SóProvas



Questões de Estratégias de Marketing na Comunicação Social


ID
49078
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Avalie os itens abaixo e assinale a opção correta.

( ) Marketing e patrocínio têm características similares e podem ser considerados sinônimos.
( ) Ombudsman e Ouvidor têm características similares e podem mesmo ser considerados sinônimos.
( ) Comunicação Administrativa e Comunicação Mercadológica têm características similares e podem ser consideradas sinônimas.
( ) Comunicação Corporativa e Comunicação Institucional têm características similares e podem mesmo ser consideradas sinônimas.

Alternativas
Comentários
  • Bem,

    Para a primeira questão eu não achei uma base teórica consistente ainda, mas eu entendo que o patrocínio é uma das estratégias de marketing e por isso não podemos dizer que são a mesma coisa.

    O segundo item está realmente correto pois: "O papel da Ouvidoria é o de representação do público interno e externo junto á presidência ou diretoria. O ouvidor da empresa é chamado de Ombudsman."

    ps. Tomem cuidado, pois Centrais de Atendimento (SACs) não dever ser confundidos com as Ouvidorias, pois os SACs complementam o trabalho das Ouvidorias. Basicamente, o primeiro tem atuação operacional e é um departamento logisticamente ligado ao Marketing e a segunda tem atuação estratégica

    Agora vamos aos dois últimos itens, para entendermos a razão deles estarem errados precisamos ter os seguintes conceitos em mente:

    Tipos de Comunicação Organizacional

    - Comunicação Administrativa: organiza e distribui os fluxos de comunicação para as funções administrativas, fazendo os intercâmbios necessários para possibilitar a realização produtiva com o melhor custo/benefício

    - Comunicação Mercadológica: visa o atendimento das demandas relativas aos produtos ou serviços da empresa desenvolvendo todas as articulações necessárias com áreas afins para chegar da melhor forma ao consumidor, persuadindo-o.

    - Comunicação Interna: o diálogo aberto entre a empresa (direção) e funcionários cria mecanismos que transmitem segurança para a manifestação do pensamento, dando retorno com autenticidade, rapidez e transparência.

    - Comunicação Institucional: enfatiza o desenvolvimento dos relacionamentos estratégicos, a promoção da imagem institucional, comunicando os valores e princípios da empresa para públicos estratégicos.

    ps. Tomem cuidado, pois as bancas tentam enganar dizendo que comunicação organizacional e institucional são sinônimos, mas isso não é verdade pois a comunicação institucional é um tipo de comunicação organizacional!

    Fonte: material do Ponto dos Concursos.
  • O quarto item mata a charada e permite que se acerte a questão pois comunicação mercadológica e comunicação administrativa definitivamente não podem ser consideradas sinônimas. E só há uma opção em que o quarto item é falso, a letra A.




ID
63025
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito do marketing, julgue os itens subseqüentes.

Simpatia, especialização e confiabilidade são fatores que podem conferir credibilidade a uma fonte no processo de marketing.

Alternativas
Comentários
  • O processo de marketing de relacionamento deve se iniciar com a escolha certa do cliente, a identificação de suas necessidades, a definição dos serviços prestados e agregados, a busca da melhor relação custo/benefício e ter funcionários motivados e capacitados a atender estes clientes adequadamente. O contexto de administrar o relacionamento com o cliente serve para que a empresa adquira vantagem competitiva e se destaque perante a concorrência. O objetivo maior torna-se manter o cliente através da confiança, credibilidade e a sensação de segurança transmitida pela organização.

ID
63040
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O termo endomarketing está relacionado às ações de marketing voltadas ao público interno da empresa a fim de promover, entre seus funcionários e departamentos, valores destinados a servir o cliente.

Alternativas
Comentários
  • Endomarketing Área do marketing que estabelece comunicação e relacionamento com aqueles que já são clientes e para os colaboradores. Endomarketing é uma das mais novas áreas da administração e busca adaptar estratégias e elementos do marketing tradicional, o normalmente utilizado pelas empresas para abordagens ao mercado, para uso no ambiente interno das corporações.Quem nunca ouviu falar que antes de vender um produto para seus clientes, as empresas precisam convencer seus funcionários a comprá-lo? O Endomarketing surge como elemento de ligação entre o cliente, o produto e o empregado.E "vender" um produto, uma idéia, um posicionamento de marketing para o colaborador passa a ser tão importante quanto para o cliente. Significa torná-lo aliado no negócio, responsável pelo sucesso da corporação e igualmente preocupado com o seu desempenho.

ID
96088
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O Conselho Superior da Defensoria Pública solicitou aos Agentes de Comunicação Social um plano para aproximar a entidade dos cidadãos. Os agentes apresentaram um projeto de interatividade visando provocar no receptor da mensagem uma resposta direta. Para isso sugeriram a criação de linhas telefônicas gratuitas, disponíveis 24 horas por dia, em todos os dias da semana. Este tipo de estratégia tem o nome de Marketing

Alternativas
Comentários
  • Marketing Direto é um sistema interativo de marketing que usa uma ou mais mídias de propaganda para obter uma resposta mensurável e/ou uma transação em qualquer localização. (Marketing de Serviços – Conceitos e Estratégias, Marcos Cobra/Flávio Zwarg – 1986).

    É uma das mais emergentes ferramentas de marketing que surgiram com a nova economia, consistindo em contactos diretos que ocorrem individualmente entre a empresa e um cliente (ou grupo de clientes com necessidades idênticas). O Marketing Direto, deve ser utilizado para conseguir uma relação personalizada com os clientes, de forma a conhecê-los o suficiente para poder oferecer a cada categoria os bens e serviços mais adequados. Esta ferramenta é fundamental na fidelização dos clientes, contribuindo para a maximização da receita média por cliente. As ações desenvolvidas neste âmbito visam a satisfação das necessidades do consumidor, constituindo a base para a criação de uma relação duradoura, na conquista da sua confiança e lealdade à marca. O Marketing Direto vem dar resposta a uma necessidade crescente das empresas em satisfazerem as necessidades de clientes cada vez mais informados e mais exigentes.

    Entre os principais meios utilizados para a construção de um marketing direto com qualidade, estão a inteligência de banco de dados, impressão, criação de URLs personalizadas e acompanhamento e análise de retorno de investimento em marketing, como também aplicações de tecnologias como realidade aumentada, QR Codes variáveis e personalizados, geotagging e desenvolvimento de mapas variáveis ponto a ponto.


ID
97576
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Definir e distribuir corretamente o orçamento de comunicação integrada de marketing de uma empresa é uma tarefa, no mínimo, complexa. O desafio é destinar a maior parte dos recursos às ferramentas mais eficazes e adequadas ao planejamento de comunicação. No caso de venda no varejo, sabe-se que os gastos com promoção de vendas do tipo desconto em uma determinada marca crescem quando o

Alternativas
Comentários

  •     Essa dá pra resolver só pela lógica: se o  cliente "não percebe a marca como diferencial e o objetivo do anunciante é a aceleração imediata das vendas" (alternativa B), é óbvio que os "gastos com promoção de vendas do tipo desconto irão crescer".  Daí, é B na cabeça!!
        Elementar, meu caro Watson....
  • Essa foi muito tranquila, esse tipo de questão não é bom cair na prova, pq não separa os melhor preparados da massa!

ID
97588
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Estratégias para gerar vendas afetam a definição do mix de comunicação e a abordagem ao consumidor. Entre elas, podem ser citadas duas estratégias como as mais utilizadas pelas empresas: push (pressão) e pull (atração). O emprego da estratégia pull é adequado quando

Alternativas
Comentários
    • Pull
      • Utiliza propaganda e promoção ao consumidor par induzi-lo a pedir o produto aos intermediários;
      • Apropriada quando à uma fidelidade a marca e grande envolvimento na categoria;
      • Os consumidores escolhem a marca antes de ir a loja.
  • Estratégia push e pull

    – O sistema Push.

    • Consiste em investir na força de vendas para promover o produto diretamente no distribuidor;
    • O produtor empurra o seu produto para o consumidor através do revendedor;
    • A venda direta é o formato menos complexo desta estratégia.

    – O sistema Pull.

    • Consiste em se dirigir diretamente ao consumidor através de campanhas de comunicação, incitando os distribuidores a pedir o produto para satisfazer os seus clientes;
    • O produtor procura puxar o consumidor para o seu produto.

    http://www3.uma.pt/fcf/IMG/pdf/Mkt_8.pdf
  • Em inglês, pull quer dizer puxar e push empurrar,
    É bem lógfico supor, portanto, que a estratégia pull faz com que o próprio consumidor seja atraído para a compra, como a abelha pelo mel ou os homens pelas mulheres bonitas e atraentes... Para exercer este poder de atração, lógico que o produto tem que ser bom e diferenciado. Ninguem é atraído pelo que não presta. Daí a correção da resposta letra E:  o envolvimento do consumidor com a compra é alto, assim como o seu grau de fidelidade à marca. .
  • O Push Marketing consiste na tentativa de empurrar os seus produtos aos consumidores. O Push tem um comportamento mais ativo, tentando captar a atenção do público com anúncios, campanhas e ações sobre os seus produtos e/ou serviços. Se aproxima do conceito conhecido como marketing direto. Ou seja, conseguir mais conversões a partir da oferta dos produtos e/ou serviços. Dessa forma, é comum reforçar campanhas e anúncios para conseguir cativar a atenção do consumidor.  foca diretamente a conversão do consumidor em curto prazo.

    Pull Marketing explora uma relação mais próxima com o seu público para conseguir as conversões. Já o Pull Marketing busca aplicar uma prospecção passiva, tentando atrair consumidores em potencial a partir da conquista e do encanto. A fidelização de clientes, por exemplo, é um dos principais objetivos dessa tática.

  • Pull (Atração)

    • Utiliza a propaganda e a promoção ao consumidor para induzi-lo a pedir o produto aos intermediários
    • Clientes Novos
    • Fidelidade à marca ou à categoria
    • Consumidor já escolheu o produto antes de ir a loja

    Push (Pressão)

    • Usam-se a equipe de vendas e a promoção dirigida ao revendedor para induzir os intermediários 
    • Clientes conhecidos
    • Baixo grau de fidelidade
    • Escolha feita na loja

ID
97594
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Um fabricante de veículos prepara o lançamento de um novo produto e encomenda a sua agência de propaganda uma estratégia de posicionamento específico por atributo. Seguindo essa orientação, a agência irá

Alternativas
Comentários
  • Essa dá pra resolver apenas pela lógica: "posicionamento por atributo" tem a ver com alguma qualidade especifica, ou seja algum aspecto que diferencie o produto. Daí, fica fácil deduzir e optar pela alternativa B.  Mamata!!!
  • Não há resposta.

    Posicionamento por concorrentes: O produto sugere ser diferente, ou melhor, que o produto concorrente. A 7-UP denomina-se Uncola.


ID
97597
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O mix promocional é um conjunto de ferramentas para que sejam atingidos os objetivos especificados na estratégia de comunicação da empresa. A respeito dessas ferramentas, pode-se afirmar que a(s)

Alternativas
Comentários
  • Pode ser resolvida por eliminação:

    a) promoção de vendas traz retorno em longo prazo e deve ser planejada mensalmente, integrando-se às outras ferramentas do composto promocional. (CORRETO É CURTO PRAZO)

    b) promoção de eventos é uma ação de marketing direto, pois permite que a empresa se comunique diretamente com seu target, num contexto de prazer e divertimento. (NÃO TEM LÓGICA, IMAGINE TODOS DANÇANDO E TENDO RELAÇOES S..)

    c) propaganda torna os produtos mais conhecidos, sem estimular a transação comercial, mas formando imagem e posicionando a empresa no mercado. (CORRETO É ESTIMULAR A TRANSAÇÃO COMERCIAL)

    e) atividades de assessoria de imprensa buscam obter mídia espontânea para as organizações, constituindo uma ação reconhecida como marketing viral.(MARKETING VIRAL É RELACIONADO AO USO DA INTERNET)



  • Na verdade, Eventos não são ações de Marketing Direto...

    EVENTOS E EXPERIENCIAS 

    Existem diversas vantagens ligadas aos eventos e expenências

    1. Relevante: um evento ou experiêncía bem escolhido pode ser visto como extremamente relevante à medida que o consumidor se torna pessoalmente envolvido

    2. Envolvente: devido à vivacidade e a qualidade em tempo real dos eventos e expenênclas. os consumidores podem achá-los mais ativamente envolventes.

    3. Implícito: os eventos são um tipo de venda não agressiva indireta.

    MARKETING DIRETO 

    Todas as diversas formas de marketing direto-mala direta, telemarketing, marketing pela Internet - possuem três características em comum. O marketing direto é:

    1. Personalizado: a mensagem pode ser preparada para atrair a pessoa a quem é endereçada.

    2. Atualizado: a mensagem pode ser preparada rapidamente

    3. Interativo: a mensagem pode ser alterada. dependendo da resposta da pessoa


  • Letra B está errada porque, segundo Kotler, as principais formas de mkt direto são:
    1) venda pessoal 
    2) mkt de mala direta – forma mais usada, envio e uma oferta ou anúncio, lembrete ou item a uma pessoa a um endereço.
    3) mkt de catálogo – vendas por catálogos impressos, em vídeo ou digitais, os quais são enviados por correio a uma lista de clientes, disponibilizados em lojas ou acessados na internet.
    4) telemkt – uso do tel para vender diretamente aos consumidores.
    5) mkt de televendas – por meio da televisão e assume duas formas: propaganda interativa (ou infomerciais, ex: canal Polishop) e TV interativa.
    6) mkt de terminais de multimídia (quiosques) – são máquinas de informações e pedidos em lojas, locais em geral.
    7) mkt online – esforços para comercializar produtos e serviços e para desenvolver relacionamento com os clientes na internet. canais que conectam digitalmente vendedores e consumidores.


ID
97600
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A declaração abaixo está no site do BNDES e divulga um importante componente da estratégia de marketing da instituição.
"Promover o desenvolvimento do País, elevando a competitividade da economia brasileira, priorizando tanto a redução de desigualdades sociais e regionais, como a manutenção e geração de empregos."

Que componente é esse e o que ele significa?

Alternativas
Comentários
  • Discordo do gabarito. Para mim o mais adequado é a letra D.  A letra. C. Tem um equívoco quando diz  detectadas  no ambiente 

    externo. Pode ser no  interno Tb . Por que não ?


ID
162019
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca do marketing esportivo, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra E, Banco Itaú por exemplo utiliza o marketing esportivo no estádios de futebol e não tem nada a ver com o ramo esportivo ou produtos esportivos, a intenção desse tipo de marketing é dar visibilidade a marca e associar a emoção dos estádios, a felicidade com a instituição patrocinadora. 

    Estratégia de ganhar Share of mind!

  • Marketing Esportivo, segundo Sgobi (2006), é a utilização do esporte como ferramenta de comunicação corporativa ou institucional.[1]

    Segundo Pitts & Stotlar (2006), "Marketing Esportivo é o processo de elaborar e implementar atividades de produção, formatação de preço, promoção e distribuição de um produto esportivo para satisfazer as necessidades ou desejos de consumidores e realizar os objetivos da empresa".[2]

    Para Contursi (1996), o Marketing Esportivo abrange o marketing do esporte e o marketing através do esporte. Marketing do esporte: marketing desenvolvido dentro das instituições esportivas, que inclui produtos e serviços esportivos. Exemplos: academias, clubes, corridas, basquete, futebol. Marketing através do esporte: atividades ou produtos que fazem o uso do esporte como veículo promocional ou de comunicação. Exemplos: patrocínio esportivo, ações de ativação, produtos licenciados.[3]

    O marketing esportivo refere-se à aplicação específica dos princípios e processos do marketing a produtos de esporte (times, ligas, eventos, etc.).


ID
162022
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Ainda com relação ao marketing esportivo, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Pitts e Stotlar, falam que o MKT Esportivo "é o processo de elaborar e implementar atividades de produção, formatação de preço, promoção e distribuição de um produto esportivo para satisfazer as necessidades ou desejos de consumidores e realizar os objetivos da empresa"
  • Os 4 Ps do marketing também chamados de Mix de Marketing ou Composto de Marketing representam os quatro pilares básicos de qualquer estratégia de marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção.

    Explicação detalhada em: https://marketingdeconteudo.com/4-ps-do-marketing/


ID
200497
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que concerne à gestão de marcas, julgue o item seguinte.

