SóProvas


ID
1817824
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

      A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.

                                        Manual de Redação da Presidência da República.

Assinale a opção em que o trecho de texto atende aos requisitos mencionados no fragmento acima.

Alternativas
Comentários
  • galera comenta ai os erros das questões que tornam a letra D correta  por gentileza.

  • a) Grato

    b) leiam-no 

    c) pedimos a gentileza

    d)correto

    e) Sem mais para o momento.

  • TODAS HORRÍVEIS, ESCOLHA PELA MENOS TOSCA.

  • O "encaminho" da letra D não desrespeita a impessoalidade da comunicação oficial?

  • Acreditamos, na alternativa D, está muito subjetivo. 

    Passível de anulação
  • a letra D usou 3 vezes a palavra servidores, horrível...................................

  • Bora indicar para comentário!

  • A) Erro: "corra tudo bem"

    B) Erro: "por favor"

    c) Erro: "comunicamos a todos os colegas"

    E) Erro: "que tal tipo"

  • D

    coloco-me à disposição para sanar....

    vixiiii
  • Simplesmente PODRE essa questão!


  • Indiquem p comentário!!!!!!!!


  • E o padrão de qualidade e objetidade da Chatespe cai...

  • Questão péssima. Como estar certo, contendo: "Coloco-me a disposição.."? Onde fica a impessoalidade?! 

    Fora que, existe redundância, quanto aos documentos anexados. "ficha funcional dos servidores lotados nesta seção, folha de ponto dos referidos servidores e ficha de avaliação desses servidores". 

    Não entendi...  

  • "Acreditamos que esses documentos já contêm todas as informações solicitadas por Vossa Senhoria", claramente expressa opinião.... esse gabarito tah furado, ou não tem resposta correta...

  • Oi, boa noite! Típica questão Cespe "where's Wally" em que há textos relativamente extensos (para o tempo de prova) e o candidato deve encontrar erros, que podem ser de ortografia, regência, pontuação... Diversão garantida ao examinador! 

    Nessa questão, em particular, há várias falhas em cada alternativa; colocações mal feitas, bases da redação oficial, como impessoalidade que não foram respeitadas, entre outros... Para ficar mais objetivo, vou apontar só os equívocos de gramática mesmo - que estão muito ostensivos -, mas tenho certeza de que, na sua leitura, você perceberá outros. Vamos lá:

    a) Informo todas as unidades que em virtude de implantação de novo sistema de armazenamento de dados e informações estaremos desativando, a partir de 8 horas da manhã, do dia 15 de dezembro, a rede intranet. Caso a implantação do novo sistema corra tudo bem, a previsão é a de que esse serviço volte a funcionar às 14 horas do mesmo dia. Contamos com a colaboração de todos. Grato.

    verbo informar, nesse caso é VTDI: Informo a todas as unidades (objeto indireto) que... ("objeto direto" - aqui será iniciada uma ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA OBJETIVA DIRETA)


    b) Conforme ficou decidido na última reunião do conselho de 27 de outubro deste ano, informo que a Secretaria de Memória e Comunicação acabou o texto, cujo original submete à apreciação. Reiteramos que o texto, caso seja aprovado, vai integrar o prefácio do livro comemorativo dos 80 anos de fundação desta Casa. Como a edição encontra-se em fase avançada, gostaríamos de pedir a todos que leiam-no atentamente com vistas a detectar falhas, inadequações e inconsistências. Encontrando-as, por favor, avisem-nos urgentemente para que possamos resolver a tempo.

    o "que" obriga a próclise do pronome "o": que O leiam

    c) Comunicamos a todos os colegas que, a partir de semana que vem, a Secretaria de Apoio Externo (SAE) não funcionará mais na sala 15 do segundo andar. Essa mudança trata-se de uma primeira consequência da política de realocação dos espaços físicos. A SAE funcionará na sala 27 do bloco térreo. Pedimos a gentileza de todos no sentido de se divulgar essa nova sala para que se evitem transtornos.

    Redação truncada, impessoalidade comprometida em "pedimos a gentileza", trecho prolixo.

    d) Gabarito.

    e) Solicitamos a Vossa Senhoria que seja concedido, excepcionalmente, uma prorrogação para os estágios dos alunos da área de administração que prestam serviços neste setor. O pedido se justifica em virtude de termos poucos funcionários no momento e, por conta da época do ano, estarmos com uma carga de trabalho além do limite. Informamos, ainda, que tal tipo de solicitação já é prevista na cláusula três do convênio celebrado entre este órgão e a universidade de origem dos alunos. Sem mais para o momento.


    que seja concedidA umA prorrogação

    Bons estudos, Natália.


