    4 Para marcar estrangeirismo (quando não há opção de itálico). Exemplo:


    Faça o “back up” para não correr o risco de perder os arquivos.


    5 Para delimitar o título de uma obra. Exemplo:


    “As 7 Dimensões da Comunicação Verbal” (Reinaldo Passadori)


    Não é lera D, pois o sentido dos termos “satisfeitos" e “muito satisfeitos" estão certos...A resposta se enquadra na regra 1 "Para abrir e fechar citações."
  • "satisfeitos" e "muito satisfeitos" foram as respostas dadas pelos entrevistados.

  • Pensei que fosse letra d. Apontam a presença de tom irônico. 

  • Está entre aspas na verdade pq o  “satisfeitos" e o “muito satisfeitos" são itens da opções que foram perguntadas para os entrevistadores.

  • Fui de letra B por achar que as respostas são dadas aos daquela forma. Por mais que seja a resposta dos entrevistados, mas os termos (satisfeito, muito satisfeito) são as opções dadas pela pesquisa. Se fosse outra banca, iria de letra C, mas se tratando de FGV... Vcs sabem do que estou falando.

  • Também tive o mesmo raciocínio do colega Fernando Silva. Até porque, no texto, foi perguntado à população em idade de votar QUÃO SATISFEITA ela estava com o funcionamento da democracia no Brasil.

    "Por mais que seja a resposta dos entrevistados, mas os termos (satisfeito, muito satisfeito) são as opções dadas pela pesquisa".

    Dava para ficar entre as alternativas B e C.

  • Fiquei entre B e C, mas não poderia ser B pois as expressões não são termos técnicos, e sim palavras de uso normal.

  • O sentido do texto tem claro um tom irônico. Não me parece que o autor colocou aquelas aspas para ressaltar que eram as respostas dos entrevistados, parece que ele as colocou lá para destacar que na verdade ninguém está satisfeito. A letra D não me parece errada, mas enfim, é aprender como a banca pensa. 

  • Não poderia ser a alternativa C (resposta dos entrevistados), uma vez que temos discurso indireto - o autor relata o foi dito. Entendo que seja ironia, letra D... 

  • Entendo que satisfeitos e muito satisfeitos foram as opções dadas ao entrevistado, e eles responderam uma dessas...por isso acho q a letra b seria mais correta.

  • CONCORDO COM VOCÊ ANDRÉA.


  • Colocar, num formulário de pesquisa, as opções "satisfeito", etc, é perfeitamente possível. Especialmente se a pesquisa for direcionada a um assunto tão subjetivo ou um grupo específico. Assim, não vejo por que a alternativa B também não poderia ser considerada certa.

    Enfim... deve ser a segunda certa, no critério da FGV

  • Lorena Boone, acredito que a ideia de "termos técnicos" presente na alternativa "B" faça referência a palavras que são próprias de determinada área. Por exemplo: um termo técnico no âmbito de uma pesquisa poderia ser "levantamento" ou "setor censitário" (no caso da coleta de dados feita pelo IBGE).

    Caso esteja enganado, gostaria de ver outras opiniões a respeito disso.

    Bons estudos.

  • Prezados, segundo Henrique Nunes Fernandes (Português Descomplicado) seguem abaixo as situações onde cabe aspas:


    01. No início e no fim de uma citação textual. Ex.:“O sertanejo é antes de tudo um forte” (Eduardo Martins)


    02. Para indicar arcaísmos, estrangeirismos, neologismos, vulgarismos etc. (palavras estranhas ao nosso vocabulário).  Ex.: O rapaz deu um “ósculo” na namorada, (ósculo: beijo — arcaísmo) 


    03. Para destacar palavras ou expressões.  Ex.:Você não é “aquele homem” que os outros imaginam.


    04. Nas palavras usadas de modo irônico.  Ex.:Político “honestíssimo”: está envolvido em falcatruas.


    05. Para indicar as falas das personagens. Ex.: O Batedor: "Tal carro, tal dono".


    A alternativa correta (LETRA C) é fundamentada pelo item 3.

  • As aspas foram usadas porque os termos "satisfeito" e "muito satisfeito" foram retirados de um outro texto, no caso, das pesquisas feitas.

  • A FGV tem tanto mimimi que tem horas que você sabendo a resposta opta por outra só pq achou que estava fácil de mais. De fato, apesar de ter errado, a questão é facil.

