SóProvas


ID
1813078
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MME
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Assinale a opção correta no que se refere a contratos administrativos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    A)  A declaração de inidoneidade é uma penalidade ADMINISTRATIVA aplicada por faltas graves do contratado inadimplente

    B) Errado, o art. 65, II da lei 8.666 admite revisão do contrato por acordo entre as partes, e não tão somente pelo administração.
    Art. 65.  Os contratos regidos por esta Lei poderão ser alterados, com as devidas justificativas, nos seguintes casos:
    II - por acordo das partes: (...)

    C) Houve troca de conceitos, vejamos:
    Caso fortuito é o evento da natureza (tempestade, inundação, etc.) que, por sua imprevisibilidade e inevitabilidade, cria para o contratado impossibilidade de regular execução do contrato. 
    Força maior é o evento humano (uma greve que paralise os transportes ou a fabricação de certo produto indispensável, etc.) que impossibilita o contratado da regular execução do contrato.

    D) CERTOFato do Príncipe: é toda a determinação estatal, positiva ou negativa, geral, imprevista ou imprevisível que onera substancialmente a execução do contrato e, uma vez intolerável e impeditiva, obriga o Poder Público contratante a compensar integralmente os prejuízos suportados pela outra parte. Caracteriza-se por um ato geral do Poder Público, como a proibição de importar determinado produto, etc., e o fundamento da teoria do fato do príncipe é o mesmo que justifica a indenização do expropriado por utilidade pública.

    E) Errado, a Suspensão provisória é a pena aplicada quando houver inexecução total ou parcial do contrato pelo contratado.
    Art. 87.  Pela inexecução total ou parcial do contrato a Administração poderá, garantida a prévia defesa, aplicar ao contratado as seguintes sanções:

    III - suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com a Administração, por prazo não superior a 2 (dois) anos;

    bons estudos

  • Letra D

     

    Como exemplo, cite-se um aumento expressivo de tributos, fato que onera de forma excessiva e inesperada os custos a que o particular deve arcar para cumprir suas obrigações no contrato. Este seria um exemplo de fato do príncipe negativo. Por outro lado, caso haja redução de alíquotas, diminuindo os custos para o contratado, estamos diante do fato do príncipe positivo. Ressalte-se que o fato do príncipe (negativo ou positivo) se caracteriza por ser imprevisível, extracontratual e extraordinário, a ponto de exigir o reequilíbrio econômico-financeiro ou impedir a execução da avença.

  • FORÇA MAIOR E CASO FORTUITO: são eventos imprevisíveis e inevitáveis, que geram para o contrato excessiva onerosidade ou mesmo impossibilidade da norma execução do contrato.

    Alguns autores não fazem distinção entre as expressões caso fortuito e força maior.

    Para aqueles que as diferenciam:

    A) força maior seria o evento HUMANO imprevisível e inevitável, que impossibilita a regular execução do contrato. Ex. greve.

    B) caso fortuito: corresponderia a evento da NATUREZA, imprevisível e inevitável, que impossibilite a regular execução do contrato ex. tsunami.

    por fim, A teoria do fato do príncipe permite que um Estado contratante, mediante ATO LÍCITO, modifique as condições do contrato, de modo a provocar prejuízo ao contratado. Q983710

    SE O PREJUIZO FOR DIRETO: é Fato da Administração.

    #

    SE O PREJUIZO FOR INDIRETO: É fato do príncipe.

    ademais, Se for por ato lícito pode modificar; já por ato ilícito NÃO.

    Outra:Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: TELEBRAS Prova: ADVOGADO. A teoria do fato do príncipe, que tem como pressuposto a álea administrativa, é aplicável quando o Estado contratante, mediante ato ilícito, modifica as condições do contrato, provocando prejuízo ao contratado.(Errado)