SóProvas


ID
1817608
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Por força de previsão constitucional expressa, os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a indisponibilidade dos bens, a perda da função pública e o ressarcimento ao erário sem prejuízo da:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B

    Questão que cobra puramente a LETRA DA LEI, só acerta quem realmente lê a constituição constantemente, por isso o estudo do texto constitucional é extremamente necessário na disciplina.

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:

    ...

    XXII - as administrações tributárias da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, atividades essenciais ao funcionamento do Estado, exercidas por servidores de carreiras específicas, terão recursos prioritários para a realização de suas atividades e atuarão de forma integrada, inclusive com o compartilhamento de cadastros e de informações fiscais, na forma da lei ou convênio. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 42, de 19.12.2003)

    ...

    § 4º - Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.


    Espero ter ajudado, bons estudos.

  • Letra (b)


    Art. 37, § 4º - Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.

  • não entendo esses que postam o mesmo texto já postado pelo amigo anterior


  • Só pra guardar no coração:

    É prescritível a ação de reparação de danos à Fazenda Pública decorrente de ilícito civil. Dito de outro modo, se o Poder Público sofreu um dano ao erário decorrente de um ilícito civil e deseja ser ressarcido, ele deverá ajuizar a ação no prazo prescricional previsto em lei. Vale ressaltar, entretanto, que essa tese não alcança prejuízos que decorram de ato de improbidade administrativa que, até o momento, continuam sendo considerados imprescritíveis (art. 37, § 5º). STF. Plenário. RE 669069/MG, Rel. Min. Teori Zavascki, julgado em 3/2/2016 (repercussão geral) (Info 813).

  • LETRA B CORRETA 

    CF/88

    ART. 37 § 4º - Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.

  • Comentando a questão:

    Nosso ordenamento jurídico elencou a independência de instâncias, ou seja, uma pessoa pode ser responsabilizada por um ilícito nas esferas penais, administrativas e cíveis. Sendo assim, por exemplo, uma pessoa pode ser responsabilizada na esfera penal e não ser responsabilizada na esfera cível. Por derradeiro, o art. 37, § 4º da CF é expresso em dizer que além da ação de improbidade administrativa, pode o servidor também ser responsabilizado na seara penal. 

    A) INCORRETA. A prisão administrativa era um antigo ato previsto no Código de Processo Penal, com a reforma do CPP feita pela lei 12.403/2011, isso foi extinto. 

    B) CORRETA. Conforme  art. 37, § 4º da CF

    C) INCORRETA. A Constituição veda a pena de banimento, conforme art. 5º, XLVII, d da CF.

    D) INCORRETA. Não se prevê constitucionalmente a imediata suspensão de vencimentos quando um sujeito pratica um ato de improbidade.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA B