-
Questão muito subjetiva.
Sugiro que vocês baixem o artigo "Da leadership a novas formas de liderança: movimento e tendências para além do mainstream" de 2014, feito por Anderson de Souza Sant'Anna e Reed Elliot Nelson. Tem no Google.
Nele, os autores listam as lideranças estudadas atualmente. Uma delas é a liderança descrita na questão, a liderança carismática. Outra é a liderança situacional.
Realmente, é uma questão que, ao meu ver, pode ser ANULADA, pois em cada organização pode haver um estilo de liderança diferente, seja carismática (transformacional), seja situacional.
-
Gostaria de entender melhor o erro da questão, se alguém puder contribuir eu agradeço.
-
Segundo Steve Robbins é uma das modernas lideranças, a liderança transformadora ou carismática, que não confunde com a teoria dos traços. Na liderança carismática ou transformadora, o líder é alguém que se comunica, tem uma visão, é confiante, é persistente. Logo, carisma é um substrato da liderança carismática, mas não suficiente; propósito se relaciona a ideia de visão e realização no sentido de que o líder moderno é aquele que realiza, que atinge objetivos, que as pessoas confiam que ele é capaz de alcançar estes objetivos e, portanto, a qualidade pessoal de realização.
Neste sentido, de forma ampliada, a banca deve mudar o Gabarito para Correto.
-
A liderança carismática é uma dentre os estilos de lideranças que contribuem para o desempenho eficaz da equipe. Não significa que as demais também não contribuem para o desempenho eficaz. Exemplo: é possível que a Liderança Autocrática seja cabível em equipes com baixa maturidade ou em organizações que estejam sob algum contexto de instabilidade. É o tipo de liderança em que o líder toma as próprias decisões, sem levar em consideração a opinião do liderado. Não é uma liderança negativa. Por ser orientada a tarefas, cabe bem em determinados contextos! Gabarito Definitivo: Errado.
-
Questão Errada e eu errei.
Questão:
"Atualmente,
a liderança que contribui para o desempenho eficaz da equipe ampara-se em características ou
qualidades pessoais como carisma,
propósito e realização, o que leva as pessoas a perceberem a influência do
líder em situações de maior
ou menor estabilidade."
Meu raciocínio:
1. O que motivou meu
erro: usou o verbo "contribui", ou seja, não exclui outros
fatores que podem ser agregados dependendo da situação; logo, a característica
pessoal do líder pode sim contribuir dependendo da situação.
2. Tentando entender o erro e acertar as
próximas questões: será que a liderança atual não se ampara mais nas
competências pessoais do líder analisando-as isoladamente? Logo, ela isolada
não é fator preponderante? Para as questões do Cespe usarei este raciocínio: “Atualmente,
as características pessoais do líder como carisma, propósito e realização não contribuem para o desempenho eficaz da
equipe.”
-
Questão: atualmente, a liderança que contribui para o desempenho eficaz da equipe ampara-se em características ou qualidades pessoais como carisma, propósito e realização (erro), o que leva as pessoas a perceberem a influência do líder em situações de maior ou menor estabilidade.
Resposta: Errado. Não necessariamente. A depender da situação, da maturidade e capacidade da equipe ou mesmo da motivação desta, pode-se adotar diversos tipos de liderança a fim de se atingir um desempenho eficaz.
-
COMENTÁRIO DO PROF. ADRIEL, do Tec Concursos.
O item está ERRADO.
A questão trata da evolução das teorias da liderança e suas aplicações práticas nas organizações.
Em suma, temos que a teoria dos traços diz que o líder é aquele que possui alguns traços específicos de personalidade que o distinguem das demais pessoas.
Já as teorias situacionais explicam a liderança dentro de um contexto mais amplo e partem do princípio de que não existe um único estilo de liderança válido para toda e qualquer situação. A reciproca é verdadeira: cada situação requer um tipo de liderança para alcançar eficácia dos subordinados.
Pois bem. E é aqui que se enquadra a questão? Sim, é aqui mesmo.
