SóProvas


ID
1809811
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com relação à gestão do desenvolvimento com base em competências e à educação corporativa, julgue o item seguinte.

As competências essenciais, também denominadas core competence, referem-se aos conhecimentos, às habilidades e às atitudes dos colaboradores para realizarem seus trabalhos com sucesso.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO. Já cobrado em outra prova e comentado pela professora Andreia Ribas (2014):  Questão de Concurso

    (Cespe/INSS/Analista Administrativo/2008) Competências essenciais da organização, são responsáveis pela atuação da empresa no mercado, estimulando a construção de um diferencial competitivo baseado nas especialidades e especificidades de cada organização.

    Gabarito: certo. Também chamadas de core competences, as competências essenciais estão atreladas ao sucesso da empresa, por representar o seu diferencial competitivo

  • As core competences, ou competências essenciais, são as competências básicas e fundamentais para o sucesso da organização em relação aos seus clientes e concorrentes. Ou seja, é aquilo que a organização sabe fazer de melhor.

    GABARITO: ERRADO

  • Gabarito: ERRADO.

     

    Acredito que o item trata das competências individuais.

     

    Competências individuais (pessoais, humanas ou profisssionais) - são as competências que cada indivíduo aprende e desenvolve em suas atividades pessoais na organização. 

     

    Competências Essenciais (core competences) - são as competências básicas e fundamentais para o sucesso da organização em relação aos seus clientes e concorrentes.

     

    fonte: Andréia Ribas e Cassiano Salim. Gestão de Pessoas para Concursos, 2015. Página 82.

  • Competências essenciais ou também organizacionais são competências da própria organização que faz um diferencial competitivo. Para identificar as competências é necessário fazer um mapeamento de competência. Com o mapeamento você identifica o GAP (lacuna) da organização e procura nas competências individuais tapar essa lacuna com T&D.
  • OS CHAs DA COMPETÊNCIA (CONHECIMENTOS – HABILIDADES – ATITUDES) ESTÃO INSERIDOS NAS COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS, PESSOAIS, PROFISSIONAIS. SÃO CARACTERÍSITICAS INDIVIDUAIS ESSENCIAIS PARA O DESEMPENHO DA ATIVIDADE PROFISSIONAL E QUE DIFERENCIAM ENORMEMENTE O DESEMPENHO DAS OUTRAS PESSOAS. TODA PESSOA PRECISA POSSUIR UM CONJUNTO DE COMPETÊNCIAS BÁSICAS PARA DESENVOLVER SUAS ATIVIDADES NA ORGANIZAÇÃO.

     

    JÁ AS COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS, SÃO RESPONSÁVEIS PELA ATUAÇÃO DA EMPRESA NO MERCADO, ESTIMULANDO A CONSTRUÇÃO DE UM DIFERENCIAL COMPETITIVO BASEADO NAS ESPECIALIDADES E ESPECIFICIDADES DE CADA ORGANIZAÇÃO. OU SEJA, AS COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS ESTÃO VOLTADAS PARA A ORGANIZAÇÃO E PARA O AMBIENTE NO QUAL ESTÃO INSERIDAS, SÃO COMPETÊNCIAS PERCEBIDAS PELOS CLIENTES, TIDAS COMO DIFERENTES NO MERCADO; GERANDO, PORTANTO, VANTAGEM COMPETITIVA.

     

     

     

     

    GABARITO ERRADO

     

    OBS.: Cuidado para não confundir competências essenciais com competências organizacionais, são coisas diferentes que, inclusive, já foram cobradas pelo CESPE.

  • A questão de refere às competências individuais = CHA

         Conhecimentos-

         Habilidades-

         Atitudes-

     

    Competências essenciais são outra coisa

    São voltadas para a organiação e o ambiente a que está inserida.

    Envolve  as competências notadas pelos clientes, tidas como fator diferenciador, em sentido positivo, da organização em relação às outras.

  • O termo core competencies apareceu pela primeira vez em 1990, em um artigo escrito por C. K. Prahalad e Gary Hamel, para a Harvard Business Review, e designa a principal competência da sua empresa, ou seja, o que torna a sua empresa realmente única e diferente. Em outras palavras, uma competência chave que desempenha papel fundamental para seu crescimento, desenvolvimento e estabelecimento diante dos clientes

     

    Logo, percebemos que no momento que o enunciado fala " às habilidades e às atitudes dos colaboradores ", a questão torna-se errada, pois as competências essenciais estão relacionadas a características da organização e não dos colaboradores.

     

    ERRADA

     

    Bons estudos

  • A questão não é de Educação Corporativa. É de Gestão de Competências. Filtrou errado o QC.

     

    Exige saber a diferença entre competências essenciais e individuais.

  • Core competence não é uma competência pessoal, individual.

     

    Competências Essenciais (core competences) - são as competências básicas e fundamentais para o sucesso da organização em relação aos seus clientes e concorrentes. Aquilo que a organização sabe fazer de melhor.

     

    Andréia Ribas e Cassiano Salim. Gestão de Pessoas para Concursos, 2016. Página 84.

  • Core competences são as competências essenciais da organização, aquelas que tornam a organização única e não passível de imitação.

  • Não me venham com essa salada CESPE! kkkk

    Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

    Core Competence --- > Organização

    Competência = Conhecimentos, habilidades e atitudes --- > Profissional (individual). 