Uma das funções do marketing é fazer a gestão da marca de uma instituição.

Alternativas
Comentários
  • Certo
    Simples essa... Marketing é o processo usado para determinar que produtos ou serviços poderão interessar aos consumidores, assim como a estratégia que se irá utilizar nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio. A finalidade do marketing é criar valor e satisfação no cliente, gerindo relacionamentos lucrativos para ambas as partes. As actividades de um gestor de marketing abrangem um leque muito alargado de actividades, desde o estudo de mercado, a definição de uma estratégia, publicidade, vendas e assistência pós-venda.

ID
200569
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Quanto ao emprego dos termos publicidade e propaganda, julgue
o item a seguir.

O termo propaganda foi empregado pela Igreja Católica, no tempo da contrarreforma, associado a um sentido de propagação da fé religiosa.

Alternativas
Comentários
  • O termo propaganda deriva do latim propagare e significa “reproduzir por meio de mergulhia”, ou seja, enterrar o rebento de uma planta no solo.

     

    A partir da Contrarreforma, a Igreja Católica empreendeu uma grande expansão pelo mundo em busca de novos fiéis para o catolicismo, ou seja, em busca de "plantar" tal religião em outras "terras".


ID
200572
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Quanto ao emprego dos termos publicidade e propaganda, julgue
o item a seguir.

Durante o século XX, o termo propaganda passou a ter emprego corriqueiro e a se confundir com publicidade, à medida que técnicas de propaganda religiosa e política passaram a ser empregadas também com fins comerciais.

Alternativas

ID
213436
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Na última década, as possibilidades de uso de mídias digitais em campanhas publicitárias avançou a ponto de existirem agências especializadas nesse segmento. O conceito de home page como página institucional divulgada no ciberspace passou a ser uma complexa rede de possibilidades da qual fazem parte expressões como Twitter, tweets, retweet, Flickr, entre outros. Assinale a alternativa correta acerca dos termos em destaque.

Alternativas
Comentários
  •  O Retweet consiste basicamente em repetir o tweet de outra pessoa, mas reconhecendo essa mesma pessoa como a fonte de informação.

    Esta é a melhor maneira de espalhar a informação que nos parece mais interessante, se vejo um tweet com informação que me foi útil porque não partilhar essa mesma informação com as pessoas que me seguem?

    O único ponto negativo disto é que as vezes vão ver a mesma informação que esta a ser repetida por várias pessoas que por acaso estamos a seguir, é o preço de termos informação distribuída rapidamente.

     

  • Cultura inútil! Aff!

  • Na época da prova (2010) os tweets aceitavam, no máximo, 140 caracteres. Em novembro de 2017, esse número dobrou, passando para 270 caracteres.

  • maio de 2019: 280 caracteres


ID
213457
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A linha fina de uma matéria publicada na revista Publish, edição n.º 100, 2009, p. 50, trazia o seguinte texto: Empresas que sobreviveram à Lei Cidade Limpa em SP comemoram resultados, baseados na criatividade. A matéria foi publicada em uma seção chamada power sign mídia indoor. Acerca desse assunto, é correto afirmar que

Alternativas

ID
214603
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de ferramentas de marketing, julgue os itens a seguir.

Considere que um determinado órgão público precisa valer-se da Internet como ferramenta de marketing para divulgar uma campanha de esclarecimento que possa ser acessada diretamente pelos cidadãos e facilmente reenviada. Nesse caso, o marketing digital, por não assegurar otimização de buscas e acesso para redes sociais, não é uma ferramenta adequada.

Alternativas
Comentários
  • Errado, pois o marketing digital abrange ferramentas que asseguram a otimização de buscas e acesso para redes sociais. A otimização de buscas pode ser feita por SEO (Search Engenering Optmization) e o acesso a redes sociais pode ser feito diretamente por elas mesmas ou por widgets, q são recursos implementados dentro do site q conduzem o internauta até às redes sociais.


ID
215473
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para uma persuasão eficaz, o desenvolvimento de uma argumentação consistente é imprescindível. Uma premissa que não serve de base para a persuasão é

Alternativas
Comentários
  • Em hipótese alguma o profissional de Comunicação Social deve manipular informações com o fim de convencimento de públicos.


ID
222376
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O endomarketing ou marketing interno trata as relações entre a
instituição e o público interno. A informação e a motivação
voltadas a esse público resultam em benefício para a instituição
em relação aos seus públicos externos. Com relação a esse
assunto, julgue os itens subsequentes.

O público interno, ao ter suas expectativas identificadas e atendidas, alcança satisfação e, ao obter satisfação, está mais capacitado a atuar positivamente no relacionamento com os públicos externos.

Alternativas
Comentários
  • Endomarketing é satisfazer os públicos externos em segundo grau, indiretamente, via satisfação do próprio público interno.


ID
222379
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O endomarketing ou marketing interno trata as relações entre a
instituição e o público interno. A informação e a motivação
voltadas a esse público resultam em benefício para a instituição
em relação aos seus públicos externos. Com relação a esse
assunto, julgue os itens subsequentes.

O endomarketing é uma ferramenta de gestão considerada importante por todas as organizações, que implementam a sua prática sem questionamentos.

Alternativas
Comentários
  • Sem questionamentos? 

  • Endomarketing  está relacionado às ações de marketing voltadas ao público interno da empresa a fim de promover, entre seus funcionários e departamentos, valores destinados a servir o cliente.

    - é o trabalho interno da empresa que consiste em aplicar uma visão de marketing a todas as rotinas da organização e a todos os aspectos do ambiente humano da empresa, considerando empregados como clientes e fornecedores internos.

  • Endomarketing - 1- Trabalho interno da empresa que consiste em aplicar uma visão de marketing a todas as rotinas da organização e a todos os aspectos do ambiente humano da empresa. O endomarketing considera que todos os funcionários da empresa são clientes e fornecedores internos e que a empresa em si se constitui em um microssistema de marketing. 2- Modalidade de marketing voltado para todos os segmentos de público diretamente envolvidos com a empresa e que pode funcionar como mensageiros da imagem institucional. Por meio de ações de comunicação interna, o endomarketing procura fixar positivamente a imagem corporativa junto a seus funcionários, fornecedores, prestadores de serviço, acionistas, revendedores, franqueados etc., gerando um clima propício ao melhor desempenho, qualidade e produtividade. 

    Dicionário Essencial de Comunicação, Rabaça e Barbosa, p. 92


ID
222388
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O texto jornalístico é factual. Cada veículo de
comunicação, no entanto, tem uma linguagem diferenciada,
respeitando suas especificidades.

Maria A. Baccega. Comunicação e linguagem: discursos e
ciência. 1.ª ed. São Paulo: Moderna, p. 54 (com adaptações).

O texto publicitário busca persuadir os públicos
favoravelmente acerca de um produto, serviço ou ideia,
utilizando-se, para isso, de informação incisiva, de criatividade e
elementos de atratividade. O texto publicitário deve ser capaz de,
ao mesmo tempo, divulgar, atrair, persuadir, fazer compreender.

João A. Anzanello. Razão e sensibilidade no texto
publicitário.
São Paulo: Futura, 2.ª ed. (com adaptações).

A partir das informações apresentadas nos fragmentos de textos
acima, julgue os itens a seguir.

A segmentação dos públicos por gênero, idade, localização geográfica e grau de instrução é considerada relevante apenas quando se trata da elaboração de texto jornalístico.

Alternativas

ID
222433
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para alguns autores, o marketing volta-se não só à
satisfação das necessidades humanas e às relações de negócio,
como também para dar suporte ao desenvolvimento de ações
institucionais. A comunicação social, por meio das suas áreas -
jornalismo, relações públicas e publicidade -, volta-se ao
planejamento das atividades de comunicação das organizações,
às pesquisas, à divulgação de informações, ao estabelecimento de
canais entre a instituição e a sociedade. Conhecimentos, atitudes
e práticas das duas áreas complementam-se em prol das modernas
organizações.

Luiz Claudio Zenone e Ana Maria R. Buairide.
Marketing da comunicação: a visão do administrador
de marketing
. São Paulo: Futura, 2002 (com adaptações).

A partir do texto acima e com relação ao marketing e à
comunicação, julgue os itens que se seguem.

O marketing é uma área visivelmente mais importante para as organizações do que a comunicação.

Alternativas
Comentários
  • Cada área tem o seu peso e a sua medida.


ID
222436
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para alguns autores, o marketing volta-se não só à
satisfação das necessidades humanas e às relações de negócio,
como também para dar suporte ao desenvolvimento de ações
institucionais. A comunicação social, por meio das suas áreas -
jornalismo, relações públicas e publicidade -, volta-se ao
planejamento das atividades de comunicação das organizações,
às pesquisas, à divulgação de informações, ao estabelecimento de
canais entre a instituição e a sociedade. Conhecimentos, atitudes
e práticas das duas áreas complementam-se em prol das modernas
organizações.

Luiz Claudio Zenone e Ana Maria R. Buairide.
Marketing da comunicação: a visão do administrador
de marketing
. São Paulo: Futura, 2002 (com adaptações).

A partir do texto acima e com relação ao marketing e à
comunicação, julgue os itens que se seguem.

De acordo com o texto, nas modernas organizações as áreas de marketing e comunicação não sobrevivem uma sem a outra.

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe dizer por que esta afirmativa está errada?
  • Caro Eraldo,

    de acordo com o comando da questão, você deve buscar a informação dada pelo item NO TEXTO.

    Quando o comando fala "DE ACORDO COM O TEXTO"... se o que vem para ser julgado no item não está escrito no texto, está errado.

    No caso em questão, ...NAS MODERNAS ORGANIZAÇÕES AS ÁREAS DE MARKETING E COMUNICAÇÃO NÃO SOBREVIVEM UMA SEM A OUTRA.

    Voltando ao texto, temos:
    "Para alguns autores, o marketing volta-se não só à
    satisfação das necessidades humanas e às relações de negócio,
    como também para dar suporte ao desenvolvimento de ações
    institucionais. A comunicação social, por meio das suas áreas -
    jornalismo, relações públicas e publicidade -, volta-se ao
    planejamento das atividades de comunicação das organizações,
    às pesquisas, à divulgação de informações, ao estabelecimento de
    canais entre a instituição e a sociedade. Conhecimentos, atitudes
    e práticas das duas áreas complementam-se em prol das modernas
    organizações."


    Ou seja, o item extrapolou o entendimento pois nao está escrito no texto que nao sobrevivem uma sem a outra e sim que uma COMPLEMENTA a outra.
  • Complementar é diferente de completar. Questão de interpretação.


ID
222451
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para Gaudêncio Torquato, a comunicação organizacional envolve
pesquisas, estratégicas, políticas, normas, processos, métodos,
canais, planos e projetos que devem refletir a cultura
organizacional e a identidade institucional. Nesse sentido,
defende a existência, nas organizações, de uma área de
comunicação que integre o jornalismo, as relações públicas, a
publicidade, o marketing e um setor de prospecção, seleção,
tratamento e armazenamento de informações. Acerca desse
assunto, julgue os itens a seguir.

O modelo defendido por Gaudêncio Torquato é impossível de ser aplicado às secretarias de comunicação social de instituições governamentais.

Alternativas

ID
222454
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para Gaudêncio Torquato, a comunicação organizacional envolve
pesquisas, estratégicas, políticas, normas, processos, métodos,
canais, planos e projetos que devem refletir a cultura
organizacional e a identidade institucional. Nesse sentido,
defende a existência, nas organizações, de uma área de
comunicação que integre o jornalismo, as relações públicas, a
publicidade, o marketing e um setor de prospecção, seleção,
tratamento e armazenamento de informações. Acerca desse
assunto, julgue os itens a seguir.

Prospecção é pesquisa, sondagem, avaliação que permite a coleta, a classificação e o armazenamento de informações que serão utilizadas pela comunicação organizacional.

Alternativas
Comentários
  • A imagem não tá carregando. Qual é o conteúdo? :D


ID
222457
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para Gaudêncio Torquato, a comunicação organizacional envolve
pesquisas, estratégicas, políticas, normas, processos, métodos,
canais, planos e projetos que devem refletir a cultura
organizacional e a identidade institucional. Nesse sentido,
defende a existência, nas organizações, de uma área de
comunicação que integre o jornalismo, as relações públicas, a
publicidade, o marketing e um setor de prospecção, seleção,
tratamento e armazenamento de informações. Acerca desse
assunto, julgue os itens a seguir.

Campanhas de informação à população fazem parte da comunicação organizacional.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO.


ID
265312
Banca
FUNIVERSA
Órgão
EMBRATUR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O Brasil foi classificado na 41.ª posição do ranking de 2010 de principais destinos turísticos do mundo, elaborado pela empresa de consultoria internacional FutureBrand, em parceria com a rede BBC World News. A lista em questão é elaborada anualmente há seis anos e baseia-se em análises de preferências, necessidades e avaliações pessoais de turistas dos cinco continentes que viajam a negócio ou a lazer.

Brasil é o 41.º maior destino turístico do mundo. In: EXAME. Internet: (com adaptações). Acesso em 25/11/2010.

Com base nessa realidade, e considerando a necessidade de o anunciante EMBRATUR promover o Brasil como destino turístico, é aconselhável aos gestores de comunicação desenvolver um planejamento de campanha coerente com os objetivos de comunicação que contemple as seguintes estratégias:

Alternativas
Comentários
  • Tipos de Estratégias de Comunicação (referência bibliográfica: LUPETTI, Marcélia (2002). p. 107 - 1)

    Estratégia de Informação: caracteriza-se pela prioridade que dá às informações de um produto ou empresa. É utilizada em lançamentos ou reformulações do produto/serviço ou embalagem. Essa estratégia deve informar algo.

    Estratégia de Testemunho ou Testemunhal: Usa o testemunho de alguém (famoso ou não) para dar credibilidade ao produto.

    Estratégia de Comparação: Compara os atributos de seu produto com o do concorrente. Ela não ataca o concorrente, apenas faz comparações. Não é muito utilizada no Brasil.

    Estratégia de Humor: utilização da piada ou sátira. Deve ser usada com cuidado. Depende do público alvo e do problema a ser resolvido.

    Estratégia Ofensiva: Ataca o concorrente, tentando atingir as suas vulnerabilidades. Normalmente é utilizada para ganhar participação de mercado de um concorrente maior.

    Estratégia de Defesa: Normalmente utilizada pelos líderes de mercado. Repele o ataque e mostra as forças empresariais.

    Estratégia Indiferenciada: Quando a empresa não conhece as diferenças entre o os segmentos de mercado e o público alvo. Ela não prioriza a venda, apenas fixa a imagem de marcas de empresas ou linhas de produtos.

    Estratégia de Posicionamento ou Reposicionamento: Destaca um lugar para o produto ou empresa na mente do consumidor.


ID
265336
Banca
FUNIVERSA
Órgão
EMBRATUR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Um anúncio em mídias eletrônicas, tais como banners e links patrocinados em sítios de Internet, possui algumas características técnicas que devem ser consideradas para se decidir pelo seu uso como peças de campanhas publicitárias. Acerca do uso dos banners e links patrocinados como anúncios, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Geralmente os Links Patrocinados são muito mais baratos em relação aos banners devido à grande quantidade de palavras-chave disponíveis. Porém a grande vantagem é que, através de uma estratégia bem definida, possa separar os anúncios que tenham relação com o seu produto e cujo custo seja compatível com o retorno esperado. Lembrando que, os custos dos Links Patrocinados tendem a aumentar à medida que o número de concorrentes, usando as mesmas palavras-chave, aumente também.

    Outra vantagem é que seu anúncio é direcionado a um público-qualificado, ou seja, que buscaram por uma palavra-chave associada ao produto e que, naturalmente, devido ao seu interesse, são mais propensas a clicar e  visitar a página de destino. De fato, o percentual de usuários que clicam em Links Patrocinados é maior do que aquele verificado nos banners

    Fonte:http://blog.7pontos.com.br/vantagens-dos-links-patrocinados-x-banners/

  • Me digam o que está errado aqui:

    Anúncios tipo banners têm como finalidades a comunicação institucional de marca e a promoção de produtos e serviços.


ID
289318
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No âmbito do planejamento de marketing, o ambiente de atuação
organizacional está cada vez mais complexo e sofisticado.
Satisfazer clientes e garantir o sucesso e a estabilidade da
organização requer a inclusão de stakeholders no conjunto das
análises. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

O objetivo da comunicação com stakeholders é divulgar a esses grupos a motivação e os propósitos da organização, apresentando os limites estratégicos do relacionamento estipulados pela administração de marketing para minimizar interferências no desempenho institucional.