  • E vc tem coragem de marcar uma questão Cespe dessa na hora da prova?

  • entre as 5 a D) é a menos pior, as outras apresentam excesso de coloquialismo e erro de concordância.

  • Letra D: "Encaminho...", "Acreditamos...", "Coloco-me..."!!! Cada oração começando com uma pessoa diferente?! Pode isso? Alguém reparou? Sem falar na repetição nojenta da palavra servidores, o que já foi mencionado pelos colegas...

  • Para mim, não existe gabarito certo e deveria ser anulada a questão.


    Além dos quesitos de impessoalidade que não foram respeitados... se eu não tiver enganado, creio que exista erro de CONCORDÂNCIA VERBAL  na letra D...

    "Acreditamos que esses documentos já CONTÊM todas as informações solicitadas por Vossa Senhoria"'

    Indica uma possibilidade, uma suposição... acho que deveria ir ao modo SUBJUNTIVO e não no modo indicativo que é o modo da certeza, do fato...

    "Ficando: Acreditamos que esses documentos já CONTENHAM todas as informações solicitadas por Vossa Senhoria"...

  • Deve ser anulada...

     

  • Perde-se muito tempo para resolver uma questão dessa na hora da prova. Acertei na sorte, mas perdi bastante tempo.

  •  

    Em atenção ao Memorando n.º 33, de 15 de dezembro de 2015, encaminho, em anexo, cópias de três documentos, a saber: ficha funcional dos servidores lotados nesta seção, folha de ponto dos referidos servidores e ficha de avaliação desses servidores pelo público externo. Acreditamos que esses documentos já contêm/CONTENHAM todas as informações solicitadas por Vossa Senhoria. Caso sejam necessários mais documentos ou mais esclarecimentos, coloco-me à disposição para sanar eventuais dúvidas quanto a esse assunto.

     

    ????????????????????????? 

     

  • Sai pra lá com uma questão horrível dessa. kk

  • mas a expressao "em anexo", não está errada????

  • Não, Liane

    A expressão "em anexo" é invariável e portanto não concorda com o sujeito. Se, ao contrário constasse "Encaminho anexas cópias de três documentos" estaria correto, porque "anexas", neste caso seria adjetivo e teria de concordar com "cópias" (substantivo feminino no plural).

  • Que questão lixo, fere o próprio Manual de Redações Oficiais, esses examinadores querem saber mais que a Lei. A banca cespe é a que pior avalia, sem sombra de dúvidas.

  • Tem mais uma coisa que os colegas não atentaram sobre a alternativa D, o nº do memorando está apenas com 2 dígitos, o correto são 3 (mesmo que seja o primeiro memorando, ex: 001).

  • Como diz o professor Arenildo: podre, podre, podre!

    kkkkk

  • Alternativa A:

    1° Atributo da impessoalidade: Deve-se passar o verbo “informar”, que está na primeira pessoa do singular “informo” para a primeira pessoa do plural “informamos”. (Deve haver uma ausência de impressões individuais, pois a comunicação é em nome do serviço público).

     

    2°: Verbo transitivo direto e indireto: O verbo informar é transidito direto e indireto (informa algo a alguém).

     

    Informar= Verbo transitivo direto e indireto

    A todas as unidades = objeto indireto

    Que em virtude de implantação de novo sistema de armazenamento de dados e informações estaremos desativando, a partir de 8 horas da manhã, do dia 15 de dezembro, a rede intranet. = Objeto direto (oração subordinada substantiva objetiva direta).

     

    Logo, deve-se acrescentar a preposição “a” antes de “todas as unidades” (a todas as unidades), pois o objeto indireto vem regido de preposição.

     

    3°: Deve-se colocar, entre vírgulas, a oração subordinada adverbial causal “em virtude de implantação de novo sistema de armazenamento de dados e informações”, pois está intercalada e é de grande extensão.

     

    4° Deve-se retirar a expressão “grato”. Essa expressão ou um tipo de fecho fere o atributo da impessoalidade.

     

    Devido aos erros apresentados, podemos afirmar que o trecho apresentado na questão não atendeu aos requisitos da impessoalidade e do uso do padrão culto de linguagem.

     

     

    O certo seria:

    Informamos a todas as unidades que, em virtude de implantação do novo sistema de armazenamento de dados e informações, desativaremos, a partir das 8 horas da manhã,  do dia 15 de dezembro, a rede intranet. Caso a implantação do novo sistema seja eficiente, a previsão é a de que esse serviço volte a funcionar às 14 horas do mesmo dia. Contamos com a colaboração de todos.

