SóProvas


ID
1822261
Banca
FGV
Órgão
DPE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Analise o fragmento a seguir.

A perda de clientes lucrativos pode ser um grande problema para as empresas. Por isso, reconquistá-los torna-se uma importante atividade de marketing. Geralmente é mais _____ reter do que atrair novos clientes e a chave para reter os clientes lucrativos é _____. Os cinco níveis de investimento na construção do relacionamento são: básico, reativo, responsável, pró-ativo e _____. Entre as estratégias para formar fortes vínculos com os clientes está o acréscimo de benefícios _____, sociais e estruturais na relação empresa-cliente."

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima 

Alternativas
Comentários
  • Já na primeira lacuna, ao consultar as alternativas, fica claro que "barato" é a única resposta possível, portanto alternativa C.

  • Geralmente é mais barato reter do que atrais novos clientes e a chave para reter clientes lucrativos é o marketing de relacionamento. Com isso chegamos no gabarito C.

    Em seguida o enunciado apresenta uma classificação dos níveis de relacionamento. Vamos conhecê-la:

    Nível Básico: O relacionamento é mínimo. O vendedor simplesmente vende o produto, transformando-se mais em tirador de pedidos do que em um profissional de vendas. Usualmente foca suas atenções em características do produto e não nas necessidades do cliente.

    Nível de Marketing Reativo: O vendedor começa a tentar se aproximar dos clientes. Após realizar a venda, por exemplo, comunica ao cliente a existência de canais de relacionamento e o incentiva a entrar em contato, caso tenha dúvidas, sugestões ou reclamações a fazer. Pouco efetivo.

    Nível de Marketing Responsável: Agora o vendedor já inicia algumas investidas em busca de um relacionamento mais efetivo, mas ainda insuficiente para a retenção e fidelização de clientes. Usa os canais da empresa para entrar em contato após a venda em busca de feedbacks, opiniões e sugestões. O ideal é guardar essas informações e usá-las para cada vez mais melhorar o desempenho da empresa para atender as expectativas dos clientes.

    Nível de Marketing Pró-Ativo: Neste nível o vendedor passa a se relacionar com o cliente de forma mais constate, enviando e-mails e fazendo ligações para saber se a utilização do produto ou serviço está sendo satisfatória e como pode ser melhorada.

    Nível de Marketing de Parceria: A empresa e o cliente passam a trabalhar juntos na busca das melhores soluções e para o desenvolvimento de produtos e serviços que realmente surpreendam e superem qualquer expectativa.

    Gabarito: C

    1. Nível Básico: O relacionamento é mínimo. O vendedor simplesmente vende o produto, transformando-se mais em tirador de pedidos do que em um profissional de vendas. Usualmente foca suas atenções em características do produto e não nas necessidades do cliente.
    2. Nível de Marketing Reativo: O vendedor começa a tentar se aproximar dos clientes. , por exemplo, comunica ao cliente a existência de canais de relacionamento e o incentiva a entra em contato, caso tenha dívidas, sugestões ou reclamações a fazer. Pouco efetivo.
    3. Nível de Marketing Responsável: Agora o vendedor já inicia algumas investidas em busca de um relacionamento mais efetivo, mas ainda insuficiente para a retenção e fidelização de clientes. Usa os canais da empresa para entrar em contato após a venda em busca de feedbacks, opiniões e sugestões. O ideal é guardar essas informações e usá-las para cada vez mais melhorar o desempenho da empresa para atender as expectativas dos clientes.
    4. Nível de Marketing Pró-Ativo: Neste nível o vendedor passa a se relacionar com o cliente de forma mais constate, enviando e-mails e fazendo ligações para saber se a utilização do produto ou serviço está sendo satisfatória e como pode ser melhorada.
    5. Nível de Marketing de Parceria: A empresa e o cliente passam a trabalhar juntos na busca das melhores soluções e para o desenvolvimento de produtos e serviços que realmente surpreendam e superem qualquer expectativa.

    https://www.agendor.com.br/blog/retencao-e-fidelizacao-de-clientes/