SóProvas


ID
1809790
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito dos testes psicológicos nas organizações, julgue o item que se segue.

O psicodiagnóstico miocinético de Mira y Lopez (PMK) é um teste projetivo de psicodiagnóstico, ou seja, de projeção da personalidade.

Alternativas
Comentários
  • Psicodiagnóstico Miocinético (PMK, Galland de Mira, 2002): O PMK foi desenvolvido por Mira y Lopes e apresentado à comunidade científica em 1939. Seu desenvolvimento foi baseado em técnicas expressivas com o objetivo de investigar os aspectos estruturais e reacionais da personalidade por meio de respostas psicomotoras, conforme já apresentado (Galland de Mira, 2002). A aplicação completa do teste, composto por seis folhas, é individual e não possui tempo limitado, devendo ser realizada em duas sessões com intervalo mínimo de 24 horas e intervalo máximo de sete dias (Galland de Mira, 2002). Quantitativamente, são obtidos 76 traçados que oferecem informações para diferentes traços de personalidade avaliados pelo instrumento. Em relação à apuração dos resultados, têm-se disponíveis tabelas de normas com relação ao sexo, e os escores brutos são convertidos em tetrons na classificação final. Outras tendências psicológicas relacionadas ao tipo de movimento podem ser identificadas por meio da análise qualitativa dos traçados, tais como a excitabilidade ou inibição, ansiedade ou angústia, nível ideomotor, impulsividade e outros aspectos decorrentes da avaliação qualitativa dos traçados do indivíduo. A expressão nível ideomotor foi utilizada por Mira y Lopez para designar o grau de inteligência abstrata e espacial referente à capacidade do indivíduo de se orientar no espaço (Galland de Mira, 2002).

    A tarefa é constituída de uma série de estímulos gráficos que o examinando deve reproduzir em diferentes planos do espaço (horizontal, vertical e sagital), usando um lápis, ora vendo (fase de treinamento), ora com um anteparo na frente de seus olhos, o que impede que realize um controle visual sobre a configuração do traçado. Utiliza-se a mão dominante e, posteriormente, a não-dominante e, também, ambas as mãos para a realização dos traçados. A justificativa para a observação dos movimentos das duas mãos é que, de acordo com o princípio da dissociação miocinética subjacente ao desenvolvimento do teste, há diferenças entres os dois hemisférios cerebrais no que tange às manifestações temperamentais (Galland de Mira, 2002). A metade dominada (mão esquerda para os destros e mão direita para os canhotos) está relacionada à manifestação das intenções e atitudes básicas, instintivas e temperamentais do indivíduo. Já a metade dominante (mão esquerda para os canhotos e mão direita para os destros) expressa atitudes atuais e conscientes do indivíduo.

  • Erro ao afirmar que é um teste projetivo.

  • O PMK é um teste projetivo sim, não entendi o erro da questão. Alguém poderia esclarecer?

  • O teste consiste na avaliação de traços e desenhos feitos com lápis para a avaliação da personalidade. Acredito que o erros esteja no projeção de personalidade

  • O psicodiagnóstico miocinético de Mira y Lopez (PMK) é um teste expressivo e não projetivo da personalidade. 

    Gabarito: ERRADO! 

  • O Psicodiagnóstico Miocinético (PMK) é um teste gráfico expressivo usado em todo o Brasil para a avaliação da personalidade.

    http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-73142004000200006&lng=pt&nrm=iso

  • Não só não é um teste projetivo (e sim expressivo), como também não é utilizado apenas em situação de psicodiagnóstico. E....... projetivo de psicodiagnóstico (?) = projeção da personalidade ???

  • Para Mira y López (MIRA, 1987) as técnicas expressivas apresentam uma singularidade bem específica. Elas abrangem todas aquelas técnicas onde as expressões da personalidade poderiam ser registradas através de meios audiovisuais, incluindo além das técnicas grafológicas e miocinéticas, fonográficas,        fisiognomônicas, assim como todos os registros feitos com filme e fotografias, além daquelas técnicas que registram reações de natureza fisiológica (cutâneas, respiratórias, circulatórias, metabólicas, eletroencefalográficas). Segundo este autor, estas técnicas permitiriam a exploração da personalidade, mas nelas o sujeito não se projetaria. As pessoas concentram-se em si mesmas; elas se comportam como podem, com suas reações habituais, que independem de uma vontade consciente. São técnicas que não utilizam a linguagem falada, e onde o sujeito não pode intervir no resultados porque este escapa ao seu controle consciente.