Segundo Sobral e Peci (2008), as comparativas dos traços dos líderes com os indivíduos comuns revelaram que os líderes têm determinados traços de personalidade - como determinação, iniciativa, autoconfiança, inteligência, honestidade ou integridade - mas as pessoas que têm estes traços não são (e nem sempre se tornam) necessariamente líderes.
Já pesquisas de comparação de líderes eficazes com os líderes não eficazes, apesar de ressaltar as mesmas características necessárias a um líder, revelaram que a liderança eficaz não depende de um conjunto particular de características e sim do ajustamento das características do líder à situação.
GABARITO: ERRADO.
SOBRAL, F.; PECI, A. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Prentice Hall, 2008.
-
DAD ASM, o professor do Tec.concurso concluiu o raciocínio como "gabarito CERTO". Acredito que tenha se equivocado, apesar de começar informando que o gabarito estava ERRADO. Melhor editar pra não gerar futuras confusões ..
-
Os comentários são muito bons, mas, seria ótimo se um professor do QC sintetizasse a resposta, as vezes as questões de Gestão de Pessoas e AG são tão "subjetivas". ;/
[Necessitamos de apoio didático para essa matéria!!]
-
Acho que entendi o conceito.
De acordo com Renno, Eficácia é fazer a coisa certa! O conceito é relacionado não com a utilização dos recursos, mas se
realmente atingimos o objetivo que traçamos.
Ou seja, para haver desempenho eficaz o líder se esforçaria tanto para obter eficiência na produção como em manter seus funcionários
motivados e em constante desenvolvimento.
Isso não tem a haver necessariamente com carisma.A liderança carismática baseia-se na noção de que certos líderes podem, através do poder de seu carisma, motivar as pessoas a atingir objetivos.
Pode-se alcançar o objetivo sem ser eficaz, pois eficácia e eficiência possuem significados diferentes.
-
Alguns apontam que lideres com estilo "liderança carismática" pode criar problemas. A autoconfiança e busca obstinada por um objetivo podem “cegar” o líder, fazendo com que ele não escute críticas e sugestões de pessoas com outras visões. Assim, esse tipo de líder seria mais adequado a empresas emergentes ou que necessitem de uma grande mudança.
---
-Rodrigo Renno " Administração Geral para Concursos"
ERRADO.
-
Vi isso ontem. Liderança carismática.
-
Gabarito: ERRADO.
Realmente, essa questão é deveras subjetiva, porém o que a torna errada é o fator GENERALIZAÇÃO.
O estilo de liderança abordado na questão é a [ TEORIA DOS TRAÇOS: foco nas características de personalidade do líder.], mas não podemos nos esquecer que existem outras teorias sobre liderança:
[TEORIAS COMPORTAMENTAIS: foco nos estilos de liderança diante dos seguidores]
[TEORIAS CONTINGENCIAIS: foco na adequação do comportamento do líder às características situacionais]
Atualmente, A liderança que contribui (FATOR GENERALIZAÇÃO) para o desempenho eficaz da equipe ampara-se em características ou qualidades pessoais como carisma, propósito e realização, o que leva as pessoas a perceberem a influência do líder em situações de maior ou menor estabilidade.
-
Queremos um professor para essa matéria no QC. URGENTE
-
Tradicional=traços-comportamental-estilos
Modernas=situacional-contingência
-
Concordo , Kyssia _o>. É aí que entra a banca do concurso. Quando for definida, devemos fazer o máximo possível de questões da banca escolhida, exatamento por esse motivo: Cada uma tem um modo de pensar... E temos que pegar o entendimento dela...
-
Os conceitos de liderança e a forma de trabalhá-los vêm se desenvolvendo ao longo dos anos, sofrendo grandes alterações na forma de conceber a figura do líder. As principais formas de liderança são divididas em três abordagens: traço s de personalidade, estilo de liderança e situacional.
A primera abordagem sobre a liderança é da década de 1940 e descreve o líder como aquele que possui características ou traços que o diferencia dos não líderes. Um traço é uma qualidade, uma característica que a pessoa possui, sendo assim, ERA CONSIDERADA algo nato. Hoje a liderança que prevalece é a situacional/contigencial, esta com ênfase nos liderados, introduzindo uma variável muito importante:a maturidade dos subordinados.
