SóProvas


ID
1809328
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito do processo organizacional, julgue o item a seguir.

Na administração pública, uma das ferramentas utilizadas para a realização do planejamento estratégico é o BSC (balance scorecard).

Alternativas
Comentários
  • O Balance scorecard é um sistema de gestão baseado em um conjunto de indicadores de desempenho que proporcionam aos gerentes uma visão rápida e abrangente de toda a empresa, com ênfase no controle de metas estratégicas-(Alinha a estratégia a organização).

    O BSC busca equilibrio e integração entre as 4 perspectiva para se obter um objetivo(resultado).

    Na administração PRIVADA: financeiro - Cliente -Processos internos e Aprendizado e crescimento

    Na administração PUBLICA: financeiro e Cliente,necessitam ser adaptadas.

    GABARITO: CERTO

     

  • "O BSC é utilizado na implementação da estratégia, mas não na sua elaboração26

    2626 Paludo, 2013, p. 302."

    Material do prof. Hebert Almdeida, estratégia.

    Não ta fácil...

  • Gab. C

    Realização ?

    Sinônimos de Realização

     execução, concretização, adimplemento, cumprimento, preenchimento, açâo, desempenho, efeito, efetuação, exação, feitura, implemento, penhora   perpetração, suplício, produção, colheita, criação, escrito, fabrico, obra, produto, consumação, fazimento, implementação, efetivação, consolidação, operação, prática.

    Fonte: www.dicionarioinformal.com.br/realização/

     

  • Terrível Cesp.

  • BSC na administração privada - 4 perspectivas: financeira, clientes, processos internos, aprendizado e crescimento.

    BSC na administração pública - 4 perspectivas: cumprimento da missão, clientes (cidadãos), processos internos, aprendizado e crescimento.

    Fonte> Paludo, Augustinho. "Administração Pública".

  • BSC - Balanced Scorecard é uma ferramenta de planejamento estratégico na qual a entidade tem claramente definidas as suas metas e estratégias, visando medir o desempenho empresarial através de indicadores quantificáveis e verificáveis.

    A metodologia BSC foi inicialmente divulgada no ano de 1992, por Robert S. Kaplan, professor da Harvard Business School e David P. Norton, presidente da Renaissance Solutions, através de um artigo onde definiam parâmetros para avaliação e melhoramento do desempenho das empresas.

    O método consiste em determinar de modo balanceado as ligações de causa/efeito entre os quatro indicadores de avaliação das empresas, que são:

    Financeiro: criar novos indicadores de desempenho para que os acionistas possam ter melhor rentabilidade dos seus investimentos;

    Clientes: saber qual o grau de satisfação dos clientes com a empresa;

    Processos internos: a empresa deve identificar se há produtos com problemas, se foram entregues no tempo previsto e apostar na inovação dos seus produtos;

    Aprendizado e crescimento: diz respeito à capacidade e motivação do pessoal, e a um melhor sistema de informação na empresa.

    Na análise do BSC, se os quatros indicadores estiverem aplicados de acordo com os objetivos propostos pela entidade, ou seja, se estiverem equilibrados, significa que a empresa conseguirá ter um melhor desempenho, permitindo a concepção de novas estratégias.

    O BSC está relacionado com a visão e estratégia de uma empresa, duas áreas fundamentais para que a empresa tenha sucesso.

     

     

    http://www.significados.com.br/bsc-balanced-scorecard/

  • De acordo com Paludo (como bem apresentou o colega Felipe Rocha), o BSC não é utilizado para elaboração do planejamento estratégico, mas em sua gestão. O termo "realização" empregado no enunciado da questão se refere ao ato de executar ou tornar algo real, expressando a ideia de "gestão" e não de "elaboração", que implicaria na confecção ou preparo do planejamento em si. Espero ter ajudado e bons estudos! 

