-
CERTA.
A equidade dentro e fora das organizações, ou seja, tratamento igual para as pessoas da organização, podem gerar motivação.
-
Teoria da Equidade: formulada por Adams, está
baseada na comparação que as pessoas realizam a respeito de suas
contribuições e resultados em relação às contribuições e resultados dos outros.
Existem quatro referenciais
que a pessoa pode utilizar na comparação:
I. Próprio-interno;
II. Próprio-externo;
III. Outro-interno;
IV. Outro-externo.
-
Teoria da Equidade refere-se a uma percepção de um tratamento igual perante um comportamento ou uma ação
na presença de uma determinada situação similar. Esta percepção de
comportamento é determinante para o julgamento de um indivíduo para que
possa estabelecer um grau de igualdade sobre suas ações em comparação
com a ação de outros indivíduos.
O termo “Teoria da equidade” elaborado por Stacy Adams (1965) propõe
que funcionários observam o que possuem na organização (salários,
benefícios, promoções, méritos) com suas competência (experiência, escolaridade, empenho) fazendo uma equiparação com funcionários que exercem a mesma função ou similar.[1]
Através deste julgamento os indivíduos buscam observar se existe um
nível de igualdade entre seus benefícios em comparação aos demais, para
determinar se há equidade
entre suas competências e sua função a outro indivíduo com competências
parecidas e desempenham funções similares, e julgam através desta
percepção se a consideram justa[2] .
-
Certo.
Sendo objetiva: Equidade diz respeito à igualdade e à justiça. Se vc percebe que esses fatores estão presentes dentro e fora da organização é natural que a motivação venha a aumentar. Remete também à Teoria de Herzberg ;)
-
....
e·qui·da·de |qüi|
(latim aequitas, -atis)
substantivo feminino
1. Igualdade.
2. .Retidão na maneira de agir. = IMPARCIALIDADE
3. Reconhecimento dos direitos de cada um.
4. Justiça .reta e natural.
"equidade", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/DLPO/equidade [consultado em 24-07-2016].
Que a força esteja com vocês!!!!
-
CORRETA!
A teoria da equidade (ou teoria da comparação social ou do equilíbrio) de Stay Adams é uma comparação que o indivíduo faz das suas recompensas, por determinado esforço, com as recompensas dos outros, pelo mesmo esforço. A motivação derivaria da noção de justiça. Caso haja injustiça, o colaborador poderá contribuir menos com a organização ou abandoná-la, temporária ou definitivamente.
-
O equilíbrio organizacional é basicamente o contraste entre esforços empreendidos e recompensas recebidas. Os fatores internos e externos estão diretamente ligados à motivação do colaborador...não há como o funcionário receber uma quantia justa e não ficar abalado", digamos assim, com um desequilíbrio externo afligindo a relação entre organização e mercado.
-
Reporto a um dos teóricos da administração de GP que referida questão está mais para um fator higienico do que motivacional. Mas se a banca entende assim ok.
-
EXEMPLO
Se eu vejo, tanto dentro como fora da organização, alguém que faz o mesmo trabalho que eu ganhando mais, isso será um fator desmotivador.
-
Para mim é um fator higiênico, marcaria errado de novo.
-
QUESTÃO CERTA. Pessoal, vocês estão viajando, falando de fator higiênico onde se pediu outra coisa, vejam:
Acerca de comportamento organizacional, julgue o item que se segue.
A equidade interna e externa é importante fator de motivação dos empregados de uma organização.
Vamos recorrer ao ''pai dos burros'' pré-internet:
Equidade:
(s.f.) Retidão na maneira de agir,reconhecimento dos direitos de cada um, justiça natural.
Ou seja: se na organização existe equidade, logo você se sentirá motivado (teu comportamento organizacional em relação aos outros). O mesmo não aconteceria se trabalhasse numa organização onde a injustiça fosse mister, não é mesmo? A equidade pode até ter influenciado a Teoria dos Dois Fatores, porém o Cespe pediu para você analisar a assertiva do ponto de vista do comportamento organizacional, o que valida a redação do item.
