-
Eu marquei errada por pensar que nem todo chefe é líder.
Mas, nesse caso, realmente quando o chefe e as regras são vistos de forma positiva, as pessoas demonstram lealdade e a liderança é adequada.
CERTA.
-
Por discordar do gabarito preliminar, interpus recurso com o seguinte argumento:
"Se o chefe e as regras organizacionais são percebidos de forma positiva, a liderança é considerada adequada..." - a afirmativa em destaque está errada.
Ainda que o chefe seja percebido de forma positiva, não é possível afirmar, categoricamente, que a liderança está sendo exercida de forma adequada. A ideia de uma boa liderança vai além da percepção dos indivíduos liderados; em se tratando de uma organização que busca alcançar determinados objetivos, é necessário que o estilo de liderança contribua para o bom desempenho e competitividade da organização, permitindo-a lograr resultados satisfatórios. Vale destacar, ainda, que liderança é um predicado da pessoa, portanto, um chefe bem quisto não é necessariamente um líder.
Ademais, 'regras organizacionais' não definem a adequabilidade da liderança a ser empregada. Portanto, gabarito Errado.
Alguém mais concorda?
-
Se o chefe e as regras organizacionais são percebidos de forma
positiva, a liderança é considerada adequada, tendendo as
pessoas a demonstrarem lealdade à equipe e à organização.
Não vejo motivo para recurso, pelo fato da palavra tendendo. Não significa uma certeza, mas sim uma possibilidade/probabilidade maior de ocorrer.
Logo, gabarito CORRETO.
-
Concordo com Gustavo Kawai a respeito dessa afirmativa: "Se o chefe e as regras organizacionais são percebidos de forma positiva, a liderança é considerada adequada..." , o examinador afirma categoricamente, o que não há como se saber ao certo, dando margem para recurso ao meu ver.
-
Gabarito: CERTO
[Observem as marcas de relativização] A questão apenas colocou a regra geral, não há nenhum absolutismo nas afirmações, o que torna a questão correta.
Se o chefe e as regras organizacionais são percebidos de forma
positiva, a liderança é CONSIDERADA adequada, TENDENDO as
pessoas a demonstrarem lealdade à equipe e à organização.
-
Colega Gabriel, uma pessoa se torna líder quando assim é vista pela sua equipe. Se tanto o chefe quanto as regras advindas de sua gestão são positivos à organização como um todo, ele tenderá a ser visto como um líder, influenciando positivamente sua equipe e esta, por sua vez, tenderá a demonstrar fidelidade e maior empenho à organização. Nem todo chefe é líder (sua interpretação), mas todo líder é um bom chefe (foi isso que a questão quis dizer).
Gabarito: correto.
-
De acordo Gustavo Kawai.
-
Considerei a questão errada por considerar que a lealdade seria ao chefe/lider e não à equipe e à organização. Mas pensando melhor, depois vi que a questão não excluiu a lealdade ao chefe/lider, apenas citou que as pessoas também serão leais a outras coisas. Resumindo, um bom chefe/lider tende a influenciar postivamente todos as coisas dentro de uma organização. Questão realmente correta.
-
Se é chefe e regras sendo vista de forma positiva, por que não. Na liderança tudo depende do contexto.
-
Concordo com o cometário de Gustavo K. Não necessariamente que a liderança seria adequada, e sim poderia ser adequada. Fazer o quê? As bancas é que ditam as regras. Não há regulação pra isso.
-
Essa prova da DPU está acabando comigo... Já fui duas vezes ver se era realmente para nível médio.
-
Fui pensar no nem sempre. Afffffff GP é assim. Ora depende, ora nem sempre e por aí tentando seguir. Oh subjetividade!!!!! É adequada ou PODE SER ADEQUADA???
Agora só se analisar quanto ao português, pois a liderança é considerada adequada está entre vírgulas, explicando a oração anterior.
-
Sim! NA verdade temos que analisar muitos fatores, e, na questão, afirma que se regras organizacionais são vistas de forma positiva é porque o relacionamento e a ênfase nas tarefas estão satisfazendo a todos. Vai mexer no time que está ganhando??? Nãão! O papel do líder é justamente influenciar e motivar seus liderados, buscando o equilíbrio tanto na tarefa quanto no psicológico. Agora se a percepção é positiva, a liderança é considerada adequada, não tem que ficar modificando porque se não pode acontecer da autoconfiança, dedicação e desempenho caírem... neste caso a manutenção é muito mais eficaz.