  • Apesar do BSC ser uma ferramenta típica da gestão estratégica, nada impede que ela possa ser usada também no planejamento estratégico. Lembrando que, para a administração pública, as ferramentas têm que ser adaptadas, pois seu objetivo central não é o lucro e sim a satisfação do cliente-cidadão.

  • Para realização, implementação, jamais para criação do planejamento estratégico. :) 

  • O Balanced Scorecard é um mecanismo para a implementação da estratégia, não para sua formulação. O foco está no alinhamento com a missão, visão e os objetivos, visando a implementação das estratégias, a satisfação do cliente, a melhoria dos processos internos e o aprendizado e crescimento organizacional.

        

    Na visão dos autores, o BSC deveria ser mais do que uma coleção de indicadores críticos. Desta forma, o BSC deve incorporar uma série de relacionamentos de causa e efeito e uma mistura de indicadores de desempenho e os vetores que levam a estes desempenhos.

         
    Ou seja, o sistema de medição deve fazer uma relação direta entre os objetivos nas várias perspectivas, de forma que eles sejam gerenciados e validados.

     

    Fonte: Rodrigo Rennó

  • O Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta de gestão que passa pela definição da estratégia organizacional, da gerência de serviços e da gestão da qualidade, implementados por meio de indicadores de desempenho. Pode-se dizer que o BSC é uma metodologia de gestão que auxilia as organizações e os seus gestores a traduzirem a estratégia em objetivos operacionais, direcionando comportamentos e desempenhos mensuráveis.

    Na Administração Pública, essa ferramenta pode ser adaptada, tendo – se por objetivo a busca do equilíbrio de funções estatais, como nas áreas da saúde, educação, geração de emprego e renda, dentre outras.

    GABARITO: CORRETO

  • "Segundo Kaplan e Norton, o Balanced Scorecard é um mecanismo para a "implementação" da
    estratégia, não para sua formulação". (implementação = realização?)

    "Atenção 1

  • Carlos Mesquita, tive a mesma dúvida, mas neste caso "...para a realização do planejamento estratégico," significa torna-lo REAL. Vejamos: se pensarmos que o BSC implanta o planejamento anteriormente definido, ele contribui para que a estratégia vire REALIDADE.

    Foi minha abordagem para resolver a questão!

  • GAB:C

    Na administração pública, uma das ferramentas utilizadas para a realização(EXECUÇÃO) do planejamento estratégico é o BSC (balance scorecard).

     

    O  BSC Foca na implementação e acompanhamento da estratégia,permite alinhar o planejamento estratégico ao operacional, integrando as unidades de negócio, de apoio, equipes e individuos em torno de metas organizacionais gerais, a apartir da utilização de um conjunto de indicadores.

  • Eles não são doidos em falar mal da administração pública. Se o BSC é moderno, então, aplica-se no setor público também.

  • CERTO

     

    Balanced Scorecard, também conhecido como BSC, consiste em um método que mede o desempenho da empresa através de indicadores. Foi desenvolvido por professores da Harvard Business School e atualmente é muito utilizado na gestão de empresas, principalmente como um complemento ao planejamento estratégico.

     

    https://blog.luz.vc/o-que-e/balanced-scorecard-conceito/

  • Balanced Scorecard (BSC)

    Conforme Kaplan e Norton (2004) o BSC auxilia as organizações a planejar e entender sua estratégia de forma “balanceada”, não se limitando somente à definição de objetivos e metas estratégicas únicas e exclusivamente financeiras. É mais do que um novo sistema de indicadores. Empresas inovadoras o utilizam como a estrutura organizacional básica de seus processos gerenciais (KAPLAN e NORTON, 2004, p.20). Desta forma, o Balanced Scorecard tornou-se um instrumento importante para esclarecer e traduzir a visão e a estratégia, comunicar e unir objetivos estratégicos e, para mensurar, planejar, estabelecer metas e promover sintonia das iniciativas, definir prioridades, fomentar o feedback estratégico por meio da monitoração contínua e reavaliação da estratégia com base em resultados e custos da capacidade produtiva (LIMA, 1997).

