-
CERTA.
O arquivo intermediário tem pouca frequência de consulta, mas é ainda importante para a Administração, por isso pode ser localizada longe do seu acumulador.
-
Questão CORRETA
"Teoria: arquivo e prática" - Marilena Leite Paes (3ª edição, p. 21-22)
"Para que os arquivos possam desempenhar suas funções, torna-se indispensável que os documentos estejam dispostos de forma a servir ao usuário com precisão e rapidez. A metodologia a ser adotada deverá atender às necessidades da instituição a que serve, como também a cada estágio de evolução por que passam os arquivos.
Essas fases são definidas por Jean-Jacques Valette (1973) como as três idades dos arquivos: corrente, intermediária e permanente.
1. Arquivo de primeira idade ou corrente, constituído de documentos em curso ou consultados frequentemente, conservados nos escritórios ou nas repartições que os receberam e os produziram ou em dependências próximas de fácil acesso.
2. Arquivo de segunda idade ou intermediário, constituído de documentos que deixaram de ser frequentemente consultados, mas cujos órgãos que os receberam e os produziram podem ainda solicitá-los, para tratar de assuntos idênticos ou retomar um problema novamente focalizado. Não há necessidade de serem conservados próximos aos escritórios. A permanência dos documentos nesses arquivos é transitória. Por isso, são também chamados de "limbo" ou "purgatório".
3. Arquivo de terceira idade ou permanente, constituído de documentos que perderam todo valor de natureza administrativa, que se conservam em razão de seu valor histórico ou documental e que constituem os meios de conhecer o passado e sua evolução. Estes são os arquivos propriamente ditos.
A cada uma dessas fases - que são complementares - corresponde uma maneira diferente de conservar e tratar os documentos e, consequentemente, uma organização adequada".
-
Questão
correta, outras ajudam a responder, vejam:
Prova: Analista de Correios - Arquivologia; Ano: 2011;
Banca: CESPE; Órgão: Correios - Arquivologia Conceitos Fundamentais, Classificação dos Arquivos
O
arquivo intermediário pode ser dividido em duas fases: uma em que os documentos
ficam próximos do usuário direto, e outra em que eles ficam mais distantes do
usuário, considerando-se maior ou menor possibilidade de uso desses documentos.
GABARITO:
CERTA.
Prova: Arquivista; Ano: 2010; Banca: CESPE;
Órgão: DPU- Arquivologia - Conceitos
Fundamentais, Gestão de Documentos / Arquivos Corrente e Intermediário, Transferência / Recolhimento
Assinale
a opção correta com relação aos arquivos intermediários.
c) São formados por
documentos semiativos, que não precisam ser mantidos próximos aos usuários
diretos.
GABARITO:
LETRA “C”.
"Fica aqui o meu apelo para a equipe do site “QUERO MINHA VERSÃO ANTIGA DO QC”
-
CERTO.
São formados por documentos semiativos, que não precisam ser mantidos próximos aos usuários diretos.
-
Arquivo de segunda idade ou intermediário-> constituído de documentos que deixaram de ser frequentemente consultados, mas os órgãos podem inda solicitá-los, para tratar de assuntos idênticos ou retomar um problema. Aguardam a sua destinação final. Permanência transitória dos documentos nos arquivos. Sendo assim, não há necessidade de que estes arquivos estejam próximos à instituição.
Fonte: anotações com fulcro no Prof Renato Vallentini e Felipe Petrachini.
Gab certo
-
Certo.
Por causa do seu uso EVENTUAL o arquivo intermediário (semiativo) pode ficar dentro da instituição ou fora dela.
-
O arquivo intermediário é formado por documentos com baixo potencial de uso, o que
permite sua instalação em locais afastados da instituição, geralmente de mais baixo custo, o
que garante, na prática, uma economia na guarda dos documentos.
Prof. Elvis Miranda.
-
GABARITO CERTA.
-
O arquivo intermediário, ou de 2° idade, é composto por documentos de consulta eventual. O arquivamento desses documentos pode ser feito em local distinto daquele em que foram produzidos, com a finalidade de se diminuir gastos referentes à sua manutenção.