Andréia Ribas
Gab errado
-
Na verdade não existe nenhum estilo de liderança que seja eficaz, tudo depende! O que pode fazer com que a liderança seja percebida de forma positiva é a forma como líder e liderados são tratados, a combinação entre o estilo de interagir de um para com outro, a motivação... No caso, a liderança carismática não é eficaz, uma vez que nem sempre o fator transformador é a maior recompensa que um liderado queira receber. Assim como nem sempre um benefício seja o único fator que vá motivar o subordinado. Precisa de equilíbrio e não há receita de bolo para cada organização... há uma conjuntura
-
A liderança focada nas tarefas tendem a ser mais eficazes que a focada na nas relações interpessoais
-
Pessoal, vamos indicar as questões para comentário do professor.
Apesar de considerar a ajuda dos colegas muito esclarecedora na maioria das vezes, acho válido ter o comentário do professor tendo em vista que muitos aqui pagam por esse serviço e há uma centena de questões sem a participação dele (apenas para validar nosso raciocínio).
-
A eficácia da liderança estratégica ocorre como resultado da capacidade de o líder absorver a turbulência ambiental, mudar comportamentos e decidir com agilidade para que o desempenho organizacional seja alcançado adequadamente. CORRETA (TJDFT-2015).
-
A teoria que se ampara em características pessoais é a teoria dos traços, que é ultrapassada. Atualmente, existem diversas teorias, como a situacional e a contingencial, que apontam o contexto do ambiente, a maturidade dos liderados, a posição do líder, que indicam qual o estilo de liderança que seria o mais eficaz.
Fonte: Rennó.
-
Na verdade, atualmente, a liderança mais adotada é a situacional, ou seja, dependendo da situação certos estilos de líderes e lideranças serão utilizados, mas não existe uma fórmula universal.
Gabarito errado.
-
Errado.
As principais fontes literarias devidem os conceitos sobre liderança em três abordagens: traços de personalidade, estilo de liderança e situacional.
No meu entendimento, a questão descreve um estilo de liderança, e afirma ser a liderança que contribui para o desempenho efecaz. No entanto, atualmente a liderança eficaz é a situacional.
-
Resolver as questões de Gestão de Pessoas sem um professor do QC para tirar as dúvidas, fica difícil!!
Graças aos colegas, às vezes esclarecemos algumas dúvidas
Fica aqui o meu apelo!
-
Atualmente, a liderança que contribui para o desempenho eficaz da equipe ampara-se em características ou qualidades pessoais como carisma, propósito e realização, o que leva as pessoas a perceberem a influência do líder em situações de maior ou menor estabilidade.
Acredito que esta parte final é o que faz a questão ser ERRADA, pois em situações de menor estabilidade, o líder deve ser focado nas tarefas e não nas pessoas. Logo, o carisma (relacionado às pessoas) é inútil neste caso, mas sim, a liderança que enfatiza o que as pessoas "devem fazer" (mais voltada para a autocrática).
Sim, eu sei que misturei várias teorias em minha explicação, peço desculpas por isso mas foi basicamente o meu raciocínio.
:)
Gab: E
-
-
TEORIA CARISMÁTICA - Crítica
Em uma base sólida, quando o contexto organizacional é mais estável, líderes com características ou qualidades pessoais como carisma, propósito e realização ajudam a influenciar, persuadir e inspirar os liderados, talvez até fazendo com que eles tornem-se seus súditos fiéis rumo aos objetivos e metas organizacionais. No entanto, quando o contexto organizacional se encontra menos estável, líderes carismáticos podem não possuir os atributos substanciais para exercer a liderança (por exemplo, competência, autoconhecimento e a preocupação com os outros). O seu jeito influenciador e sedutor pode ofuscar a sua incompetência.
Por tudo que foi exposto, o carisma pode não deixar clara a diferença entre a liderança percebida e a que é efetivamente real, aumentando a probabilidade de ascensão de líderes incapazes tecnicamente de lidar com situações de instabilidade. Dessa forma, a percepção dos liderados pode ser alterada, caso ele não possua as competências para ulitlizar em prol do grupo.
ERRO DA QUESTÃO:
Acerca de comportamento organizacional, julgue o item que se segue.