Alternativas
Comentários
  • O estudo das relações com os stakeholders não visa minimizar interferências no desempenho organizacional, mas sim, ouvir as partes interessadas e lidar com elas estrategicamente. 
  • Não é a administração de marketing quem apresenta os limites estratégicos do relacionamento. Quem trata disso é a comunicação institucional e não a comunicação de marketing ou mercadológica.


ID
289321
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No âmbito do planejamento de marketing, o ambiente de atuação
organizacional está cada vez mais complexo e sofisticado.
Satisfazer clientes e garantir o sucesso e a estabilidade da
organização requer a inclusão de stakeholders no conjunto das
análises. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

Para atingir seus objetivos estratégicos, uma organização tem de lidar com diferentes stakholders, que, presentes tanto no ambiente externo quanto no ambiente interno, são classificados nos seguintes grupos: consumidores, supridores, reguladores, competidores, organizações similares e comunidade.

Alternativas
Comentários
  • o público interno se enquadra em que categoria?
  • Em outras questões, o CESPE menciona a mídia e o público interno/colaboradores. Senti falta deles..  :( Por isso, na minha opinião, essa resposta é E.

  • Stakeholders EXTERNOS

     

    Clientes – O que para o consumidor significa uma simples compra, transforma-se num dos fatores mais importantes da gestão do ambiente externo. Estando as organizações vulneráveis aos seus ambientes externos, o cliente têm um papel muito ativo na criação de produtos e serviços. Qualquer organização que tente contrariar esta teoria corre o risco eminente de vir a tornar-se obsoleta na sua área de negócio ou serviço. O cliente que hoje é livre de fazer as suas escolhas, procura a satisfação no meio envolvente de dimensão global, isto faz com que as empresas sintam a necessidade de expandir os seus ambientes externos.

    Concorrentes – Os concorrentes são os “opositores” da organização, as empresas com as quais a organização compete por clientes e recursos necessários no ambiente externo. (Donnelly, Gibson, & John, 2000)
    SIC e TVI são exemplos de organizações concorrentes que disputam pelos mesmos clientes/espectadores. A concorrência pode ser intensa pois concorrem pela liderança das audiências.
    Estas organizações para terem sucesso devem avançar e recuar eficazmente, de forma a melhorar a sua posição no mercado e a impedir que esta seja facilmente anulada pela resposta dos concorrentes.
    Cada vez mais as organizações efetuam uma análise de concorrência para obter uma compreensão clara dos seus objetivo e vantagens competitivas no mercado. Os gestores de topo utilizam a informação na tomada de decisões, tais como a entrada em novos mercados, baseando-se nesta mesma análise

    Fornecedores – Todas as organizações necessitam de pelo menos um fornecedor para produzir um produto ou um serviço. Neste âmbito, as empresas investem em duas estratégias: a primeira, dividindo as suas compras por vários fornecedores pois isto oferece a vantagem de um maior controlo sobre o custo a qualidade e principalmente a entrega de materiais.
    A segunda estratégia passa por optar por uma única fonte de fornecimento, que também proporciona uma maior coerência na qualidade de materiais. Além disso com poucos fornecedores um comprador pode mais facilmente coordenar os calendários de produção.

    Recursos humanos – Os recursos humanos são os vastos recursos de pessoas do ambiente externo onde a organização vai buscar os seus empregados, estes são os que fornecem aptidões, conhecimentos e que fazem avançar ou manter a organização.

     

    Fonte: https://aexterno.wordpress.com/stakeholders/


ID
289324
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No âmbito do planejamento de marketing, o ambiente de atuação
organizacional está cada vez mais complexo e sofisticado.
Satisfazer clientes e garantir o sucesso e a estabilidade da
organização requer a inclusão de stakeholders no conjunto das
análises. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

A comunicação efetiva com stakeholders permite antecipar e reduzir problemas para a organização, promover o alinhamento de interesses com os objetivos institucionais e conquistar a confiança e a colaboração desses grupos de interesse para a melhoria do desempenho da organização.

Alternativas

ID
289333
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A ampla gama de ferramentas de comunicação, mensagens e
páginas de relacionamento torna necessária a comunicação
integrada entre as empresas. Com base nessa informação, julgue os
itens a seguir, que versam sobre planejamento de comunicação.

Os objetivos de comunicação, relacionados à resposta cognitiva, afetiva e comportamental que se pretende do público-alvo, não servem como parâmetro de medição da eficácia do planejamento de comunicação, visto que estão alinhados aos objetivos de marketing, que, por sua vez, decorrem dos objetivos organizacionais definidos no planejamento estratégico.

Alternativas
Comentários
  • Erro por contradição. Os objetivos de comunicação servem sim como parâmetro de eficácia do planejamento de comunicação, já que o escopo é a comunicação, obviamente. A segunda parte está certa [(os objetivos de comunicação) estão alinhados aos objetivos de marketing, que, por sua vez, decorrem dos objetivos organizacionais definidos no planejamento estratégico)].


ID
289339
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A ampla gama de ferramentas de comunicação, mensagens e
páginas de relacionamento torna necessária a comunicação
integrada entre as empresas. Com base nessa informação, julgue os
itens a seguir, que versam sobre planejamento de comunicação.

Briefing compreende o conjunto de informações detalhadas de uma demanda de comunicação e fundamentais para orientar o planejamento de comunicação, que deve conter, entre outras informações: o assunto ou objeto de que trata a demanda; a situação base com o problema, as causas e a necessidade de comunicação; o alinhamento da necessidade de comunicação às estratégias de marketing; o objetivo de comunicação; o público-alvo; a previsão de investimento na comunicação.

Alternativas
Comentários
  • Briefing, apesar de significar "ser breve", ser sucinto (sem muitas informações detalhadas), não é bem assim. De acordo com Rafael Sampaio: "Um bom briefing deve ser tão curto quanto possível, mas tão longo quanto necessário. Em outras palavras, o briefing deve conter todas as informações relevantes e nenhuma que não seja".

  • Briefing é um conjunto de informações ou uma coleta de dados passados em uma reunião para o desenvolvimento de um trabalho ou documento. Esse é um instrumento muito utilizado em Administração, Relações Públicas, Design e na Publicidade. O briefing deve produzir um roteiro de ação para criar a solução que o cliente procura, ou seja, é como mapear o problema e, com as pistas identificadas, ter ideias para criar soluções.

    Um briefing eficaz deve ser breve, contendo apenas informações relevantes. Um briefing muito extenso seria ruim por não ser seletivo, tornando o processo dispersivo. Já um briefing excessivamente curto torna-se incompleto, dificultando o entendimento quanto aos trabalhos a serem executados.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Briefing

  • Segundo Rabaça & Barbosa, no Dicionário Essencial de Comunicação:

     

    Briefing - Fornecimento de instruções e diretrizes aos responsáveis pela execução de um determinado trabalho pelo cliente ou pela chefia de uma agência de propaganda, jornal etc.

     

    Mais questões sobre briefing:

     

    Q16468
    Q543678
    Q788298
    Q197786
    Q306510
    Q592646
    Q132179
    Q507716
    Q96444


ID
289345
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O planejamento estratégico de comunicação integrada é
fundamental para a implantação e o desenvolvimento de ações e
programas no terceiro setor, assim como nas organizações públicas
e privadas. Acerca da comunicação no terceiro setor, julgue os itens
subsequentes.

Estando a comunicação, no terceiro setor, voltada à conscientização a respeito de problemas socioambientais, à promoção do engajamento nas ações, à capacitação de agentes e beneficiários, à difusão e troca de experiências, à formação do sentido social solidário e democrático e à promoção de políticas públicas, o plano de comunicação para o terceiro setor tem como premissas a construção participativa e o compartilhamento de conhecimentos para promover ação destinada ao bem de todos.

Alternativas
Comentários
  • Assim como no setor empresarial, a comunicação e o marketing contribuem efetivamente para o aumento de reputação e imagem das organizações sem fins lucrativos e, portanto reforça a necessidade de melhor percepção de sua atuação pelos seus stakeholders ou públicos de interesse. Neste caso, o papel do comunicador torna-se cada vez mais estratégico na medida em que para atuar para o Terceiro Setor, este profissional necessita demonstrar a habilidade lidar com cenários de constantes mudanças, desenvolver ótima leitura dos acontecimentos políticos, econômicos e sociais nos âmbitos nacional e internacional, além de aplicar soluções inovadoras e criativas, com baixo custo e alto poder de impacto.

    Com isso, embora cada organização possa ter uma causa ou um tema de interesse público a ser defendido, todas devem ter um bom planejamento estratégico de comunicação integrada. Este potencializa a capacidade de uma instituição sem fins lucrativos de atuar em rede para que possa adquirir maior alcance de suas iniciativas, fortalecer sua marca, obter maior reconhecimento social e novos investimentos. Neste sentido, o comunicador tem papel crucial no sucesso de uma ONG.

     

    Fonte: https://www.campograndenews.com.br/artigos/o-papel-estrategico-da-comunicacao-para-o-terceiro-setor


ID
289348
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de gestão da marca institucional, função de destaque da
comunicação empresarial, julgue os itens que se seguem.

Merchandising constitui forma de licenciamento de marcas, que, geralmente bem posicionadas no mercado, representam negócios que privilegiam a distribuição. Para constituir o merchandising o licenciado investe no negócio conforme as determinações do licenciador sobre infraestrutura, logística, pessoal, identidade visual, políticas de preço, vendas e atendimento.

Alternativas
Comentários
  • Merchandising é uma ferramenta de marketing formada pelo conjunto de técnicas responsáveis pela informação e apresentação destacada dos produtos no PONTO DE VENDA, de maneira tal que acelere sua rotatividade.

    É o conjunto dos estudos e das técnicas de aplicação utilizados, separada ou conjuntamente, pelos distribuidores e pelos produtores com vista a aumentar a rentabilidade do local de venda e o escoamento de produtos, através de uma adaptação permanente dos aprovisionamentos às necessidades do mercado e da apresentação apropriada das mercadorias.

    Existem dois tipos de merchandising:

    • De sedução: Pretende criar um ambiente e exposição apelativo, favorecendo a compra
    • De organização/gestão: Centra-se na rentabilidade do espaço do local de venda
  • Creio que o conceito expresso não seria o de merchandising e sim o de franchising (ou franquia):

    Franquia ou franchising é uma estratégia utilizada em administração que tem como propósito um sistema de venda de licença, onde o franqueador (detentor da marca) cede aofranqueado (autorizado a explorar a marca) o direito de uso da sua marca ou patenteinfraestruturaknow-how e direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços. O franqueado, por sua vez, investe e trabalha na franquia e paga parte do faturamento ao franqueador sob a forma de royalties. fonte: Wikipedia
  • A questão confundiu os conceitos:

     

    Merchandising
    Merchandising consiste num conjunto de técnicas responsáveis pela informação e apresentação destacada dos produtos num determinado ponto de venda.


    Franchising
    Franchising é um sistema de negócio em que uma empresa - franchisador - vende a sua gama de produtos ou serviços a empresários individuais - franchisados - que vendem posteriormente aos clientes.

     

    Fonte: https://prezi.com/tm4ctkzby9-f/merchandising-e-franchising/


ID
289378
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos a propaganda e mídia.

Os objetivos da propaganda, definida como qualquer forma remunerada de apresentação não pessoal e promocional de ideias, bens ou serviços por um patrocinador identificado, devem resultar de decisões anteriores sobre o público-alvo, o posicionamento e o mix de marketing.

Alternativas
Comentários
  • “Propaganda  é  qualquer  forma  remunerada  de  apresentação  não-pessoal  e  promocional  de  idéias,  bens  ou serviços por um patrocinador identificado.” (KOTLER 2000 pg.596)
     
    “Os  objetivos  da  propaganda  devem  resultar  de  decisões  anteriores  sobre  o  mercado-alvo,  a  posição  no mercado e o mix de marketing.” (KOTLER 2000 pg.596)

ID
289384
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos a propaganda e mídia.

A estimativa denominada custo por mil, ferramenta que auxilia as decisões do plano de mídia, consiste em pesquisa comparativa entre níveis de audiência e preços de tabela dos veículos de comunicação para a apuração do percentual de investimento per capita que o anunciante faz em propaganda, comparando-se o custo de veículos concorrentes com opções semelhantes de mídia.

Alternativas
Comentários
  • Custo Por Mil (ou CPM) é o custo para atingir MIL consumidores através de um veículo, espaço ou programação de mídia.

ID
289390
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Por meio da promoção de um produto ou serviço, criam-se
estímulos para a compra e a venda, definindo-se as ferramentas do
mix de comunicação para o estabelecimento das formas de
aproximação entre a oferta e o cliente. Com relação a esse assunto,
julgue os itens seguintes.

A promoção é uma variável do mix de marketing, fundamental para a empresa alcançar os objetivos de mercado. Chamado de mix de comunicação pelos teóricos do marketing, o composto de promoção é formado por publicidade, promoção de vendas, relações públicas, força de vendas e marketing pessoal.

Alternativas
Comentários
  • COMPOSTO DE MARKETING:
    produto, preço, ponto e promoção.

    Mix de Comunicação:

    Propaganda e Publicidade,

    Merchandising, 

    Promoção de Vendas,

    Relações Públicas,

    Marketing Direto,

    Força de Vendas.


    Marketing pessoal não faz parte do composto de comunicação em Marketing.

  • Segundo Kotler (ADM de Marketing, 12a Edição, pág 533), o Mix de Comunicação de Marketing é composto pelas seis formas de comunicação abaixo:

    - Propaganda: Qualquer forma paga para promover ou apresentar ideias, mercadorias ou serviços por um anunciante identificado. 

    - Promoção de vendas: Incentivos a curto prazo para estimular a experimentação ou compra.

    - Eventos e experiências: Atividades ou programas patrocinados pela empresa focados na interação entre marca e público. 

     - RP/ assessoria de imprensa: Promove e protege a imagem do produto.

    MKT direto: Comunicação direta com clientes específicos ou potenciais. Solicitação de resposta direta.

    Vendas pessoais: Venda cara-a-cara (apresentar produtos, tirar pedidos, responder dúvidas...). 

  • Os 4Ps do mix de marketing são esses itens passíveis de controle por parte das empresas:

    Produto

    Preço

    Promoção

    Praça

     

    Fonte: https://viverdeblog.com/mix-de-marketing/

     

     

    Atualmente são considerados como elementos do Mix de comunicação as seguintes ações:

    - Publicidade e Propaganda
    - Promoção de Vendas (ou Trade Marketing)
    - Relações Públicas
    - Venda Pessoal
    - Marketing Direto
    - Materiais Educativos
    - Design Corporativo
    - Web Marketing

     

    Fonte: http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/Mix_de_comunicacao_O_Composto_de_Comunicacao.htm


ID
289393
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Por meio da promoção de um produto ou serviço, criam-se
estímulos para a compra e a venda, definindo-se as ferramentas do
mix de comunicação para o estabelecimento das formas de
aproximação entre a oferta e o cliente. Com relação a esse assunto,
julgue os itens seguintes.

Os serviços de relações públicas são vantajosos para a empresa porque podem proporcionar um baixo custo operacional em relação às ações de propaganda e alto retorno no âmbito dos objetivos do negócio.

Alternativas
Comentários
  • RP é mais barato que PP, porém os resultados para os negócios demoraram muito mais, já que formar imagem positiva está longe de ser uma "jogada de marketing". É algo mais natural que depende só da disposição dos públicos.


ID
289495
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito de plano de comunicação.

Nos últimos anos, verifica-se, nas empresas, a tendência de concentrar a maior parte de seu orçamento de comunicação em investimentos em propaganda em vez aplicá-lo em diversas ações, como a promoção de vendas e o marketing direto.

Alternativas
Comentários
  • Erro por contradição. Verifica-se exatamente o contrário. A propaganda é uma ferramenta tradicional que perde espaço cada vez mais para formas alternativas de divulgação. E o mix de marketing hoje oferece opções diferenciadas e muitas vezes mais baratas, criativas e impactantes.


ID
289942
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O gestor da comunicação em uma organização deve formular
estratégias de relacionamento com diferentes stakeholders, entre
eles, os colabores e seus familiares. A respeito da comunicação
interna e das ferramentas utilizadas para sua execução, julgue os
itens subsequentes.

