-
Gabarito B.
A) A autoridade se distingue por três características:
Autoridade é alocada em posições da organização e não em pessoas. Os administradores têm autoridade devido às posições que ocupam. Outros administradores nas mesmas posições têm a mesma autoridade.
Autoridade é aceita pelos subordinados. Os subordinados aceitam a autoridade dos superiores porque acreditam que eles têm o direito legítimo, transmitido pela organização, de dar ordens e esperar o seu cumprimento.
A autoridade flui para baixo através da hierarquia verticalizada. A autoridade flui do topo até a base da organização, e as posições do topo têm mais autoridade do que as posições da base.
Leia mais: http://www.estudantesdeadm.com/news/a-teoria-neoclassica/
-
Jackeline você poderia ajudar nesta questão sobre AUTORIDADE FUNCIONAL, pois na minha compreensão o gabarito é letra C ????
IFCE - 2009
32) Em uma organização, a autoridade funcional pode ser definida como:
A) uma pessoa com autoridade para estabelecer normas e critérios a um grupo.
B) um profissional com atividades destinadas ao planejamento.
C) uma pessoa especializada numa determinada área.
D) um funcionário que entende de processo.
E) um líder informal, mas carismático.
-
qual o erro da assertiva E ?
-
A divisão do trabalho como descrito na letra e se refere à administração científica!
-
-
descentralização evita a lentidão nas decisões e a perda da capacidade de adaptação??? sério mesmo isso produção?
-
A - ERRADO - De acordo com o princípio da hierarquia, a autoridade é alocada em pessoas e percorre cada subnível da hierarquia verticalizada nas organizações. CADA CARGO INFERIOR DEVE ESTAR SOB O CONTROLE E SUPERVISÃO DE UM POSTO SUPERIOR. CHAMADO TAMBÉM DE PRINCÍPIO ESCALAR.
B - CORRETO - Aplicada em estruturas organizacionais, a descentralização evita a lentidão nas decisões e a perda da capacidade de adaptação. EVITA A LENTIDÃO DAS DECISÕES: POIS A AUTORIDADE TOMADORA DAS DECISÕES ESTÁ MAIS PRÓXIMA DOS SUBORDINADOS. EVITA A PERDA DA CAPACIDADE DE ADAPTAÇÃO: POIS ESTÃO MAIS ADAPTADAS AOS FATOS LOCIAS.
C - ERRADO - Um tribunal eleitoral que adota uma estrutura organizacional alta apresenta vários níveis hierárquicos e, portanto, possui maior amplitude administrativa. VÁRIOS NÍVEIS HIERÁRQUICOS = CADEIA DE COMANDO. VÁRIOS SUBORDINADOS PARA UM SUPERVISOR = AMPLITUDE DE CONTROLE/ADMINISTRATIVA.
D - ERRADO - A centralização em estruturas organizacionais é vantajosa quando reduz os esforços duplicados de vários tomadores de decisão, porém é desvantajosa quando especializa demais o trabalho. EMBORA A CENTRALIZAÇÃO TENHA COMO VANTAGEM A REDUÇÃO DOS ESFORÇOS DUPLICADOS E COMO DESVANTAGEM A REGIDEZ E INTERNALIZAÇÃO DAS NORMAS, ELA É UM TIPO DE ESTRUTURA QUE NÃO POSSUI VÁRIOS TOMADORES DE DECISÃO, E SIM UM ÚNICO TOMADOR DE DECISÃO. PRINCÍPIO DA UNIDADE DE COMANDO.
E - ERRADO - A divisão do trabalho consiste na alocação do trabalho particionado para um grupo especializado de empregados de nível operacional, garantindo-se a escalabilidade da produção. ESSA DIVISÃO DE TRABALHO É FEITA NO NÍVEL TÁTICO. DIVISÃO DO TRABELHO POR DEPARTAMENTOS, E NÃO POR ATIVIDADES.
GABARITO ''B''
Na assertiva ''B'' o cespe omitiu o verbo evitar na última oração, para confundir.
-
Bem estranha questão...
Qual a fonte que coloca a B como correta??? Ficou subjetiva...