Atualmente, a liderança que contribui para o desempenho eficaz da equipe ampara-se em características ou qualidades pessoais como carisma, propósito e realização, o que leva as pessoas a perceberem a influência do líder em situações de maior ou menor estabilidade.
Quando a Organização vai bem... Ok... mas se vai mal... outros atributos precisam entrar em ação. ;)
-
Não existe uma liderança ideal, e sim a SITUACIONAL. Ou seja, o tipo de liderança dependerá da situação do ambiente de trabalho, da maturidade dos funcionários...
A liderança traços de personalidade, que afirma que o líder é NATO, por assim dizer, perdeu sua validade.
-
acredito que o erro esta em restringir apenas "ampara-se em características ou qualidades pessoais como carisma, propósito e realização," deve se amparar tambem no poder Poder de informação, Poder de especialização/perito/competência, Poder de recompensa, Características dos liderados, Características da tarefa e ambiente , e varias variaveis.
-
Atualmente, a liderança é SITUACIONAL, como já foi dito anteriormente, fim.
-
"Atualmente, a liderança que contribui para o desempenho eficaz da equipe ampara-se em características ou qualidades pessoais como carisma, propósito e realização, o que leva as pessoas a perceberem a influência do líder em situações de maior ou menor estabilidade."
ERRADO = DÁ A ENTENDER QUE ESTÁ SE REFERINDO À TEORIA DOS TRAÇOS E TAMBÉM NÃO EXISTE UM TIPO DE LIDERANÇA ADEQUADO. TUDO DEPENDE DA SITUAÇÃO.
A LIDERANÇA MAIS USADA ATUALMENTE É A SITUACIONAL!
-
O ideal é o líder que comporte tanto relacionamento quanto tarefa e que se adapte à situação.
-
AS CARATERÍSTICAS PESSOAS DO LÍDER É QUE DEVEM SE ADEQUAR A DADA SITUAÇÃO E NÃO O CONTRÁRIO. A SITUAÇÃO NÃO EXISTE POR CAUSA DO LÍDER, MAS O LÍDER POR CAUSA DA SITUAÇÃO. EMBORA, UMA VEZ CONSTITUÍDO, O LÍDER LEVARÁ A SITUAÇÃO A DETERMINADAS TRANSFORMAÇÕES EVIDENTEMENTE. ENFIM, AS CARACTERÍSTICAS DELE, COMO TRAÇOS DE PERSONALIDADE, NÃO IRÃO GARATIR (EMBORA A QUESTÃO NÃO FALE EM GARANTIR) QUE O DESEMPENHO DA EQUIPE SERÁ EFICAZ.
E, PARA NÃO FICAR APENAS NO QUE EU PENSO SOBRE A QUESTÃO, COMPARTILHO AQUI COM VOCÊS ESSE TRECHO DO MATERIAL DE ESTUDO DO ESTRATÉGIA CONCURSOS. A QUESTÃO TRATA CLARAMENTE DA TEORIA DOS TRAÇOS, MAS NÃO É EXATAMENTE POR CAUSA DOS TRAÇOS DO LÍDER QUE A EQUIPE VAI TER DESEMPENHO EFICAZ COMO PROPÕE A QUESTÃO. QUANTO À BUSCA DA EFICÁCIA NO DESEMPENHO, DIZ A LIÇÃO:
* Liderança orientada para a produção / tarefas (DA TEORIA COMPORTAMENTAL SEGUNDO A UNIVERSIDADE DE MICHIGAN): é o tipo de liderança que dá maior ênfase aos aspectos práticos das tarefas a serem realizadas no trabalho. O foco está em fazer com que as pessoas realizem a tarefa e entreguem os resultados, mesmo que não compreendam o porquê de fazê-lo. Com isso, há uma tendência da eficiência e eficácia do pessoal serem superiores.É semelhante à dimensão “estrutura de iniciação”, da Universidade Estadual de Ohio. (FONTE: ESTRATÉGIA)
-
Um texto lindo desse, bichoo, dá uma vontade looooouca de colocar certo!! kkkkkkkk...
Qnta maldade desse CESPE!! Naaaamm....