O endomarketing envolve ações de marketing voltadas para o público interno de uma organização, como, por exemplo, campanhas de vacinação sazonais e de economia e reciclagem de recursos.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Endomarketing é uma das mais novas áreas da administração e busca adaptar estratégias e elementos do marketing tradicional, o normalmente utilizado pelas empresas para abordagens ao mercado, para uso no ambiente interno das corporações.
    Quem nunca ouviu falar que antes de vender um produto para seus clientes, as empresas precisam convencer seus funcionários a comprá-lo? O Endomarketing surge como elemento de ligação entre o cliente, o produto e o empregado.

    E "vender" um produto, uma idéia, um posicionamento de marketing para o funcionário passa a ser tão importante quanto para o cliente. Significa torná-lo aliado no negócio, responsável pelo sucesso da corporação e igualmente preocupado com o seu desempenho.
    Empresas de todo o mundo têm tratado o tema com maior cuidado, especialmente a partir do advento da Globalização, que acelerou os processos de troca e a interconexão dos mercados, incluindo gradualmente o Endomarketing na pauta de discussões estratégicas que, direta ou indiretamente envolvem os recursos humanos.

    Fonte: www.endomarketing.com
  • Isso não seria comunicação interna?

  • Endomarketing - 1- Trabalho interno da empresa que consiste em aplicar uma visão de marketing a todas as rotinas da organização e a todos os aspectos do ambiente humano da empresa. O endomarketing considera que todos os funcionários da empresa são clientes e fornecedores internos e que a empresa em si se constitui em um microssistema de marketing. 2- Modalidade de marketing voltado para todos os segmentos de público diretamente envolvidos com a empresa e que pode funcionar como mensageiros da imagem institucional. Por meio de ações de comunicação interna, o endomarketing procura fixar positivamente a imagem corporativa junto a seus funcionários, fornecedores, prestadores de serviço, acionistas, revendedores, franqueados etc., gerando um clima propício ao melhor desempenho, qualidade e produtividade. 

    Dicionário Essencial de Comunicação, Rabaça e Barbosa, p. 92


ID
323233
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando o relacionamento das organizações com os seus
públicos, julgue os itens que se seguem, a respeito dos conceitos de
comunicação.

A comunicação mercadológica focaliza o posicionamento global da organização nos espaços midiáticos, buscando a legitimação social de seus produtos e serviços por meio de sua imagem.

Alternativas
Comentários
  • Essa seria a comunicação INSTITUCIONAL. A comunicação mercadológica é baseada no marketing; cuida da propaganda, da promoção de vendas, a fim de reforçar a marca da organização. Essa parte da comunicação também pode apoiar-se na comunicação institucional, no sentido de fortalecer a imagem e conquistar a credibilidade e confiança dos públicos para com a organização.

  • A Comunicação Mercadológica não trabalha com a imagem da empresa, ela tem foco direto na venda dos produtos ou serviços. Está voltada para o mercado e engloba profissionais dos campos do Marketing e Propaganda/Publicidade.

    Quem atua na construção de uma imagem positiva e legítima perante os públicos da empresa/entidade e perante a sociedade é a Comunicação Institucional, envolvendo profissionais das áreas de Relações Públicas, Jornalismo, entre outros.



ID
323242
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de comunicação organizacional integrada, julgue os itens a
seguir.

No mix da comunicação nas organizações, a comunicação administrativa é a modalidade que envolve os fluxos descendentes, ascendentes, horizontais, circulares e transversais.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO - Os Fluxos podem ser descendentes ou verticais, ascendentes e horizontais ou laterais, transversal e circular.

    No fluxo descendente, temos a comunicação de cima para baixo, ou seja dos diretores para os funcionários, que pode ser caracterizada como comunicação administrativa (quando é transmitido as normas e diretrizes por exemplo).

    Já na comunicação ascendente, ocorre o contrário, os funcionários por meio de caixa de sugestões, reuniões com representantes dos trabalhadores, pesquisa de opinião, entre outros enviam a cúpula suas informações. Esse processo pode ser mais difícil de acontecer devido à filosofia de cada organização.

    Horizontal ou lateral é quando a comunicação ocorre no mesmo nível, entre dois funcionários do mesmo departamento, essa relação bem realizada cria melhores condições de trabalho e pode otimizar o desempenho da organização.

    O fluxo transversal, acontece em todas as direções, ultrapassa as diversas áreas setoriais rompendo fronteiras, por isso é considerada tendência de organizações mais flexíveis.

    Por ultimo e não menos importante temos o fluxo circular, que segundo Flores Gortari e Orozco Gutiérrez “Abarca todos os níveis sem se ajustar às direções tradicionais e seu conteúdo pode ser tanto mais amplo quanto maior for o grau de aproximação das relações interpessoais”

ID
329551
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que diz respeito à comunicação interna, julgue o item seguinte.

Uma comunicação interna eficiente gera percepções positivas para a marca corporativa, para a empresa, para seus produtos e serviços.

Alternativas
Comentários
  • Get out!

  • Get in!


ID
396598
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere às pesquisas de opinião, de mercado e de mídia,
julgue os itens a seguir.

Ao desenvolver sua pesquisa de mercado, uma empresa que deseje atuar no mercado internacional deve analisar, entre outros, os seguintes aspectos: a pronúncia e a escrita de suas marcas nos idiomas utilizados pelos seus possíveis consumidores, os hábitos de consumo, os valores culturais — como religião, folclore e hábitos locais — e a situação política e econômica do país ou região em que pretenda atuar.

Alternativas
Comentários
  • Correto, análise PEST

  • A análise PEST é um acrónimo de análise Política, Económica, Social e Tecnológica e consiste num enquadramento de fatores macroambientais usados como uma ferramenta na gestão estratégica de empresas.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Análise_PEST


ID
396679
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca da comunicação em empresa
pública e da realidade socioeconômica e política brasileira.

Em um mercado em que a empresa pública compete com empresas privadas, sua publicidade deve primar pela qualidade e pelo caráter persuasivo das mensagens, de maneira a provocar uma decisão de seu receptor.

Alternativas

ID
396943
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca de avaliação da concorrência e formas de divulgação institucional.

No lançamento de um produto, para a mensuração do ambiente de negócio, não se considera a variável relativa à distribuição.

Alternativas

ID
396946
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca de avaliação da concorrência e formas de divulgação institucional.

A gestão de imagem de uma empresa depende, em primeiro lugar, de uma estratégia publicitária competente.

Alternativas
Comentários
  • Errado - depende em primeiro lugar de um plano estratégico bem definido - missão, visão, valores consolidados e uma comunicação interna e externa bem feita. 

  • IDENTIDADE - como a empresa quer ser vista

    IMAGEM - como a empresa é vista

    REPUTAÇÃO - resultado da soma das imagens da empresa ao longo do tempo

     

    Aprofundando:

     

    A imagem, portanto, ou as imagens (para sermos mais exatos) de uma organização são percepções que estão na cabeça dos públicos ou das pessoas individualmente, formadas pelo contato direto ou não com essa organização (temos imagens para organizações com as quais nunca tomamos contato direto como , por exemplo, o Pentágono, reino dos falcões da guerra).

     

    A reputação também é um conceito, uma avaliação, que, como a imagem, decorre das percepções dos públicos e das pessoas individualmente mas, diferentemente da imagem, ela é menos fluída, é construída num prazo maior de tempo, tem maior consistência e intensidade. A maioria das organizações tem imagens, mas poucas chegam a ter uma reputação, porque essa é resultado de um processo mais demorado de interação.  A gente pode dizer que a imagem é como algo que se sente na pele e a reputação como algo que se sente na alma.

     

    A identidade encerra, porém, outra perspectiva. Ela é a somatória de esforços, produtos, significados, valores, marcas etc, construídos ou produzidos por uma organização. Podemos falar na identidade visual, por exemplo, que incorpora as formas pelas quais a organização se torna visível, "legível" no mercado e na sociedade (embalagens, logos, fachadas, papelaria),  e que é um dos componentes da identidade de uma organização. A identidade inclui também a missão e a visão da organização,  sua capacidade de inovação, seu talento humano (capital intelectual) e assim por diante.

     

    Fonte: http://www.portalimprensa.com.br/noticias/wilson+da+costa+bueno/193/imagem+reputacao+e+identidade+revisitando+conceitos

  • A gestão de imagem de uma empresa depende, em primeiro lugar, de uma estratégia DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL competente.

    A propaganda é voltada para o lucro e o mercado.


ID
396949
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca de avaliação da concorrência e formas de divulgação institucional.

Na avaliação da comunicação em uma empresa, é necessário reunir os dados obtidos na mensuração e considerar o ambiente em que a avaliação será realizada.

Alternativas

ID
397036
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com referência a planejamento estratégico, gestão empresarial e marketing, julgue os itens de 93 a 100.

Pesquisas de opinião constituem importante ferramenta para avaliação de cenários. O fato de essas pesquisas terem custo elevado pode ser contornado realizando-se a leitura atenta dos levantamentos divulgados na mídia relacionados com os negócios da corporação.

Alternativas
Comentários
  • A análise do clipping e realização de uma auditoria de imagem permitem essa leitura atenta do que é divulgado na mídia.

  • Esquematizando o comentário de Isabela: clipping > auditoria de imagem > leitura (conclusões).


ID
397039
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com referência a planejamento estratégico, gestão empresarial e marketing, julgue os itens de 93 a 100.

O uso permanente do marketing como ferramenta de comunicação requer a separação desse trabalho em dois eixos — marketing semântico e marketing estético. Ambos podem ser desenvolvidos em qualquer ordem.

Alternativas
Comentários
  • Marketing Semântico e Marketing Estético não se separam. Mudança em um dos dois induz mudança no outro.

  • Marketing Semântico

     

    A semântica é o estudo dos significados. Ela está presente na linguística, ciência, literatura, música, tecnologia e design. Ela procura estabelecer a relação entre palavras, frases, sinais, códigos, símbolos e o universo que eles representam. Dados semânticos são dados enriquecidos de ligações e relações que podem se desmembrar em infinitos subníveis. Você pode ir de Santo Dumont à Casa do Pão de Queijo tendo Minas Gerais com o interlocutor semânticos destas duas extremidades.

    Dados semânticos são organizados em espirais infinitas que interligam significados. Na web estas espirais podem ser organizadas a partir de recursos conhecidos como microformatos, cujos padrões podem ser definidos por esquemas e metodologias de classificação (como por exemplo schema) que buscam “fechar” o grande looping do conteúdo:

    Dados > Informação > Conhecimento > Inteligência

    Produzir conteúdo relevante e semântico é uma tarefa multidisciplinar que vai do planejamento estratégico até a marcação rigorosa de código. Definitivamente, agradar ao algoritmo não é tarefa para amadores. Houve uma época em que o algoritmo se contentava com uma tag title bem definida, um h1 no lugar certo, links de peso, ou seja, o velho testamento do SEO.

    Esta era passou, o algoritmo está cada vez mais exigente e seu prato preferido, a semântica, não pode ser servido de qualquer jeito. Um pouco de sal a mais ou a menos desanda toda a receita.

    Todo conteúdo publicado na web pode, teoricamente, ser interligado semanticamente pelos seus significados e quando os dispositivos entenderem totalmente o conteúdo inserido e exibido neles poderão oferecer soluções que hoje ainda não são possíveis.

    A semântica pode ser a fórmula para um “viral de sucesso”, que muito publicitários tentam em vão garantir para o cliente. E quem sabe até para fenômenos como Nossa Alegria, Gina Indelicada e Jesus Restaurado não pudessem ser planejados, fabricados e introduzidos no sistema de maneira consciente e não aleatória e imprevista como hoje acontece. Não existe uma resposta pronta, mas certamente a semântica faz parte dela

    O marketing semântico é a estratégia para esta nova era comunicacional de conteúdos flexíveis e úbiquos em que vivemos, a era da Open Web Platform.

     

    Fonte: https://imasters.com.br/midia-e-marketing-digital/marketing-semantico-como-estrategia-para-open-web-platform

  • Marketing estético

     

    Segundo Schmitt e Alex Simonson, a estética no mercado assim se apresenta:

    “Do momento em que acordamos até o final do dia somos influenciados pelo que vemos, ouvimos, saboreamos, cheiramos e sentimos. Nossos gostos pessoais guiam nossas decisões ao escolhermos o bairro onde moramos, decorarmos nossas casas, selecionarmos nossa roupa, separarmos nossos utensílios e comprarmos nossos carros”.

    É clara nessa passagem a definição de uma estética para o mercado.

    E, como cada um de nós usa coisas e percebe cotidianamente o mundo ao seu redor.

    Por isso, vemos como a percepção de cada um transforma-se em moda, comportamento, tendências etc.

    Portanto, a música que ouço, o programa a que assisto, a comida que prefiro, a roupa que uso e, por que não, o perfume …

    Dessa forma, é ótimo para o mercado que sejamos um produto estético e que buscamos a estética – a nossa estética.

     

    Fonte: https://publicidadeviral.com.br/marketing-estetico/


ID
397042
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com referência a planejamento estratégico, gestão empresarial e marketing, julgue os itens de 93 a 100.

O marketing na blogosfera constitui um desafio para o profissional de relações públicas, pois o marketing está associado à visibilidade manipulativa, por meio da qual se busca obter determinado comportamento, atitude ou ação da audiência, e a blogosfera, por sua vez, é dotada de decodificação oposicionista ou negociada.

Alternativas
Comentários
  • Importante lembrar que marketing é, basicamente, um gerenciamento de mercados, com flexibilidade de 4 elementos estratégicos (preço, praça, produto e promoção) para atender a uma necessidade da organização. Embora "visibilidade manipulativa" pareça um termo muito forte, é exatamente assim que o marketing atua, manipulando os elementos supracitados para induzir o consumidor a determinado comportamento. A blogosfera, (blogs, redes sociais), por ser gerada espontaneamente  (geralmente) sem a subvenção corporativa das mídias pagas, constitui, de fato, um desafio para o marketing, pois seu conteúdo é praticamente imprevisível, requerendo monitoramento constante das organizações. 
  • pessoal, não é nada sobre a questão, mas ela tem um conceito que é mais do que o principal objetivo do marketing;


    o marketing está associado à visibilidade manipulativa, por meio da qual se busca obter determinado comportamento, atitude ou ação da audiência.



    Parece feio mas é necessário lembrar disso.


ID
397045
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com referência a planejamento estratégico, gestão empresarial e marketing, julgue os itens de 93 a 100.

As ações de marketing para a colocação de um produto no mercado devem preceder às de merchandising.

Alternativas
Comentários
  • As ações de marketing para inserção de um novo produto no mercado devem estar alinhadas às de comunicação no ponto de venda (merchandising) e não precedê-las. 
  • Concordo Isabela, sem falar que o merchandising é uma ação de promoção. Promoção, conforme sabemos, é um dos 4P's, elementos do marketing. Não faz muito sentido, portanto, falar que uma ação de marketing deva preceder a ela própria. 

ID
397048
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com referência a planejamento estratégico, gestão empresarial e marketing, julgue os itens de 93 a 100

Na organização de um sistema orgânico de distribuição de informações, as corporações podem utilizar três tipos de marketing: o massivo, o seletivo e o interno, feito por meio de veículos corporativos como boletins, jornais, revistas e portal.

Alternativas
Comentários
  • otima explicação


ID
398818
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere às práticas de pitching e crossmedia, julgue os itens subsequentes.

Na composição do mix de marketing — produto, preço, praça e promoção —, a variável que mais demanda planejamento de crossmedia é a promoção.

Alternativas
Comentários
  • Resposta : Certo

    Crossmedia (também conhecida como Cross media ou Cross-media) é a distribuição de serviços, produtos e experiências por meio das diversas mídias e plataformas de comunicação existentes no mundo digital e offline. Conceito dos anos 90, envolvendo publicidade em múltiplos meios. Ou seja, um conceito simplista sobre publicidade e canais de veiculação.


ID
398821
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere às práticas de pitching e crossmedia, julgue os itens subsequentes.

Por meio do pitching realiza-se um processo de seleção organizado para a escolha de novos conteúdos de programação entre produtoras concorrentes.

Alternativas
Comentários

  • item Correto

    Pitching é o ato de convencer os outros a fazerem algo com sua ideia. Ou seja, é um jeito efetivo e rápido de convencer as pessoas de que sua ideia é sensacional.

