-
Controle ou controlo é uma das funções que compõem o processo administrativo. A função controlar consiste em averiguar as atividades (projetos atividades) efetivas, se estão de acordo com as atividades e seus projetos originais, que foram planejadas.
Oliveira (2005, p. 427) explica que controlar é comparar o resultado das ações, com padrões previamente estabelecidos, com a finalidade de corrigi-las se necessário.
Segundo a obra original de Fayol, é no controle que se resulta a função administrativa, conhecida pela sigla "POCCC", onde é identificado no primeiro "C(da sigla)", ou seja, parte da resultante desenvolvida a partir do terceiro "C(da sigla)". Onde sempre o administrador, partindo do necessário planejamento e organização estabelecidos, tem a possibilidade de então, identificar, analisar, avaliar e controlar a resultante de sua obra planejada.
Wikipédia, a enciclopédia livre.
-
E desde quando indicador é ferramenta? Indicador é Parâmetro de medida, na cabeça do examinador é ferramenta.
-
Indicador de desempenho é o parâmetro e o critério de avaliação previamente estabelecidos que permitem a análise da realização, bem como da evolução dos resultados das instituições públicas. Para realizar o controle e avaliação, bem como o aprimoramento de suas atividades, a administração pública precisa utilizar indicadores de desempenho que permitam análise e auxiliem no estabelecimento das estratégias e ações a serem operacionalizadas para otimizar os resultados esperados.
Administração Pública - DJAUMA REBOUÇAS ed. 2014
-
O BSC foi criado para que as empresas não olhassem apenas para o passado quando monitorassem seus indicadores de desempenho. Pensando no futuro, surgiu então uma forma de tentar mensurá-lo. Segundo Kaplan, Norton (1997) essa ferramenta de gestão traduz a visão e a estratégia das empresas num conjunto abrangente de medidas de desempenho que serve como base para sistema de medição e gestão estratégica. Ou seja, ela pode ser utilizada também na função controle.
-
Indicadores de Desempenho são elementos essenciais para o controle dos resultados alcançados pelos gestores públicos e privados e são imprescindíveis ao planejamento, à tomada de decisão corretiva e à consecução dos objetivos organizacionais.
Fonte: Livro da Elisabete Moreira 2016 - Administração Geral e Pública. Pg. 128
-
Correto!
4 Etapas do Controle:
º Estabelecimento dos padrões (qual é o resultado esperado)
º Monitoramento de desempenho (coleta de dados)
º Comparação com o planejado
º Medidas corretivas (quando necessário)
-
A banca podia colocar ERRADO - função planejamento. Questão cabe duas respostas
-
Ferramenta, parâmetro. Quem se importa? Vamos todos morrer mesmo. :( banca do demo
-
Os indicadores são muito utilizados no monitoramento e avaliação das atividades e processos, pois facilitam a compreensão da evolução dos programas e ações governamentais. De acordo com Graças Rua: “De uma maneira simplificada, os indicadores são medidas que representam ou quantificam um insumo, um resultado, uma característica ou o desempenho de um processo, de um serviço, de um produto ou da organização como um todo. ” O gabarito é mesmo questão certa.
Rodrigo Rennó
-
Os Indicadores de Desempenho são DEFINIDOS NO PLANEJAMENTO E UTILIZADOS NO CONTROLE.
-
Gabarito - Certo.
Indicadores permitem o monitoramento e a ação corretiva, por isso é correto falar que eles são típicos da função controle.
-
Exatamente. Os indicadores são ferramentas (referências) para os mecanismos de controle.
Gabarito: CERTO
-
“controlar é o processo de assegurar a realização dos objetivos e de identificar a necessidade de modificá-los”. (MAXIMIANO, 1995, p. 61).