SóProvas


ID
1805389
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue o item a seguir, referente a aspectos relacionados à promoção e aos planos de carreira nas organizações.

A aplicação da análise funcional do trabalho nas organizações é verificada quando o valor relativo dos cargos é definido para determinar a variação de remuneração.

Alternativas
Comentários
  • Oqs principais objetivos da análise e descrição de cargos são os seguintes: 

     

    1. Subsídios ao recrutamento. Definição do mercado de RH onde se deverão recrutar dados para a elaboração de anúncios ou técnicas de recrutamento. 
    2. Subsídios à seleção de pessoas. Perfil e características do ocupante do cargo, requisitos exigidos, definição da bateria de provas e testes de seleção etc. 
    3. Material para o treinamento. Conteúdo dos programas de treinamento, conhecimentos e habilidades exigidos ao ocupante e atitudes perante o cliente. 
    4. Base para a avaliação e classificação de cargos. Fatores de especificações para serem utilizados como fatores de avaliação de cargos, escolha de cargos referenciais para pesquisa de salários etc. 
    5. Avaliação do desempenho. Definição de critérios e padrões de desempenho para avaliar os ocupantes, metas e resultados a serem alcançados etc. 
    6. Base para programas de higiene e segurança. Informações sobre condições de insalubridade e periculosidade comuns a determinados cargos. 
    7. Guia para o gerente. Informações sobre o conteúdo dos cargos e desempenho dos ocupantes. 

     

     Chiavenato (1996, apud Chiavenato, 2010) 

     

  • Errado

     

    Acredito que o erro está na determinação de um único objetivo (determinar a variação da remuneração) para a análise de trabalho, a qual possui muitos outros.

     

    "Uma análise funcional do trabalho (FJA - Function Job Analysis) é um sistema elaborado pelo departamento de trabalho na década de 1940 para determinar os elementos de um trabalho e avaliar suas importâncias para o trabalho. A análise mede o tempo gasto e a natureza das interações com as coisas, com dados e com as pessoas. Uma análise de trabalho funcional também mede a qualidade da instrução e supervisão necessária, bem como a quantidade de treinamento necessário para executar um trabalho adequadamente."

    https://dicionariodaeconomia.blogspot.com.br/2016/03/qual-e-analise-funcional-do-trabalho.html

    Espero ter ajudado

  • Errado.

    A aplicação da análise funcional do trabalho nas organizações é verificada quando o valor relativo dos cargos é definido para determinar a variação de remuneração.

    Questão refere-se a AVALIAÇÃO dos cargos e não da análise.


    Ver questões:

    Q601790 A avaliação dos cargos por meio do sistema de escalonamento ocorre quando um profissional de recursos humanos estabelece diferentes níveis de complexidade desses cargos com base nas responsabilidades e competências profissionais. (certo)

    Q275555 A avaliação de cargos corresponde ao processo de a) definição do valor relativo de cada cargo, com vistas ao estabelecimento de uma hierarquia de importância entre eles e, consequentemente, de uma estrutura salarial nas organizações.

  • A avaliação de cargos é o processo através do qual se aplicam critérios de comparação dos cargos para se conseguir uma valoração relativa interna dos salários dos diversos cargos.

    A classificação de cargos é o processo de comparar o valor relativo dos cargos, a fim de colocá-los em uma hierarquia de classes que podem ser utilizadas como base para a estrutura de salários.

    A avaliação e classificação dos cargos constituem as técnicas tradicionais para definir uma estrutura de salários consistente”.

    Fonte: Gestão de Pessoas – Idalberto Chiavenato.

  • QUESTÃO - A aplicação da análise funcional do trabalho nas organizações é verificada quando o valor relativo dos cargos é definido para determinar a variação de remuneração.

    ______________________________________

    ''A avaliação dos cargos especifica o valor relativo de cada cargo para a organização (...) sem essa base de dados a avaliação de cargos torna-se subjetivo de determinar quanto se deve remunerar em cada posição.''

    Fonte: Gestão de Pessoas, Chiavenato (2008) pág. 300