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ID
1815484
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere a letra da canção Lavadeira do rio, de Lenine e Bráulio Tavares, adaptada, na ortografia e pontuação, para acompanhar sua interpretação cantada, para responder à questão. 

Ah! lavadeira do rio
muito lençol pra lavar
fica faltando uma saia
quando o sabão se acabar
mas corra pra beira da praia
veja a espuma brilhar
ouça o barulho bravio
das ondas que batem na beira do mar
ê, ô, o vento soprô
ê, ô, a folha caiu
ê, ô, cadê meu amor
que a noite chegô fazendo frio
ô, Rita, tu sai da janela
deix’esse moço passar
quem não é rica, e é bela
não pode se descuidar
ô, Rita, tu sai da janela
que as moça desse lugar
nem se demora donzela
nem se destina a casar
ê, ô, o vento soprô... 

O exame do texto revela que os compositores

Alternativas
Comentários
  • Não entendi o porquê da letra A ser incorreta. Alguém poderia ajudar?

  • Bruna, não há duas lavadeiras no texto, mas apenas Rita, a qual constrói um diálogo com terceiro inominado. 

  •  

     a)exploram um registro fonético subpadrão (pra, deix’esse, soprô, chegô) para construir o diálogo que se trava entre pelo menos duas lavadeiras, uma delas identificada como Rita.  Não há outra lavadeira no discurso

     b)eliminam, em pontos específicos do texto, a redundância na marcação da concordância de número, típica do português padrão, para caracterizar um falar popular (tu sai, as moça, [as moça] nem se demora). Correto

     c)mantêm, em toda a letra, um mesmo registro linguístico, que se caracteriza como distenso e informal, mas, ainda assim, culto (nem se demora donzela/nem se destina a casar). Existe mais de um registro linguistico.

     d)demarcam, como espaço em que se movem as personagens, uma cidade litorânea nordestina, seja por meio do léxico empregado nas descrições (rio, mar, ondas, vento), seja por meio dos regionalismos presentes nas falas das personagens, como o uso do pronome tu com verbo na terceira pessoa (sai).  Não há referência alguma a uma cidade nordestina.

     e)recorrem ao discurso direto para introduzir variantes sociolinguísticas estigmatizadas, assim separando as falas de personagens caracterizadas como idosas e pouco escolarizadas das falas proferidas por um narrador mais jovem que usa a norma culta. Não ocorre o discurso direto.