     

    GAB. ERRADO

  • O cha é competências humanas

  • Pior de tudo é que mesmo você sabendo a matéria sempre dá aquele frio na barriga de responder qualquer questão de GP do CESPE.  É tanto absurdo que você fica meio que paranóico kkkkkk   Nunca sei se a questão vem abordando a doutrina comum , ou se é mais uma das patifarias que o CESPE traz que ninguém concorda.

     

    Enfim , core competences é uma espécie de competência ORGANIZACIONAL , portanto não são passíveis de ser encontradas individualmente nos colaboradores , e sim como resultado da sinergias das competências individuais.

     

    Segundo RUAS : 1- essenciais, organizacionais ou core competences: consideram as competências como um conjunto de conhecimentos, habilidades, tecnologias, sistemas físicos e gerenciais da organização. Em longo prazo, as competências essenciais transformam-se em vantagem competitiva para a organização, ou seja, uma capacitação básica que permite que a organização possa competir e crescer.

  • Administração Geral: a matéria infinita. Só Jesus pra me guiar nesse MPU
  • Competências Organizacionais:

    - Básicas: Ter o mínimo de condições de trabalho. Ex.: Equipamentos 

    - Essenciais: Fator crítico de sucesso. O diferencial frente às outras organizações.

     

    Competências Individuais:

    - Conhecimentos: O que fazer

    - Habilidades: Saber fazer

    - Atitudes: Querer fazer

     

    Sendo assim, as competências essenciais não se referem aos colaboradores, e sim à Organização.

  • GAB:E

    Tudo depende de qual visão a banca esta adotando na questão...

     

    De acordo com Prahalad e Hamel, para que uma competência seja essencial deve atender a três condições:


    gerar diferenciação entre concorrentes, gerar valor que possa ser percebido pelo cliente e possibilitar capacidade de expansão”


     

    Já p/ a  classificação de Mills: 

    Competencias Essenciais : fundamentais para a sobrevivência da organização e centrais em sua estratégia.

  • Core competences são aquelas que fazerm a organização se diferenciar das demais perante o mercado.

  • São as competências distintivas.

  • Olha, é o tipo de questão que vai o gabarito que quiserem.

     

    Competências essenciais quanto ao tipo são as fundamentais pra  uma organização, o (core competences). Quanto à singularidade, são as distintitavas, que diferenciam das concorrentes.

     

    O indivíduo é fator que diferencia uma organização? Obvio que é. Não fosse assim não haveria a busca pelo melhor profissional, sempre. Contrataria qualquer um que ia dar no mesmo. Então, mais que óbvio, o CHA dos colaboradores tornam as organizações diferentes umas das outras. O capital intelectual é fator primordial numa empresa.

     

    O cha garante que o trabalho seja desempenhado com sucesso? Depende de vários fatores. 

    As competências essenciais referem-se ao Cha? Também, mas não apenas.

     

    Então, essa bendita assertiva é um incógnita. Só Deus sabe qual direção o examinador tomou. Segue reto toda vida. rs

  • Vai pra PQP

  • Essa é facil de acertar

    Essa é facil de errar

    Depende da tua sorte 

  • ERRADO

    AS COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS NÃO SÃO DOS COLABORADORES ..... SÃO DA ORGANIZAÇÃO ! 

     

    "São as competências básicas e fundamentais para o sucesso da organização em relação aos seus clientes e concorrentes. Aquilo que a organização sabe fazer de melhor. Também são chamadas de core competences."

     

    (Cespe/INSS/Analista Administrativo/2008) Competências essenciais da organização, são responsáveis pela atuação da empresa no mercado, estimulando a construção de um diferencial competitivo baseado nas especialidades e especificidades de cada organização.

     

    Gabarito: CERTO.Também chamadas de core competences, as competências essenciais estão atreladas ao sucesso da empresa, por representar o seu diferencial competitivo.

     

    Andreia Ribas (2013).

  •  core competence= essenciais = geram vantagem competitiva

  • Core competences são aquelas que traduzem o diferencial da organização em relação ao seu concorrente e não podem ser copiadas por estes.

    TJAM2019

  • Gab: ERRADO

    Core competence ou competências essenciais ou críticas são competências DA ORGANIZAÇÃO.

    Conhecimentos, habilidades e atitudes, são competências DO INDIVÍDUO necessárias à organização.

  • Bem, essa questão está errada, porque essas são competências da organização, e não individuais, responsáveis pela competitividade da empresa no mercado, consistindo em um diferencial competitivo, características difíceis de serem imitadas pelos concorrentes.

    Gabarito: E

  • Core competence são as competências necessárias para a vantagem competitiva e o alcance dos resultados estratégicos da organização.

  • GAB: ERRADO

    Complementando!

    Fonte: Rodrigo Rennó - Estratégia

    As competências essenciais seriam aquelas que gerariam uma diferenciação da organização frente seus competidores.

    Esta descrição da banca está alinhada ao conceito de competências individuais.

    =-=-=

    INDO MAIS FUNDO!

    As Competências Essenciais se referem às competências necessárias à “diferenciação” da organização. Ou seja, tratam-se das “competências coletivas” que geram “diferenciação” para a organização em relação aos seus concorrentes. Em outras palavras, são as competências que são “percebidas” pelos clientes, e que diferenciam a organização das demais organizações.

    Ou então, na visão de Millssão as competências fundamentais para a sobrevivência da organização e centrais para a estratégia organizacional. Tratam-se das competências relacionadas às atividades mais elevadas.