    Bom estudo ;)
  • O que é Pitching? Convença os outros sobre suas ideias.


    recruitment-poster.jpgTer uma boa ideia é dificil, mas convencer os outros a usarem ou aprovarem tal ideia é mais dificil ainda. O ato de convencer os outros a fazerem algo com sua ideia é chamado de Pitching, principalmente em termos de um novo negócio / site / startup, ou melhor, adquirir investidores e financiadores para sua nova ideia-que-será-o-próximo-Google. Mas, não para por aí, você pode usar técnicas de Pitching para qualquer situação: convencer um editor a publicar o seu livro, entrevistas de emprego, um artigo, etc.

    Pitching pode ser definido como: um jeito efetivo e rápido de convencer as pessoas de que sua ideia é sensacional.

    “Investidores não investem em negócios. Eles investem em histórias sobre negócios”


    * Ver artigo completo em:

    http://www.auriumsoft.com.br/blog/2010/04/o-que-e-pitching-convenca-os-outros-sobre-suas-ideias/


ID
398824
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere às práticas de pitching e crossmedia, julgue os itens subsequentes.

A seleção interpares dos concorrentes por meio de urnas eletrônicas disponibilizadas nos sítios das organizações interessadas é prática corrente de pitching.

Alternativas
Comentários
  • É uma prática de Crossmedia.


ID
398827
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere às práticas de pitching e crossmedia, julgue os itens subsequentes.

Projeto que não prevê, para sua execução, a disponibilidade, ao menos parcial, de recursos financeiros por parte dos produtores é preliminarmente eliminado, ainda na etapa de inscrição, de processo de pitching.

Alternativas
Comentários
  • O pitch é uma apresentação sumária de 3 a 5 minutos com objetivo de despertar o interesse da outra parte (investidor ou cliente) pelo seu negócio, assim, deve conter apenas as informações essenciais e diferenciadas. O pitch deve tanto poder ser apresentado apenas verbalmente quanto ilustrado por 3 a 5 slides. Ele deve conter basicamente:

    1. Qual é a oportunidade.
    2. O Mercado que irá atuar.
    3. Qual é a sua solução.
    4. Seus diferenciais.
    5. O que está buscando.

    Fonte: http://www.endeavor.org.br/artigos/start-up/ferramentas/como-elaborar-um-pitch-quase-perfeito

  • "Pitching é uma expressão americana usada originalmente no beisebol para designar o lançador da bola e foi adaptado para o lançamento do discurso de venda, um discurso pré-preparado e ensaiado para ser usado em qualquer oportunidade na qual o empreendedor precise ‘vender’ sua ideia para alguém.


ID
398830
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere às práticas de pitching e crossmedia, julgue os itens subsequentes.

Também denominado marketing 360º, o crossmedia não se destina à conjugação de plataformas online e offline, pois requer distintas estratégias de veiculação para cada caso.

Alternativas
Comentários
  • Resposta :

    Letra e)

     

    Crossmedia (também conhecida como Cross media ou Cross-media) é a distribuição de serviços, produtos e experiências por meio das diversas mídias e plataformas de comunicação existentes no mundo digital e offline. Conceito dos anos 90, envolvendo publicidade em múltiplos meios. Ou seja, um conceito simplista sobre publicidade e canais de veiculação.

  • "Pitching é uma expressão americana usada originalmente no beisebol para designar o lançador da bola e foi adaptado para o lançamento do discurso de venda, um discurso pré-preparado e ensaiado para ser usado em qualquer oportunidade na qual o empreendedor precise ‘vender’ sua ideia para alguém."
  •  

    Conceitualmente, o que chamamos de "cross-media", nada mais é do que a possibilidade de uma mesma campanha, empresa ou produto utilizar simultaneamente diferentes tipos de mídia: impressa, TV, rádio ou Internet



    Já o Pitching  pode ser definido como: um jeito efetivo e rápido de convencer as pessoas de que sua ideia é sensacional, de convencer as pessoas a comprar sua ideia.

ID
421216
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito do marketing de relacionamento, que desenvolve estratégias para construir e sustentar uma infraestrutura de integração entre as instituições e seus públicos, julgue o  seguinte  item.

Marketing de relacionamento inclui interesse e comprometimento, embora essas também sejam atitudes esperadas no marketing tradicional.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva correta. A orientação para o marketing é uma visão que busca relacionamento a longo prazo que trague benefícios para ambas as partes.


ID
421225
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito do marketing de relacionamento, que desenvolve estratégias para construir e sustentar uma infraestrutura de integração entre as instituições e seus públicos, julgue o  seguinte  item.

A expectativa dos públicos com relação a serviços, produtos e posicionamentos da instituição deve ser levada em consideração na elaboração das estratégias de marketing de relacionamento.

Alternativas

ID
421231
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito do marketing de relacionamento, que desenvolve estratégias para construir e sustentar uma infraestrutura de integração entre as instituições e seus públicos, julgue o  seguinte  item.

Excluem-se das atribuições do marketing de relacionamento a captação e a fidelização de públicos, porque essas são atribuições do marketing comercial, que envolve clientela e comercialização.

Alternativas
Comentários
  • É justamente ao contrário. O Marketing de relacionamento que foca na fidelização e na busca das melhores estratégicas para lidar com os segmentos de mercado de forma diferenciada, atendendo ao máximo as necessidades de cada segmento.

  • O Marketing de relacionamento que foca na fidelização e na busca das melhores estratégicas para lidar com os segmentos de mercado de forma diferenciada, atendendo ao máximo as necessidades de cada segmento.


ID
460120
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para Maria Lúcia Zülzke — Abrindo a empresa ao consumidor
— existem duas funções que distinguem os tipos de serviços de
atendimento ao consumidor. Na primeira delas, estão alojados os
serviços do tipo ombudsman, inovador, radar, agente de
mudanças e auditor, que são pró-ativos. Na segunda função, os
serviços do tipo caixa de reclamações, informativo e cosmético,
que não trazem contribuições à organização. Zülzke diz ainda que
essas duas funções caracterizam as organizações que possuem
uma cultura de participação do consumidor mais forte ou mais
fraca, respectivamente. Acerca desse assunto, julgue os itens que
se seguem.

O serviço de atendimento de uma organização é sempre um instrumento eficiente de comunicação.

Alternativas
Comentários
  • Um processo de atendimento começa com a identificação das necessidades e desejos dos clientes e passa por questões importantes como a comunicação da empresa, a definição dos produtos oferecidos, a estrutura da loja, as formas de pagamento e a capacitação da equipe de vendas.

    Além disso, é preciso pensar no pós-venda e nas políticas para a fidelização dos clientes.

    Cada empresa tem suas características específicas e, com certeza, seus processos de atendimento irão refletir essas diferenças.
    Mas um atendimento apenas, sem o resto da estrutura bem definida ou uma equipe mal treinada, provavelmente não serão um instrumento eficiente.

    Espero ter ajudado um pouquinho.

    Fonte: Sebrae
  • Acredito que estaria relacionado ao conceito de efetividade e nao de eficiencia. O servico de atendimento causa impactos na organizacao, por isso o conceito de efetividade. Eficiencia se relaciona com os recursos organizacionais, produzir mais com menos.

ID
460129
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para Maria Lúcia Zülzke — Abrindo a empresa ao consumidor
— existem duas funções que distinguem os tipos de serviços de
atendimento ao consumidor. Na primeira delas, estão alojados os
serviços do tipo ombudsman, inovador, radar, agente de
mudanças e auditor, que são pró-ativos. Na segunda função, os
serviços do tipo caixa de reclamações, informativo e cosmético,
que não trazem contribuições à organização. Zülzke diz ainda que
essas duas funções caracterizam as organizações que possuem
uma cultura de participação do consumidor mais forte ou mais
fraca, respectivamente. Acerca desse assunto, julgue os itens que
se seguem.

O profissional do serviço de atendimento é responsável pela não participação do consumidor.

Alternativas
Comentários
  • Dentre os departamentos e setores que podem reunir informação acerca do ambiente externo das instituições a atuação do serviço de atendimento ao consumidor, se encarrega da tarefa de orientar o consumidor, registrar suas opiniões, insatisfações e resolver os casos de insatisfações. Na literatura de marketing, muito tem se abordado sobre a importância de cultivar um relacionamento entre empresa e o público-alvo, assim como o papel da área de atendimento ao consumidor no estabelecimento deste relacionamento.

    Algumas vantagens para os clientes/consumidores

    Quando, em 1980, começaram a estruturar os Serviços de Atendimento aos Consumidores, no Brasil, o objetivo era abrir espaços de aprendizagem e negociação para os clientes com as empresas.... e abrir para:

    - Acesso direto à empresa;

    - Diálogo com profissionais especializados;

    - Maior segurança sobre produtos e serviços;

    - Resolver pendências;

    - Oportunidade de sugerir melhorias que melhor lhes atendam.

    ( Fonte: livro "Abrindo a empresa para o consumidor - a importância de um canal de atendimento, 1991 e 1997, Qualitymark Ed. O livro está esgotado mas é encontrado nos sebos do Brasil)
  • É justamente o oposto. Serviços de atendimento são implantados para que o consumidor entre em contato com a empresa e com ela se relacione, seja através de críticas, dúvidas, elogios ou reclamações.


    Item ERRADO

  • Pelo contrário, o profissional de atendimento será responsável pela interação.


ID
543202
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Uma parte importante do trabalho de propaganda consiste na decisão sobre a melhor mídia para transmitir a mensagem de propaganda ao mercado visado. Segundo Kotler, o anunciante tenta atingir

Alternativas
Comentários
  • Freqüência da propaganda: o número de repetições necessárias para passar a mensagem aos consumidores exerce um impacto significativo sobre o orçamento de propaganda.


    Numa estimativa de custo por impacto causado no público, se gasta menos para atingir consumidores de uma marca amplamente utilizada do que consumidores de marcas com menor participação de mercado (KOTLER, 2000 p.598).


    Para aferir o resultado das campanhas, a empresa utiliza seu real faturamento anual e também uma pesquisa de opinião ligada ao boletim informativo, buscando melhorar continuamente a comunicação com os seus clientes (relacionamento).

  • É só ir por eliminação; não faria o menor sentido o anunciante procurar "atingir preço"....


ID
543223
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No meio publicitário, diz-se que a propaganda precisa atender a alguns princípios básicos. São eles:

Alternativas
Comentários
  • Letra C
    A propaganda age sobre os consumidores informando, argumentando e comparando, objetiva e subjetivamente. E atende, portanto, aos princípios básicos da: CRIATIVIDADE, EMOÇÃO E INTERESSE, PERTINÊNCIA e COMPREENSÃO.
    CRIATIVIDADE:
    Para se destacar precisa fugir do comum. Chamar a atenção da platéia.
    EMOÇÃO E INTERESSE: É preciso emocionar para criar interesse e desejo.
    PERTINÊNCIA: Precisa estar ligada ao objetivo que se buscou ao realizá-la.
    COMPREENSÃO: A audiência precisa entender facilmente a mensagem

    Assim, a propaganda deve agir no consumidor por meio dos centros sensoriais, emocionais e lógicos.

  • Mais uma questão subjetiva e que não mede absolutamente NADA do candidato, pois na realidade quaisquer das respostas acima poderiam ser tidas como corretas, dado que os conceitos, além de muito semelhantes entre algumas palavras, são complementares. Quer dizer que os itens "potencialidade" ou "atitude", que não estão presentes na letra C (gabarito) não são princípios básicos da propaganda? Façam-me o favor...
  • Pois é Klaus, às vezes não basta só o raciocínio e conhecimento agregado (objetivo) de tudo que já aprendemos até aqui. Às vezes é preciso também se ater a determinados autores e ao o que ELES dizem (e não ao que NÓS interpretamos, ainda que nossa interpretação seja a mais racional e objetiva possível).

    No caso da questão, a banca reportou diretamente a Rafael Sampaio, em Propaganda de A a Z. Portanto, concentremo-nos ao que ELE diz:

    "A propaganda age sobre o indivíduo, a família, os grupos sociais, a comunidade, enfim, a sociedade como um todo, no qual cada anúncio interfere em muitos outros, através dos media. Por essa razão, ou seja, pelo fato de a propaganda não agir sozinha sobre as pessoas, ela precisa atender a alguns princípios básicos: criatividade, emoção/interesse, pertinência e compreensão."

  • Alguém sabe qual o livro/autor/site de referência dessa questão?

  • Quando vi essa questão recordei do bizu da AIDA de que uma propaganda deve ter ATRAÇÃO, INTERESSE, DESEJO E AÇÃO.

ID
543226
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O percentual de um mercado ou de um segmento que uma empresa ou marca detém é chamado de

Alternativas
Comentários
  • A expressão share-of-market tem como tradução participação no mercado e designa a fatia de mercado detida por uma organização. Sua medida quantifica em porcentagem a quantidade do mercado dominado por uma empresa.

    Ótimos Estudos!
  • Market Share, significa participação de mercado, em português, e é a fatia ou quota de mercado que uma empresa tem no seu segmento ou no segmento de um determinado produto. O Market Share serve para avaliar a força e as dificuldades de uma empresa, além da aceitação dos seus produtos.

  • A- Posicionamento

    Conceito trabalhado pelo branding que pode ser resumido por essência da marca, seus valores, missão, modelo ou formato de negócios, em suma, o que a diferencia perante as demais. Em um mundo cada vez mais competitivo e de produção massificada, os posicionamento passa mais pelos atributos intangíveis da marca (ex: valores) do que os tangíveis, isso é, seu produto ou serviço.

    b- share-of-voice.

    Fração ou porção de CLIENTES que uma marca atinge em um determinado segmento. Ex: X clientes dentro do segmento de cosméticos dermatológicos fabricados no Barsil. 

    c- Heavy-user.

    Um dos tipos de consumidores, no caso, que se utilizam muito de uma determinada marca ou serviço.

    d Share-of-market.

    Conforme definição da questão

    e- Frequência

    Quantidade de inserções - programadas - de uma peça/anúncio publicitário em uma determinada mídia (ex: televisão).


ID
543238
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O conjunto de atividades de marketing e comunicação destinadas a identificar, controlar, ambientar e promover marcas, produtos e serviços nos pontos de venda e em espaços editoriais, que tem a finalidade de planejar a apresentação destacada de produtos, criando espaço e visibilidade, de maneira tal que acelere a sua rotatividade, é chamado de

Alternativas
Comentários
  • Muito fácil: Merchandising.
  • Resposta: c) Merchandising.

    Marketing direto.
    O marketing direto é uma das mais emergentes ferramentas de marketing que surgiram com a nova economia, consistindo em contactos diretos que ocorrem individualmente entre a empresa e um cliente (ou grupo de clientes com necessidades idênticas). O Marketing Direto, deve ser utilizado para conseguir uma relação personalizada com os clientes, de forma a conhecê-los o suficiente para poder oferecer a cada categoria os bens e serviços mais adequados. Esta ferramenta é fundamental na fidelização dos clientes, contribuindo para a maximização da receita média por cliente. 

    Branding.
    'BRAND' é uma coleção de imagens e idéias que representam um produtor econômico; para ser mais específico, refere aos atributos discritivos verbais e símbolos concretos, como o nome, logo, slogan e identidade visual que representam a essência de uma empresa, produto ou serviço.Ele também pode ser considerado como o trabalho de construção e gerenciamento de uma marca junto ao mercado.

    Merchandising.
    Merchandising é uma ferramenta de 
    Marketing, formada pelo conjunto de técnicas responsáveis pela informação e apresentação destacada dos produtos no ponto de venda, de maneira tal que acelere sua rotatividade.

    Telemarketing.
    é o termo que designa a promoção de vendas e serviços por telefone.

    Marketing de relacionamento.
    Com McKenna (1991), marketing de relacionamento ou pós-marketing significa construir e sustentar a infraestrutura dos relacionamentos de clientes. É a integração dos clientes com a empresa, desde o projeto, desenvolvimento de processos industriais e de vendas.



  • Merchandising é uma ferramenta de Marketing, formada pelo conjunto de técnicas responsáveis pela informação e apresentação destacada dos produtos no ponto de venda, de maneira tal que acelere sua rotatividade.


