SóProvas


ID
1809766
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito do absenteísmo nas organizações, julgue o item seguinte.

O absenteísmo pode ser minimizado com a redução da jornada de trabalho, com o trabalho em casa (home office) e, sobretudo, com a reciclagem profissional por meio do treinamento contínuo e intensivo.

Alternativas
Comentários
  • Reciclagem é um termo em desuso!

  • A pedagogia corporativa deve referir outro nome a esta altura, embora, em consulta simples pela internet nesta data, o termo reciclagem continua largamente utilizado.

  • GABARITO: CERTO

     

    Algumas práticas organizacionais podem afetar o absenteísmo do pessoal, tais como a criação de recompensas ao elevado nível de presença ou punições associadas ao absenteismo, a cultura de não acietação de ausências, a redução do horário de trabalho, a inclusão da possibilidade de trabalho em casa (home Office), flexibilização do horário de trabalho, práticas de capacitação contínua na organização e etc...

    - Carlos Xavier

  • A questão solicita conhecimentos sobre o absenteísmo do trabalho.

    O absenteísmo tem por definição a ausência do trabalhador na organização, devido a fatores como faltas, atrasos ou saídas antecipadas do serviço. E isso pode constituir como problema para organização devido a redução da jornada de trabalho e, consequentemente, a quebra de produção e lucro.

    Com isso, a organização deve estabelecer medidas que têm como prioridade reduzir ao máximo o  nível de absenteísmo organizacional. É interessante que haja investigação dessas causas de afastamento para que se possa estabelecer estratégias de intervenção. 

    Um fator que pode ser proveitoso para atingir esse objetivo é estabelecer políticas de valorização dos colaboradores, pois uma das maiores causas do absenteísmo são a falta de motivação, relações interpessoais insatisfatórias e falta de reconhecimento do trabalhador. A política de valorização permite que haja ampliação do comprometimento e responsabilidades da organização ao elevar a autoestima e motivação dos trabalhadores. O home office permite maior flexibilização das atividades do colaborador, permitindo maior engajamento ao cumprimento de suas responsabilidades, a qualquer tempo. O treinamento promove aprendizagem e atualização das tarefas frente às possíveis mudanças cotidianas e maior segurança e qualidade na produtividade da empresa.

    Dessa forma, ao permitir maior flexibilidade no trabalho com o home office e as atualizações da tarefa com o treinamento, o trabalhador pode se sentir mais engajado e motivado, o que influencia diretamente no seu absenteísmo.

    Gabarito da Professora: CERTO.