SóProvas


ID
1808665
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O movimento de reconceituação é caracterizado como um processo de desconstrução de um paradigma dominante na formulação teórica e prática do serviço social, em favor da construção de um paradigma alternativo. Com relação a esse assunto e às influências teórico-metodológicas do serviço social, julgue o item que se segue.

A reconceituação foi um movimento de ruptura que permitiu ao assistente social se aproximar do significado aparente de sua atividade.

Alternativas
Comentários
  • PELO CONTRÁRIO!

    Agregou um complexo de novas determinações e mediações essenciais para elucidar o significado social do trabalho do assistente social – considerado na sua unidade contraditória de trabalho concreto e abstrato – enquanto exercício profissional especializado que se realiza por meio do trabalho assalariado alienado. Esta condição sintetiza tensões entre o direcionamento que o assistente social pretende imprimir ao seu trabalho concreto – afirmando sua dimensão teleológica e criadora -, condizente com um projeto profissional coletivo e historicamente fundado; e os constrangimentos inerentes ao trabalho alienado que se repõem na forma assalariada do exercício profissional.

  • ERRADO. O movimento de reconceituação busca a superação do serviço social tradicional marcado pelo paradigma do estrutural-funcionalista

  • com o movimento de reconceituação o assistente social se aproximou do significado REAL de sua atividade, e não aparente.

  • "Aparente" muito esquisito.

  • Significado real, social da sua atividade.

  • Desde quando vai passar por um processo de reconstituição de romper com o tradicional e PARA/COM FINALIDADE de aproximar de "aparencias"? 


    Errado!


    Vai romper com o tradicional e pronto!

  • Errada, não é aparente, mas significado real.

  • Analisando a questão:

    O movimento de reconceituação foi um processo ocorrido na América Latina que buscou a superação do Serviço Social tradicional e questionou a prática profissional buscando compreender o real significado da profissão e sua função. Foi um movimento fomentado pelo cenário político e social e pela emergência de atores sociais, que questionou o imperialismo norte-americano nos países latinos, a ineficácia das respostas profissionais, visto que a pauperização crescia cada vez mais nesta região e a buscou conhecer o verdadeiro e real papel do Serviço Social frente a condição subalterna dos países latinos americanos. Desse modo, foi um movimento de ruptura com o tradicionalismo que obteve diversas conquistas para a profissão assim como equívocos e possibilitou ao assistente social se aproximar do verdadeiro significado de sua atividade. Como conquistas, podemos elencar a elucidação da dimensão política da profissão, eliminando a concepção de neutralidade imposta pelo conservadorismo; o intercâmbio crítico com as ciências sociais e a aproximação ao marxismo, apesar dos problemas iniciais; e também a superação de ser o profissional um mero executor de políticas sociais (NETTO, J. P. O movimento de reconceituação: 40 anos depois. Rev. Serv. Social e Sociedade. nº 84 - ano XXVI - nov./2005).

    RESPOSTA: ERRADO
  • Não faz sentido um Movimento apenas para agregar um significado aparente a profissão... Mais sim faz todo sentido... a busca por um significado REAL da profissão... deixando assim o tradicionalismo/conservadorismo pra traz..

  • Significado REAL e não aparente! Errado
  • A questão é uma pegadinha!!

    O erro está qd fala de PERSPECTIVA POSITIVISTA, o correto é PERSPECTIVA MODERNIZADORA!!!

  • Bom di@, coleguinh@s!

     

     A  questão ora em discurso trata da Tese da Identidade Alienada,cunhada por Martinelli (1989),esta foi pioneira ao debate sobre  o tema da “identidade e alienação no Serviço Social”, com o propósito último de descobrir os nexos de articulação entre o capitalismo e a profissão, ou seja, “compreender o real significado da profissão na sociedade do capital e sua participação no processo de reprodução das relações sociais.

     

    Resposta: ERRADO

     

    Iamamoto, Marilda Villela. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. São Paulo: Cortez, 2010.

  • A reconceituação foi um movimento de ruptura que permitiu ao assistente social se aproximar do significado REAL e NÃO aparente de sua atividade. Agregando um complexo de determinações e mediações elucidando o significado social do trabalho.

  • Aproximação do significado real,e não aperente como a questão afirma.

  • Nos aproximou do significado REAL da profissão e não aparente.