SóProvas


ID
1808446
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação à classificação de documentos de arquivo, julgue o próximo item.


O princípio que norteia a classificação no âmbito dos arquivos correntes, que é a obediência às atividades e às funções do órgão produtor, deve ser mantido nos arquivos permanentes.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO CORRETA 

    Apesar de ter errado, resolvendo novamente a prova, vi que o que ele quer dizer que o principio que norteia a classificação - principio respeito aos fundos - não poderá ser alterada nos arquivos permanentes............tão simples.......
  • Errei tbem fazendo o exercício , e em seguida percebi que se tratava do princípio da proveniência : arquivos de entidades distintas , quando reunidos em mesmo local não devem ser misturados ....

  • Além do princípio  da proveniência, não poderia ser interpretado também como respeito à ordem original/primitiva ?

     

  • Acredito que a questão se refere ao Princípio da Organicidade:

    "A organicidade diz respeito a relação natural entre documentos de um arquivo, em decorrência das atividades da entidade que o acumulou. Os arquivos produzidos por entidade coletiva, pessoa jurídica ou física refletem a estrutura das atividades da sua entidade manteneora no contexto da organização dos conjuntos documentais." Prof. Darlan

    Assim, tal princípio também deve ser observado na fase permantente, a fim de possibilitar ao usuário o conhecimento do contexto no qual o arquivo está inserido.

  • Princípio da Proveniência = Respeito aos Fundos = Procedência

    Não se pode misturar documentos de instituições  ou pessoas distintas.

    A proveniência e a ordem original fundamentam a classificação e a organização dos arquivos.

  • A classificação dos documentos é um reflexo das funções e atividades desenvolvidas pela instituição.

    E sendo o objetivo fundamental dos arquivos servir de provas e fontes de informações, deve manter essa classificação dos setores de trabalhos, ou ao menos o registro da mesma, uma vez que esta informação também é valiosa para a pesquisa futura.

    Portanto o item está correto.
  • proveniência ( respeito aos fundos - similar a palavra arquivo)

    não se deve misturar arquivos de entidades/pessoas distintas

  • Na sexta leitura consegui interpretar.

  • Tentando explicar o pensamento do examinador:

    Existe uma rotina de princípios que norteiam a classificação nos arquivos correntes que é justamente a obediência às atividades/funções de quem produz a documentação. O que quero dizer é: eu não classifico respeitando os meus ideais, eu não classifico de acordo com que fulano acha que deve ser, eu classifico respeitando as atividades e as funções do órgão.

     

    Bom, a partir disso podemos entender o que o examinador quis saber do candidato: e nos arquivos permanentes? Esse princípio também deve ser respeitado? Será que não devemos classificar de acordo com as necessidades do pesquisador?

    É isso que o examinador está perguntando e a resposta é: sim, deve ser respeitado; não, não devemos classificar de acordo comas necessidades do pesquisador porque existe o contexto... e esse contexto de produção, essa organicidade. deve ser mantida. 

     

    Espero ter ajudado :)

  • CAMPANHA 

    SERENNA PROFESSORA DO QC!!

    A Nishimura da arquivologia!!!kkkkkkkkkkk

  • Nossa, redação horrível...

  • Concordo com Enoyar Sacks. Enxerguei o príncipio da ordem primitiva também. Classificação dos arquivos correntes deve ser mantida nos arquivos permanentes. 

  • Eu não entendi até agora o que a questão quis dizer!

  • O melhor comentário é o da Serenna, consegui entender após a explicação dela. Antes tinha lido, lido e achado horrível.

  • Marquei errado porque pensei que o princípio da proveniência só se aplicava ao arquivo permanente e não ao corrente, afinal trata-se do princípio de respeito ao fundo, e fundo só existe no arquivo permanente. Alguém mais?

  • A classificação dos documentos espelha as estruturas e atividades das instituições/pessoas que os produzem. Em decorrência do princípio da proveniência e respeito à ordem original, a disposição estabelecidade pela classificação dos documentos de arquivo deve ser obedecida e mantida em todas as fases de arquivamento.

     

     

  • CERTO

    O princípio da proveniência indica que os documentos devem ser organizados de acordo com as atividades exercidas pela organização. Em qualquer que seja a fase isso deve ser respeitado.

  • Questão tão ''enfeitada'' que o candidato tem que adivinhar o que o examinador quis dizer. Já tive um professor assim: Ele criava sua própria doutrina, e não estava em lugar nenhum.

