SóProvas


ID
1817914
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

      A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.

                                    Manual de Redação da Presidência da República.

Assinale a opção em que o trecho de texto atende aos requisitos mencionados no fragmento acima.

Alternativas
Comentários
  • Oi, boa tarde! Típica questão Cespe "where's Wally" em que há textos relativamente extensos (para o tempo de prova) e o candidato deve encontrar erros, que podem ser de ortografia, regência, pontuação... Diversão garantida ao examinador! 

    Nessa questão, em particular, há várias falhas em cada alternativa; colocações mal feitas, bases da redação oficial, como impessoalidade que não foram respeitadas, entre outros... Para ficar mais objetivo, vou apontar só os equívocos de gramática mesmo - que estão muito ostensivos -, mas tenho certeza de que, na sua leitura, você perceberá outros. Vamos lá:

    a) Solicitamos a Vossa Senhoria que seja concedido, excepcionalmente, uma prorrogação para os estágios dos alunos da área de administração que prestam serviços neste setor. O pedido se justifica em virtude de termos poucos funcionários no momento e, por conta da época do ano, estarmos com uma carga de trabalho além do limite. Informamos, ainda, que tal tipo de solicitação já é prevista na cláusula três do convênio celebrado entre este órgão e a universidade de origem dos alunos. Sem mais para o momento.

    que seja concedidA umA prorrogação

    b) Informo todas as unidades que em virtude de implantação de novo sistema de armazenamento de dados e informações estaremos desativando, a partir de 8 horas da manhã, do dia 15 de dezembro, a rede intranet. Caso a implantação do novo sistema corra tudo bem, a previsão é a de que esse serviço volte a funcionar às 14 horas do mesmo dia. Contamos com a colaboração de todos. Grato.

    verbo informar, nesse caso é VTDI: Informo a todas as unidades (objeto indireto) que... ("objeto direto" - aqui será iniciada uma ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA OBJETIVA DIRETA)

    c) Conforme ficou decidido na última reunião do conselho de 27 de outubro deste ano, informo que a Secretaria de Memória e Comunicação acabou o texto, cujo original submete à apreciação. Reiteramos que o texto, caso seja aprovado, vai integrar o prefácio do livro comemorativo dos 80 anos de fundação desta Casa. Como a edição encontra-se em fase avançada, gostaríamos de pedir a todos que leiam-no atentamente com vistas a detectar falhas, inadequações e inconsistências. Encontrando-as, por favor, avisem-nos urgentemente para que possamos resolver a tempo.

    o "que" obriga a próclise do pronome "o": que O leiam

    d) Comunicamos a todos os colegas que, a partir de semana que vem, a Secretaria de Apoio Externo (SAE) não funcionará mais na sala 15 do segundo andar. Essa mudança trata-se de uma primeira consequência da política de realocação dos espaços físicos. A SAE funcionará na sala 27 do bloco térreo. Pedimos a gentileza de todos no sentido de se divulgar essa nova sala para que se evitem transtornos.

    Redação truncada, impessoalidade comprometida em "pedimos a gentileza", trecho prolixo.

    e) Gabarito. 

    Bons estudos, Natália.

  • Alguém explica?

    "Acreditamos (terceira pessoa) que esses documentos já contêm todas as informações solicitadas por Vossa Senhoria. Caso sejam necessários mais documentos ou mais esclarecimentos, coloco-me (primeira pessoa) à disposição para sanar eventuais dúvidas quanto a esse assunto".. essa misturada deixa o texto correto?????

  • Ana.. Na minha opinião... Em acreditamos ele põe no plural pois fala em nome da instituição (ou seria um traço de pessoalidade); e no coloco-me ele fala sobre ele, mas agindo em nome da instituição; ele é quem resolverá o problema. 

    Mas não sei se estou certa. Só entendi assim!!! :)

  • GABARITO: E ???



    Cinco assertivas com redações horríveis, e vamos combinar: a “E” que a banca deu como certa, fala sério, quanta prolixidade, quanta repetição, quanta coisa desnecessária!


    Veja, quando o escrevinhador vai falar das fichas dos funcionários, num curtíssimo espaço ele é capaz de repetir a palavra “SERVIDORES” três vezes! “ficha funcional dos SERVIDORES lotados nessa seção, folha de pontos dos referidos SERVIDORES e ficha de avaliação desses SERVIDORES pelo público externo.”