-
EQUIDADE: DISTRIBUIÇÃO JUSTA DE BENEFÍCIOS. - ADAMS
INTERNA: promoção, folgas, prêmios;"aqui eu sou tão quanto ou até mais valorizado que em colega!" (MOTIVAÇÃO pela equidade interna)
EXTERNA: igualdade ou superioridade de condições para o trabalhador com outros de mesmo cargo e responsabilidades pertencentes a empresas diferentes; "aqui eu sou tão quanto ou até mais valorizado que na empresa concorrente!" (MOTIVAÇÃO pela equidade externa)
-
GAB. CERTO
TEORIA DA EQUIDADE ou JUSTIÇA ORGANIZACIONAL DE STACY ADAMS
Os funcionários estabelecem uma relação entre o que recebem por seu trabalho (remuneração, aumentos, reconhecimento) e o que investem nele (esforço, experiência, educação, competência), e depois comparam essa relação entre o que recompensas-insumos com a mesma relação no caso de outros funcionários.
O ponto de referência escolhido pelo funcionário aumenta a complexidade da teoria da equidade. Existem quatro pontos de referência que podem ser usados na comparação:
1. Próprio-interno: as experiências do funcionário em outra posição dentro da mesma empresa.
2. Próprio-externo: as experiências do funcionário em uma situação ou posição fora de sua empresa atual.
3. Outro-interno: outra pessoa ou grupo da mesma empresa.
4. Outro-externo: outra pessoa ou grupo fora da empresa.
Fonte: Chiavenato + Ribas
-
Galera, parem de aplicar a teoria dos dois fatores em todas as questões de GP!!
-
-
Essa professora do QC não acerta uma. QC, arrume outro professor.
-
A equidade é tão importante que até existe uma teoria que trata desse fator.
Pela Teoria da Equidade, de John Stancy Adams, afirma-se que as pessoas são motivadas a alcançar uma condição de igualdade ou justiça nas suas relações com outras pessoas e com as organizações.
by neto..
-
Teoria da equidade (Stacy Adams) Baseia se no critério que as pessoas têm sobre a recompensa que recebem em comparação com as recompensas que as outras pessoas recebem pelo mesmo serviço ou pelos mesmos resultados. Adams (1965), afirma que as pessoas são motivadas a alcançar uma condição de igualdade ou justiça nas suas relações com outras pessoas e com as organizações. De acordo com o mesmo, os funcionários que se encontram em situação de desigualdade experimentam uma insatisfação e tensão emocional
que eles procurarão reduzir.
-
CERTO
-
A teoria da Equidade diz que a equidade, ou seja, a percepção de que o que ganhamos está em linha com o que oferecemos em troca (e em relação aos outros) é um aspecto motivador. Assim, a noção de que esta relação é justa teria um impacto significativo na motivação. De acordo com Adams, todos nós fazemos uma comparação entre o que “entregamos” e o que “recebemos” em troca pela empresa. Se pensarmos que estamos sendo favorecidos, nos sentiremos culpados. Se sentirmos que estamos sendo desfavorecidos (recebendo menos do que entregamos) teremos raiva. Além disso, comparamos também a “relação” de troca com os nossos colegas de trabalho e até de pessoas que trabalham em outras empresas e/ou profissões. Dessa maneira, se sentimos que a relação de troca não tem equidade, iremos tomar alguma “providência” para resolver essa inequidade. Gabarito: correta
FONTE: Prof. Rodrigo Rennó.
-
Perfeito! A teoria da equidade foi desenvolvida por Adams e propõe que a ação dos indivíduos é afetada pela percepção de equidade do ambiente.
A equidade ocorrerá se o indivíduo perceber que a proporção (Recompensa/contribuição) dele é equivalente a dos outros indivíduos. Em português claro: se, na percepção do indivíduo, existe um tratamento igualitário e justo na organização, teremos um ambiente de equidade. Se, por outro lado, na percepção do indivíduo, existir um tratamento diferente entre ele e os demais indivíduos, teremos um ambiente de inequidade.
Gabarito: CERTO