-
Pense com você mesmo (não comigo (já que a resposta é "subjetiva" (dá uma raiva dessa palavra))):
Com o nível de competitividade atual você desejaria para sua organização a figura de um líder inato (que não tem tem conhecimento, mas que tem qualidades herdadas, dentre elas, físicas, ou seja, o fato de ser bem 'apessoado') ou de um líder contingencial, que se adequa às mudanças repentinas e aos cenários que lhes são colocados à mesa e dá conta do recado?
Agora responde.....
-
seria bomm, além do video comentario escrito...
-
IErrado
Essa seria a Teoria dos Traços,que diz que o líder nasce líder por ter traços inatos
A liderança atual mais difundida é a Contingencial (situacional) que diz que para cada situação haverá um estilo de liderança adequado
Tudo DEPENDE nessa teoria ,nada é absoluto
-
Eu acertei porque lembrei da Teoria Contingencial de Fidler, que prega que uma liderança mais voltada para pessoas (mais ligada ao carisma) é melhor em situações de estabilidade, mas uma liderança técnica/autocrática é melhor em situações de instabilidade. Como a questão diz "em situações de maior ou menor estabilidade", eu marquei errado. Se não estivesse escrito "ou menor", acredito que estaria certo.
-
Lideranças NEOOOOCARISMÁTICAS (carisma) são diferentes das lideranças SITUACIONAIS/CONTIGENCIAIS.
O que prevalece atualmente são as abordagens contingenciais, a depender da situação ou caso concreto.
GAB ERRADO.
-
Vamos todos indicar a questão para comentário!
-
Por favor, alguém pode comentar esta questão?
-
Atualmente, a liderança que contribui para o desempenho eficaz da equipe ampara-se em características ou qualidades pessoais como carisma, propósito e realização, o que leva as pessoas a perceberem a influência do líder em situações de maior ou menor estabilidade.
Veja bem, a questão praticamente falou do cara que é "gente boa" na firma. Esse cara, que tem qualidades pessoais e se dá bem com todo mundo não necessariamente um líder. O cara pode ser o mais gente boa do universo, se ele não for pelo menos referência na empresa naquela função, como ele poderá liderar uma equipe para atingir eficácia?! Perceba também que a questão busca a visão de um líder que contribui para o desempenho eficaz da equipe. Não basta carisma na hora de liderar, é preciso também domínio sobre o assunto, saber trazer a motivação para cumprir prazos, estratégia de equipe, ser suporte, apoio e referência na atividade desempenhada, esclarecer as atividades individuais, capacidade de alocar tempo/recursos/pessoas, e etc....e nada próximo disso foi dito na questão.
-
COMENTÁRIO DO PROF. ADRIEL, do Tec Concursos.
O item está ERRADO.
A questão trata da evolução das teorias da liderança e suas aplicações práticas nas organizações.
Em suma, temos que a teoria dos traços diz que o líder é aquele que possui alguns traços específicos de personalidade que o distinguem das demais pessoas.
Já as teorias situacionais explicam a liderança dentro de um contexto mais amplo e partem do princípio de que não existe um único estilo de liderança válido para toda e qualquer situação. A reciproca é verdadeira: cada situação requer um tipo de liderança para alcançar eficácia dos subordinados.
Pois bem. E é aqui que se enquadra a questão? Sim, é aqui mesmo.
Segundo Sobral e Peci (2008), as comparativas dos traços dos líderes com os indivíduos comuns revelaram que os líderes têm determinados traços de personalidade - como determinação, iniciativa, autoconfiança, inteligência, honestidade ou integridade - mas as pessoas que têm estes traços não são (e nem sempre se tornam) necessariamente líderes.
Já pesquisas de comparação de líderes eficazes com os líderes não eficazes, apesar de ressaltar as mesmas características necessárias a um líder, revelaram que a liderança eficaz não depende de um conjunto particular de características e sim do ajustamento das características do líder à situação.
GABARITO: ERRADO.
SOBRAL, F.; PECI, A. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Prentice Hall, 2008.