    (...)

    Para melhor esclarecer seu ponto de vista, ele acaba recorrendo a uma distinção feita anteriormente por Bellak e Symonds, que achamos interessante reproduzir aqui. Para estes autores existiriam três tipos de testes:

    1] Técnicas expressivas - onde o sujeito fica inteiramente livre, não apenas em relação às instruções como também em relação ao material proposto. Porém, ao adotar esta posição, algumas técnicas expressivas ficam sem localização, já que para algumas técnicas expressivas existem regras objetivas. Em relação aos desenhos do tipo HTP, Desenho do Animal, Desenho da Escola, certos critérios são padronizados: as instruções são as mesmas, a folha ofício é padrão, assim como o lápis número dois, configurando um mínimo de objetividade no material. É preciso lembrar que adaptaçãoexpressão e projeção  estão sempre presentes quando as técnicas expressivas se referem aos desenhos. Em termos do comportamento adaptativo, vai ser preciso considerar se frente à solicitação da tarefa o sujeito reagiu de forma adequada, além de verificar a adequação aos padrões de idade, sexo, grupo cultural, etc. Em relação ao comportamento puramente expressivo, é preciso analisar o estilo particular que se prende à produção do sujeito. Finalmente, em termos projetivos, vai ser necessário verificar os conteúdos simbólicos atribuídos aos desenhos. Estas abordagens são complementares, e precisam ser analisadas com cuidado.

    http://psyerp.blogspot.com.br/2013/07/o-conceito-de-expressao.html

  • Olá meus colegas psicólogos. Não vou fazer nenhum comentário sobre a questão. Só vou pedir que cada um de vocês ao acabar de resolver as questões indiquem as questões referentes a psicologia pra comentário do professor. Assim quando o site receber inúmeras indicações para comentário se sentirá na obrigação de colocar professores para nos aulxiliarem facilitando nossos estudos. Vamos nos unir e continuar estudando, pois nossa aprovação estará cada vez mais perto. Agradeço e bons estudos a todos(as).

    Forte abraço!

    Jady Almeida

  • "O teste focaliza alguns aspectos grafólogicos e outros, relacionados a movimentos musculares expressivos....A técnica, portanto, investiga a relação mensurável entre fatores de personalidade e tônus muscular. É geralmente classificado como uma técnica expressiva, tendo também potencial como método projetivo." Jurema, pg 247.

  • Expressivo

  • "O Psicodiagnóstico Miocinético (PMK) é um teste psicológico que avalia as características estruturais e reacionais de personalidade. Sua fundamentação teórica é baseada na Teoria Motriz de Consciência que postula que "toda intenção ou propósito de reação acompanha-se de uma modificação do tônus postural, que propende a favorecer os movimentos à obtenção dos objetivos e a inibir os movimentos contrários" (Mira, 1987, p.13)."

  • Livro: Psicodiagnóstico-V

    Jurema Alcides Cunha e Colaboradores

    Módulo VII - Catálogo de Técnicas Úteis

    "O teste focaliza alguns aspectos grafológicos e outros, relacionados a movimentos musculares expressivos. Pressupõe que cada indivíduo tem facilidade em produzir um certo conjunto de movimentos, que, por lhe serem típicos [1], refletem sua atitude mental e traços caracterológicos. Desta maneira, podem ser analisaos através de traçados do sujeito, em diferentes dimensões espaciais. A técnica, portanto, investiga a relação mensurável entre fatores de personalidade e tônus muscular [2]. É geralmente classificado como uma tecnica expressiva [3], tendo também potencial como método projetivo [2]. (Pág. 247)

  • É um TESTE EXPRESSIVO.

  • "O teste focaliza alguns aspectos grafólogicos e outros, relacionados a movimentos musculares expressivos....A técnica, portanto, investiga a relação mensurável entre fatores de personalidade e tônus muscular. É geralmente classificado como uma técnica expressiva, tendo também potencial como método projetivo." Jurema, pg 247.

