-
Alguém sabe dizer como se resolve essa?
-
Olha, se vc tem 12 professores trabalhando de manhã...
No máximo estes 12 professores também trabalharão a tarde. Quero dizer, não é possível que vc tenha 13 ou mais professores trabalhando nos dois turnos.
-
O problema pode surgir se você pensar que são pessoas diferentes, o exercício não diz que são nem as mesmas pessoas e nem que são pessoas diferentes, então analisando as alternativas.
a) no mínimo 6 desses professores dão aulas nos dois turnos. (Não no mínimo seria um professor)
b) no máximo 6 desses professores dão aulas nos dois turnos. (não no máximo seriam 12 professores)
c) no mínimo 12 desses professores dão aulas nos dois turnos. (não, seria no máximo)
d) no máximo 12 desses professores dão aulas nos dois turnos. CORRETO
e) no mínimo 12 desses professores dão aulas só no turno da manhã. (não, no turno da manhã são 18)
-
Não confudam com conjuntos, isso é é só logica.
-
alguem poderia explicar essa questão pois não entendi
-
Vou tentar explicar, pois também achei um pouco confuso logo de início. É uma questão de lógica, ok? Então devem pensar assim:
Eu tenho 18 professores trabalhando no período da manhã (a questão não fala que não se pode repetir o mesmo professor nos dois turnos, então entendemos que sim) e 12 trabalhando no período da tarde.
Se eu sempre tenho algum professor trabalhando em algum período, quer dizer que eu tenho SEMPRE no MÍNIMO 1 professor trabalhando em um dos dois períodos (1 manhã e 1 de noite).
Agora vamos pegar o valor menor de professores (turno da tarde).
Se eu tenho 12 professores trabalhando no período da tarde, isso quer dizer que eu também posso ter esses mesmos professores trabalhando no período da manhã, então eu tenho no MÁXIMO 12 professores trabalhando em um dos dois períodos (manhã ou tarde).
Gabarito: D
-
Dá para resolver por conjunto sim! Considerando dois círculos que se cruzam. Na intersecção deles seria X, ou seja, os possíveis professores que dão aulas nos dois turnos. Então, no lado da manhã seria 18-X e no lado da tarde seria 12-X.
"X" pode ser valores de 0 (nenhum deles trabalham em dois turnos; apenas em 1) a 12 (onde todos os professores que dão aula a tarde necessariamente dão aulas pela manhã). Logo, 12 é o número máximo de professores que dão aula nos dois turnos.
-
Eu chamos isso de questão do absurdo.
Tu te deparas com uma questão que faz, nesse caso, 2 afirmativas:
- 18 trabalham de tarde
- 12 trabalham de manhã
Não precisa se desesperar, é só ler alternativa por alternativa e perceber que todas são absurdas exceto uma...
Não tem segredo não tem conjunto, as outras alternativas são apenas bestas. Como que tu vai saber se 6 dão aula de manhã e de tarde com as infomações dadas, é impossível... O que pode te deixar nervoso é que de fato pode ser verdade mas com as infomações que foram dadas tu não pode inferir isso.
Até onde tu sabe a escola pode ter 30 professores e cada um só trabalha 1 turno!!!!!!
-
Que questão mal redigida!! Só acertei pq li as alternativas pq qd li só o enunciado entendi q eram 18 de manha e 12 diferentes de tarde.
"Em um colégio de Ensino Fundamental, 18 professores dão aulas no turno da manhã e DESSES, 12 dão aulas no turno da tarde."
ou
"Em um colégio de Ensino Fundamental, 18 professores dão aulas no turno da manhã e 12 DESSES MESMOS professores TAMBÉM dão aulas no turno da tarde."
A banca não poderia ter sido mais clara???
-
É uma questão de conjuntos. O texto não diz se os professores de cada turno são diferentes ou se há professores que ensinam nos dois turnos. Por isso faça dois círculos com uma zona de interseção, indicando essa possibilidade. Cada círculo representa a quantidade de professores que dá aula em cada turno, e a interseção representa a quantidade de professores que dá aula nos dois turnos.
Temos o turno matutino com 18 professores e no vespertino temos 12, sem saber SE HÁ e nem a QUANTIDADE na interseção.
O texto em momento algum diz que existe de fato professores ensinando nos dois turnos, logo a interseção pode perfeitamente ser ZERO. Esse será o valor MÍNIMO.
No entanto, o máximo que se pode ter na interseção é 12, pois se tivéssemos 13 ou mais, estaríamos afirmando que há 13 professores no turno vespertino, quando o texto diz que são 12 no total.
Resposta: D
-