-
Na multiplicação da espermatogénese, as células que darão origem aos espermatozóides denominam-se espermatogónias, e estão localizadas na periferia dos tubos seminíferos.
-
Espermatogónias surge na fase germinativa (multiplicação), divisão dada por mitose.
-
Fase de proliferação ou de multiplicação: inicia-se na puberdade e ocorre de modo contínuo, durante toda a vida do indivíduo. As células primordiais dos testículos, diploides, aumentam em quantidade por mitoses consecutivas e formam as espermatogônias.
fonte: sobiologia
-
Recebi de uma aluna uma questão muito parecida com essa. Porém ao invés de falar da espermatogênese ele (professor) trocou para ovogênese. A aluna marcou a resposta e. ovogônias ela está certa?
Desastres em usinas nucleares, como os ocorridos em Chernobyl (1986), Fukushima (2011), Goiânia (1987) e ataques nucleares, como Hiroshima e Nagasaki (1945) geram preocupação devido às grandes quantidades de material radioativo lançados no ambiente. A radiação é causadora de mutações, podendo ter efeitos sobre a hereditariedade. No caso das células do sistema reprodutor feminino, a duração dos efeitos depende do estágio da ovulogênese afetado pela radiação, podendo haver menor ou maior chance de a mutação causar efeitos nas gerações futuras. O efeito da radiação será mais duradouro e será mais provável a observação de efeitos nas gerações conseguintes caso ocorra nas/nos: Escolha uma: " a. ovócitos II.
b. ovócitos I.
c. células germinativas.
d. corpúsculos polares.
e. ovogônias.