-
Como a descentralização evita a lentidão?
Se uma das desvantagens da descentralização é a lentidão na tomada de decisão.
Tô pasma!
-
Evita a lentidão no sentido que os gerentes médios têm poder de tomar decisões por si próprios, sem necessidade de passar pela cúpula da organização, o que além de ser demorado estaria distante da realidade das situações que pedem mudanças.
Ex. Há a necessidade de dá baixa em uma série de documentos, se há centralização, essa baixa tem de ser autorizada pela cúpula organizacional, o que gastaria mais tempo. Se há descentralização os próprios atores envolvidos diretamente na situação da baixa do documento o farão de imediato. Espero ter sido claro.
-
Gabarito: b
a) Errada. A autoridade é “alocada em posições da organização, e não em pessoas”.
b) Certa. A banca inverteu a vantagem para dizer que “evita desvantagem”. Como vimos na aula, uma vantagem é que “as decisões são tomadas mais próximas de onde os problemas ocorrem, favorecendo a flexibilidade e agilidade e eficiência, além de economizar tempo e dinheiro”.
c) Errada. Quanto mais níveis hierárquicos menor será a amplitude administrativa.
d) Errada. Essas não são vantagens e desvantagens apontadas para o caso, como vimos na aula .
e) Errada. A divisão do trabalho é nos níveis estratégico, tático e operacional .
Fonte: Carlos Xavier – Estratégia concursos.
-
Não é por acaso que o item D é o segundo mais marcado:
a) De acordo com o princípio da hierarquia, a autoridade é alocada em pessoas [cargos] e percorre cada subnível da hierarquia verticalizada nas organizações. [Errado]
b) Aplicada em estruturas organizacionais, a descentralização evita [aumenta] a lentidão nas decisões e [evita] a perda da capacidade de adaptação. [Errado, mas o Cespe varia esse entendimento]
c) Um tribunal eleitoral que adota uma estrutura organizacional alta apresenta vários níveis hierárquicos e, portanto, possui maior [menor] amplitude administrativa. [Errado]
d) A centralização em estruturas organizacionais é vantajosa quando reduz os esforços duplicados de vários tomadores de decisão, porém é desvantajosa quando especializa demais [indicador de excesso] o trabalho. [Certo]
e) A divisão do trabalho consiste na alocação do trabalho particionado para um grupo especializado de empregados de nível operacional [tático], garantindo-se a escalabilidade da produção. [Errado]
-
b)Aplicada em estruturas organizacionais, a descentralização evita a lentidão nas decisões e a perda da capacidade de adaptação.
( CORRETO )
As vantagens que a descentralização pode proporcionar são:
1. Os gerentes ficam mais próximos do ponto onde se devem tomar as decisões. A descentralização corta os atrasos nas decisões causadas pelas consultas á matriz ou aos supervisores distantes. As pessoas que vivem os problemas são as mais indicadas para resolvê-los no local, economizando tempo e dinheiro.
FONTE: LIVRO INT. A TGA IDALBERTO CHIAVENATO 8.ED
GAB: B
-
LETRA B
CENTRALIZAÇÃO:
- AMBIENTES ESTÁVEIS
- DECISÃO TOMADA NO TOPO
- MAIS LENTA A TOMADA DE DECISÃO.
- CHEFES SOBRECARREGADOS.
DESCENTRALIZAÇÃO:
- AMBIENTES COMPLEXOS
- DECISÕES OCOREM TAMBÉM NOS NÍVEIS MAIS BAIXOS
- AGILIDADE E FLEXIBILIDADE.
-
a amplitude de controle é o numero de subordinados que o superior comanda na organização
-
CUIDADO!!!!
O erro da alternativa D):
D) A centralização em estruturas organizacionais é vantajosa quando reduz os esforços duplicados de vários tomadores de decisão, porém é desvantajosa quando especializa demais o trabalho
ERRADO, A centralização elimina esforços duplicados de vários tomadores de decisão e reduz custos operacionais (CHIAVENATO, PG. 183). O que especializa demais o trabalho é estrutura funcional e não a centralização.
FONTE: TGA - Chiavenato.