-
Pessoal, vamos indicar as questões para comentário do professor.
Apesar de considerar a ajuda dos colegas muito esclarecedora na maioria das vezes, acho válido ter o comentário do professor tendo em vista que muitos aqui pagam por esse serviço e há uma centena de questões sem a participação dele (apenas para validar nosso raciocínio).
-
@Estudante Brasília, ótimo comentário.
-
-
DIFICIL DEMAIS ESSA MATERIA,MEU DEUS
-
certissimo, estamos tao presos a exceção q esquecemos as regras.
"espera-se que o ocupante de um cargo de chefia consiga influenciar as pessoas para que elas busquem a realização dos objetivos organizacionais com “boa vontade”. O problema é que nem sempre isso acontece, então muitos chefes terminam não sendo verdadeiros líderes."
fonte: carlos xavier
-
CORRETO
"Se o chefe e as regras organizacionais são percebidos de forma positiva, a liderança é considerada adequada, tendendo as pessoas a demonstrarem lealdade à equipe e à organização."
Marquei certo por fazer a seguinte analogia: Quando as pessoas se identificam com seu líder, equipe e regras, a TENDÊNCIA é que elas colaborem com a organização.
Essa questão é bem subjetiva.
-
Em 16/10/2017, às 21:39:22, você respondeu a opção C.Certa!
Em 29/11/2016, às 15:07:43, você respondeu a opção E.Errada!
nunca desistir, avante.
-
Matéria chata, muito subjetiva. Quando vc acerta não sabe por que acertou, quando erra não sabe por que errou. Me desculpem os administradores, mas isso NÂO é ciência!
-
È complicado, muita teoria, a cabeça fica a mil....
-
Essas questões de administração são muito estranhas. Matéria muito subjetiva e hipotética.
-
Gente, essa matéria exige muita interpretação. Existem várias maneiras de falar sobre um tópico, mas todos contém o mesmo sentido.
Levem em consideração a interpretação de textos na matéria de português cobrada pela Cespe. rsrsrs
-
Eu respondi esse questão com base na teoria motivacional do Reforço de Skinner.
Esta teoria conclui que as acções com consequências positivas sobre o individuo que as pratica tendem a ser repetidas no futuro, enquanto o comportamento que é punido tende a ser eliminado. As consequência são positivas sempre que as pessoas sentem prazer com a sua própria performance. Daqui resulta a importância da informação sobre a organização como factor de motivação, em especial a relativa às áreas em que a pessoa se encontra envolvido.
Segundo a Teoria do Reforço, o comportamento das pessoas pode ser influenciado e controlado através do reforço (recompensa) dos comportamentos desejados e ignorando as acções não desejadas (o castigo do comportamento não desejado deve ser evitado na medida em que tal contribuiria para o desenvolvimento de sentimentos de constrangimento ou mesmo de revolta). Skinner defende mesmo que o comportamento das pessoas pode ser controlado e enformado por longos períodos de tempo sem que estas se apercebam disso, inclusivamente sentindo-se livres.
http://knoow.net/cienceconempr/gestao/teoria-do-reforco/
Sendo assim, Se o chefe e as regras organizacionais são percebidos de forma positiva, a liderança é considerada adequada, pela teoria é certo, um estímulo positivo, adequado vai gerar uma resposta positiva que é a tendencia das pessoas a demonstrarem lealdade à equipe e à organização.
-
Vou me garantir nas outras disciplinas, pq essa já deu.
Até porque chutar ou estudar essa disciplina dá no mesmo.
-
Interpretando a questão: "Se o chefe e as regras organizacionais são percebidos de forma positiva, a liderança é considerada adequada, tendendo as pessoas a demonstrarem lealdade à equipe e à organização."
Exemplo: se você trabalha em um local aonde o seu chefe e as regras organizacionais são vistos de forma positiva por você, é adequado dizer que existe uma relação de liderança, um comprometimento com a idéia de ser leal à sua equipe e à organização. Não será fácil outra empresa barganhar você, porque existe essa relação de liderado e líder e você se sente parte da empresa, é positivo o feedback que você espera..
-
"Se o chefe e as regras organizacionais são percebidos de forma positiva, a liderança é considerada adequada, tendendo as pessoas a demonstrarem lealdade à equipe e à organização."