ID
543244
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em propaganda, informações sobre o produto (ou serviço), mercado, consumidores, objetivos e estratégia básica são essenciais para o processo de

Alternativas
Comentários
  • Folheto ou peça promocional sui generis, contendo informações de todos os esforços de comunicação publicitária e promocional, assim como dos produtos, por ocasião de seus lançamentos, relançamentos ou outras ações. O broadside serve para motivar e influenciar toda a cadeia de vendas envolvida na ação, e especificamente para auxiliar a equipe na argumentação e apresentação de seu trabalho de vendas às áreas de compra. (Ferracciú)

    Folheto promocional de apoio às vendas para uso do vendedor no contato com o distribuidor, contendo: informações sobre o produto em campanha, texto vendedor mostrando ao revendedor por que deve adquirir o produto e a comunicação que será desenvolvida para este, incluindo as possíveis promoções dirigidas aos distribuidores. (Costa)

  • CORRETO: LETRA D

    Briefing é um conjunto de informações, uma coleta de dados para o desenvolvimento de um trabalho. Palavra inglesa que significa resumo em português. É um documento contendo a descrição da situação de uma marca ou empresa, seus problemas, oportunidades, objetivos e recursos para atingi-los.

    O briefing é um processo utilizado na área administrativa, por profissionais da comunicação, relações públicas e publicitários. O briefing é a base de um processo de um planejamento.

    Numa agência de propaganda o briefing é uma das etapas fundamentais de um processo publicitário. É um processo contínuo e cumulativo através de todos os estágios do planejamento de propaganda. SIgnifica a passagem de informação de uma pessoa para outra, especialmente do anunciante para o executivo de atendimento e deste para os demais profissionais envolvidos no processo. Um bom briefing deve ser tão curto quanto possível mas tão longo quanto necessário.Fonte: https://www.significados.com.br/briefing/


ID
543379
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Na área do marketing é fundamental a distinção entre os conceitos de massa, público e multidão. Nesse sentido, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Agregado social é uma aglomeração de pessoas com pouco contato primário, ou seja, pouco contato social umas com as outras, com um sentimento grupal. Diferentemente dos grupos sociais, os agregados sociais não são organizados, não possuem hierarquia definida e são desconhecidas entre si. Existem três tipos de agregados sociais: multidão, público e massa.

    Multidão é a aglomeração de pessoas bastante próximas fisicamente, sem normas ou uma organização pré-estabelecida, anônimas, iguais e com um objetivo em comum. Em uma multidão, não importa a raça, cor, nível intelectual ou de poder aquisitivo dos indivíduos, visto que não há espaço para esta diferenciação. Alguns exemplos de multidão: aglomerações de pessoas brincando o carnaval, grupo de curiosos vendo um acidente de trânsito que acabou de acontecer, etc.

    O público é bastante diferente da multidão. As principais características que fazem essa distinção é que o público é uma associação intermediária entre o grupo social e a multidão, visto que o esse tipo de agregado social possui certo contato primário entre seus participantes e há uma organização estabelecida. Na multidão, a integração das pessoas é ocasional, no público é intencional, sendo que inclusive as pessoas agrupadas na forma de público possuem a capacidade de criticar (palmas, vaias, etc). Exemplos: público de pessoas que vão a um show musical, ao teatro ou a uma partida de futebol.

    Outro tipo de agregado social é a massa. Diferentemente do público, que pode criticar, esse tipo é marcado principalmente pela passividade em relação ao que é imposto. Um exemplo claro de massa é o grupo de pessoas que vê a uma propaganda na TV. Neste caso, o conjunto de telespectadores é a massa. Como características nós ainda podemos ver: não há contato entre as pessoas do grupo, seu processo de formação é espontâneo, não há a possibilidade de crítica e o tipo de comunicação que predomina é aquele transmitido pelos veículos de comunicação de massa.
    Por Tiago Dantas
  • Não vi o erro da questão C. Me parece correta, assim como a letra B.

  • O erro da alternativa C é dizer que o público está sempre em contato físico.  




    Quanto ao público, caracteriza-se por ser um agrupamento de pessoas sem uma forma especifica, que respondem a um mesmo estímulo de forma espontânea. Não ocupam necessariamente um mesmo espaço físico, podendo se formar em um espaço virtual como a internet, mas estão todos sujeitos à exposição aos mesmos estímulos e dispõem de alguma organização. A principal característica desse tipo de agregado social é a sua capacidade de interação entre os indivíduos que formam o público e a fonte do estímulo que originalmente os agregou. Por meio de vaias, aplausos e o compartilhamento de opiniões, o público interage com a peça teatral ou o show musical que assistem no momento.
  • Para ajudar a responder:

    Massa: Massa é “uma coleção abstrata de indivíduos”, “uma pluralidade indiferenciada de receptores”. A massa sofre forte influência dos agentes institucionais. A existência da massa implica em uma elite reduzida, pensante, ativa, governante. Ela é provocada, orientada, por esses formadores de opinião. Não há, ou é mínima, a circulação de informações, o que torna “reduzida a formação da opinião através da discussão” (Lakatos e Marconi, 1999, p.115).

    Público: Segundo Dias (2001, p.337), “um público passa a existir quando há um assunto social relevante que canaliza a atenção”. Público é um conjunto de pessoas, em geral dispersas geograficamente, que tem um interesse em comum. O público nem sempre atua em conjunto, mas, individualmente, podem tomar decisões homogêneas. O fato de “criar”, “tomar”, “manter” decisões, mostra que há um nível de racionalidade no Público que inexiste em outras coletividades.

    Audiência: Audiência é um termo que se refere, genericamente, aos receptores da mensagem. Diz respeito a “leitores, expectadores e usuários” (Rodrigues, 2003, p.97). A audiência moderna, segundo Rodrigues, não possui noção de identidade ou regras. Sua composição (os indivíduos que a formam) está sempre se alterando. A interação entre dos membros da audiência entre si e com os emissores das mensagens é mínima. O conceito de Audiência evoluiu com o tempo. A audiência como a conhecemos hoje surgiu no século XV, junto com a invenção da imprensa. “Um público leitor, esparso e recluso, mas tomado como um conjunto de indivíduos escolhendo um mesmo texto”

    Multidão: É um grupo espontâneo, temporário e desorganizado, formado por indivíduos que dividem um sentimento comum. Seus componentes estão próximos fisicamente, mas possuem fracos laços sociais. Sua interação ocorre, em geral, por comunicação não-verbal: gestos, expressões faciais.

    Comunidade x Sociedade: A diferença fundamental entre Sociedade e Comunidade, no nosso entender, a partir de Dias (2001) e Lakatos e Marconi (1999), é que a Sociedade é uma “estrutura formada pelos grupos principais” (Fichter, 1973, p.166 apud Lakatos e Marconi,1999, p.358). A comunidade tem um alcance menor, sendo uma “localização geográfica particular”, “um tipo particular de relação social” (os oficiais da reserva), “um sistema social local” (um bairro de imigrantes). Na Comunidade, os vínculos se referem a tradição, parentesco, amizade etc., que geram um “sentimento recíproco” entre as pessoas. Na Sociedade, a condição básica das relações sociais é o contrato, não há solidariedade. As pessoas agem somente “[...] em troca de uma dádiva ou trabalho equivalente”.

    Fonte: http://henriquediario.blogspot.com.br/2011/12/massa-audiencia-conceitos.html

  • Massa: Número considerável de indivíduos que, apesar de heterogêneos, são considerados como um bloco homogêneo enquanto público consumidor da indústria cultural. Mesmo quando segmentada em classes socioeconômicas para efeito de pesquisa de mercado ou de lançamento de produtos, a massa tende a ser nivelada pelos padrões de consumo mais fáceis e pelos valores conservadores atribuídos à maioria.

    Multidão: Agrupamento social caracaterizado pela proximidade física temporária dos indivíduos (em função de algum fato social capaz de reunilos, como um comício, um festejo, uma calamidade etc) e pela pluralidade e heterogeneidade dos elementos que reúne e que tende a reagir de maneira semelhante, mais ou menos impulsiva, aos mesmo estímulos.

    Público: Conjunto de indivíduos aos quais se destina  determinada mensagem. Agregado ou conjunto instável e heterogêneo de indivíduos pertencentes a grupos sociais diversos, e dispersos sobre determinada área, que pensa e sentem de modo semelhante a respeito de problemas, interesses, gostos ou de movimentos de opiniões.

     

    Fonte: Dicionário Essencial de Comunicação (Rabaça & Barbosa)


ID
543385
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Um plano de marketing institucional começa, em geral, com uma análise situacional, detecção de problemas e oportunidades, e definição das metas e objetivos. Para tanto, são estabelecidas táticas e estratégias. A diferença entre estratégia e tática em planos de marketing é que a primeira

Alternativas
Comentários
  • Resposta: letra A

    Níveis de Planejamento:

    Estratégico: longo prazo, abrange todos os departamentos, é definido pela cúpula, voltado para a eficácia da instituição.
    Ex.: ser a empresa mais reconhecida na área de atuação em 5 anos.
    Tático: médio prazo, envolve cada departamento ou gerência, definido no nível intermediário, voltado para integração das atividades. 
    Ex.: lançar um novo produto em 1 ano.
    Operacional: curto prazo, envolve cada tarefa, definido no nível operacional (analistas, supervisores, coordenadores), voltado para eficiência na execusão.
    Ex.: aumento da força de vendas no próximo mês.

    Fontes:
    http://www.slideshare.net/dawison/fundamentos-planejamento
    Tavares, Maurício. Comunicação Empresarial a Planos de Comunicação - Integrando teoria e prática. Ed. Atlas
  • Ao meu ver, alternativa A não pode ser correta. Na alternativa A, há erro quando se fala que o marketing tático se refere às decisões operacionais de curto prazo, do dia-a-dia da instituição. Na verdade, essas decisões são de médio prazo e incluem decisões mais abrangentes, como o lançamento de um produto no mercado (P&D e o desenvolvimento do produto em si, definição do preço, desenvolvimento da campanha de lançamento, decisão dos canais de distribuição, etc), ou seja, não são decisões do "dia-a-dia". Alternativas C, D e E estão bastante erradas quanto à definição de decisões estratégicas, que estão ligadas mais às decisões de missão da empresa, quais mercados atender hoje e no futuro. Na minha opinião, seria resposta B mesmo.

  • Na minha visão a resposta correta é a letra b também. 

  • Essa questão foi  maudosa, pq na questão ela faz referência ao Planejamento Estrátegico e Tático.

    Planejamento Estratégico é a Longo Prazo, que enquanto ao Tático é médio prazo.

    Na alternativa "A" no final diz: E as táticas referem-se às decisões Operacionais de curto prazo

    Isso porque o Planejamnto Operacional é de Curto Prazo, nesse final eles fizeram isso para nos confudir, mas está correto.

  • Na minha opinião não há uma questão certa. O que existe é a menos errada, que seria a letra A. Isso é recorrente em concurso!!


ID
550807
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Uma campanha com base no marketing viral depende de alguns fatores para ser bem-sucedida, EXCETO de

Alternativas

ID
550825
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Comunicação integrada pode ser entendida como um conjunto de práticas as quais permitem à organização se relacionar com seus públicos e com a sociedade em geral com eficácia. Para isso, é necessário que haja uma ação conjugada entre a comunicação administrativa, a institucional e a mercadológica. Dentre as ferramentas utilizadas pela comunicação mercadológica para atingir seus objetivos, tem-se:

Alternativas
Comentários
  • Kunsch 

    Composto de comunicacao organizacional : 

    Com adm: fluxos , rede formal, veiculos; 

    Com institucional : RP, Jor empresarial, AI, editoração, imagem corporativa, propaganda, institucional, mkt social, mkt cultural; 

    Com mercadologica: mkt, propaganda,promocao de vendas, mkt direto,merchandising, venda pessoal

  • A comunicação mercadológica apresenta o conceito em seu próprio nome. É o tipo de comunicação voltada diretamente para o mercado, e possui a finalidade de “vender” produtos, serviços e idéias. Sua atuação não se restringe às empresas que visam o lucro financeiro, mas também a órgãos públicos e organizações não-governamentais (Terceiro Setor).

    A comunicação administrativa abrange todos os conteúdos relativos ao cotidiano da administração atendendo às áreas centrais de planejamento e às estruturas técnico-normativas, com a finalidade de orientar, atualizar, ordenar e reordenar o fluxo das atividades funcionais. Trata-se do suporte informacional-normativo da organização.

    A comunicação institucional é responsável pela construção e formatação de uma imagem e identidade corporativa forte e positiva, a comunicação institucional tem como função difundir informações sobre as filosofias, missão, valores, políticas, práticas e os objetivos da empresa, tentando conquistar a simpatia, confiança e credibilidade junto a seus públicos, de modo que suas atitudes sejam compreendidas e aceitas.

    Fonte: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-2343-1.pdf

  • Comunicação Integrada
    Entendemos por comunicação integrada uma filosofia que direciona a convergência das diversas áreas, permitindo uma atuação sinérgica. Pressupõe uma junção da comunicação institucional, da comunicação mercadológica, da comunicação interna e da comunicação administrativa, que forma o mix, o composto da comunicação organizacional.
    Esta deve constituir uma unidade harmoniosa, apesar diferenças e das peculiaridades de cada área e das respectivas subáreas. A convergência de todas atividades, com base numa política global, claramente definida, e nos objetivos gerais da organização, possibilitará ações estratégicas e táticas de comunicação mais pensadas e trabalhadas com vistas na eficácia.

    Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada, Margarida Kunsch, p. 150

     

    Comunicação mercadológica
    Propaganda
    Promoção de vendas
    Feiras e exposições
    Marketing direto
    Merchandising
    Venda pessoal

    Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada, Margarida Kunsch, p. 151

  • A) marketing direto (CM), relações públicas (CI) e imagem corporativa (CI).

    B) marketing social (CI), jornalismo empresarial (CI) e benchmarketing.

    C) marketing (CM), promoção de vendas (CM) e merchandising (CM).

    D) propaganda institucional (CI), relações públicas (CI) e assessoria de imprensa (CI).

    E) venda pessoal (CM), ponto de venda e assessoria de imprensa (CI).

    CM - Comunicação mercadologica

    CI - Comunicação Institucional


ID
550831
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No ponto de venda (PDV), a estética é um fator muito importante, tanto para levar a informação ao consumidor de forma eficiente, quanto para se destacar em relação aos concorrentes. Constituem ações em PDV pelas quais o diretor de arte pode criar um layout diferenciado:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra "e". 
    Take one - expositor de mesa ou balcão para folhetos no qual o consumidor se serve.

    Wobbler

    Wobbler ou Dangler

    É um material de Merchandising utilizado geralmente em supermercados, é colocado a frente das prateleiras das gôndolas, geralmente na altura dos olhos, com o intuito de informar sobre um lançamento ou somente sobre as vantagens de adquirir determinado produto. Seu formato geralmente é redondo em torno de 15 a 18 centímetros de diâmetro, outra característica do Wobbler é que normalmente ele é sustentado por uma haste de plástico transparente, Acetado caso ele seja fabricado em papel (para campanhas curtas) ou no próprio material que ele é fabricado, geralmente ele é encaixado no perfil porta etiquetas ou por baixo do produto e fica “flutuando” em frente à prateleira. Wobbler é um dos material de Merchandising mais utilizados em Ações Promocionais no Ponto de Venda pelo seu baixo custo de produção, embora estatísticas provem que sua duração na gôndola é menor que 7 dias em média.

    http://www.pdvnews.com.br/dicionario-de-merchandising-ponto-de-venda-resumo/#sthash.szcdhZuu.dpuf

    Stopper

    Stopper ou Divisor de Categorias

    A diferença básica entre o Stopper e um Divisor de Categorias é no seu tamanho, por tradição os Stoppers possuem de 20 a 40 centímetros de altura e com o máximo de 15 centímetros de largura para não atrapalhar a locomoção no Ponto de Venda, já que ele fica perpendicular a gôndola. Existem dois tipos básicos de Stoppers os produzidos em papel que são indicados para campanhas curtas e são fixados por dobras especiais e fitas dupla face, já os feitos em material plástico (PSAI, PETG, Acrílico, etc) estes são indicados para durar mais no Ponto de Venda e são fixados através de suportes mais robustos e com roscas ajustáveis, o Grupo HSD desenvolveu um método de fixação exclusivo e patenteado que além de ser ecologicamente correto, propicia níveis altíssimos de produção.

    http://www.pdvnews.com.br/dicionario-de-merchandising-ponto-de-venda-resumo/#sthash.szcdhZuu.dpuf



ID
550843
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As ações em mídias sociais multiplicam-se em todos os campos empresariais com grande velocidade. Com relação aos motivos que levam os profissionais de comunicação a expor sua empresa e/ou produto nessas redes de compartilhamento de informações, analise as ações abaixo.
I – Encontrar novos nichos de mercado e de consumidores.
II – Falar com um público altamente segmentado.
III – Monitorar as opiniões sobre seus produtos/serviços.
IV – Observar as ações dos seus concorrentes.

