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ID
1808650
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca dos fundamentos históricos e teórico-metodológicos do serviço social e de sua institucionalização no Brasil.

No serviço social, compreende-se modernamente a questão social como uma manifestação, no cotidiano da vida social, da contradição entre o proletariado e a burguesia e defende-se a tese de que as respostas às expressões da questão social passam pelo fortalecimento do exercício da caridade.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    No serviço social, compreende-se modernamente a questão social como uma manifestação, no cotidiano da vida social, da contradição entre o proletariado e a burguesia - até aqui correto.

     E defende-se a tese de que as respostas às expressões da questão social passam pelo fortalecimento do exercício da caridade. - Princípio Neoliberal.

  • Gab.: Errado.

    Caridade não combina com atuação moderna do Assistente Social.

  • Errado, apesar do Estado mínimo (contexto neoliberal), as respostas não se encontram embasadas na caridade, mas  em políticas públicas que buscam minimizar as desigualdades.

  • Para dar respostas as questões sociais foi preciso criar as POLÍTICAS SOCIAIS. As POLÍTICAS SOCIAIS SÃO RESULTADOS DA QUESTÃO SOCIAL. É A QUESTÃO SOCIAL QUE CRIA AS POLÍTICAS SOCIAIS.

  • Se a questão fizesse referencia ao primórdios da atuação do AS ai sim, mas como quadro atual a questão social não pode ser tratada como caridade, e sim como questão de política.

  • MAMÃO COM AÇUCAR, NEM PARECE CESPE...

  • Caridade é uma questão desse nível na prova da Defensoria, isso sim!

  • caridade ? rs

  • A questão social é expressão da relação contraditória entre capital e trabalho, na qual tem-se a exploração de uma classe sobre a outra. Nessa relação, enquanto uma classe minoritária detêm os meios de produção, a outra para sobreviver possui somente sua força de trabalho para vender em troca de determinada remuneração. Desse modo, apesar da classe trabalhadora também produzir riqueza, a remuneração que a mesma recebe é muito aquém do real valor produzido, sendo que essa riqueza será acumulada por um minoria, a classe dominante. É a partir desse contexto que tem-se a pauperização massiva da classe trabalhadora e a sociabilidade capitalista passa a (re) produzir incessantemente as expressões da questão social, sendo que esta última é inerente ao modo de produção capitalista. Assim, a questão social não é suprimível na ordem capitalista, no entanto, suas expressões podem ser amenizadas ou radicalizadas, dependendo de cada contexto. Com isso, pode-se afirmar que o Serviço Social contemporâneo defende que as respostas às expressões da questão social sejam realizadas por meio das políticas sociais. Além disso, ao buscar o fortalecimento da classe trabalhadora e de suas lutas, pode-se alcançar também a formulação e efetivação de políticas sociais e formas de responder as refrações da questão social por meio de salários indiretos, benefícios, distribuição da riqueza socialmente produzida por meio de benefícios de transferência de renda, dentre outros. A caridade não representa uma forma positiva de responder as sequelas da questão social pois esta acaba por reforçar as relações sociais capitalistas e os pensamentos conservadores que individualizam a questão social, culpabilizando o próprio indivíduo por sua condição e desonerando o Estado e o capital de responderem a essas expressões que são gênese dessa sociabilidade.


    RESPOSTA: ERRADO
  •  

    A concepção de questão social mais difundida no Serviço Social é a de CARVALHO e IAMAMOTO, (1983, p.77):

    “A questão social não é senão as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do Estado. É a manifestação, no cotidiano da vida social, da contradição entre o proletariado e a burguesia, a qual passa a exigir outros tipos de intervenção mais além da caridade e repressão”.

  • Bom di@!

    A perspectiva endogenista, para Montaño, sustenta a origem do Serviço Social na evolução, organização e profissionalização das formas “anteriores” de ajuda, da caridade e da filantropia, vinculada agora à intervenção na “questão social”. Assim, as bases da profissão datam das primeiras formas de ajuda, encontrando-se geralmente nas obras de Tomas de Aquino e Vicente de Paula, alguns dos primeiros precursores da Assistência Social.  Entende-se que esta tese retroage sua análise à Idade Média ou até à origem da história.


    Ver : A Natureza do Serviço Social.


     

  • O serviço social laicizou-se e não mais está vinculado às práticas de caridade e filantropia. 

  • Um(a) Assistente Social errar uma questão dessa, deve voltar pra Faculdade!!!

  • A contradição é entre capital x trabalho. Quanto ao fortalecimento não está relacionado a caridade. Essa base caritativa é da gênese da profissão.

  • ERRADA..

    -->Guerra (2007)17, em seu artigo que discute os fundamentos da ordem social burguesa como base para a compreensão do surgimento da "questão social" e suas consequências ideológicas e políticas, traz a concepção de Iamamoto e Netto, de que o Serviço Social não se desenvolve a partir das práticas filantrópicas ou caritativas: a profissão não é uma decorrência da racionalização das práticas de assistência prestadas por voluntários, tampouco é produto da vontade destes em dar um caráter sistemático às práticas assistenciais (IAMAMOTO; CARVALHO, 1986; NETTO, 1996).

    As mediações que configuram uma conjuntura sócio-histórica, propícia ao surgimento do Serviço Social, são de outra natureza e estão vinculadas às transformações operadas pelos monopólios na sociedade capitalista.

    A “questão social” adquire centralidade no exercício profissional, a partir da intervenção do assistente social, nas suas expressões tradicionais e novas, consideradas como manifestação de um tipo de relação de subalternidade do trabalho ao capital.

    --Essa intervenção não se dá pelo exercício da caridade, mas pela via das políticas sociais, enquanto modalidade instituída pelo Estado burguês, as quais, por sua vez, são de natureza contraditória, visto que, de um lado, buscam o consenso entre as classes, por parte do Estado e, de outro, são resultado das lutas sociais empreendidas pela classe trabalhadora.

    FONTE;ESTRATÉGIA