  • sao termos tercnicos da pesquisa que mostram as resposta dos entrevistados

  • Antes de serem respostas dos entrevistados, elas são categorias criadas pelo Ibope para conseguir tabular e processar os dados depois. Se tivessem escolhido os critérios "péssima, ruim, boa, ótima", a resposta dos entrevistados seriam essas. Mais uma pra conta das ambiguidade da FGV.
  • Errei, mas acho que entendi. 

     

    As alternativas B e C são as mais próximas de uma resposta correta. Porém, tratar "satisfeitos" e "muito satisfeitos" como termos técnicos é um pouco de extrapolação, já que eles não têm nada de técnicos, são termos comuns. 

    Por isso, a alternativa C está mais correta e é isso que temos que buscar nas provas, principalmente se tratando de FGV. 

     

    Não adianta ficar brigando com a banca. O negócio é praticar e não dar mole ;)

  • A maioria das questões da FgV não se pode voltar ao texto. Muitas delas precisamos responder ao pé da letra sem interpretar 

  • Aspas ( " " )

    As aspas têm como função destacar uma parte do texto. São empregadas:

    - Antes e depois de citações ou transcrições textuais.

    Por Exemplo:

    Como disse Machado de Assis: "A melhor definição do amor não vale um beijo de moça namorada."

    - Para representar nomes de livros ou legendas.

    Por Exemplo:

    Obs.: para realçar títulos de livros, revistas, jornais, filmes, etc. também podemos grifar as palavras, conforme o exemplo:

    Camões escreveu "Os Lusíadasno século XVI.

    Ontem assisti ao filme Central do Brasil.

    - Para assinalar estrangeirismos, neologismos, gírias, expressões populares, ironia.​

    Exemplos:

    O "lobby" para que se mantenha a autorização de importação de pneus usados no Brasil está cada vez mais descarado.(Veja)
    Com a chegada da polícia, os três suspeitos "se mandaram" rapidamente.
    Que "maravilha": Felipe tirou zero na prova!

    - Para realçar uma palavra ou expressão.

    Exemplos:

    Obs.: em trechos que já estiverem entre aspas, se necessário usá-las novamente, empregam-seaspas simples.

    Mariana reagiu impulsivamente e lhe deu um "não".
    Quem foi o "inteligente" que fez isso?

    Por Exemplo: "Tinha-me lembrado da definição que José Dias dera deles, 'olhos de cigana oblíqua e dissimulada'. Eu não sabia o que era oblíqua, mas dissimulada sabia, e queria ver se podiam chamar assim. Capitu deixou-se fitar e examinar." (Machado de Assis)

     

    http://www.soportugues.com.br/secoes/fono/fono34.php

  • Como a maioria das pessoas, fiquei em dúvida entre a "B" e "C". Optei a letra "C" principalmente pelo verbo "dizem", ou seja, quem dizem? Os brasileiros e não a pesquisa. 

  • Eu coloquei letra D porque comparei os termos em aspas com a porcentagem. Ora, se eles estavam "satisfeitos" ou "muito satisfeitos" porque então porcentagens tão baixas? Eu sempre vou esperando a pegadinha da FGV! Avante concurseiros!
  • Letra C

    As aspas servem para reproduzir literalmente a fala de terceiros.

    Só 15% dos brasileiros se dizem “satisfeitos" (14%) ou “muito satisfeitos"

    No caso em tela, foram usadas para indicar as respostas dos entrevistados, para reproduzir como eles dizem que se sentem.

  • Vanessa 1 X FGV 1000

    Feliz nessa quase madrugada! 0/

    Gabarito: C

    Satisfeito e muito satisfeito não são termos técnicos.

  • Concordo totalmente com a Andréa Cristina Rezende quando diz que NÃO poderia ser a alternativa C, pois não existe discurso "direto" para sustentar o que diz o gabarito: ...resposta dos entrevistados.

    Outro ponto é que o texto alega que o resultado da pesquisa nunca havia sido tão "chocante" quanto agora e, na sequência, apresenta números que se contrapõem a "satisfeito" e "muito satisfeito", principalmente.Pois, se estivessem REALMENTE muiiiito satisfeito essa votação teria sido por maioria ABSOLUTA, logo concluo que há uma incompatibilidade na "satisfação" com o "resultado", o que me leva a crer que a possibilidade de IRONIA seja totalmente aceitável.

  • Galera, em relação ao item B. Os termo entre aspas "satisfeitos" e "insatisfeitos" são possibilidades de resposta da pesquisa, não são termos técnicos.

    Abraços !!

  • Gente, quando é muito óbvio tem que aproveitar rsrsr