-
O desempenho eficaz da equipe não necessariamente se ampara em características ou qualidades pessoais como carisma, propósito e realização. Segundo a Teoria dos Estilos de Liderança, líderes autocráticos, que são aqueles que controlam rigidamente seus funcionários e centralizam as decisões, conseguem, em muitas situações, entregar o melhor resultado do que o líder democrático.
Além disso, a Teoria da Contingência, de Fiedler, prega que, em situações altamente favoráveis e em situações altamente desfavoráveis, os líderes voltados às tarefas se saem melhor do que os líderes orientados para as pessoas.
-
Vá ao comentário da professora.
O desempenho de liderança não deve levar SOMENTE as características PESSOAIS, têm as do AMBIENTE e as SITUACIONAIS.
-
Em 24/01/2018, às 09:58:11, você respondeu a opção C.Errada!
Em 28/01/2018, às 19:50:44, você respondeu a opção C.Errada!
Em 31/01/2018, às 18:13:10, você respondeu a opção E.Certa!
Eu aprendo nem que seja na marra!!
AVANTE!
-
As caracteristicas pessoais dizem respeito a teoria dos TRAÇOS DE PERSONALIDADE sendo essa a teoria mais antiga surgida por volta da década de 20. Atualmente acredita-se que a liderança está centrada nos COMPORTAMENTOS DO LÍDER os quais devem se voltar para as contingências da situação.
GABARITO: ERRADO
-
Rodrigo Rennó, 2013, pag. 155: " A liderança situacional ou contingencial indica que não existe"estilo" melhor de liverança - depende da situação."
-
Acredito eu que a questão trate de forma indireta sobre a teoria dos traços e esta não é o modelo de liderança atual .
-
Eu não sei se é só comigo, mas quanto mais eu estudo, tento e faço exercícios, pior fica.
-
Ferris Bueller,
Também estou nessa situação. Perseverança meu nobre colega. Logo alcançaremos o objetivo.
-
Atualmente, a teoria situacional é que traz eficácia. O líder deve agir conforme a situação, ambiente, maturidade do empregado, tarefa, enfim, não existe um modelo ideal para toda e qualquer situação, a eficácia está em dar a cada situação a solução mais cabível.
A questão analisou o líder pelo seus traços, teoria mais que ultrapassada a qual determinava um líder por semelhanças com grandes líderes conhecidos.
-
GABARITO: ERRADO
A teoria que se ampara em características pessoais é a teoria dos traços, que é ultrapassada. Atualmente, existem diversas teorias, como a situacional e a contingencial, que apontam o contexto do ambiente, a maturidade dos liderados, a posição do líder, que indicam qual o estilo de liderança que seria o mais eficaz.
Prof. Rodrigo Rennó - Estratégia Concursos
-
Me diga o gabarito que te explico...
Esse lider bonzinho, da questão, não é o melhor para contribuir com o desempenho eficaz da equipe. O lider voltado para a tarefa é o que contribui para a realização a tarefa.
-
A liderança vai depender de como o lÃder se comporta em determinada situação prática e não dos traços de liderança.
-
Ou seja, os traços nao estao com nadaaa! ERRADO
-
Questão Errada pois,
Atualmente, a liderança eficaz depende muito do diagnostico, por parte do líder, das forças que influem em uma situação (Características do ambiente (Organograma, organização informal, cultura e dificuldade das tarefas) e dos liderados( Capacidades, Maturidade psicológicas e experiência) e da adaptação de seu estilo de liderança de acordo com esses fatores determinantes.
.
Ou seja, a liderança eficaz tem sua essência na percepção situacional (Perceber situações boas e adversas e compreendê-las em termos objetivos), na flexibilidade de estilo gerencial (Saber o que vai funcionar na situação, qual o estilo deve ser aplicado) e na destreza de gerência situacional (Conseguir realizar as mudanças necessárias e de fato resolver os problemas).
.
Os aspectos apresentados condizem com a visão clássica de liderança, "características ou qualidades pessoais como carisma, propósito e realização" que foca apenas nas características do líder e sua visão de mundo e deixa de lado sua percepção, conhecimento e capacidade de mudança.
.
Formulei esse comentário com base em notas de aulas da professora Andréia Ribas, conteúdo de teorias situacionais de liderança, Teoria 3-D, Teoria da Meta e do Caminho e o Modelo de Fiedler.
