-
Certo:
Chiavenato define o processo de gestão de pessoas como um conjunto integrado de processos dinâmicos e interativos.4 Assim sendo, refere-se às políticas e atividades que são utilizadas para gerir as pessoas no contexto da organização.
Dentre os objetivos da gestão de pessoas, o autor dita como principais:5
Ø Possibilitar à organização atingir seus objetivos e sua missão e visão estratégica.
Ø Atrair e manter pessoas treinadas e motivadas.
Ø Aumentar a competitividade da organização.
Ø Aumentar a satisfação das pessoas na empresa.
Ø Aumentar a qualidade de vida.
Ø Desenvolver um ambiente de mudanças.
Ø Desenvolver um ambiente ético.
FONTE:
4 Chiavenato, Gestão de pessoas: e o novo papel dos recursos humanos nas organizações, 2004.
5 Chiavenato, Gestão de pessoas: e o novo papel dos recursos humanos nas organizações, 2004.
-
A implantação de políticas e práticas de análise e descrição de cargo é primordial para o bom funcionamento da área de gestão de pessoas, pois, por meio deste sistema, é possível subsidiar o funcionamento de todos os outros sistemas de gestão de pessoas, tais como recrutamento e seleção, avaliação de desempenho, treinamento de desenvolvimento, saúde e segurança no trabalho e remuneração e benefícios.
Gestão de Pessoas para Concursos- Andréia Ribas
-
Por meio de analise e da descrição de cargos, é possível subsidiar o funcionamento de todos os outros sistemas de gestão de pessoas:
Recrutamento e seleção (provimento)- define quais atividades serão executadas e quais as qualificações necessárias;
Treinamento e desenvolvimento: direciona as ações de capacitação e subsidia o processo de levantamento de necessidade de treinamento;
Remuneração e benefícios: identifica as características do cargo e a sua complexidade para definição da remuneração adequada.
Avaliação de desempenho: define os padrões de trabalho que serão avaliados no processo de avaliação de desempenho.
Fonte: Gestão de Pessoas para Concursos- Andréia Ribas e Cassiano Ramalho Salim - 4ª edição - pág. 106
-
complementando...
Portanto, a descrição e a análise dos cargos são passos fundamentais para diversas áreas de gestão de pessoas, como o processo de recrutamento e seleção, pois irão mostrar quais serão os perfis indicados para cada cargo vago na organização. Serão importantes também para o processo de treinamento e desenvolvimento de pessoas, pois destacarão as áreas que necessitam de treinamento.
Fonte: Administração para Concursos, Prof. Rodrigo Rennó
-
EX. DENTRO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA:
CF/88, Art.39, § 1º A fixação dos padrões de vencimento e dos demais componentes do sistema remuneratório observará:
I - a natureza, o grau de responsabilidade e a complexidade dos cargos componentes de cada carreira;
II - os requisitos para a investidura;
III - as peculiaridades dos cargos.
GABARITO CERTO
-
ITEM CERTO
Os requisitos de um cargo nada mais são do que as exigências que o cargo impõe à pessoa que o ocupa sob o ponto de vista mental, físico, responsabilidades e condições de trabalho.
Estes requisitos estão associados aos processos mencionados pelo item, pois o ocupante do cargo irá passar por cada um deles. Logo, é desejável que as características do ocupante do cargo sejam compatíveis com as exigências do treinamento e da avaliação do desempenho, bem como estejam a altura da remuneração recebida e de possíveis provimentos.
Aline Simionato.
-
CERTO
Como a análise de cargos se refere ao ocupante dele, está certo dizer que é a analise que subsidia os processos de gestão de pessoas, que visa adequar as pessoas aos cargos e à evolução destes.
-
Conforme destacamos na parte teórica, há uma importância enorme nos processos de descrição e análise de cargos, já que provêm informações essenciais ao bom desempenho de recrutamentos e seleções, treinamentos, criação e manutenção de um sistema justo de remuneração e benefícios, avaliações de desempenho etc. Imagine a importância de se saber quais são os requisitos de um cargo (análise de cargos) para um processo de recrutamento e seleção, por exemplo. Assim, alguns dos objetivos da análise e da descrição de cargos são: obter subsídios à elaboração de anúncios acerca de cargos vagos na empresa, determinação do perfil para um futuro ocupante de um cargo vago, obtenção de informações necessárias ao planejamento do conteúdo de treinamentos, fixação de salários e benefícios a partir da complexidade do cargo, motivar os trabalhadores na medida em que facilita a avaliação de desempenho e esclarece expectativas da organização, obtenção de informações acerca das atividades a serem implementadas de higiene e segurança do trabalho, servir de guia para o ocupante do cargo no desempenho de suas funções e do supervisor para coordenação dos trabalhos etc. Portanto, correto.
Gabarito: C