SóProvas


ID
1801375
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que se refere ao BSC (balanced scorecard), aos macrodesafios do Poder Judiciário e ao mapa estratégico da justiça eleitoral do Rio Grande do Sul, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Comentário:

    Questão muito difícil, chegando ao nível do absurdo. Para respondê-la o candidato deveria ter memorizado toda a estratégia do Poder Judiciário e da Justiça Eleitoral do RS, e não apenas os seus aspectos essenciais, além de contar com a sorte, já que a questão é passível de recurso. Fugiu totalmente à razoabilidade. Vejamos cada alternativa:

    A) Errada. A efetividade da prestação jurisdicional realmente consta nos macrodesafios do Poder Judiciário 2015-2020, especificamente na perspectiva sociedade. Essa perspectiva resulta dos processos internos, como afirma a alternativa, mas “melhoria de gestão de pessoas” e “aperfeiçoamento da gestão de custos” dizem respeito, nos Macrodesafios, a recursos, e não a processos internos. Além disso, não há “governança de TI e comunicação” nos macrodesafios.

    B) Errada. Essa era fácil. A estratégia do TSE não fala em “justiça criminal”, pois o TSE não tem nada a ver com isso.

    C) Considerada errada. Vale tentar um recurso. Note que, no mapa estratégico da Justiça Eleitoral do RS, os indicadores de Gestão de Pessoas estão ligados aos “Recursos”, que são base para as perspectivas “processos internos” e “sociedade”. Como o aprimoramento do processo eleitoral se dá nas perspectivas acima da “recursos”, considera-se que há relação de causa-efeito, típica do mapa estratégico quando colocado dessa forma. Por essa razão, essa alternativa deveria ser considerada correta.

    D) Considerada errada. Vale um recurso. O Judiciário realmente baseia sua estratégia no Mapa Estratégico e estratégia do judiciário brasileiro, elaborados pelo CNJ. Além disso, um dos valores da Justiça Eleitoral é a inovação: “estímulo à criatividade e à busca de soluções diferenciadas”, por isso , do ponto de vista estratégico, podemos considerar que a adoção de soluções alternativas para litígios eleitorais, nos três níveis, é algo desejável. Assim, essa alternativa deveria ser considerada correta.

    E) Correta. Alternativa bem objetiva. “Só ” precisava que o candidato tivesse decorado todos os 35 indicadores, no detalhe, cada palavra, do que estava na página 20, aula 03, do nosso curso. Um absurdo.

    Tentem recurso nessa questão, alegando que ela pode ser entendida de modo a ter múltiplas respostas, e por isso deve ser anulada.

    GABARITO Preliminar:  E.

    http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/analise-e-recursos-tre-rs-administracao/

  • Gabarito definitivo: " D "

    -

    Só organizando o que a Ana Mota já postou, pois ela não reparou que os itens que ela copiou, NÃO estão na ordem do que foi postado na questão acima . Prova comentada pelo professor Carlos Xavier.

    -

    A) Errada. Essa era fácil. A estratégia do TSE não fala em “justiça criminal”, pois o TSE não tem nada a ver com isso. 

    -

    B) Considerada errada. Vale tentar um recurso. Note que, no mapa estratégico da Justiça Eleitoral do RS, os indicadores de Gestão de Pessoas estão ligados aos “Recursos”, que são base para as perspectivas “processos internos” e “sociedade”. Como o aprimoramento do processo eleitoral se dá nas perspectivas acima da “recursos”, considera-se que há relação de causa-efeito, típica do mapa estratégico quando colocado dessa forma. Por essa razão, essa alternativa deveria ser considerada correta. 

    -

    C) Considerada errada. Vale um recurso. O Judiciário realmente baseia sua estratégia no Mapa Estratégico e estratégia do judiciário brasileiro, elaborados pelo CNJ. Além disso, um dos valores da Justiça Eleitoral é a inovação: “estímulo à criatividade e à busca de soluções diferenciadas”, por isso , do ponto de vista estratégico, podemos considerar que a adoção de soluções alternativas para litígios eleitorais, nos três níveis, é algo desejável. Assim, essa alternativa deveria ser considerada correta. 

    -

    D) Correta. Alternativa bem objetiva. “Só ” precisava que o candidato tivesse decorado todos os 35 indicadores, no detalhe, cada palavra, do que estava na página 20, aula 03, do nosso curso. Um absurdo.

    Tentem recurso nessa questão, alegando que ela pode ser entendida de modo a ter múltiplas respostas, e por isso deve ser anulada.

    E) Errada -  A efetividade da prestação jurisdicional realmente consta nos macrodesafios do Poder Judiciário 2015-2020, especificamente na perspectiva sociedade. Essa perspectiva resulta dos processos internos, como afirma a alternativa, mas “melhoria de gestão de pessoas” e “aperfeiçoamento da gestão de custos” dizem respeito, nos Macrodesafios, a recursos, e não a processos internos. Além disso, não há “governança de TI e comunicação” nos macrodesafios.

    -

    Disponível em: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/analise-e-recursos-tre-rs-administracao/

    -

    -

    Nunca desista da vida 

    Tudo é possivel ao que crê
    Sempre existe uma saída
    Deus não se esqueceu de você

  • Proposta de recurso (debochada):

    Solicita-se anulação da questão por motivo de erro de digitação no enunciado, que prejudicou o julgamento objetivo do item. Correção:

    No que se refere ao BSC (balanced scorecard), aos macrodesafios do Poder Judiciário e ao mapa estratégico da justiça eleitoral do Rio Grande do Sul, assinale a opção incorreta.