Bons Estudos a todos!
-
Poe Carlos Xavier do Estrategia como professor, ele è bem melhor! PQP
-
Atualmente, traços de personalidade? Errado.
-
Acertei por lembrar da T.Situacional/Contigencial que diz não haver um modelo de liderança universal e sempre eficaz,ou seja, deve ser levado em conta o contexto e situação para dai vê qual o estilo mais apropriado pra aquela situação
-
A liderança cabível vai ser aquela definida pelo contexto.
-
rapaz eu não to mais pisando em casca de banana não, eu to é nadando em toneladas delas
-
A professora Karen Dutra tem uma péssima didática. Tá na hora do QC variar um pouco, principalmente na disciplina de Gestão de Pessoas.
-
Cara, essa matéria deveria ser banida do mundo dos concursos.
-
EU TENHO QUE TER FÉ na minha vitória em ADM e Gestão de Pessoas. É muito estresse, mas vou vencer!!
-
Não existe tipo de liderança melhor ou pior. Nem mais ou menos eficaz que as demais. Eu me apego a isso e nunca erro essas.
-
Atualmente, a liderança que contribui para o desempenho eficaz da equipe ampara-se em características ou qualidades pessoais como carisma, propósito e realização, o que leva as pessoas a perceberem a influência do líder em situações de maior ou menor estabilidade
ERRADA. A afirmação diz respeito a Teoria de Liderança dos Traços que definem os líderes com base nas qualidades e características pessoais, ou seja, o líder é fruto de qualidades especiais inatas. Essa teoria na visão contemporânea não é admitida.
RESUMO
Atuamente a teoria do traços (líder nato) não é admitida.
-
GAB:E
A teoria que priorizava os traços do lider e suas caracteristicas pessoais, carisma já é ultrapassada. As teorias modernas acreditam que tudo depende da maturidade DOS LIDERADOS e do AMBIENTE.
O lider perfeito não é mais o que tem determinadas caracteristicas, mas o que se ajusta ao ambiente/ liderado !
-
Atualmente a Liderança situacional é a mais utilizada. (não a melhor).
Em liderança não existe uma que seja mais eficaz ou melhor que a outra. Tudo depende!
-
A questão trata da evolução das teorias da liderança e suas aplicações práticas nas organizações.
Em suma, a teoria dos traços diz que o líder é aquele que possui alguns traços específicos de personalidade que o distinguem das demais pessoas.
Já as teorias situacionais explicam a liderança dentro de um contexto mais amplo e partem do princípio de que não existe um único estilo de liderança válido para toda e qualquer situação.
A recíproca é verdadeira: cada situação requer um tipo de liderança para alcançar eficácia dos subordinados.
Segundo Sobral e Peci (2008), as comparativas dos traços dos líderes com os indivíduos comuns revelaram que os líderes têm determinados traços de personalidade – como determinação, iniciativa, autoconfiança, inteligência, honestidade ou integridade –, mas as pessoas que têm esses traços não são (e nem sempre se tornam) necessariamente líderes.
by neto..
-
Eu até ia elogiar esse Neto por não ter se gabado nesse comentário. Mas aí percebi que ele copiou um comentário de 2016 do professor Adriel Sá e colocou como se fosse dele. Deixa pra se gabar depois da posse, jovem...
-
Esse Neto eu bloquiei faz meses, maluco chato dos inferno, torço muito que ele passe e suma daqui
Melhor coisa que tem e nao ver mais os comentarios dele e do "Hermes alguma coisa"
-
Atualmente...características pessoais = errado.
-
Fiz a correlação com a liderança carismática...
-
ERRO DA QUESTÃO: Conceitua a teoria dos traços como a mais atual, o que é obviamente uma mentira.
Como eu sei que a questão fala da Teoria dos Traços?
Resp: " qualidades pessoais como carisma, propósito e realização,".
-
Cada situação exige um líder para si. Logo, afirmar que o desempenho eficaz da equipe ampara-se em características ou qualidades pessoais como carisma, propósito e realização o que leva as pessoas a perceberem a influência do líder em situações de maior ou menor estabilidade, não pode ser levado como regra.
