SóProvas


ID
1809058
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Acerca dos procedimentos e testes de auditoria no setor público, julgue o seguinte item. 

A correta aplicação dos procedimentos de auditoria por parte do auditor elimina o risco de detecção.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO  


    A correta aplicação dos procedimentos diminui o risco de detecção, mas não o elimina por completo.


    NBC TA: "Risco de detecção é o risco de que os procedimentos executados pelo auditor para reduzir o risco de auditoria a um nível aceitavelmente baixo não detectem uma distorção existente que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções."


    NBC TA: " O risco de detecção, porém, só pode ser reduzido, não eliminado, devido às limitações inerentes de uma auditoria. Portanto, sempre existe risco de detecção."

  • nao existe o risco "zero"

  • Errado.

     

    Comentário:

    [...]

    A aplicação dos procedimentos especificados na ordem de serviço não garante, necessariamente, a detecção de toda impropriedade ou
    irregularidade. Portanto, a identificação posterior de situação imprópria ou irregular, ocorrida no período submetido a exame, não significa que o trabalho tenha sido inadequado.

     

    Prof. Claudenir Brito

  • SEMPRE HAVERÁ RISCO

  • eliminação de risco.... isso non ecxiste

  • NBC TA: "Risco de detecção é o risco de que os procedimentos executados pelo auditor para reduzir o risco de auditoria a um nível aceitavelmente baixo não detectem uma distorção existente que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções."

    NBC TA: " O risco de detecção, porém, só pode ser reduzido, não eliminado, devido às limitações inerentes de uma auditoria. Portanto, sempre existe risco de detecção."

    GABARITO ERRADO

  • Não elimina. Apenas reduz. Não existe risco zero em auditoria.

  • Fala pessoal! Tudo beleza? Prof. Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre procedimentos de auditoria.

    Os procedimentos de auditoria são as técnicas utilizadas pelo auditor para obter evidências. Os procedimentos são realizados na fase de Execução e eles diminuem o risco de detecção.

    Uma auditoria possui risco, o chamado Risco de Auditoria, que é o risco de o auditor emitir um relatório não adequado às circunstâncias, isto é, o risco de o auditor "falar besteira".

    Este Risco de Auditoria é decomposto em três partes: 

    Risco Inerente (RI): Risco do objeto auditado. Representa o "risco bruto" desconsiderando os controles internos aplicáveis. 

    Risco de Controle (RC): Risco do objeto auditado. Representa o risco de os controles aplicáveis ao objeto falharem (ou seja, não prevenirem ou detectarem distorções no objeto auditado). 

    Risco de Detecção (RD): Risco do auditor. Representa o risco de o auditor "comer mosca", isto é, o de ele não identificar distorções existentes.

    Repare que o Risco Inerente e o Risco de Controle não dependem do auditor. Isto é, não há nada que ele possa fazer para reduzir o RI e o RC.

    O único risco que o auditor pode fazer alguma coisa é o RD. Para reduzir o RD, ele aplica procedimentos de auditoria mais aprofundados (que as normas chamam de natureza, época e extensão dos procedimentos).

    Ao aplicar procedimentos mais aprofundados, o auditor tem mais chance de identificar distorções existentes, isto é, mais chance de reduzir o RD.

    No entanto, uma auditoria sempre estará sujeitas a risco. Ou seja, não há como eliminar o risco de auditoria. Assim, o risco pode sempre ser muito baixo, mas nunca será igual a 0.

    Assim, a correta aplicação dos procedimentos, por melhor que seja, poderá reduzir em muito o risco de detecção, mas não conseguirá zerá-lo. Em outras palavras, é possível reduzir o RD, mas não é possível eliminá-lo.


    Gabarito do Professor: ERRADO.