SóProvas


ID
1808758
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito da questão social, dos direitos de cidadania, do serviço social, e das formas de expressão e de enfrentamento do profissional de serviço social, julgue o item que se segue.

Os espaços sócio-ocupacionais do assistente social contêm elementos que atuam simultaneamente como reprodutores e superadores da ordem capitalista, e abrangem a amplitude de seus espaços ocupacionais, os setores empresariais, os de origem na sociedade civil, além daqueles derivados da implementação das políticas sociais do Estado.

Alternativas
Comentários
  • Assim o espaço profissional não pode ser tratado exclusivamente na ótica da demandas já consolidadas socialmente, sendo necessário, a partir de um distanciamento crítico do panorama ocupacional, apropriarse das demandas potenciais que se abrem historicamente à profissão no curso da realidade. 

    Mas a diretriz a ser resgatada, e que me parece cara ao debate sobre os espaços ocupacionais, é o fato de que eles contêm elementos simultaneamente reprodutores e superadores da ordem, abrangendo tanto os espaços ocupacionais resultantes da ação do empresariado e de segmentos específicos da sociedade civil, quanto os derivados da implementação das políticas sociais de Estado e os acionados pela direção das organizações das classes trabalhadoras, todos eles sujeitos ao impacto das tensões de classe, através de mediações específicas (IAMAMOTO, 1992: p. 108-109)

    Em síntese, importa reconhecer o fio contraditório que percorre os fenômenos históricos e as instituições que abrigam o trabalho profissional, como lente privilegiada para a leitura dos espaços ocupacionais. 

    Os espaços sócio-ocupacionais do assistente social Marilda Villela Iamamoto

  • As Instituições do estado que implementam políticas sociais, os setores empresariais, os de origem na sociedade civil, ESPAÇOS SÓCIO-OCUPACIONAIS, onde se materializam o trabalho dos assistentes sociais, são espaços contraditórios, não atendem apenas os interesses do capital, mas atendem também os interesses da categoria trabalho, pois as categorias capital e trabalho se relacionam dialeticamente. Obs. Nós, AS, temos uma relativa autonomia. 

  • http://www.cfess.org.br/arquivos/SEMINARIO_SS_no_SUAS(2009).pdf