Estão corretos os motivos explicitados em

Alternativas
Comentários
  • Discordo quanto ao item II

    As redes sociais não são, por si só, altamante segmentadas, muito pelo contrário! O que pode ser feito, com sucesso, é a segmentação ativa de anúncios utilizando ferramentas do próprio facebook. Não acho que a questão tenha sido clara quanto a isso.

  • Devo discordar do posicionamento da Monica Geller. A questão pede os motivos das empresas buscarem as mídias sociais. Muitas empresas trabalham em nichos de mercado e por isso as mídias socias são excelentes para que elas possam se conectar com o seu público consumidor.

    Veja que a questão não limitou a rede social a públicos segmentados, apenas disse que é um dos motivos.

    "Falar com um público altamente segmentado".

    Imagine uma marca de jóias que trabalha com diamantes verdadeiros. Quantas pessoas são capazes de comprar diamantes no Brasil? Como atingir esse público? As mídias sociais são ótimas nesse quesito. Identifique um influenciador nessa camada social e faça sua publicidade de nicho.


ID
550858
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O departamento de marketing de uma empresa do setor calçadista está preparando um relatório com informações que devem ser apresentadas à nova agência de propaganda, contratada recentemente. Dentre as informações listadas abaixo, aquela que NÃO pertence à fase específica do planejamento de comunicação mercadológica é a informação sobre

Alternativas
Comentários
  • A letra B diz respeito à etapa ORGANIZAÇÃO.

     

    Vide ciclo PODC.


ID
550861
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Mesmo em tempos de atuação corporativa mais relevantes nos campos social e ambiental, algumas empresas se apressam em desenvolver ações superficiais de responsabilidade social, com o objetivo de construção de imagem junto a seus stakeholders.
Nesse sentido, uma prática vista como negativa e oportunista pelos seus clientes e demais públicos interessados, é a de

Alternativas
Comentários
  • Questão bem questionável. Segue descrição do tema:

     

    A filantropia corporativa chegou à maioridade, e agora já se podem ver mais claramente as articulações entre a prática do bem e a boa empresa. Mas o que fazer para que a filantropia corporativa se torne parte essencial da vantagem competitiva da empresa?  

     

    A filantropia corporativa — a prática de doar dinheiro, propriedades e tempo por amor à humanidade — baseia-se, tradicionalmente, na construção de uma reputação socialmente responsável entre empregados, clientes e membros da comunidade. A maior parte das atividades filantrópicas consiste em contribuições financeiras a causas respaldadas pelos funcionários e por líderes da comunidade, ou na estruturação de um esquema que permita aos empregados trabalharem de forma voluntária em obras de apoio à educação, saúde e organizações promotoras do bem-estar.

     

    Embora todos esses esforços sejam dignos de louvor, muitas vezes falta a eles clareza de direcionamento, são difusos e alheios à estratégia da empresa. Mas será que tem de ser assim? Alguns acadêmicos da área de negócios acreditam, cada vez mais, que a filantropia corporativa deve ser direcionada para um alvo que atenda tanto a sociedade quanto a vantagem competitiva da empresa, já que ela pode fazer diferença em ambos os segmentos ao maximizar as capacidades e os relacionamentos de cada um.

     

    Se, porém, as empresas se dispuserem a seguir esse caminho, será preciso adotar um enfoque totalmente diferente, que requer delas o compromisso de todos indistintamente. Não basta uma liderança forte e uma fundação que cuide do assunto.

     

    Fonte: http://revistaquem.globo.com/Revista/Quem/0,,EMI22656-9531,00-MAXIMIZANDO+A+FILANTROPIA+CORPORATIVA+EM+BUSCA+DE+VANTAGEM+COMPETITIVA.html


ID
550864
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O objetivo global do planejamento é proporcionar soluções práticas para problemas mercadológicos e de comunicação, tomando como base as análises da posição da empresa no mercado, seus recursos e capacidades atuais. Em relação à definição dos objetivos de marketing e de comunicação fixados em um planejamento, afirma-se que o(s)

Alternativas
Comentários
  • O enunciado fala dos Objetivos de MKT  e a única opção que cita seus objetivos é a letra E, portanto o gabarito. ;)


ID
550867
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Novas configurações de mercado e novos comportamentos de consumo do público-alvo estão levando a indústria da mídia a criar novas oportunidades de exposição da mensagem publicitária. Dessa forma, um exemplo de inserção de mensagens publicitárias, durante a exibição de um conteúdo editorial, é o(a)

Alternativas
Comentários
  • O Tie In se caracteriza por estar presente na parte editorial do programa, ou seja, suas inserções são feitas de forma que não seja necessária a paralisação da programação. Por ter um caráter implícito e por exigir desenvoltura da parte do anunciante, este tipo de merchandising se torna mais caro que os demais.

     

    Fonte: https://piquepropaganda.wordpress.com/2010/06/09/tie-in-–-merchandising-editorial/

  • Sinalização digital é um sistema de comunicação que se utiliza de painéis informativos eletrônicos tipicamente colocados em espaços públicos, para orientar, divulgar ou simplesmente distrair. Wikipédia


    A Mídia digital out of home é um tipo de propaganda exterior que faz essencialmente qualquer tipo de publicidade que atinge o consumidor enquanto o público alvo está fora de casa. Isto está em contraste com a transmissão, impressão e publicidade na Internet.Wikipédia


    Bus advertising

    Traduzido do inglês-Na publicidade de ônibus, os ônibus e sua infraestrutura relacionada são um meio comumente usado pelos anunciantes para alcançar o público com suas mensagens. Geralmente, isso assume a forma de promover marcas comerciais, mas também pode ser usado para mensagens de campanha públicas.Wikipedia (inglês)


ID
562501
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No ambiente empresarial, mesmo assumindo a comunicação interna como uma função estratégica e integrada ao processo de tomada de decisões, alguns esforços de comunicação falham por dependerem de circunstâncias alheias à vontade de seus gestores. Nesse sentido, as atividades comunicacionais devem apresentar certas características, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A.

    Acredito que seja a letra A, por ser a única que não diz respeito a comunicação INTERNA, assunto tratado no comando da questão.


ID
562522
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Sob a ótica da administração de marketing, as empresas devem monitorar e administrar constantemente o macroambiente, para buscar oportunidades de mercado e se precaver de ameaças. Devem também identificar internamente suas forças e fraquezas estratégicas, no escopo do seu microambiente. Nesse sentido, qual tipo de força ambiental NÃO é relacionado ao macroambiente de marketing de uma empresa?

Alternativas
Comentários
  • Concorrente é enquadrado no microambiente
  • Macroambiente:

     

    Demográfico: É o estudo da população humana em termos de tamanho, localização, densidade, idade, sexo, raça, ocupação e outros dados estatísticos. Este ambiente é de grande interesse para os profissionais de marketing porque envolve pessoas, e são as pessoas que constituem os mercados.

     

    Econômico: Os mercados dependem tanto do poder de compra como dos consumidores. Este ambiente consiste em fatores que afetam o poder de compra e os hábitos de gasto do consumidor.

     

    Natural: Inclui os recursos naturais que os profissionais de marketing usam como subsídios ou que são afetados pelas atividades de marketing.

     

    Tecnológico: É talvez a força mais significativa que atualmente molda nosso destino. A pesquisa e o desenvolvimento são super necessários em uma empresa.

     

    Político/Legal: As decisões de marketing são seriamente afetadas pelo desenvolvimento do ambiente político. Este ambiente é constituído de leis, agências governamentais e grupos de pressão que influenciam e limitam várias organizações e indivíduos em uma dada sociedade.

     

    Cultural: É constituído de instituições e outras forças que afetam os valores básicos, as percepções, as preferências e os comportamentos da sociedade.

     

     

    Microambiente:

     

    A Empresa: Ao fazer seus planos de marketing, a gerência de marketing leva em consideração outros grupos da empresa, tais como a administração de topo, os departamentos de finanças, pesquisa e desenvolvimento, compras, produção e contabilidade. Todos estes grupos formam o ambiente interno e, em conjunto, têm um impacto sobre os planos e as ações de marketing.

     

    Os Fornecedores: Os fornecedores são um elo importante no sistema geral de entrega de valor da empresa ao consumidor. Eles provêem os recursos necessários para a empresa produzir seus bens e serviços, e podem afetar seriamente o marketing.

     

    Os Intermediários: Os intermediários do marketing ajudam a empresa a promover, vender e distribuir seus bens aos compradores finais.

     

    Os Clientes: A empresa deve estudar seus clientes de perto. Segundo Kotler, a empresa pode ter cinco tipos de clientes: o mercado consumidor; o mercado industrial; o mercado revendedor; o mercado governamental; e o mercado internacional.

     

    Os Concorrentes: Os profissionais de marketing não devem apenas visar às necessidades dos consumidores-alvo; devem também alcançar vantagens estratégicas, posicionando suas ofertas contra as de seus concorrentes na cabeça dos consumidores.

     

    Os Públicos: O ambiente de marketing da empresa inclui também vários tipos de público. O público é qualquer grupo que tenha interesse real ou potencial ou que cause impacto na capacidade da empresa de atingir seus objetivos. Kotler apresenta sete tipos de públicos: púbico financeiro; público da mídia; público do governo; público de defesa do consumidor; público local; e o público geral.

     

    Fonte: https://tudosobremarketing.wordpress.com/2009/04/10/microambiente-e-macroambiente/


ID
593410
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Estratégia mercadológica utilizada como mídia alternativa e participativa, que atinge o consumidor de forma rápida e direta, com baixos custos e grande eficácia, o marketing direto tem como objetivos, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Get out!


ID
696637
Banca
FCC
Órgão
TJ-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A cerveja W enviou para os blogueiros um globo espelhado contendo um barril de cinco litros de cerveja. Em nenhum momento foi mencionado ou pedido uma publicação sobre qualquer campanha da cerveja nos blogs escolhidos. O resultado disso foi que os receptores começaram a publicar em seus blogs, textos falando do “presentinho” que receberam da marca, e como consequência começaram a disseminar suas opiniões sobre a cerveja.
(http://www.princiweb.com.br – adaptado)

Essa ação é conhecida por

Alternativas
Comentários
  • Correta D
    Marketing viral
    ou publicidade viral é a técnica de marketing que explora redes sociais. A proposta é que um anúncio ao alcançar um usuário "susceptível", esse usuário será "infectado" e reenviará o email a outras pessoas susceptíveis, "infectando-as" também.
    Mais informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_viral
    Bom estudo ;) 
  • a) Endomarketing
    Conjunto de ações focadas no público interno

    b) Marketing Concentrado
    Designa as estratégias de segmentação concentradas num único segmento. Ao contrário do marketing de massas (que não faz distinção entre os consumidores) e do marketing segmentado (que adota politicas diferentes por segmento), o marketing concentrado escolhe um segmento e especializa-se no mesmo.

    c) Marketing de Fidelização
    É definido como a estratégia para fidelizar ou reter o cliente por meio de ações integradas, sistemáticas e contínuas de comunicação e promoção, gerando frequência e repetição de compra por parte dos clientes e recompensando-os por isso.

    d) Marketing Viral
      
    Resposta correta!   Marketing viral ou publicidade viral referem-se a técnicas de marketing que tentam explorar redes sociais pré-existentes para produzir aumentos exponenciais em conhecimento de marca, com processos similares à extensão de uma epidemia. De forma mais geral, o marketing viral se utiliza às vezes para descrever alguns tipos de campanhas de marketing baseadas na internet, incluindo o uso de blogs, de sites aparentemente amadores para criar o rumor de um novo produto ou serviço.

    e) Ecomarketing
    modalidade de marketing que se realiza com o engajamento de qualquer empresa - industrial, comercial ou de serviços - na responsabilidade de toda a espécie humana com a qualidade de vida e com o equilíbrio ambiental em nosso planeta.

    Fonte: Wikipédia
  • Marketing viral ou publicidade viral são técnicas de marketing que tentam explorar redes sociais pré-existentes para produzir maior divulgação da marca. São processos parecidos com o de uma epidemia; uma doença.


    Inicialmente, marketing viral era a prática de vários serviços livres de email de adicionar publicidade às mensagens que saem de seus usuários, para alcançar um usuário suscetível, que será infectado e reenviará o email a outras pessoas suscetíveis, infectando-as também. Atualmente, o conceito de marketing viral não está associado a uma ameaça para o computador e o termo "viral" está relacionado com a velocidade de propagação da informação.

  • O termo correto nesse caso não seria Buzz marketing???? o.O

  • Muito complicado o conceito de Marketing Viral. Pois o efeito viral é decorrente da ação dos membros das redes sociais, não cabe ao planejamento de marketing determinar se é viral ou não, pois não é uma ação de depende dele, mas sim o engajamento nas redes, 

    Ou seja, não se pode determinar anteriormente o que é viral ou não. A viralização é resultado, não pode ser premeditado. Tenho verdadeiro problema com esse conceito de marketing viral, quem estuda mídias sociais sabe como ele é complicado. 

    Mas enfim, temos que assimilar os conceitos para prova.

    Para mim é uma ação de mershandising, que visa uma experimentação junto ao consumidor, que ainda é um formador de opinião, com o intuito de produzir uma ação de testemunhal por parte desses formadores de opinião - clássica utilização da teoria dos dois estágios nos dias atuais,

  • Acredito que o termo correto seria Buzz Marketing.

    Mas qual é a principal diferença entre buzz marketing e marketing viral?

    Apesar de parecerem a mesma coisa, buzz marketing e marketing viral são duas coisas diferentes e que possuem dois objetivos distintos.

    O buzz marketing serve para criar um diálogo, um debate sobre uma marca ou algo relacionado a ela. Já o marketing viral serve para repassar uma mensagem, imagem ou marca de maneira espontânea.

    Os resultados das duas estratégias também são diferentes. No caso do buzz marketing, por exemplo, o pretendido é criar um valor social para a marca através de uma discussão feita por pessoas e imprensa estimuladas pela campanha.

    Já no marketing viral, o resultado esperado é gerar um alto grau de compartilhamento e alcançar muitas pessoas em pouco tempo.

    Outra diferença primordial entre os dois tipos de marketing é o nível de controle que pode ser obtido pela marca. No buzz marketing, a discussão e a divulgação são controladas num planejamento estratégico, enquanto no marketing viral, apesar de haver também um planejamento, as coisas ocorrem de maneira mais natural.

    Fonte: http://www.ideiademarketing.com.br/2016/05/11/buzz-marketing-x-marketing-viral-entenda-diferenca/


ID
722158
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O house organ, o órgão da casa, é o veículo interno de uma empresa ou instituição elaborado pela assessoria de comunicação. Essa publicação tem por objetivo principal produzir um veículo que seja

Alternativas
Comentários
  • Letra C
    A maioria dos house organs tem o público interno (no caso de empresas, destinado aos colaboradores) como prioritário, mas há situações (cada vez mais freqüentes) em que são voltados ao público externo (clientes, prospects, parceiros, fornecedores e segmentos empresariais).

    Fonte: http://www.agenciaepoca.com.br/houseorgan.html
  • o retrato fiel do assessorado
    HOUSE ORGAN,INICIALMENTE ERA PARA O PÚBLICO INTERNO,STAKEHOLDERS.AGORA O CONCEITO SE ESTENDE PARA O PÚBLICO EXTERNO.MAS,O ADJETIVO "FIEL" NÃO CORRESPONDE À REALIDADE.
    IMAGINEM UM HOUSE ORGAN TOTALMENTE "FIEL" AO RETRATAR O ASSESSORADO...
    DEPENDENDO DO ASSESSORADO OU DO MOMENTO,A FIDELIDADE DO RETRATO PODE SER O ATESTADO DE ÓBITO DO ASSESSORADO OU DO JORNALISTA.
    É PRECAUÇÃO BÁSICA SEPARAR O QUE É DO QUE DEVERIA SER.


