SóProvas


ID
1809931
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca das técnicas de reportagem e das novas mídias, julgue o item subsecutivo.

Mimetismo midiático é a obrigatoriedade de se cobrir determinada informação originária de outro meio de comunicação, fenômeno intensificado com a Internet.

Alternativas
Comentários
  • http://observatoriodaimprensa.com.br/diretorio-academico/codigo-de-etica-e-o-mimetismo-midiatico/

  • Originalmente, essa questão constava como certa mais depois foi alterada para errada. Justificativa da banca: O mimetismo midiático não tem um caráter de obrigatoriedade. Ou seja, é uma tendência, não uma imposição.

  • ‘O mimetismo é aquela febre que se apodera repentinamente da mídia (confundindo todos os suportes), impelindo-a na mais absoluta urgência, a precipitar-se para cobrir um acontecimento (seja qual for) sob pretexto de que os outros meios de comunicação – e principalmente a mídia de referência – lhe atribuam uma grande importância. Essa imitação delirante, levada ao extremo, provoca um efeito bola-de-neve e funciona como uma espécie de auto-intoxicação: quanto mais os meios de comunicação falam de um assunto, mais se persuadem, coletivamente, de que este assunto é indispensável, central, capital, e que é preciso dar-lhe ainda mais cobertura, consagrando-lhe mais tempo, mais recursos, mais jornalistas. Assim os diferentes meios de comunicação se auto-estimulam, superexcitam uns aos outros, multiplicam cada vez mais as ofertas e se deixam arrastar para a superinformação numa espécie de espiral vertiginosa, inebriante, até a náusea’ (RAMONET, 2001, p.20-21).

    http://observatoriodaimprensa.com.br/diretorio-academico/codigo-de-etica-e-o-mimetismo-midiatico/

  • errada

    É possível, mas não obrigatória.

    O mimetismo midiático é como se os meios de comunicação estivessem de forma acelerada copiando uns aos outros, numa tentativa de se legitimar. Uma informação é repassada por um telejornal, então um portal ou outro telejornal se vê na obrigação de dar a notícia, para que não seja considerado desatualizado, desinformado… Uma forma de se legitimar perante aos leitores e outros meios de comunicação. Então o mimetismo midiático seria como uma retroalimentação de uma notícia com algo já publicado por outro meio de comunicação. Uma espécie de reutilização do material, quando um meio de comunicação se informa por outro.