Espero ter contribuído.
Bons estudos!
-
ERRADO
-
Atualmente... Estamos na era da Liderança Situacional
O que não tem nada a ver com o enuciado da questão.
-
ERRADA
Teoria dos Traços (que se ampara nas características/traços pessoais do líder) já foi superada (está ultrapassada) e já não é mais aceita nos dias de hoje.
Atualmente, existem diversas teorias as quais apontam que o estilo de liderança mais adequado dependerá, por exemplo, do contexto ambiental, da posição do líder, do nível de maturidade dos liderados, etc.
Estratégia
-
NO CASO, SERIA A TEORIA DE FIDLER E NÃO A LEWIS
FIDLER TRAZ A IDEIA DE QUE O LIDER MELHOR É AQUELE ORIENTADO À TAREFA.... SEJA NA EPOCA FAVORAVEL OU NÃO.
ABC
-
Segundo Sobral e Peci (2008), as comparativas dos traços dos líderes com os indivíduos comuns revelaram que os líderes têm determinados traços de personalidade - como determinação, iniciativa, autoconfiança, inteligência, honestidade ou integridade - mas as pessoas que têm estes traços não são (e nem sempre se tornam) necessariamente líderes.
Já pesquisas de comparação de líderes eficazes com os líderes não eficazes, apesar de ressaltar as mesmas características necessárias a um líder, revelaram que a liderança eficaz não depende de um conjunto particular de características e sim do ajustamento das características do líder à situação.
TECCONCURSOS
-
NOSSA ESSA PROF É RUIM DEMAIS MEU DEUS. dica: Rodrigo Renno
-
ERRADO
-
Os videos estão com a imagem azulada. Não dá para ver o rosto dos professores.
-
A primeira das teorias da Administração sobre liderança foi a dos traços de personalidade. De acordo com essa teoria, algumas pessoas eram, naturalmente, extrovertidas, comunicativas, carismáticas e, assim, simplesmente nasciam como líderes. Enquanto outras pessoas, menos afortunadas, nasciam para ser liderados.
Ainda presente no imaginário popular, essa teoria caiu em descrédito à medida que se percebeu que grandes líderes não compartilhavam necessariamente das mesmas características. Margareth Thatcher e Adolf Hitler, por exemplo, foram capazes de influenciar milhares de pessoas e alterar os rumos da história mesmo não possuindo carisma e sendo introvertidos.
Hoje em dia os estudiosos acreditam que alguém pode se tornar líder sem necessariamente ter nascido com as características de personalidade/traços pessoais que fazem o indivíduo ter esse dom, portanto, o enunciado está errado.
Gabarito: ERRADO
-
Não existe um tipo de líder padronizado, simplesmente cada tipo de lider é indicado para determinadas situações diferentes
-
Errado
A teoria que se ampara em característica pessoais é a dos traços, que é ultrapassada.
Existem, diversas teorias, como a Situacional e Contingencial, que a ponta o contexto do ambiente, a maturidade dos liderados, a posição do líder, que indicam qual o estilo de liderança mais eficaz.
Rodrigo Rennó.
-
Aula do Professor Petronio Castro:
"Liderança é um fenômeno social, referente a capacidade do indivíduo de influenciar os outros."
A questão afirma que as qualidades que um líder possui é suficiente para ele conseguir influenciar os outros.
Uma pessoa pode possuir ótimas qualidades e não ser capaz de influenciar ninguém.
Eu tenho uma chefia que é a simpatia em pessoa, trata todo mundo bem é o "camarada", mas não o vemos como um líder, porque falta atitude de chefe em resoluções de problemas, falta cumprimento de palavra etc, ele "quebra nosso galho" mas com intuito de não ser cobrado de suas faltas.
-
Analisando os comentário dos colegas, eu entendi o seguinte:
existem vário tipos de liderança, mas a questão trás a ideia de que a liderança que realmente "funciona'' é a liderança amparada nas qualidades pessoas.
Eu tenho uma chefia cheia de carisma, está sempre sorridente e feliz mas para resolver problemas ele não é exemplo pra ninguém, não nos trás confiança.
-
Questão de liderança é para ser deixada em BRANCO!!!!