-
Errei por não conhecer esta teoria, mas ela está CERTA.
Hackman e Oldham formularam este modelo em 1974, que diz que as dimensões essenciais do trabalho, como a autonomia e o recebimento de feedback contínuo, influenciam nos chamados estados psicológicos críticos, que delimitam mais responsabilidade e propósitos no trabalho, e geram resultados pessoais e no trabalho.
-
Uma abordagem diferente é a Teoria das Características dos Cargos (trabalho), ela propõe que em sua maioria o centro de controle da motivação não são os indivíduos e sim o ambiente em que o trabalho é realizado. Sendo assim, essa teoria propõe que quando é realizado um bom trabalho no planejamento dos cargos, o trabalho pode facilitar a motivação dos indivíduos, segundo ela, existem características ou atributos nos cargos que facilitam a motivação, MUCHINSKY (2004). As dimensões do cargo, tais como: o significado do trabalho, variedade de habilidades, importância da tarefa, identidade com a tarefa, autonomia e feedback são determinantes da motivação.
FONTE: Gestão de pessoas p/ concursos. (A. Ribas e C. Salim)
GAB: CERTO
-
Eu deixei essa questão em branco na prova por não conhcer essa Teoria. Ah...se eu tivesse lido o livro da Andreia Ribas antes...
Mas agora comprei este livro e não erro mais questões desse tipo. Vivendo e aprendendo...
-
Errei por causa deste "estado psicologico crítico".
Ele quer dizer: o grau de significancia que uma pessoa percebe seu trabalho como importante, valioso e significativo dentro de uma escala de valores.
Esse estado crítico determinará o alcance dos resultados no trabalho.
Questão: CERTA.
-
4.1 Modelo de dimensões básicas da tarefa – Hackman e Oldham
As dimensões do cargo são fundamentais na QVT, pois produzem estados psicológicos críticos relacionados a resultados pessoais e de trabalho, que, se não forem adequados, podem aumentar os índices de rotatividade e absenteísmo.
Andréia Ribas.
-
Modelo das características da função, de Hackman e Oldman.
São cinco as características do trabalho que contribuem para uma função fonte de motivação:
Identidade: tarefa com princípio e fim, onde se possa observar os resultados do esforço
Variedade: Diversidade de competências necessárias para exercer a função.
Significado: impacto da função com o trabalhador executa nos outros ou na sociedade.
Autonomia: função onde o sujeito tem um grau elevado de autonomia face às tarefas que tem de realizar.
Feedback: quantidade e qualidade da informação sobre o progresso do indivíduo na execução do trabalho.
A presença destas características numa função tende a aumentar a motivação intrínseca dos empregados, bem como a satisfação geral face ao trabalho.
Porém, só indivíduos com uma necessidade de crescimento irão ter uma função com elevado potencial motivador.
Não podemos esquecer o contexto . Este é extremamente importante, pois, por exemplo, em contextos de insegurança (downsizing) a probabilidade de sucesso de uma função com estas características é reduzida, pois as preocupações principais das pessoas não se referem aos factores motivadores mas sim a factores higiénicos.
http://10g-co-cap6.blogspot.com.br/
-
O instrumento Diagnóstico do Trabalho permite a avaliação das diversas características do trabalho, das reações dos trabalhadores às suas atividades laborais e da necessidade de seu crescimento e de seu desenvolvimento. O instrumento é conformado considerando três fatores, denominados estados psicológicos críticos, capazes de influenciar a motivação no ambiente de trabalho: conhecimento dos resultados, responsabilidade pelos resultados e significado do trabalho (HACKMAN; OLDHAM, 1974, 1975).
Os estados psicológicos críticos são processos individuais. Em termos práticos, eles não podem ser influenciados pelo gerenciamento do trabalho (CHANG JÚNIOR; ALBUQUERQUE, 2002). O conjunto de fatores passíveis de avaliação e de mudança que determinam os estados psicológicos críticos: variedade da tarefa, identidade da tarefa, significância da tarefa, autonomia e feedback intrínseco foram denominados por Hackman e Oldham (1974, 1975) dimensões essenciais do trabalho. Adicionalmente, Hackman e Oldham (1974) elencaram duas dimensões suplementares, feedback extrínseco e relações interpessoais, que permitiram entender melhor o trabalho em si e o comportamento dos trabalhadores em relação ao trabalho.
Decorrentes dos estados psicológicos críticos, são produzidos os resultados pessoais e do trabalho. Os resultados são traduzidos em quatro dimensões: motivação interna ao trabalho, satisfação geral com o trabalho, satisfação com a produtividade e absenteísmo e rotatividade (HACKMAN; OLDHAM, 1974, 1975).
A necessidade de crescimento individual, correlacionada diretamente às dimensões essenciais do trabalho e aos resultados pessoais e do trabalho, fatores que precedem e são consequência dos estados psicológicos críticos, constitui, também, no Diagnóstico do Trabalho, uma dimensão de análise.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000200006
-
Deveria estar classificada como QVT - Qualidade de Vida no Trabalho
GAB:C
Principais referenciais teoricos de QVT - Hackman e Oldman; Nadle e Lawler; Walton
-
Estados psicológicos críticos... tá, um psicótico chega aos resultados mais facilmente rssssss
-
-
Essa questão nem precisa de teoria pra responder, basta ter experiência de vida
-
Psiconomeada estável
O "crítico" no contexto significa de análise.
;)
-
Modelo de dimensões básicas de Hackman e Oldhan:
Variedade de habilidades
Identidade da tarefa
Significado da tarefa
Autonomia
Feedback
-
A Teoria das Características da Função, de Hackman e Oldham, é referência para se conceber diferentes situações de trabalho.
Essa teoria sugere que existem cinco dimensões do trabalho que produzem estados psicológicos críticos no trabalhador e que resultam em um conjunto positivo de resultados, sendo elas:
Ø variedade de competências,
Ø identidade das tarefas,
Ø significado,
Ø autonomia,
Ø feedback
(mnemônico VISAF).
by neto..
-
os comentários ajudam mais que a professora
-
Gab: CERTO
Hackman e Oldham apresentam um modelo de QVT mais aprimorado. Para eles, as dimensões do cargo produzem estados psicológicos CRITICOS que conduzem a resultados pessoais e de trabalho que afetam a QVT. As dimensões do cargo são:
• Variedade de Habilidades: o cargo requer diferentes habilidades, conhecimentos e competências da pessoa.
• Identidade da Tarefa: realizar o trabalho do início ao fim. Percepção de que produz um resultado palpável.
• Significado da Tarefa: clara percepção de como seu trabalho produz consequências e impactos sobre os outros.
CHIAVENATO, Gestão de pessoas - o novo papel. 4° Ed. pág. 421.
Erros, mandem mensagem :)