SóProvas


ID
1814872
Banca
FGV
Órgão
DPE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Lei nº 13.058/2014 regulamenta a aplicação da guarda compartilhada de forma mais clara, corrigindo alguns pontos da lei anterior, Lei nº 11.698/2008. De acordo com a nova lei:

Alternativas
Comentários
  • Ué, pra mim estava claro que era a letra A. Essa questão deu o nó na cabeça de mais alguém ai?

  • Olá Priscila!

    A letra A poderia ser sim, se não houvesse a letra D que traz exatamente a letra da Lei.

  • há dois erros na alternativa A.

     

    ela afirma que "a guarda compartilhada deve ser aplicada sempre que possível".

     

    1º erro: no entanto, ela devfe ser aplicada quando não houver consenso entre os pais quanto à guarda.

     

    2º erro: além disso, essa disposição se refere à lei anterior, n 11698/2008, e não è nova lei, como a pergunta solicita.

    na lei anterior, esta informação está no art. 1º, quando ele se refere ao artigo 1.584, parágrafo II, inciso II.

  • “Art. 1.584.  ..................................................................

    .............................................................................................

    § 2o  Quando não houver acordo entre a mãe e o pai quanto à guarda do filho, encontrando-se ambos os genitores aptos a exercer o poder familiar, será aplicada a guarda compartilhada, salvo se um dos genitores declarar ao magistrado que não deseja a guarda do menor.

     

    § 3o  Para estabelecer as atribuições do pai e da mãe e os períodos de convivência sob guarda compartilhada, o juiz, de ofício ou a requerimento do Ministério Público, poderá basear-se em orientação técnico-profissional ou de equipe interdisciplinar, que deverá visar à divisão equilibrada do tempo com o pai e com a mãe.

  • LEI Nº 13.058/2014

     Art.1.584 - ...

    • §3º Para estabelecer as atribuições do pai e da mãe e os períodos de convivência sob guarda compartilhada, o juiz, de ofício ou a requerimento do Ministério Público, poderá basear-se em orientação técnico-profissional ou de equipe interdisciplinar, que deverá visar à divisão equilibrada do tempo com o pai e com a mãe.

    O erro da alternativa A é que a questão está pedindo de acordo com a nova redação e quem traz a afirmativa de que "a guarda compartilhada deve ser aplicada sempre que possível" é a antiga redação da Lei Nº 11.698/2008. Portanto, está incorreta.

    Gabarito: D

  • VAI ENTENDER ESTAS BENDITAS BANCAS!!!!! VEJAM O ENUNCIADO DA QUESTÃO ANTERIOR:

    Ano: 2016 Banca: FAEPESUL Órgão:  Prova: 

    No caso de separação dos pais, quando não houver acordo entre pai e mãe quanto à guarda do filho será aplicada sempre que possível:

    C. GUARDA COMPARTILHADA.

    ResponderParabéns! Você acertou!

    É DE LASCAAAARRR, COMPANHEIROS!!!

  • De acordo com a lei citada no comando da questão, em seu Art. 1584:

    § 3º Para estabelecer as atribuições do pai e da mãe e os períodos de convivência sob guarda compartilhada, o juiz, de ofício ou a requerimento do Ministério Público, poderá basear-se em orientação técnico-profissional ou de equipe interdisciplinar, que deverá visar à divisão equilibrada do tempo com o pai e com a mãe.


    Vejamos as incorreções das demais assertivas:

    A) a guarda compartilhada deve ser aplicada sempre que possível; 
    Quando não houver acordo entre a mãe e o pai quanto à guarda do filho, encontrando-se ambos os genitores aptos a exercer o poder familiar
    B) os filhos devem revezar a moradia entre os pais, salvo se a criança não demonstrar interesse; 
    O tempo de convívio com os filhos deve ser dividido de forma equilibrada com a mãe e com o pai, sempre tendo em vista as condições fáticas e os interesses dos filhos.
    C) a guarda compartilhada não será aplicada se não houver concordância de um ou ambos os pais;
    Quando não há acordo entre os genitores quanto a quem deve deter a guarda é justamente quando a compartilhada será aplicada, exceto se um deles declarar que não deseja a guarda.
    E) uma vez decretada a guarda compartilhada, o pagamento de pensão, se houver, deverá ser dividido pela metade.
    Não existe essa determinação na lei.


    GABARITO: D
  • De acordo com a lei citada no comando da questão, em seu Art. 1584:

    § 3º Para estabelecer as atribuições do pai e da mãe e os períodos de convivência sob guarda compartilhada, o juiz, de ofício ou a requerimento do Ministério Público, poderá basear-se em orientação técnico-profissional ou de equipe interdisciplinar, que deverá visar à divisão equilibrada do tempo com o pai e com a mãe

  • Gab D

    Para estabelecer as atribuições do pai e da mãe e os períodos de convivência sob guarda compartilhada, o juiz, de ofício ou a requerimento do Ministério Público, poderá basear-se em orientação técnico-profissional ou de equipe interdisciplinar, que deverá visar à divisão equilibrada do tempo com o pai e com a mãe.