SóProvas


ID
1812691
Banca
CONSULPAM
Órgão
CRESS-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Com base nos conectivos do Texto, aponte a associação INCORRETA.

Texto III - Sem dor e sem culpa


No Brasil, a cesariana virou praxe, em vez de exceção, pelas mãos dos médicos que atendem convênios, nos quais a remuneração é a mesma para os dois procedimentos, com a diferença de que a cesárea leva meia hora e o parto normal pode ocupar um dia inteiro. As pacientes, claro, adoraram a ideia de um parto sem dor antes e durante (ainda que um pouco mais dolorido depois), com data marcada e ainda a vantagem de preservar o aparelho genital. Apesar de seu primeiro parto não ter sido particularmente prolongado, a dentista paulistana Carla Pereira, 36 anos, não esqueceu as dores excruciantes que sentiu para dar à luz Mateus, hoje com 12 anos. Há quatro anos, teve o segundo filho, Tomás, por cesariana (opção do médico – houve complicações no parto) e não sentiu nada. "Se soubesse que era tão rápido e confortável, nunca teria tido um filho pela via normal", afirma agora. "Essa história de que a dor do parto enobrece só pode ter sido inventada por um homem, que não tem a menor noção do que se trata."

Experiências como a de Carla ajudam a aumentar ainda mais o número de cesáreas na camada, ainda minoritária, das pessoas que dispõem de convênios de saúde ou podem pagar hospital do próprio bolso. A ideia de ter filhos sem dor (e cada vez menos culpa, diante da "conversão" dos profissionais mais renitentes) tem um apelo tão avassalador para as mães brasileiras que a cirurgia é usada em 80% a 90% dos partos fora da rede pública. Antes, as vantagens da cesariana eram contrabalançadas pelas desvantagens: anestesia, corte, dor no pós-parto, mulheres encurvadas caminhando devagarinho, encolhidas, pelos corredores da maternidade. As futuras mães que pediam o parto cirúrgico eram consideradas mimadas, imaturas, despreparadas até para os imensos sacrifícios exigidos pela maternidade. Com os progressos médicos, as desvantagens diminuíram e as parturientes se entusiasmaram. "Uma amiga conta para a outra e essa propaganda boca-a-boca está derrubando conceitos arraigados da nossa cultura judaico-cristã", observa o obstetra carioca Elias Andreatto. "Durante séculos, as mulheres sofreram para ter filhos como uma forma de se redimir do pecado original. Mas, com tudo o que a ciência oferece hoje, ninguém está mais disposto a sofrer à toa." O primeiro caso de que se tem notícia do uso de algum tipo de analgésico para diminuir a dor do parto beneficiou uma rainha: em meados do século XIX, Vitória, da Inglaterra, cheirou clorofórmio para dar à luz a princesa Beatriz. "Provavelmente, ela só teve coragem de driblar a dor porque era rainha", comenta Andreatto. "Se fosse plebeia, teria sido crucificada."

(Disponível em http://veja.abril.com.br/020501/p_060.html)

Alternativas
Comentários
  • Gab A-

    As orações não trazem ideias contrarias, conforme é informado pelo conectivo em destaque.

     

  • Não obstante é uma locução conjuntiva cujo significado se refere a uma situação de oposição a uma outra ideia apresentada, mas que não impede sua concretização. É sinônimo de "apesar de". Logo, se substituirmos no contexto, terá sentido oposto ao que está sendo dito.

    No Brasil, a cesariana virou praxe, em vez de exceção, pelas mãos dos médicos que atendem convênios APESAR DE  as pacientes adorarem a ideia de um parto sem dor antes e durante.

  • O segredo da questão é APENAS a LOCUÇÃO ADVERSATIVA: Não Obstante, onde a mesma apresenta ideia de oposição a uma situação que foi apresentada anteriormente.

  • Locuções Adversativas- Mesmo que, Apesar de, Conquanto, Posto que etc

  • Gabarito: A

  • Conjunções coordenativas adversativas

    Transmitem uma ideia de oposição:

    mas; porém; contudo; todavia; entretanto; no entanto; não obstante; …


  • Gabarito''A''.

    Aponte a associação INCORRETA.

    No Brasil, a cesariana virou praxe, em vez de exceção, pelas mãos dos médicos que atendem convênios NÃO OBSTANTE as pacientes adorarem a ideia de um parto sem dor antes e durante.

    Adversativas: ligam duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensação. São elas: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante. no casa isto não ocorre.

    Adversativas: ligam duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensação. São elas: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante.

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!

  • daí ? ... que conjunção é essa? Alguem sabe?