-
O arquivo intermediário, sendo pouco consultado, deve ficar em local afastado dos setores de trabalho, justamente para atrapalhar ao mínimo possível o fluxo de documentos correntes.
Portanto o item está correto.
-
Lembrando que mesmo que o documento se encontre distante do seu produtor, o acesso ainda se mantém restrito a ele ou a terceiros com a sua permissão.
-
Segundo Marilena Leite Paes, a principal vantagem desse sistema é a economia de espaço... fazendo isto, ele não ocupará o espaço que pertence aos arquivos que estão sendo consultados com mais frequência, vulgo os arquivos correntes.
GABARITO: CERTO
-
Gabarito Correto.
De acordo com Marilena Paes, o arquivo intermediário (segunda idade), geralmente, é composto por documentos que não são mais utilizados com a mesma frequência que os arquivos correntes, logo pode ser sim armazenados em locais não muito próximos aos usuários.
Arquivo Corrente - Documentos acessados frequentemente - Arquivo próximo do usuário.
Arquivo Intermediário - Documentos acessados com menos frequência- Arquivo mais distante do usuário.
-
CERTO
Também chamado de pré-arquivo, os documentos ficam
alocados geralmente distantes dos escritórios de trabalho (local afastado).
-
Por ser pouco consultados não tem necessidade dos documentos do arquivo intermediário ficar perto do acumulador, geralmente os arquivos corrente que ficam próximos, pois são mais utilizados.
-
O arquivo intermediário, sendo pouco consultado, deve ficar em local afastado dos setores de trabalho, justamente para atrapalhar ao mínimo possível o fluxo de documentos correntes.
Portanto o item está correto.
Por: Mayko Gomes
-
Sacanagem... Errei por conta da palavra "pode".
Aprendi que os documentos das fases intermediária e permanente DEVAM permanecer em arquivo central/ geral, justamente para "desafogar" a unidade produtora.
A questão colocou como uma possibilidade.
------//-----
(comentário do Professor Maiko)
"O arquivo intermediário, sendo pouco consultado, DEVE ficar em local afastado dos setores de trabalho, justamente para atrapalhar ao mínimo possível o fluxo de documentos correntes."
-
Arquivos de segunda idade ou intermediário: são aqueles que não são mais de uso frequente, mas que por razões de interesse administrativo, aguardam sua eliminação ou recolhimento à instituição arquivística.
certo
-
O arquivo intermediário, por ser pouco consultado pela administração, pode ficar fisicamente afastado do seu acumulador.
Responde r Parabéns! Você acertou! (DPU/CESPE)
Não entendi essa questão alguém pode me dizer onde está o erro,pois nessa a questão está certa e logo a baixo dessa a mesma questão já está certa.
O arquivo intermediário, por ser pouco consultado pela administração, pode ficar fisicamente afastado do seu acumulador
(DPU/CESPE) nessa o item está errado não entendi foi é nada na prática o item está certo.A palavra pode não está dando obrigação mas sim ,uma possibilidade
ALGUÉM PODE ME DIZER ONDE ESTÁ ERRADO EM UMA E CERTA EM OUTRA?
-
Teoria das Três Idades:
1- Arquivo de primeira idade ou corrente: constituído de documentos com valor primário em curso ou consultado frequentemente;
2 - Arquivos de segunda idade ou intermediários: constituído de documentos que deixaram de ser frequentemente consultados;
Não há necessidade de serem conservados próximos aos escritórios. A permanência nesses arquivos é transitória. Por isso, são também chamados de ‘’limbo’’ ou ‘’purgatório’’. Marilena
3 - Arquivos de terceira idade ou permanente: constituído de documentos que perderam todo valor de natureza administrativa, mas são conservados em razão de seu valor histórico.
Não confundir as três fases ou idades do ciclo vital dos documentos (corrente, intermediária e permanente) com as três fases do programa de gestão de documentos (produção, utilização e destinação). São assuntos diferentes, apesar de relacionados
GAB.: CERTO.
-
GABARITO CERTO.
Na fase intermediária, a frequência de uso é reduzida. A Administração Pública costuma deixar seu arquivo intermediário em prédios e bairros onde a locação de imóveis é mais barata.
Questão comentada pela professora Daliane Aparecida.