SóProvas


ID
1818661
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1

 Cabeça nas nuvens

     Quando foi convidado para participar da feira de educação da Microsoft, Diogo Machado já sabia que projeto desenvolver.

       O estagiário de Informática da Escola Estadual Professor Francisco Coelho, em Cachoeiro de Itapemirim (ES), estava cansado de ouvir reclamações de alunos que perdiam arquivos no computador. Decidiu criar um sistema para salvar trabalhos na própria internet, como ele já fazia com seus códigos de programação. Dessa forma, se o computador desse pau, o conteúdo ficaria seguro e poderia ser acessado de qualquer máquina. A ideia do recém-formado técnico em Informática se baseava em clouding computing (ou computação em nuvem), tecnologia que é aposta de gigantes como Apple e Google para o armazenamento de dados no futuro. 

     Em três meses, Diogo desenvolveu o Escola na Nuvem (escolananuvem.com.br), um portal em que estudantes e professores se cadastram e podem armazenar e trocar conteúdos, como o trabalho de Matemática ou os tópicos da aula anterior. As informações ficam em um disco virtual, sempre disponíveis para consulta via web. 

(Extraído da Revista Galileu, nº 241)

A expressão “desse pau" em “se o computador desse pau" é um exemplo de 

Alternativas
Comentários
  • "desse pau" - Expressão coloquial equivalente à "apresentasse defeito" ou algum outro sinônimo.

    Gabarito: Letra E

  • Questão fácil, levando em conta ser FGV, mas até por ser fácil, dá frio na barriga. Isso porque, nessa questão tem algumas peculiaridades que normalmente só a FGV faz,



    A) Ok, essa é tranquila. Provavelmente a FGV quis confundir a palavra "pau" com algum orgão genital de formato cilíndrico, mas pelo contexto empregado é fácil ver que não é esse o sentido. 

     
    B) Aí já tem uma maldade da banca. Por exemplo, eu sou carioca e sei que essa expressão aqui é muito usada, porém isso não significa dizer que ela nasceu aqui. Normalmente associamos regionalismos à região nordeste, mas isso pode gerar uma pegadinha. 

    C) Exigiria que o candidato estivesse seguro do significado de neologismo e o que geralmente geram essas expressões, mas acredito que não apresentaria dúvidas. Apesar do neologismo ser muito utilizado em termos de informática (como exemplo: printar, escanear, xerocar, deletar, tuitar, zapzap, etc), não houve nenhuma derivação do inglês da expressão "deu pau".



    D) Essa facilmente pode ser descartada. 

     


    E) O sentido específico de "deu pau" é "quebrou". Logo, é o gabarito.

  • Eu ri... da mente poluída e criativa do(a) examinador(a).

    =D

  • essa foi para descontrair

  • Cuidado, pessoal. Essa questão serve para eliminar. Se gargalhar na prova, acho que o fiscal manda sair da sala! rsrsrs

  • quando vejo essas questões muito fáceis é um preságio que o pior está por vir ;(......

  • Meu Deus...cada questão

  • GABARITO: LETRA E

    ACRESCENTANDO:

    A linguagem informal ou coloquial representa a linguagem cotidiana, ou seja, trata-se de uma linguagem espontânea, regionalista e despreocupada com as normas gramaticais.

    FONTE: https://www.todamateria.com.br/linguagem-formal-e-informal/

  • Questão muito pobre rs