SóProvas


ID
1805896
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação à gestão da informação e à gestão de documentos, julgue o item a seguir.

Os instrumentos de avaliação de documentos são a tabela de temporalidade e o plano de destinação.

Alternativas
Comentários
  • CERTA.

    Estes são instrumentos que permitem a avaliação de documentos.

  • exato. permitirá saber se o doc será transferido ou recolhido.


  • AVALIAÇÃO: processo de análise de documentos de arquivo, que estabelece os prazos de guarda e a destinação de acordo com os valores que lhe são atribuídos.


    DESTINAÇÃO: decisão com base na avaliação, quanto ao encaminhamento de documentos para guarda permanente, descarte ou eliminação.


    TABELA DE TEMPORALIDADE: Instrumento de destinação, no qual constam todos os documentos existentes na instituição, determinando os respectivos prazos de guarda, no arquivo corrente e intermediário, definindo quanto a sua transferência, recolhimento e destinação final (eliminação ou guarda permanente).


    PLANO DE DESTINAÇÃO: Conjunto de instrumentos que permite que, em decorrência da avaliação, se encaminhe os documentos à guarda temporária ou permanente, à eliminação e/ou à reprodução; Esquema no qual se fixa a destinação de documentos.

  • Tabela de temporalidade >>> tem por objetivo definir os prazos de guarda (tempo necessário dos documentos nas fases corrente e intermediária, visando atender exclusivamente às necessidades da administração que as gerou).

     

    Plano de Destinação >>> encaminhamento de documentos para a guarda permanente, descarte ou eliminação, com vista a garantir o acesso à informação aos que dela necessitarem, seja a própria instituição ou o público externo.

  • QUESTÃO CERTA

    A tabela de temporalidade é um instrumento arquivístico resultante da avaliação dos documentos. Ela tem por objetivos definir os prazos de guarda (tempo necessário para o arquivamento dos documentos nas fases corrente e intermediária, visando atender exclusivamente às necessidades da administração que os gerou) e a destinação de documentos (encaminhamento de documentos para guarda permanente, descarte ou eliminação), com vista a garantir o acesso à informação aos que dela necessitarem, seja a própria instituição ou o público externo.

     

     

    Os planos de destinação de documentos são instrumentos que servem para instruir o procedimento de quem vai tratar uma massa documental acumulada. Eles contêm informações sobre a tipologia documental existente, os prazos de guarda definidos e as séries em que se dividiu o acervo

  • A tabela de temporalidade é um instrumento arquivístico resultante da avaliação dos documentos. Ela tem por objetivos definir os prazos de guarda (tempo necessário para o arquivamento dos documentos nas fases corrente e intermediária, visando atender exclusivamente às necessidades da administração que os gerou) e a destinação de documentos (encaminhamento de documentos para guarda permanente, descarte ou eliminação), com vista a garantir o acesso à informação aos que dela necessitarem, seja a própria instituição ou o público externo.

    Os planos de destinação de documentos são instrumentos que servem para instruir o procedimento de quem vai tratar uma massa documental acumulada. Eles contêm informações sobre a tipologia documental existente, os prazos de guarda definidos e as séries em que se dividiu o acervo. 

    .

    Fonte: http://www.arquivologiaparaconcurso.com/dpu-2016

  • A tabela de temporalidade e o código ou plano de classificação são instrumentos básicos da gestão de documentos. São produtos do processo de avaliação de documentos.

    Esses instrumentos funcionam como um espelho, refletindo todas as decisões tomadas pela comissão de avaliação. São eles que materializam suas determinações, que tornam possível executar suas decisões.

    Gabarito do professor: Certo
  • CORRETO

     

    O PLANO DE DESTINAÇÃO é parte integrante da TABELA DE TEMPORALIDADE.

    (NO ENTANTO, ESSE PLANO NÃO É GERADO NECESSARIAMENTE AO CRIAR UMA TABELA).

    -------

     CESPE|DPU|2016 - Os documentos eletrônicos devem ser avaliados de acordo com a tabela de temporalidade e classificados a partir do plano de classificação. CORRETO

  • CERTO.

    (CESPE/SEDF/2017) O documento acessível é aquele classificado, avaliado e descrito de acordo com o plano ou código de classificação, a tabela de temporalidade e o instrumento de pesquisa. CERTO

  • Q602828

    Ano: 2016

    Banca: CESPE

    Órgão: DPU

    Prova: Arquivista

    Acerca dos instrumentos de gestão arquivística, julgue o item a seguir.

    O plano de destinação é um instrumento de avaliação aplicado nos arquivos correntes.

    ERRADO!

     

     E Aí? faltou "intermediários"??!??! Essa banca tá fod@!

  • É O QUE? MEU DEUS, TEM HORA QUE O CESPE BUGAA MINHA CABEÇA.

     

    QUE EU SAIBA O RESULTADO DA AVALIAÇÃO DE DOCUMENTOS É A TABELA DE TEMPORALIDADE. 

     

  • Gente, mesma questão que houve recentemente no MP-PI (2018):


    Os documentos de arquivo devem ser avaliados a partir

    da aplicação da tabela de temporalidade ou do plano

    de destinação. (gabarito preliminar: CERTO)

  • Olá galera, tudo bem? Pesquisei bastante sobre essas dúvidas, pois não adianta agente seguir e ir deixando as lacunas (dúvidas) em aberto!

    O que encontrei foi o seguinte:

    São Tipos de Instrumentos de Destinação

    Tabela de Temporalidade de Documentos (TTD)

    Calendário de Transferência e Calendário de Recolhimento

    Relação de Transferência e Relação de Recolhimento

    Termo de Eliminação (Lista de Eliminação/Descarte)

    Ata de Eliminação de Documentos

    Edital de Ciência de Eliminação de Documentos

    Podemos perceber que a tabela de temporalidade estar contida dentre os instrumentos de destinação.

  • Comentário do Prof do QC em outra questão que trata do mesmo assunto: Q602828

    O instrumento de avaliação aplicado tanto nos arquivos correntes quanto nos intermediários é a tabela de temporalidade, que determina os prazos de guarda e destinação dos documentos nestas fases.

    O plano de destinação é um instrumento que pode compor a tabela de temporalidade, mas é também utilizado à parte, principalmente nas chamadas massas documentais acumuladas (conjuntos de documentos totalmente desorganizados) para verificar quais podem ou não ser eliminados. Muitos documentos dessas massas não foram devidamente avaliados quando nas fases corrente e intermediária, e por isso correm o risco de serem recolhidos ou eliminados indevidamente.

    Gabarito do professor: Errado

  • O plano de destinação é um instrumento de avaliação aplicado nos arquivos correntes.

    Nessa questão a banca colocou como errada e o professor nos comentários afirmou que estava errado. Já nessa questão a cespe colocou como certa e professor também comentou como positivo, então entendemos como plano de destinação um instrumento de avaliação, mas apenas aplicado no arquivo intermediário? ou ao arquivo corrente e intermediário?

    Acredito que seja ambos aplicados nos arquivos corrente e intermediário.