Estranha essa questão... Nem sempre o chefe será o líder, como que se as regras organizacionais impostas pelo chefe irá justifficar que a liderança está adequada?
-
Se o chefe e as regras organizacionais são percebidos de forma positiva, a liderança é considerada adequada, tendendo as pessoas a demonstrarem lealdade à equipe e à organização. GABARITO: CERTO.
De nada adiantaria um líder, se ele não é percedido pelos outros como líder. Dessa forma, se o líder é seguido por aqueles que o percebem como instrumento para a consecução de seus objetivos, que são os objetivos organizacionais, a liderança é sim considerada adequada. As pessoas, por isso, tendem a demonstrar lealdade à equipe e à organização.
-
Chefia não se confunde com Liderança. Passível de recurso?
-
As regras organizacionais podem propiciar bom desempenho dos funcionários, e o chefe pode ser percebido como correto no sentido de comunicar e comandar os subordinados acerca de suas atribuições, mas isso não significa que a liderança é adequada. Ser líder é influenciar comportamentos, vem de relações interpessoais, e não do cargo que o cara ocupa.
Não engoli esse gabarito.
-
DICA INFALÍVEL PARA A MATÉRIA DE ADM GERAL:
QUANDO VC ACHAR QUE TÁ CERTO MARQUE ERRADO, E VICE-VERSA.
-
ESTRANHO ESSA LIDERANÇA ADEQUADA. AFF
-
Por isso que os cargos na área de administração qualquer graduação pode concorrer. Esse besteirol e nada é a mesma coisa. Essa matéria é o expurgo das disciplinas. E, quem ficou com raiva, escute "As Caravanas" de Chico Buarque: "A raiva é filha do medo e mãe da covardia"
-
Lembrando que acertiva incompleta não significa errada.
-
Administração geral já é ruim e se colocam uma professora que as vezes não convence, fica lendo ( cola ), aí que desistimula mesmo a continuar.
-
Se o chefe e as regras organizacionais são percebidos de forma positiva, a liderança é considerada adequada [Errado], tendendo as pessoas a demonstrarem lealdade à equipe e à organização.
Não há como afirmar com convicção que "a liderança é considera adequada".
Pode parecer bizarra essa hipótese, mas acredito que, provavelmente, o examinador esteja começando a estudar a matéria agora (conceitos básicos de Chefe x Líder). Algum diretor do Cespe contratou um sobrinho, ainda cursando administração, como elaborador da prova.
-
Essa questão poderá ser mais simples do que imaginamos !
Fatores do Clima organizacional: Motivação; Remuneração; Qualidade de vida; Liderança; Comunicação; Relacionamento Interpressoal.
Portanto:
CESPE: "Se o chefe e as regras organizacionais são percebidos de forma positiva, a liderança é considerada adequada, tendendo as pessoas a demonstrarem lealdade à equipe e à organização.
-
Deixo em branco sem medo de ser feliz. Gestão de Pessoas elimina candidato preparadíssimo.
-
Meu 2º comentário sobre a questão, depois de bastante reflexão e sem justificar minha resposta pelo gabarito:
Imaginemos que temos um chefe, e que gostamos dele (vemos ele de forma positiva).
Seria bizarro gostar do chefe, e não ver a liderança como adequada, certo? (Aqui, destaco que não gostei da lambança da banca, de misturar chefia com liderança, insinuando esses termos como sinônimos). Portanto, o trecho Se o chefe e as regras organizacionais são percebidos de forma positiva, a liderança é considerada adequada, eu diria que está correto.
Se as regras são boas pra mim, fazem sentido, a probabilidade de ser mais fiel aos meus colegas e à empresa é maior.
Então, a segunda parte, tendendo as pessoas a demonstrarem lealdade à equipe e à organização está certa também.
-
Se o chefe e as regras organizacionais são percebidos de forma positiva, a liderança é considerada adequada, tendendo as pessoas a demonstrarem lealdade à equipe e à organização.
QUESTÃO MUITO INTERPRETATIVA-Realmente chefia não caracteriza liderança,porém um CHEFE pode ser um LIDER o que seria o ideal,sendo assim se o CLIMA (chefe e regras organizacionais ) são percebidos de forma positiva por consequência as pessoas iram demonstrar mais lealdade á equipe e a organização.
-
De fato, nem todo chefe é lider. Porém, a questão traz a percepção positiva da chefia, tornando-o assim um lider formal!