    Que maravilha, que texto lindo!


    Poderia ter economizado e não ter repetido tanto, ficando assim, por exemplo:


    Ficha funcional e folha de pontos dos servidores lotados nessa seção, além de ficha de avaliação desses servidores pelo público externo.


    Outra coisa completamente descabida e desnecessária é essa oração: “Acreditamos que esses documentos já contêm todas as informações solicitadas por Vossa Senhora. ”


    Ohhhh, my gody! Pra quê isso! Tire essa oração inteira desse texto e perceberá que não vai fazer A MENOR falta!


    Redação oficial exige CONCISÃO, e o que eu vi na assertiva “E” foi o contrário disso.

  • Das cinco opções, a letra "e" é a melhor, apesar de conter a expressão "em anexo", que não é norma culta. O correto seria "anexadas", funcionando como adjetivo.

  • Concordo com vc Pedro Paulo, pelo amor de Deus....
  • NÃO SE ACONSELHA O USO DE SINÔNIMOS E ANAFÓRICOS. ESTIMULA A UTILIZAÇÃO DE UMA MESMA PALAVRA, OU SEJA: A REPETIÇÃO É ACONSELHADA.


    É PERMITIDO REPETIR PALAVRAS, AINDA QUE HAJA PREJUÍZO ESTILÍSTICO PARA A PRODUÇÃO. ISSO EVITA QUALQUER TIPO DE DETURPAÇÃO OU RECORTES... ESSES RECORTES GERALMENTE SÃO FEITOS PELA MÍDIA.



    GABARITO ''E''
  • Agora não sei mais nada!!

    Pode usar "Nós" (1a pessoa do plural) na redação oficial - "Acreditamos"? E 1a pessoa do sing.? "Encaminho"?

  • Confesso que também achei esse trecho um tanto prolixo:

    "Caso sejam necessários mais documentos ou mais esclarecimentos, coloco-me à disposição para sanar eventuais dúvidas quanto a esse assunto".

    Ora, desde quando ele precisa dizer que se coloca à disposição? Sua disponibilidade para sanar eventuais dúvidas já não deveria ser presumida? Da mesma forma que aboliram a utilização de "digníssimo" (por ser pressuposto de quem ocupa um cargo público), entendo que principalmente a parte que diz "coloco-me à disposição para sanar eventuais dúvidas quanto a esse assunto" é totalmente dispensável.

     

    Enfim, vai entender...

  • ERRO GRAMATICAL FAZ PARTE DOS PRINCÍPIOS DO MRPR?

     (...)  Acreditamos que esses documentos já contêm {O CORRETO NÃO SERIA CONTENHAM??? } todas as informações solicitadas (...)

     

     

    "PELA MORALIDADE NOS CONCURSO PÚBLICOS, PARA QUE A BANCA NÃO CONTRATE ANALFABETOS FUNCIONAIS PARA ELABORAR QUESTÕES, MEU VOTO  É SIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIM"

    P%$#@& CESPE, vergonha alheia.

  • Erros...
    A - ERRADO - ''SEM MAIS PARA O MOMENTO'' 
    B - ERRADO - INFORMO ''A'' TODAS AS UNIDADES (oi) QUE ESTAREMOS DESATIVADOS (od)... 
    C - ERRADO - GOSTARÍAMOS DE PEDIR A TODOS QUE ''O'' (proclítico) LEIAM ATENTAMENTE... 
    D - ERRADO - ''COLEGAS'' 
    E - GABARITO!

  • esssa prova foi de matar

  • Pessoal, vamos solicitar o comentário do professor.

  • "Os documentos  já  contêm"

    Coloco-me não  afeta  a impessoalidade? 

    Está  certo isso, povo?

  • Nossa, pra mim todas as assertivas possuem erro. Assim, fica dificil!