    Eita viu! #Desistirjamais   

  • CERTO

     

    Simplificando:    O princípio que norteia a classificação dos arquivos correntes deve ser mantido nos arquivos permanentes. 

    E qual princípio é esse? É O DA PROVENIÊNCIA/RESPEITO AOS FUNDOS !

     

  • O princípio que norteia a classificação no âmbito dos arquivos correntes, que é a obediência às atividades e às funções do órgão produtor, deve ser mantido nos arquivos permanentesResposta: Certo.

     

    Comentário: o princípio tratado refere-se ao respeito aos fundos e ele deve ser mantido também na classificação do arquivo permanente.

  • Acredito que seja o princípio da Organicidade. Na questão diz " obediência às atividades".

  • principio da proveniencia, é mantido na guarda permanente.

  • PEÇO QUE EXPLIQUEM, SE ESTIVER EGANADO, MAS ISSO É CERTO SE ACONTECER UM RECOLHIMENTO COMPULSÓRIO. 

     

    UM ABRAÇO IRMÃOS !

  • A classificação dos documentos é um reflexo das funções e atividades desenvolvidas pela instituição.


    E sendo o objetivo fundamental dos arquivos servir de provas e fontes de informações, deve manter essa classificação dos setores de trabalhos, ou ao menos o registro da mesma, uma vez que esta informação também é valiosa para a pesquisa futura.


    Portanto o item está correto.(PROFESSOR: Mayko Gomes)

  • PRINCÍPIO DA ORGANICIDADE: 

     

    A organicidade representa a inter-relação dos documentos de arquivo e o vínculo existente entre estes e as funcões e atividadeS que lhes deram origem, de forma que um documento isolado do seu contexto de produção perde muito do seu significado. 

     

    Assim, a afirmativa da questão poderia ser reescrita do seguinte modo: 

     

    O princípio DA ORGANICIDADE, que é a obediência às atividades e às funções do órgão produtor, norteia a classificação no âmbito dos arquivos correntes E TAMBÉM deve ser mantido nos arquivos permanentes.

  • PRINCÍPIO DA ORGANICIDADE

  • CERTO, pois a manutenção deste princípio nas outras fases será de suma importância para a estruturação do arranjo na fase permanente, caso haja uma futura aquisição via recolhimento.

    CESPE/TJAM/2019 - Apesar de atender às demandas administrativas de uma organização, o princípio que norteia a classificação dos arquivos correntes perde utilidade para aplicação no arquivo permanente. ERRADO

    Bons estudos.

  • SIMPLES INTERPRETAÇÃO DE TEXTO! Vamos lá...

    Questão:

    O princípio que norteia a classificação no âmbito dos arquivos correntes, que é a obediência às atividades e às funções do órgão produtor, deve ser mantido nos arquivos permanentes.

    O que ela quis dizer:

    Além de nortear o âmbito dos arquivos correntes, A OBEDIÊNCIA ÀS ATIVIDADES E ÀS FUNÇÕES DO ÓRGÃO PRODUTOR, também deve ser mantido/respeito nos arquivos permanentes.

  • Ou seja, princípio da organicidade, mantendo também a sua função e servindo à administração.

    GAB CERTo

  • Não tem pra onde fugir galera. A questão foi tirada do livro da Bellotto. Examinador praticamente copiou o que tava lá. Como a questão está sem contexto, ficamos com dúvidas. Vou colocar o trecho completo aqui.

    "O perigo de que os que iniciam nos estudos arquivísticos pudessem deduzir que arranjo e classificação são operações distintas levou os estudiosos da terminologia arquivística brasileira a considerar que o termo "classificação" deve ser usado para documentos tanto em idade corrente quanto em idade permanente. Entretanto, na prática arquivística brasileira, tem permanecido o uso do vocábulo "arranjo" para designar a organização dos documentos nos arquivos de terceira idade. O importante é que o princípio que norteia a classificação no âmbito dos arquivos correntes - a obediência às atividades e às funções do órgão produtor, não se perca. Mesmo havendo as naturais lacunas decorrentes da aplicação das tabelas de temporalidade, o arranjo deve respeitar a classificação de origem, apenas admitindo-se algumas adaptações no caso dos documentos recolhidos sistematicamente."

    Fonte: Livro Arquivos Permanentes (Ed 4, págs 135-136)

    Espero ter ajudado :)