LIDER FORMAL:
DETÊM O CARGO (legitimidade, CHEFIA) + A COMPETÊNCIA (Reconhecimento, capacidade, que no caso da questão, é demosntrado pela aprovação da equipe).
A questão ainda traz o fator lealdade da equipe. Essa se dá quando a BASE É FORTE, referindo-se ao lider que possui PODER DE PERÍCIA (especialista) ou PODER DE REFERÊNCIA (admiração, respeito dos subordinados). Novamente, se ele é aceito positivamente pela equipe, siginifca que ele tem a aprovação, provavelmente rementendo a questão a um desses poderes.
FOCO E FÉ!
-
oww materiazinha, e quando é o CESPE
-
Nem todo chefe é líder (sua interpretação), mas todo líder é um bom chefe (foi isso que a questão quis dizer). Especificando essa parte do comentário da colega, pois eu generalizei ao pensar que o chefe é ponto negativo dentro da empresa.
-
Independente da forma que o líder decida conduzir as atividades, sendo carismático ou não, se a equipe percebe de maneira positiva sua liderança, num clima organizacional favorável, elas irão ser leais e o objetivo será alcançado.
-
Chefe e Regras organizacionais são fatores que, se positivos, irão melhorar o AMBIENTE da empresa. De modo que a TENDÊNCIA é que os empregados passem a mostrar lealdade à equipe e à organização.
-
QUANDO EU ERRO ME DAR UMA DOR DE CABEÇA. PQ É MUITO AMPLO ESSES ASSUNTOS!!
-
Interpretei assim: a liderança adequada é a intercessão entre o chefe e o lidar, tem que haver características dos dois, assim seus subordinados serão leais.
-
Mas que matéria chata!!!!
-
Gestão de Pessoas é um saco! Muito detalhe e essa bendita disciplina me derrubou em dois concursos!!
-
nas questões de liderança e motivação tem que tomar cuidado com palavras que afirmam ou dão o sentido de que " resolve o problema de forma eficaz". Tem que ter um olhar de relativização
-
Havia pego um macete usado por um colega aqui do QC, que diz o seguinte:
Não existe tipo de liderança melhor ou pior. Nem mais ou menos eficaz que as demais. Eu me apego a isso e nunca erro essas.
Usei nesse caso ao ver "a liderança é considerada adequada" e não deu certo. Podemos afirmar que essa é uma liderança considerada adequada para qualquer empresa então?
-
O conceito de chefe se caracteriza como um modelo antigo, geralmente usado de forma negativa. A questão fala em “forma positiva”.
Aquele que é apenas chefe impõe suas ideias movido pela autoridade que seu cargo lhe confere, exercendo o papel de mandante (aquele que manda), e não de comandante (aquele que comanda, lidera).
Liderar significa conseguir com que a equipe de uma organização se organize e trabalhe em grupo com satisfação e motivação.
No entanto, a junção de chefia e liderança é possível, ainda mais em situações contingenciais, sob a ótica de teorias comportamentais e situacionais.
Nesse caso, se o chefe e as regras organizacionais são percebidos de forma positiva, a liderança é considerada adequada, tendendo as pessoas a demonstrarem lealdade à equipe e à organização.
by neto..
-
Gabarito; Correto.
-
CERTO
-
Por sua vez, liderar significa conseguir com que a equipe de uma organização se organize e trabalham em grupo com satisfação e motivação.
No entanto, a junção de chefia e liderança é possível, ainda mais em situações contingencias. Nesse caso, se o chefe e as regras organizacionais são percebidos de forma positiva, a liderança é considerada adequada, tendendo as pessoas a demonstrarem lealdade à equipe e à organização.
-
TENDENTE A......DE
O CESPE É ASSIM. TÁ CERTO.
DEUS TUDO PODE !!!
ABC
-
Gab: CERTO
O que nos ajuda a acertar a questão é quando ela cita a palavra "tendendo".
Ou seja, se o chefe e as regras forem boas para um funcionário ele tenderá, poderá demonstrar lealdade. Mas e se não for? Ele tenderá a ser desleal? Depende, se julgar que é negativo, pode ser que sim.
Percebeu que a questão abordou o assunto de um modo que te leve para sim e para o não? Pois é, quando isso acontece, e dependendo do contexto, o gabarito tende a ser certo!