-
A missão de uma organização é, basicamente, o motivo pelo qual esta instituição foi criada. Define e explicita qual é sua razão de ser. A
missão tem um objetivo: comunicar aos públicos internos e externos quais são as intenções daquela empresa em relação à sociedade.
-
alguém sabe explicar o erro da c?
-
Na pratica, indicadores nao orientam o comportamento da pessoa. Imagine que determinado indicador de liquidez esteja indicando que a organizacao nao necessita buscar financiamento no momento. Como um operario deveria agir? Nao fazer diferenca.
-
Creio que a letra c esteja relacionada a "VALORES" da organização.
-
Val, creio que o erro da alternativa C seja que os ondicadores não têm esse objetivo. Podem ser vistos mais como instrumentos para medir desempenho, aferir resultado. Orientar e direcionar estaria mais relacionado com as diretrizes, objetivos ou mesmo os valores, como citado pelo jones strada! Espero ter ajudado.
-
Entendo que a alternativa B esteja mais correta, mas não acho que a C esteja totalmente errada:
c) Os indicadores das iniciativas estratégicas orientam e direcionam o comportamento das pessoas no desenvolvimento das atividades, conferindo coerência e unidade na atuação institucional.
Justificativa: "os indicadores são medidas que nos facilitam entender o funcionamento e o andamento de um processo, de um produto ou serviços da organização" (...)"Assim, usamos indicadores para nos ajudar no planejamento e no controle das organizações.Essas ferramentas nos auxiliam na busca dos resultados e na melhoria dos processos das empresas e dos órgãos públicos". (In: Rennó, Rodrigo. "Administração Geral para Concursos", p. 174).
Mas, realmente, quanto à influenciar o comportamento, é difícil afirmar.
-
ERRO DA LETRA C:
Onde lê-se indicadores, troque-se por OBJETIVOS, estes sim orientam e direcionam o comportamento ...
-
Quanto à letra C
Os indicadores são parâmetros de avaliação definidos na maioria das vezes por fórmulas matemáticas e de forma isolada podem não ter o menor significado, no entanto podem dar suporte ao processo decisório estratégico. A aferição dos indicadores, o resultado numérico, até pode indiretamente influenciar a orientação e o direcionamento das ações, mas nunca o comportamento, estes sao influenciados pelos valores da organização.
-
Acredito que para eliminarmos a C precisaríamos perceber que iniciativas estratégicas não orientam e direcionam o comportamento das pessoas no desenvolvimento das atividades, quem faz isso são as iniciativas táticas pois o desenvolvimento das atividades se encontram no nível operacional.
-
A - ERRADO - A proatividade do servidor de um TRE para solucionar pendências operacionais do órgão caracteriza uma iniciativa estratégica.INICIATIVA OPERACIOANL NÃO SE CONFUNDE COM INICIATIVA ESTRATÉGICA. ESTÁ ENVOLVE A ORGANIZAÇÃO COMO UM TODO E AQUELA ENVOLVE APENA A ATIVIDADE/TAREFA PARA SE ALIAR À VISÃO DA ORGANIZAÇÃO.
B - CORRETO - Garantir a legitimidade do processo eleitoral define a missão de um TRE, por se tratar da finalidade para a qual o órgão foi criado. MISSÃO: DEVE SATISFAZER NECESSIDADE DO AMBIENTE EXTERNO (DOS CLIENTES), É A RAZÃO DA EXISTÊNCIA (PROPÓSITO) E CONTRIBUI PARA A SOCIEDADE (DE OBJETIVO SOCIAL). QUEM SOMOS? O QUE FAZEMOS? E POR QUE FAZEMOS?
C - ERRADO - Os indicadores das iniciativas estratégicas orientam e direcionam o comportamento das pessoas no desenvolvimento das atividades, conferindo coerência e unidade na atuação institucional. SÃO OS INDICADORES DAS INICIATIVAS OPERACIONAIS QUE DIRECIONAM O COMPORTAMENTO DAS PESSOAS NO DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES PARA A COERENCIA E UNIDADE NA ATUAÇÃO DA INSTITUIÇÃO. OU SEJA. O BSC CRIA UM CONTEXTO PARA QUE AS DECISÕES RELACIONADAS ÀS OPERAÇÕES COTIDIANAS POSSAM SER ALINHADAS COM A ESTRATÉGIA E A VISÃO ORGANIZACIONAL. ESTÁ INVERTIDA A REDAÇÃO DA ASSERTIVA.
D - ERRADO - Ser reconhecido pela excelência na efetividade da gestão do processo eleitoral define um objetivo tático de um TRE, pois se refere àquilo que o órgão pretende ser no futuro. O OBJETIVO SE REFERE À MISSÃO, OU SEJA, A RAZÃO DE EXISTÊNCIA, O PROPÓSITO DA ORGANIZAÇÃO (HOJE). O CORRETO SERIA META/VISÃO.
E - ERRADO - Sustentabilidade, cidadania e eficiência operacional são exemplos de objetivos operacionais de um TRE porque são objetivos globais, amplos e definidos para longo prazo. SUSTENTABILIDADE, CIDADANIA E EFICIÊNCIA SÃO VALORES OPERACIONAIS, E NÃO OBJETIVOS. QUANTO AO RESTANTE, ESTÁ CORRETO: O OBJETIVO É AMPLO, QUALITATIVO, SE REMETE À MISSÃO E POR ISSO É ATEMPORAL, OU SEJA, LONGO PRAZO.
GABARITO ''B''
-
Indicadores não orientam comportamentos, são os comportamentos que dão informações para composição dos indicadores. Indicadores informam o que está acontecendo baseado em determinadas ações de coletas de informações.
-
Para resolução da questão em análise,
faz-se necessário o conhecimento sobre planejamento organizacional.
Diante disso, vamos a
uma breve explicação.
Segundo Maximiano
(2004) planejamento é o processo de tomar decisões sobre o futuro. As decisões
procuram, de alguma forma, influenciar o futuro, ou que serão colocadas em
prática posteriormente, são decisões de planejamento.
Posto isso, vamos à
análise das alternativas.
A) ERRADA. A solução de
pendencias operacionais não é uma iniciativa estratégica. Tendo em vista que o
planejamento estratégico é voltado para ações de longo prazo da organização.
B) CERTA. Segundo o plano estratégico TRE-PI
traz que a missão do órgão é “garantir a legitimidade do processo
eleitoral." A missa de uma instituição traduz o seu propósito, o motivo da
sua existência.
C) ERRADA. De acordo com
Chiavenato (2001), planejamento estratégico é “o planejamento global projetado
a longo praz, e que envolve a organização como uma totalidade". Logo, o
comportamento das pessoas no desenvolvimento das atividades está relacionado ao
planejamento operacional, pois é algo do dia a dia e de curto prazo.
D) ERRADA. A alternativa
trouxe a visão do TRE-PI, segundo o Plano Estratégico.
E) ERRADA.
Sustentabilidade, cidadania e eficiência são valores elencados no Plano
estratégico do TRE e não objetivos.
Fontes:
MAXIMIANO, Idalberto, Administração nos Novos
Tempos, São Paulo: Campus 2004.
BRASIL. Tribunal Regional
Eleitora (PI). Estratégia do TER-PI: 2015-2020.
Gabarito do Professor: Letra B.