SóProvas


ID
1805881
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca das técnicas de organização de arquivos, julgue o item que se segue.

O fato de o documento ter sua frequência ou possibilidade de uso diminuída é indicativo de que ele deverá ser recolhido ao arquivo corrente.

Alternativas
Comentários
  • complementando...

    "... ser recolhido ao arquivo Arquivo Intermediário" - utilizados com menor frequência, mas não perderam seu valor administrativo;

    a transferência do arquivo corrente para o intermediário permite a otimização do espaço,pois não há necessidade de ficarem próximos aos setores. Documentos deste arquivo podem passar por duas situações:

    » Eliminação, quando cumpriram sua função e não possuem valor histórico ou secundário;

    » Guarda permanente, já cumpriram sua função administrativa, mas possuem valor histórico.

    Este procedimento é a Destinação Final.


    Fonte: Oli Soares, Alfacon

  • ERRADA.

    Tem vários erros nessa questão.

    Primeiro, RECOLHIMENTO é quando o documento de arquivo vai para o arquivo PERMANENTE. Para ir ao INTERMEDIÁRIO, ele é TRANSFERIDO. Não existe recolhimento ao arquivo corrente.

    Segundo, se o arquivo teve seu uso diminuído, ele pode ser eliminado ou ir para guarda permanente.

  • Gabarito Errado


    Erro em negrito: 

    O fato de o documento ter sua frequência ou possibilidade de uso diminuída é indicativo de que ele deverá ser recolhido ao arquivo corrente.


    O correto seria ser recolhido ao arquivo permanente. 


    Recolhimento: Passagem dos arquivos correntes ou intermediários, para o arquivo permanente

    Transferência: Passagem do arquivo corrente para o intermediário

  • A questão erra ao falar “deverá ser recolhido ao arquivo corrente.”, na verdade ele PODERÁ ser TRANSFERIDO ao arquivo intermediário ou RECOLHIDO ao arquivo permanente ou eliminado, outras questões ajudam, vejam:  


    Prova: CESPE - 2010 - TRT - 21ª Região (RN) - Técnico Judiciário - Área AdministrativaDisciplina: Noções de Arquivologia | Assuntos: Arquivo Corrente; 

    Arquivo corrente é o conjunto de documentos em curso, ou de uso frequente, também denominado arquivo de movimento.

    GABARITO: CERTA.



    Prova: CESPE - 2014 - Polícia Federal - Agente AdministrativoDisciplina: Arquivologia

    A transferência dos documentos dos arquivos correntes para os arquivos intermediários justifica-se pela diminuição do valor primário dos documentos.

    GABARITO: CERTA.



    Prova: Técnico de Administração Pública; Ano: 2014; Banca: CESPE; Órgão: TC-DF - Arquivologia - Ciclo Vital /Teoria das Três Idades,  Gestão de Documentos / Arquivos Corrente e Intermediário

    Após passarem pelos arquivos correntes, os documentos de arquivo podem ser eliminados, ser encaminhados ao arquivo intermediário, ou, ainda, ser recolhidos aos arquivos permanentes.

    GABARITO: CERTA.




    "Fica aqui o meu apelo para a equipe do site “QUERO MINHA VERSÃO ANTIGA DO QC”

  • QUESTÃO ERRADA

    Se um documento corrente tem sua frequência ou possibilidade de uso diminuída ele deverá ser transferido para o arquivo intermediário. O termo "recolhimento" é específico para o envio dos documentos ao arquivo permanente, sejam esses documentos provenientes da fase corrente ou da fase intermediária.

  • Será recolhido ao arquivo intermediário.

  • Leandro Vieira, não é RECOLHIDO ao arquivo intermediário, é TRANSFERIDO. A Karina comentou logo antes de você sobre isso.

  • CORRENTE ----> TRANSFERÊNCIA ----> INTERMEDIÁRIO ---> RECOLHIMENTO ----> PERMANENTE

  • Para complementar o comentário da colega  Kathllen Bastos, também pode haver o RECOLHIMENTO do arquivo CORRENTE diretamente  para o arquivo PERMANENTE

  • Intermediario

  • O fato de o documento ter sua frequência ou possibilidade de uso diminuída é indicativo de que ele deverá ser recolhido ao arquivo corrente

     

    Dois erros: Primeiro que para um arquivo ser Recolhido, só se for para a fase Permanente e Segundo que o arquivo se inicia na fase corrente, e como não temos refressão de arquivos, não há como voltar à fase corrente.

     

    Gabarito: ERRADO

     

  • CAI ASSIM  NA PROVA DA MPU PAPAI, POR FAVOR!

  • Gabarito: ERRADO

     

    O fato de o documento ter sua  frequência ou possibilidade de uso diminuída  é  indicativo de que ele deverá ser TRANSFERIDO ao arquivo INTERMEDIÁRIO.

     

    Os arquivos correntes devem ser mantidos próximos dos usuários diretos em razão da frequência com que são consultados ou da grande possibilidade de uso que os documentos dessa idade têm.

     

    Ano: 2010. Banca: CESPE. Órgão: TRT - 21ª Região (RN). Prova: Analista Judiciário - Arquivologia.

    A possibilidade ou a frequência de uso de um documento é elemento que define o local onde o documento deve ser armazenado, isto é, no arquivo corrente ou no intermediário. 

    CERTO

     

  • "(...) deverá ser recolhido ao arquivo corrente."

    ERRO! 

    Só posso falar em RECOLHIMENTO quando houver transferência para o arquivo permanente. Portando, não se recolhe documento para o arquivo corrente.

  • Intermediário !

  • GABARITO: ERRADO Deve ser recolhido para o Arquivo Intermediário caso sua utilização não seja mais com tanta frequência.
  • Gab: ERRADO

    Complementando...

    Há um trâmite que deve ser respeitado para que a idade dos documentos chegue. É que um documento corrente pode ser TRANSFERIDO para o intermediário, se quem o produziu achar que ele não é tão importante assim, ou pode ser RECOLHIDO ao permanente, caso em que terá valor e nunca mais será jogado fora.

    Pode haver também RECOLHIMENTO do corrente direto para o PERMANENTE, sem passar pelo intermediário.

    Meus resumos :)

  • Intermediário

  • questão ta tão errada que ta até bizarro kkk

  • Meu Senhor da glória !!!!! ele já está na fase corrente!!! eu percebo que as provas do Cespe não são difíceis, o aluno tem que ter atenção triplicada!!!!!

  • Para responder essa questão, é necessário que se entenda o que é frequência de uso e possibilidade de uso.

    Frequência de uso diz respeito a quanto o documento está sendo movimentado.
    Possibilidade de uso está relacionada ao fato de existir uma demanda que promoverá a movimentação do documento.

    Quando a frequência de uso e a possibilidade de uso são diminuídas, quer dizer que o documento cumpriu a função pela qual foi criado, no arquivo corrente. Dessa forma, ele será transferido para o arquivo intermediário ou recolhido para o arquivo permanente, caso tenha valor secundário (características históricas, culturais, probatórias ou informativas).

    A questão afirma que, após a diminuição, o documento será recolhido para o arquivo corrente. Não existe recolhimento para o arquivo corrente, só existe recolhimento quando o destinatário é o arquivo permanente. Além disso, a movimentação seria para o arquivo intermediário ou para o permanente, já que o documento já se encontra no arquivo corrente.

    Gabarito do Professor: ERRADO.