  • Contém = singular

    Contêm = Plural

  • Olha só o tamanho desses textos, vou esperar sair o filme

     

     E ainda o gabarito ser a letra E

  • quando o cespe faz questão de múltipla escolha, é mais prolixo que a fcc

  • Vejamos  a(s) falha(s) mais contundente(s) das alternativas.  Na (A), ocorre, logo no início, erro de concordância nominal: o termo "concedido" tem de ficar no feminino para concordar com "uma prorrogação".  Faltou enxugar a passagem "O pedido se justifica em virtude de termos... ", já que os termos "justificar" e "em virtude de" têm basicamente a mesma ideia de explicação.  Na (B), o verbo "informar" requer objeto direto e objeto indireto em situações como a contemplada.  E a construção acabou ficando sem o objeto indireto.  O ideal é "Informa a todas as unidades que em virtude (...)".  Há falha de pontuação, já que o longo adjunto adverbial "em virtude de implantação de novo sistema de armazenamento de dados e informações" precisa estar entre pausas (vírgulas ou travessões). A vírgula imediatamente após "manhã" está equivocada.  O pronome "tudo" é desnecessário.  Na (C), o segmento "cujo original submete à apreciação" está confuso, não deixando claro de que sujeito se trata.  Há erro de colocação pronominal em "encontra-se", já que o conector subordinativo (causal) "Como" atrai o pronome oblíquo átono, forçando a próclise.  Também há erro em "leiam-no", pois a conjunção integrante "que" também atrai o pronome.  Na (D), o termo "trata-se" está mal usado; em seu lugar, um verbo de ligação convencional teria maior aplicabilidade: "Essa mudança" é uma primeira (...)".  Na (E), não há erros nem obscuridades semânticas.

    Gabarito: Alternativa E.

  • O bizu para esse tipo de questão é começar pela última alternativa, normalmente a banca coloca a resposta nela.

  • A letra E também não está adequada:

    Acreditamos que esses...


  • Cespe faz uma questão dessa pra intimidar, pra te desestabilizar. Mas depois que você com calma, com exceção do erro de colocação pronominal que é relativamente difícil de encontrar, os outros erros são bem latentes.

  • EM ANEXO não é norma culta...

    • Solicitamos a Vossa Senhoria que seja concedido, excepcionalmente, uma prorrogação para os estágios dos alunos da área de administração que prestam serviços neste setor. O pedido se justifica em virtude de termos poucos funcionários no momento e, por conta da época do ano, estarmos com uma carga de trabalho além do limite. Informamos, ainda, que tal tipo de solicitação já é prevista na cláusula três do convênio celebrado entre este órgão e a universidade de origem dos alunos. Sem mais para o momento.

    • Informo todas as unidades que em virtude de implantação de novo sistema de armazenamento de dados e informações estaremos desativando, a partir de 8 horas da manhã, do dia 15 de dezembro, a rede intranet. Caso a implantação do novo sistema corra tudo bem, a previsão é a de que esse serviço volte a funcionar às 14 horas do mesmo dia. Contamos com a colaboração de todos. Grato.

    • Conforme ficou decidido na última reunião do conselho de 27 de outubro deste ano, informo que a Secretaria de Memória e Comunicação acabou o texto, cujo original submete à apreciação. Reiteramos que o texto, caso seja aprovado, vai integrar o prefácio do livro comemorativo dos 80 anos de fundação desta Casa. Como a edição encontra-se em fase avançada, gostaríamos de pedir a todos que leiam-no atentamente com vistas a detectar falhas, inadequações e inconsistências. Encontrando-as, por favor, avisem-nos urgentemente para que possamos resolver a tempo.

    • Comunicamos a todos os colegas que, a partir de semana que vem, a Secretaria de Apoio Externo (SAE) não funcionará mais na sala 15 do segundo andar. Essa mudança trata-se de uma primeira consequência da política de realocação dos espaços físicos. A SAE funcionará na sala 27 do bloco térreo. Pedimos a gentileza de todos no sentido de se divulgar essa nova sala para que se evitem transtornos.

    • Em atenção ao Memorando n.º 33, de 15 de dezembro de 2015, encaminho, em anexo, cópias de três documentos, a saber: ficha funcional dos servidores lotados nesta seção, folha de ponto dos referidos servidores e ficha de avaliação desses servidores pelo público externo. Acreditamos que esses documentos já contêm todas as informações solicitadas por Vossa Senhoria. Caso sejam necessários mais documentos ou mais esclarecimentos, coloco-me à disposição para sanar eventuais dúvidas quanto a esse assunto.

  • gabarito: todas erradas! ☺

  • Pronto, não tem que falar mais do que isso ao enviar documentos.

    Em atenção ao Memorando n.º 33, de 15 de dezembro de 2015, encaminho, em anexo, ficha funcional dos servidores lotados nesta seção, folha de ponto dos referidos servidores e ficha de avaliação desses servidores pelo público externo.