-
CERTO. A instrumentalidade pressupõe a leitura da realidade, e não apenas a dimensão técnica-operativa, portanto devemos ir além desta dimensão !!
-
GABARITO: CERTO
"A primeira vista, o tema instrumentalidade no exercício profissional do assistente social parece ser algo referente ao uso daqueles instrumentos necessários ao agir profissional, através dos quais os assistentes sociais podem efetivamente objetivar suas finalidades em resultados profissionais propriamenteditos. Porém, uma reflexão mais apurada sobre o termo instrumentalidade nos faria perceber que o sufixo “idade” tem a ver com a capacidade, qualidade ou propriedade de algo. Com isso podemos afirmar que a instrumentalidade no exercício profissional refere-se, não ao conjunto de instrumentos e técnicas (neste caso, a instrumentação técnica), mas a uma determinada capacidade ou propriedade constitutiva da profissão, construída e reconstruída no processo sócio-histórico." GUERRA, Y.
Bons estudos!
-
Conforme Yolanda Guerra (A instrumentalidade no trabalho do Assistente Social. In: Cadernos do Programa de Capacitação Continuada para Assistentes Sociais. Capacitação em Serviço Social e Políticas Social. CFESS/ABEPSS-UNB, 2000. Disponível on line), a instrumentalidade no exercício profissional do assistente social não está relacionada ao instrumental técnico-operativo, mas sim à capacidade do profissional de dar respostas as demandas que lhe são apresentadas. Assim, a instrumentalidade é o que confere ao Serviço Social o seu reconhecimento social por permitir que a profissão dê respostas às demandas e alcance as finalidades desejadas. Portanto, a instrumentalidade é a capacidade de sair da intencionalidade e alcançar os objetivos concretos, a partir da modificação e da utilização das condições, dos instrumentos e dos meios disponíveis no exercício profissional. A instrumentalidade é histórica e dialética, sendo assim, é construída ao longo do tempo e de acordo com as relações sociais estabelecidas.
RESPOSTA: CERTO
-
CERTO!
-
A assertiva está de acordo com o que diz Guerra em “A instrumentalidade no trabalho do assistente social”, na qual afirma que a instrumentalidade no exercício profissional refere-se, não ao conjunto de instrumentos e técnicas (neste caso, a instrumentação técnica), mas a uma determinada capacidade ou propriedade constitutiva da profissão, construída e reconstruída no processo sócio-histórico.
Siga-nos nas redes sociais!
Facebook: facebook.com/euassistentesocial/
Instagram: @euassistentesocial
Twitter: @Euassistenteso1
Acompanhe o blog: euassistentesocial01.blogspot.com.br/
Site: www.euassistentesocial.com.br
-
Segundo Guerra, a instrumentalidade no exercício profissional refere-se a determinada capacidade ou propriedade constitutiva da profissão, a qual é construída e reconstruída no processo sócio-histórico, e não à instrumentação técnica da profissão, que diz respeito ao conjunto de seus instrumentos e técnicas.
Leia ao artigo : A INSTRUMENTALIDADE DO SERVIÇO SOCIAL DE YOLANDA GUERRA
-
Gabarito Certo
Instrumentalidade ( capacidade, habilidade, qualidade ou propriedade de algo, sendo resultado de múltiplas determinações hitórico-sociais)
#
Instrumentação técnica (instrumentais como: visitas domiciliares, entrevistas, palestras, reuniões, etc.).