     

  • OBJETIVO

    O PMK é teste psicológico gráfico e expressivo que permite inferir aspectos da personalidade, variações do estado emocional/humoral e aspectos atitudinais.

    Fonte: https://www.vetoreditora.com.br/produto/1817623/colecao-pmk

  • Os testes de personalidade podem ser classificados como inventários, em que a pessoa responde de acordo com uma escala, por exemplo, likert; questionários, nos quais  o candidato  escolhe uma resposta pronta, como múltipla escolha, ou  sim ou não; os testes expressivos, em que os indivíduos manifestam suas respostas diante de uma mesma tarefa; e os testes projetivos, nos quais o candidato projeta, por meio do traçado, sua estrutura de personalidade.

    O Teste Psicodiagnóstico Miocinético, mais conhecido como PMK, foi criado pelo psiquiatra espanhol Emilio de Mira y López, e baseia-se em uma relação mensurável entre fatores de personalidade e aspectos grafológicos e do tônus muscular, que são tipicamente expressos pelo indivíduo e refletem sua atitude mental e traços individuais.

    O teste exige do sujeito sete tarefas a serem realizadas em seis folhas de 31,5cm por 26 cm que apresentam modelos de traçados – lineogramas, ziguezagues, escadas, círculos, cadeias, paralelas, etc – que, após uma fase de treinamento com controle visual, devem ser repetidos com um anteparo à frente dos olhos, com ambas as mãos, uma de cada vez ou simultaneamente, em uma mesa especial móvel, que permita a execução de traçados em plano horizontal, vertical e sagital.

    É classificado como uma técnica expressiva, apesar de possuir aspectos projetivos da personalidade.

     

    GABARITO: ERRADO

  • Questão muito polêmica, pois a editora (Vetor) especifica o PMK como teste "gráfico e e expressivo que permite inferir aspectos da personalidade, variações do estado emocional/humoral e aspectos atitudinais."
    No entanto, a autora de referência da área (Cunha, em Psicodiagnóstico V) aponta, além dos aspecto mencionados, o potencial projetivo do teste...

    Para contribuir mais um pouco, cito os fatores da personalidade, avaliados pelo teste:

    Tônus Vital (Elação ou Depressão);

    Agressividade (Hetero ou Autoagressividade);

    Reação Vivencial (Extra ou Intratensão);

    Emotividade; Dimensão Tensional (Excitação ou inibição) e

    Predomínio Tensional (Impulsividade ou Rigidez). 


     

  • As técnicas projetivas compreendem a apresentação de um material ambíguo ao examinando, o qual tem uma liberdade de pensamento e ação sobre a instrução apresentada. Elas supõem que, na execução da tarefa solicitada, o sujeito atribui ao material ambíguo aspectos de sua personalidade. Essas técnicas visam a diminuição do controle cognitivo do examinando sobre o conteúdo ou características que estão sendo avaliadas, de modo a controlar os fenômenos de simulação, dissimulação e desejabilidade social (embora, tais fenômenos ainda sejam passíveis de ocorrência) (Bunchaft, 1995; Pinto, 2014).

    Referente às técnicas expressivas, entende-se que o exame das características da personalidade se dá pelo movimento e expressão corporal e comportamental do examinando (Alves & Esteves, 2004). Não se espera, neste tipo de abordagem, que o indivíduo projete no material ambíguo conteúdos latentes de sua personalidade. Nesse caso, a personalidade é manifestada através das respostas musculares, corporais e comportamentais do sujeito. 

    Aí coloquei algumas definições, uma das poucas encontradas por mim. Contudo, sabemos que a delimitação/ limites do que é projetivo ou expressivo ainda é bem turva conceitualmente. O próprio livro da Lins e Borsa (2017) tem um capítulo apenas sobre os testes projetivos, nele é abordado suas divergências conceituais. Nos capítulos seguintes, colocaram essas duas definições, como se já fosse visto como coisas distintas... então, conheça as duas classificações, caso alguma questão aborde o quê está dentro do quê, ou qual classificação é mais abrangente, marque testes PROJETIVOS. Até onde eu li, dentro de uma questão que aborde as duas nomenclaturas, os testes PROJETIVOS sempre, sempre, são a categoria mais geral.

  • Gente, o teste também possui potencial projetivo! Eu pediria recurso, pois isto torna a questão com divergência de gabarito!