     

    Assuntos cobrados:

     

    Redação oficial:

    Manual de redação da Presidência da República: Impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem

     

    Português:

    Sintaxe:

    Termos essenciais da oração: verbo transitivo direto e indireto;

    Termos integrantes da oração: objeto indireto

    Período composto: oração subordinada adverbial causal; oração subordinada substantiva objetiva direta.

    Fonologia:

    Sinais de pontuação, vírgula, vírgula para separar oração subordinada adverbial

  • A:    atualmente se emprega também a 1*pessoa do singular ( informo,solicito,apresento etc)

  • Em anexo não é linguagem culta 

  • Minha nossa, que questão chata.

    É o tipo de questão que voce ta cansadão já e erra, ou nem sabe p onde vai.

    É tambéo o tipo de questão: "Não vai me gabaritar ;)." CESPE.2016

  • Bruna Fernandes, "Em anexo" é linguagem culta.

  • Questão ridícula,deve ser anulada.

    Alternativa D o trecho: "coloco-me à disposição para sanar eventuais dúvidas quanto a esse assunto" fere o princípio da impessoalidade.

  • Esse é tipo de questão que você mira,mira,mira e chuta...kkkkk

     

  • Em algumas questões, se vc começar analisando pelo "fecho" que elas apresentam, vc mata a questão rapidinho.

  • " coloco-me à disposição para sanar eventuais dúvidas quanto a esse assunto. " cade a impessoalidade se o remetente fala sempre em nome do serviço público?

  • Questão muito boa. Você precisa analisar cada afirmativa, pensando em cada princípio que norteia o MRPR.

  • A) ERRADO

    Informo todas as unidades que, em virtude de implantação de novo sistema de armazenamento de dados e informações, (omissão de vírgulas obrigatórias em adjunto adverbial de causa deslocado) estaremos desativando, a partir de 8 horas da manhã, do dia 15 de dezembro, a rede intranet. Caso a implantação do novo sistema corra tudo bem (registro de oralidade), a previsão é a de que esse serviço volte a funcionar às 14 horas do mesmo dia. Contamos com a colaboração de todos. Grato. Essa palavra traz indício de pessoalidade e não está entre os fechos previstos pelo manual, que são atenciosamente e respeitosamente.

    B) ERRADO

    Conforme ficou decidido na última reunião do conselho de 27 de outubro deste ano, informo que a Secretaria de Memória e Comunicação acabou o texto ,cujo original submete à apreciação (não há crase aqui, porque não há artigo definido, pois apreciação está descrita genericamente. Haveria artigo definido, e, portanto, crase, se houvesse uma especificação da apreciação, por ex: à apreciação do presidente).
    ... Reiteramos que o texto, caso seja aprovado, vai integrar o prefácio do livro comemorativo dos 80 anos de fundação desta Casa. Como a edição encontra-se em fase avançada, gostaríamos de pedir a todos que leiam-no (que a leiam, problema de concordância de gênero; problema de colocação pronominal, a conjunção “que” atrai o pronome) atentamente com vistas a detectar falhas, inadequações e inconsistências. Encontrando-as, por favor, avisem-nos urgentemente para que possamos resolver a tempo.

    C) ERRADO

    Comunicamos a todos os colegas que, a partir de semana que vem (registro de oralidade), a Secretaria de Apoio Externo (SAE) não funcionará mais na sala 15 do segundo andar. Essa mudança trata-se (O verbo tratar-se é impessoal e não tem sujeito, até porque o sujeito não pode ser preposicionado) de uma primeira consequência da política de realocação dos espaços físicos...

    D) CERTO

    OBS.: o uso da primeira pessoa não necessariamente agride a impessoalidade, no caso em tela, o uso da primeira pessoa apenas marca que o interlocutor se inclui e fala em nome do órgão como um grupo. 

    E) ERRADO

    Solicitamos a Vossa Senhoria que seja concedido, excepcionalmente, uma prorrogação...(temos problema de concordância: concedidA umA prorrogação)
    O pedido se justifica em virtude de termos poucos funcionários no momento e, por conta da época do ano, estarmos com uma carga de trabalho além do limite. Informamos, ainda, que tal tipo de solicitação já é prevista na cláusula três do convênio celebrado entre este órgão e a universidade de origem dos alunos. Sem mais para o momento.(expressão redundante, desnecessária)

    Professor Felipe Luccas Rosas

  • Acho que todas alternativas estão incorretas.

    O item que foi considerado correto: Acreditamos que esses...


  •  "coloco-me à disposição" do gabarito D não seria um modo PESSOAL?

  • Pra mim estão todas erradas kkk