SóProvas


ID
1809730
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à avaliação e à gestão de desempenho humano nas organizações, julgue o item subsequente.

Erro de recenticidade ou de imediatismo é detectado por psicólogos nas avaliações de desempenho quando se observa opiniões ou notas emitidas por avaliadores fundamentadas em comparações recentes entre pessoas no trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Erro de recenticidade: o avaliador avalia apenas eventos recentes

  • Este erro de recenticidade não refere-se à avaliações recentes entre pessoas, mas entre os desempenhos recentes de uma determinada pessoa, desconsiderando o todo em prol de um aspecto, positivo ou negativo, mais recente do desempenho dela.

  • Erro de recenticidade ou de imediatismo é detectado por psicólogos nas avaliações de desempenho quando se observa opiniões ou notas emitidas por avaliadores fundamentadas em comparações recentes entre os desempenhos recentes de uma determinada pessoa

  • O erro de recenticidade diz respeito ao uso de informações recentes na avaliação de desempenho em detrimento de informações sobre o desempenho como um todo. Trata-se de algo diferente de falar em comparações recentes entre pessoas, o que não é o caso. 

    Fonte: Estratégia Concursos

  • Errado.


    Para mim a questão está se referindo a erro de contraste. Que é a comparação com outro individuo, e não com os padrões de desempenho.

  • ITEM ERRADO

     

    Na propensão de efeito recenticidade um superior se detém em avaliar somente os fatos mais recentes ao invés de se manter atento ao período que está sendo sugerido a ser avaliado. Este comportamento pode favorecer ou desfavorecer o colaborador, frente aos resultados que emitiu em curto prazo.

     

    A incorreção do item, portanto, está em afirmar que o erro de recenticidade acontece por comparações recentes entre pessoas no trabalho.

  • Erro de recenticidade ou falta de memória: o avaliador atém-se apenas aos últimos acontecimentos. A avaliação fica viciada, pois situações recentes de erros ou acertos interferem exageradamente na avaliação.

    A avaliação é sobre um determinado colaborador e as situação são as que se referem a ele. Não há comparação entre pessoas. Apenas é avaliado o que esse colaborador fez, deixou de fazer... pecando pelo olhar recente, ignorando o que está lá atrás.

  • Efeito de Recenticidade

    Considerar somente os fatos recentes para avaliar resultados

     

    Erro de Contraste

    Fazer uma avaliação de um sujeito comparando o resultado com a avaliação anterior de outra pessoa

    ERRADO

  • Recenticidade: O avaliador se esquece de todas as ações do avaliado e julga apenas aquelas mais recentes. 

    Por exemplo, na produtividade o funcionário que está a mais de 3 anos na empresa, sempre recebeu nota positiva, sempre entregou bons resultado. Mas no último mês esse funcionário teve resultados ruins. E na avaliação de desempenho o avaliador lembra somente desse último mês e atribui nota péssima para ele.

    Por isso, é muito importante avaliar o funcionário como um todo, e buscar entender o porquê sua avaliação caiu naquele ultimo mês, pois pode ser que ele esteja passando por algum problema emocional em casa, que esteja afetando seu resultado (a título de exemplo). Diante disso, atribuir uma nota muito baixa baseando na recenticidade pode levar o colaborador a se desmotivar mais ainda.

     Gab: Errado.

    Frase do dia: “Se quer realmente ter sucesso, saiba exatamente o que está fazendo, ame o que está fazendo e acredite no que está fazendo”.

  • Recência (Recenticidade / Imediatismo / Falta de Memória) - avaliando os aspectos e comportamento mais recentes do indivíduo, pois só lembra do mais recente.

    Contraste - avaliador se usa como referência de comparação.