-
Gabarito: ERRADO
A inspeção é o instrumento utilizado para suprir omissões e lacunas de informações, esclarecer dúvidas ou apurar denúncias ou representações. Normalmente é utilizada quando há ausência de informações a respeito de determinado assunto.A meu ver, o instrumento de fiscalização a ser utilizado no caso em tela é a auditoria.
-
As auditorias obedecem a plano específico e objetivam: obter dados de natureza contábil, financeira, orçamentária e patrimonial; conhecer a organização e o funcionamento dos órgãos e entidades, avaliar, do ponto de vista do desempenho operacional, suas atividades e sistemas; e aferir os resultados alcançados pelos programas e projetos governamentais.
As inspeções, por sua vez, visam suprir omissões e lacunas de informações, esclarecer dúvidas ou apurar denúncias quanto à legalidade e à legitimidade de atos e fatos administrativos praticados por responsáveis sujeitos à jurisdição do Tribunal.
http://portal.tcu.gov.br/institucional/conheca-o-tcu/competencias/inspecoes-e-auditorias.htm
-
NAGs 4402.2.6 – Inspeção física: é o ato físico de verificação, atento e minucioso do
objeto (ex. bens móveis e imóveis) sob exame, dentro ou fora das instalações
do ente auditado, observando-o no seu aspecto estrutural, com o objetivo
precípuo de constatar a sua existência, características ou condições físicas.
Acredito que o erro da questão está em afirmar que a inspeção é o método adequado para verificar os ativos intangíveis. Talvez retirando o termo "intangíveis" a questão tornar-se-ia correta.
Bons estudos!
-
confundiram...inspeção com auditoria
o que a questão está pedindo, é conceito de inspeção, enquanto procedimento de auditoria, a INSPEÇÃO é o exame dos registros, documentos e tangíveis, portanto o erro está em INTANGÍVEIS.
-
ERROS:
INTAGÍVEL + TROCAR INPEÇÃO FÍSICA POR INSPEÇÃO.
CONCEITOS:
Inspeção: é o INSTRUMENTO de fiscalização utilizado pelo Tribunal para suprir omissões e lacunas de informações, esclarecer dúvidas, subsidiar a análise de prestação de contas, de processos de monitoramento e apurar denúncias e representações, quanto à legalidade, à legitimidade e à economicidade dos atos de gestão praticados por qualquer responsável sujeito à sua jurisdição, se a natureza e a extensão dos fatos não exigirem a realização de auditoria.
As técnicas são ferramentas utilizadas para operacionalizar o trabalho dos auditores.
As mais usualmente utilizadas são: exame documental, inspeção física, conferência de cálculos, observação, entrevista, circularização, conciliações.
Inspeção física: é o ato físico de verificação, atento e minucioso do objeto (ex. bens móveis e imóveis) sob exame, dentro ou fora das instalações do ente auditado, observando-o no seu aspecto estrutural, com o objetivo precípuo de constatar a sua existência, características ou condições físicas.
GABARITO ERRADO.
-
para avaliar a qualidade - Inspeção
para avaliar a quantidade - Exame e Recálculo
-
Penso que é como a LIA disse.
A Resolução nº TC-122/2015 dispõe sobre a programação de fiscalização
do Tribunal de Contas e define que a mesma será composta pelos seguintes
instrumentos: Levantamento, inspeção, auditoria e monitoramento.
Essa inspeção refere-se a suprir omissões e lacunas de informações, esclarecer dúvidas e etc.
Porém, quando nos referirmos a procedimentos de auditoria interna, mais especificamente sobre os testes de observância, temos: inspeção. observação e investigação/confirmação.
Essa inspeção no teste de observância refere-se A verificação de registros, documentos e ativos TANGÍVEIS.
-
NAG 4402.2.6 – Inspeção física: é o ato físico de verificação, atento e minucioso do objeto (ex. bens móveis e imóveis) sob exame, dentro ou fora das instalações do ente auditado, observando-o no seu aspecto estrutural, com o objetivo precípuo de constatar a sua existência, características ou condições físicas.
Nota: A "inspeção física" referida na questão é um PROCEDIMENTO de Auditoria Governamental, que não se confunde com o INSTRUMENTO DE FISCALIZAÇÃO "Inspeção".
O erro da questão foi mencionar que a inspeção é um procedimento de auditoria para avaliar a qualidade e a quantidade de bens "intangíveis", uma vez que tal procedimento visa somente a constatar a existência, caracteríticas ou condições FÍSICAS do objeto sob exame.
-
O Comentário da Paula T foi o mais votado, mas está errado.
O comentário da LIA E do Paulo ferreira são os corretos.
Resumindo: - a INSPEÇÃO é o exame dos registros, documentos e tangíveis, portanto o erro está em INTANGÍVEIS. Inspeção física: é o ato físico de verificação, atento e minucioso do objeto (ex. bens móveis e imóveis) sob exame, dentro ou fora das instalações do ente auditado, observando-o no seu aspecto estrutural, com o objetivo precípuo de constatar a sua existência, características ou condições físicas.
-
Errado.
Comentário:
Dentre as técnicas de auditoria previstas na IN SFC/MF nº 01/200, podemos destacar a Inspeção Física, que é o exame usado para testar a
efetividade dos controles, particularmente daqueles relativos à segurança de quantidades físicas ou qualidade de bens tangíveis.
Ou seja, a evidência é coletada sobre itens tangíveis.
Gabarito: E
Prof. Claudenir Brito
-
Perfeito o comentário de Elter Souza.
-
Elter Souza, está correto.
A questão está falando da inspeção fisíca que faz parte da técnica de obtenção de evidência física, e não da inspeção, instrumento de auditoria governamental
-
Física = tangível = palpável... ajuda! rs
-
Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para
comentar esta questão sobre técnicas de auditoria.
Nesta questão, apesar de não ser mencionada expressamente, está sendo cobrada a IN CGU 01/2001, que é a norma que estabelece as normas de auditoria do Poder Executivo Federal. Vale lembrar que, atualmente, a IN 01/2001 está revogada pela IN CGU 3/2017.
Bom, repare que a questão fala em "procedimento de auditoria". Assim, a "inspeção", aqui, se refere à técnica de auditoria "inspeção física" e não tem nada a ver com o instrumento de fiscalização do TCU denominado inspeção (e nem poderia, já que o TCU não faz parte do Poder Executivo Federal).
Bom, acerca da inspeção física, a IN CGU 01/2001 assim se pronuncia:
"10. É necessário observar a finalidade específica de cada técnica auditorial, com vistas a evitar a aplicação de técnicas inadequadas, a execução de exames desnecessários e o desperdício de recursos humanos e tempo. As inúmeras classificações e formas de apresentação das Técnicas de Auditoria são agrupadas nos seguintes tipos básicos:
(...)
VII - Inspeção Física - exame usado para testar a efetividade dos controles, particularmente daqueles relativos à segurança de quantidades físicas ou qualidade de bens tangíveis. A evidência é coletada sobre itens tangíveis."
Portanto, a inspeção Física apenas avalia a qualidade e quantidade dos bens tangíveis. Os bens intangíveis não sofrem inspeção física, até porque é impossível inspecionar fisicamente algo que não se pode tocar.
Gabarito do Professor: ERRADO.