    Para Michael Hammer (apud LIMA, 1997, p. 59) "a principal virtude do Balanced Scorecard é desmistificar a mensuração do desempenho, integrando-a ao gerenciamento estratégico."

    O Balanced Scorecard é um Painel Balanceado de Indicadores, conceito desenvolvido por Robert Kaplan e David Norton que detectaram que o controle dos resultados baseados em indicadores financeiros não mais atendia. A geração de valor dependia do acompanhamento do desempenho estratégico organizacional através da medição de indicadores de desempenho. Serve como instrumento de alinhamento entre o planejamento estratégico e o operacional. Compreende a tradução da visão e da estratégia de uma organização em um conjunto integrado de objetivos e indicadores de desempenho que formam a base para um sistema de gerenciamento estratégico e de comunicação.

    Perspectivas do BSC - Kaplan e Norton (2004) apresentam quatro perspectivas de mensuração do desempenho: financeira, do cliente, dos processos internos da empresa e de aprendizagem e crescimento.

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes

  • Realização do planejamento????

  • Poxa! Quanto mais estuda mais erra essa matéria!?

    Essa gabarito está errado! Deuses do concursos (bancas) pouco sem importam.

    Trecho livro: "O BSC é uma ferramenta de implementação da estratégia, não para sua formulação".

    Neste mesmo sentido, a FCC se posicionou como incorreto dizer que o BSC serve para a formulação/realização do planejamento na Q444320

    Fonte: Administração Geral e Pública - Teoria Contextualizada em questões - Pg 354

    ʕ•́ᴥ•̀ʔっ INSS 2020/21.

  • O Balanced Scorecard é uma ferramenta de implantação da estratégia, ou seja, ele, de fato, ajuda na realização daquilo que foi previsto no planejamento estratégico.

    Alguns candidatos sentiram dificuldade nesse enunciado por interpretarem realização do planejamento estratégico como formulação ou elaboração do planejamento estratégico.

    Na verdade, realizar o planejamento estratégico consiste em colocá-lo em prática, isto é implementá-lo. Nesse sentido, o BSC é uma ferramenta apropriada.

    Gabarito: CERTO

  • O Balanced Scorecard – BSC (traduzido como Indicadores Balanceados de Desempenho) é uma metodologia de gestão estratégica desenvolvida, em 1992, por dois professores da Harvard Business School (HBS): Robert Kaplan e David Norton. Essa metodologia está voltada para o futuro da empresa, uma vez que alinha missão, visão e estratégia em um conjunto equilibrado de indicadores (financeiros e não financeiros).

    O BSC prioriza o equilíbrio organizacional com um mecanismo de implementação da estratégia. Para isso, ele prioriza quatro perspectivas: financeira; clientes; processos internos; e aprendizado e crescimento.

    A primeira perspectiva aborda-se questões relacionadas à saúde financeira da empresa, como: lucratividade, fluxo de caixa e retorno sobre investimentos.

    A segunda perspectiva aborda aspectos do mercado, ou seja, como o cliente vê a organização. Nessa análise dos clientes, verifica-se se os produtos e serviços estão de acordo com a missão da organização ou se atendem às necessidades dos clientes.

    A terceira perspectiva, Processos Internos, refere-se ao negócio em si. Essa perspectiva analisa todos os processos de gestão que criam valor para os clientes, que podem aumentar a produtividade e que trazem melhores resultados para a empresa. São indicadores dessa perspectiva: qualidade, produtividade, inovação, logística etc. A Perspectiva de Aprendizado e Crescimento refere-se à capacidade de a empresa melhorar continuamente. Essa perspectiva abarca principalmente os ativos intangíveis da organização, como: pessoas, informações, conhecimento, clima e motivação.

    Em face do exposto, podemos afirmar que a alternativa em análise está correta.


    Gabarito do Professor: CERTO.