     """       
  • Desculpem a pergunta boba, mas não sou da área... O que a banca quis dizer com "assessorado"?
  • (A) Errado. O house organ não tem uso restrito aos conteúdos de marketing (mercadológicos). Pelo contrário, deve buscar atender as várias necessidades de informação dos públicos da organização. Seu conteúdo deve possuir diversas editorias que trabalhem mensagens que em conjunto forneçam conteúdo informativo e de cunho institucional, ajudando a consolidar o canal como estratégico para a organização.
    (B) Errado. Não se deve utilizar o house organ como um “papagaio” transmissor dos interesses exclusivos da organização, nem como uma forma de desencalhar o conteúdo produzido pela assessoria de imprensa para os veículos massivos e que não foi aproveitado. Como já dissemos, o house organ não deve ser um canal “chapa branca”.
    (C) Correto. Embora existam dificuldades para emplacar notícias empresariais que exibam suas mazelas, é importante a empresa não aparecer no jornal como se fosse maravilhosa enquanto o público interno – especialmente - sabe o que corresponde à realidade e o que é fantasia. Torquato (2010) chama atenção para o perigo que existe das publicações empresariais ampliarem a distância entre o que a empresa diz e o que ela faz, na percepção dos públicos a quem se destina. Alguém pode se perguntar: o house organ circula para o público externo também? Sim! Circula pelo interesse que os stakeholders têm em saber sobre a organização; é estratégico que a organização reserve parte da tiragem para envio a seus interessados. Exemplo: durante a participação em feiras, o stand da organização pode distribuir aos frequentadores como forma de se apresentar e estabelecer contato. Isto pode potencializar negócios, incrementando as ações de marketing.
    (D) Esta publicação corresponde ao catálogo – anúncio de produtos com fotos e detalhamento de conceitos e das funções do produto. Esta publicação ajuda a ligar o nome da organização à linha de produtos, além promovê-los. Ex. é uma oportunidade de promover a margarina Delícia e a Bungue Alimentos, que a fabrica.
    (E) Errado. A ideia de brindar uns e excluir a possibilidade de outros terem acesso à publicação não faz sentido; seria um tiro no pé, por exemplo, dar o jornal para gerentes e não dar para os demais funcionários. O house organ deve ser um canal inclusivo, que estimule a participação do público interno e que possibilite o diálogo empresarial.
    Prof. Cintia Moreno e Janaina Carvalho www.pontodosconcursos.com.br 12

  • Felipe Araujo

    Assessorado é para quem o assessor trabalha. 

    É o cliente ou o chefe do assessor.

  • Para mim, divulgar o que for de exclusivo interesse da empresa é característica sim do House Organ. Por mais que existam assuntos dos mais diversos temas, advindos dos mais diversos setores, todos estão diretamente alinhados com os princípios da empresa. Vai procurar saber se tem House Organ com notícia sobre greve de trabalhador ou reclamações trabalhistas? Para mim, essa questão induz ao erro. 

  • Diego, acredito que o erro da questão está em afirmar que o que é divulgado no house organ não encontra espaço na mídia. O house organ pode publicar sim um assunto sobre a empresa que foi divulgado na mídia.

  • House organ é a denominação dada ao veículo (jornal ou revista) de uma empresa ou entidade . Ele geralmente é concebido para divulgar os fatos e as realizações da empresa ou entidade e pode assumir diferentes configurações, dependendo do público a que se destina.
    A maioria dos house organs tem o público interno como prioritário, mas há casos ( cada vez mais frequentes) em que a empresa ou entidade concebe dois ou mais house organs tendo em vista atingir, de maneira adequada (em termos de pauta e linguagem) públicos distintos (interno e externo). 

  • Destacando o que foi dito por Flávio. Muito esclarecedor!
    (C) Correto. Embora existam dificuldades para emplacar notícias empresariais que exibam suas mazelas, é importante a empresa não aparecer no jornal como se fosse maravilhosa enquanto o público interno – especialmente - sabe o que corresponde à realidade e o que é fantasia. Torquato (2010) chama atenção para o perigo que existe das publicações empresariais ampliarem a distância entre o que a empresa diz e o que ela faz, na percepção dos públicos a quem se destina. Alguém pode se perguntar: o house organ circula para o público externo também? Sim! Circula pelo interesse que os stakeholders têm em saber sobre a organização; é estratégico que a organização reserve parte da tiragem para envio a seus interessados. Exemplo: durante a participação em feiras, o stand da organização pode distribuir aos frequentadores como forma de se apresentar e estabelecer contato. Isto pode potencializar negócios, incrementando as ações de marketing.

  • "O house organ é um veículo de comunicação interna e uma das ferramentas mais antigas utilizadas no meio empresarial, a fim de alcançar uma boa comunicação com o público interno. Para quem não o conhece pelo nome, apresento com seu nome mais popular: house organ é o famoso jornal, boletim ou revista interna. Literalmente, a tradução de house organ  é o “órgão da casa” e tem como objetivo traçar uma comunicação eficiente entre o topo e a base da pirâmide organizacional."  Mariana Melissa

    Idéias de Marketing: http://www.ideiademarketing.com.br/2012/09/19/house-organ-voce-esta-fazendo-da-maneira-correta/
  • Resposta:C

     

  • Acho beeem problemático dizer que o house organ é para público externo. Sim, ele pode parar nas mãos desse, mas é uma exceção, um incidente. Ele não é criado para isso, de forma alguma. A questão deveria ser anulada.

  • "O House-Organs representa o veículo de difusão de informações sobre determinada instituição (empresas, sindicatos, partidos, universidades, clubes) dirigido ao público interno (funcionários e seus familiares)e/ou determinados segmentos do público externo (vendedores, acionistas, clientes, imprensa etc.)" (ARAÚJO e SOUZA p. 342)

    Fonte: Obras jornalísticas: uma síntese. Ellis Regina Araújo e Elizete Cristina de Souza


ID
736558
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A Internet tem ampliado sua importância e seu papel na comunicação organizacional, mas seus recursos têm sido pouco explorados. A Internet tem sido considerada apenas:

Alternativas

ID
739666
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Uma agência de propaganda criou duas personagens: Dominika e Michaela. A partir de novembro as duas personagens ganharam a internet pelo blog We Luv Brasil e caíram no gosto dos internautas como anunciadoras de uma nova cerveja no mercado. Fez parte da estratégia incluir as contratadas em um programa de televisão nos moldes de reality show, que teve oito capítulos. Outras ações foram acrescentadas para popularizar as tchecas, como ficaram conhecidas no meio. Esse tipo de técnica de marketing é denominado de:

Alternativas
Comentários
  • TIE-IN - Inclusão sutil de um produto ou marca em cenas de filmes e novelas. Muitos chamam, imprecisamente, de 'merchandising', palavra que se refere à exposição e apresentação dos produtos em pontos de vendas externos. 

    HEAVY USER - Parte minoritária do público de um produto/serviço que é responsável pela maior fatia do consumo/contratação.

    HARD SELL - Método que usa linguagem direta e insistente 

    PACK-SHOT - Foto, close do produto exibida no fim do comercial, ou no início. Apresenta o produto/serviço acompanhado de locução e texto gráfico. 

  • O teaser (em inglês "aquele que provoca" (provocante), do verbo tease, "provocar") é uma técnica usada em marketing para chamar a atenção para uma campanha publicitária, aumentando o interesse de um determinado público alvo a respeito de sua mensagem, por intermédio do uso de informações enigmáticas no início da campanha.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Teaser


ID
781147
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca das teorias da comunicação e da sociologia da comunicação, julgue o item.

A eficácia de uma campanha depende mais de aspectos chocantes da mensagem que de fatores ligados à própria audiência, como é o caso, por exemplo, das campanhas contra o tabagismo, que apresentam, no verso dos maços, imagens de doenças causadas pelo hábito de fumar.

Alternativas
Comentários
  • Errada.

    Pelo viés da Sociologia da Comunicação, a eficácia de uma campanha não pode motivar-se mais em "aspectos chocantes" do que pela própria expressão da audiência. Dessa forma, seria contrária à Sociologia da Comunicação que está voltada mais p/ o processo de sociabilidade gerado pela comunicação do que a comunicação em si. Em outras palavras, focar mais em "aspectos chocantes", como tônica de eficácia, seria importar maior importância à opinião individual, e não a coletiva, a social.


ID
787330
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Ao se planejar a comunicação integrada de uma organização, é preciso ter clareza quanto aos elementos que a compõem. Com relação a esses aspectos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

    a) O destinatário da referida comunicação é o público externo final, e essa comunicação não envolve, portanto, estratégias voltadas para o público interno, para o qual se destinam ações estritamente organizacionais. ERRADA

    A comunicação integrada é composta pela comunicação interna/ administrativa, ou seja o publico interno faz de sua estratégica,


    b) A imagem institucional de uma organização requer um planejamento específico e, consequentemente, uma estratégia de comunicação exclusiva, distinta da imagem de produtos e serviços.  ERRADA

    Na comunicação integrada nenhuma das ações se sobrepõe a outra.


    c) Cada um dos elementos do composto de marketing deve contribuir para que os objetivos da comunicação integrada sejam atingidos. CERTA

    O composto do marketing, que está na comunicação integrada na parte de comunicação mercadológica, diz respeito ao PRODUTO, PREÇO, PRAÇA, PROMOÇÃO.

    d) A comunicação administrativa, por ser uma atividade estritamente interna, operacional e não midiática, requer necessariamente a elaboração de um plano de comunicação exclusivo. ERRADA

    A comunicação administrativa se processa dentro da organização, em relação com as funções administrativas, viabilizando o sistema organizacional por meio de interseções de fluxos comunicacionais e redes. Não é midiática. E como já foi falado, não requer elaboração de plano exclusivo, pq nenhuma das áreas da comunicação integrada se sobrepõe a outra.

    e) O foco da referida integração é a obtenção dos resultados a que se propõe uma organização, o que não implica necessariamente a atuação conjugada de todos os profissionais envolvidos, como os de imprensa e propaganda, por exemplo. ERRADA

    Ao chamar comunicação integrada, o que se quer é uma trabalho conjugado entre todos os profissionais envolvidos.




ID
816541
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca do planejamento de comunicação, criação e direção de arte, julgue o item.

A identidade do produto deve ser mantida nas peças publicitárias nos diferentes meios, ou seja, a forma e o conteúdo das peças devem ser iguais nas peças veiculadas por rádio, jornal, televisão, revista, outdoor ou cinema.

Alternativas
Comentários
  • A identidade do produto deve ser mantida nas peças publicitárias nos diferentes meios... até aqui tudo certo!

     

    ...ou seja, a forma e o conteúdo das peças devem ser iguais nas peças veiculadas por rádio, jornal, televisão, revista, outdoor ou cinema. Isso sequer seria possível.

  • Errada.

    A questão coloca "identidade" do produto e "forma" de veiculação no mesmo plano. Um acompanha o outro, sim. Mas a "forma" de veiculação deve ser específica p/ cada formato/plataforma diferente: rádio, tv, impresso, internet etc.

  • Na verdade é algo complicado. Não deve favorecer por exclusão mesmo. Há debates sobre isso rsrs Mas não podemos discutir com a banca, paciencia...


ID
816550
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de atendimento, mídia e redação publicitária, julgue o item.

O target de determinado produto e serviço norteia a mídia a ser utilizada para a veiculação de uma peça publicitária.

Alternativas
Comentários
  • certa

    Target marketing–identificação de segmentos de mercado.


ID
816592
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca dos novos cenários mercadológicos, artísticos e culturais que se criaram a partir da Internet 2.0, julgue o item.

O caráter doloso é precisamente a condição para que uma ação mercadológica via rede seja considerada marketing viral.

Alternativas
Comentários
  • Aprofundando:

     

    Qual é a principal diferença entre buzz marketing e marketing viral?

    Apesar de parecerem a mesma coisa, buzz marketing e marketing viral são duas coisas diferentes e que possuem dois objetivos distintos.

    O buzz marketing serve para criar um diálogo, um debate sobre uma marca ou algo relacionado a ela. Já o marketing viral serve para repassar uma mensagem, imagem ou marca de maneira espontânea.

    Os resultados das duas estratégias também são diferentes. No caso do buzz marketing, por exemplo, o pretendido é criar um valor social para a marca através de uma discussão feita por pessoas e imprensa estimuladas pela campanha.

    Já no marketing viral, o resultado esperado é gerar um alto grau de compartilhamento e alcançar muitas pessoas em pouco tempo.

    Outra diferença primordial entre os dois tipos de marketing é o nível de controle que pode ser obtido pela marca. No buzz marketing, a discussão e a divulgação são controladas num planejamento estratégico, enquanto no marketing viral, apesar de haver também um planejamento, as coisas ocorrem de maneira mais natural.

     

    Fonte: http://www.ideiademarketing.com.br/2016/05/11/buzz-marketing-x-marketing-viral-entenda-diferenca/


ID
821185
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A imagem institucional (também chamada de imagem corporativa) pode ser entendida como o conjunto das opiniões subjetivas do público (em sua totalidade ou em cada um dos seus segmentos) com relação à imagem de uma organização. Avalie as afirmações a seguir e assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A gestão da imagem institucional é extremamente estratégica para as organizações. Se for uma empresa com capital aberto uma imagem desgastada pode fazer os preços das ações caírem. Um atacadista pode ver seus produtos encalharem e um órgão público pode perder credibilidade com uma imagem negativa.


ID
821188
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Brand Equity (BE) é um termo utilizado na gestão de marcas. Não há tradução exata para o português, mas seu significado geral é “tudo aquilo que uma marca possui, de tangível e intangível, e que contribui para o crescimento sustentado dos seus lucros. É a somatória dos valores e atributos das marcas, que devem se transformar em lucros para os seus proprietários e acionistas”.

(MARTINS, José Roberto. Branding: o manual para você criar, gerenciar e avaliar marcas. São Paulo: Globalbrands, 2000, p. 193). 

Sobre o brand equity e a gestão de marcas, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Os elementos da marca, sendo os principais o nome, logo, símbolo, slogan e embalagens, não devem ser utilizados para identificar e diferenciar uma marca, uma vez que a criação de brand equity está relacionada a diversos fatores que devem trabalhar de forma integrada.

    Acredito que o erro está justamente no "não" sublinhado por mim. Todos os elementos citados devem ser utilizados para identificar e diferenciar uma marca. 

    ----

    Brand Equity é um termo da área do marketing, que significa o valor adicional que se atribui a algum produto ou serviço. Esse valor influencia na forma como o consumidor pensa, sente e age em relação à marca, assim como nos preços, na parcela de mercado e na lucratividade proporcionada pela marca à empresa. O Brand Equity representa um importante ativo intangível que corresponde a um valor psicológico e financeiro da organização.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Brand_equity

  • Dicionário Essencial de Comunicação, Rabaça & Barbosa, pág. 30:


    Branding - Designação genérica para descrever a definição de marcas, logotipos ou nomes comerciais para um produto ou serviço. 2 Estudos de mercado, posicionamento, design, consumidor e estética para aplicação na criação de uma marca.


    Explicação excelente em: Q96448


    Branding, termo utilizado em comunicação para expressar o trabalho de construção e posicionamento de marca, implica a definição de variáveis, como design, cores, aplicabilidade, slogan e divulgação, que dão significado aos diferenciais estratégicos que uma marca representa e que lhe agregarão valor. Uma marca pode afirmar-se por atributo, por benefício, por adequação ao perfil do segmento a que se relaciona e, ainda, por contradição a um concorrente.


    2010 - CESPE- ABIN - Oficial Técnico de Inteligência – Área de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda


ID
821191
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A promoção institucional tem como principais objetivos:

I. tornar uma empresa ou organização conhecida;

II. divulgar seus produtos e serviços;

III. gerar relacionamento com o público-alvo (goodwill); e

IV. atualizar ou manter a imagem institucional ou ainda integrá-la ao público-alvo.

Avalie as afirmações a seguir e assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •  O Share of Mind faz: mede como as pessoas pensam sobre determinadas marcas em uma categoria de produto.


ID
821194
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

 “Quando uma empresa decide investir também na internet, é fundamental, como no mundo real, que a mesma pesquise e conheça seus clientes. Só depois que conhecer seus hábitos e preferências terá dados suficientes para planejar e executar um bom planejamento. Nessa pesquisa, terão que ser levantados quais são as atividades virtuais que mais atraem esses clientes. Por exemplo: Se seu cliente é jovem, música, vídeos e interatividade são itens interessantes para atraí-lo. Se este é mais maduro, talvez seja melhor priorizar mais informações e utilidades sobre determinado produto ou serviço. Um jovem, provavelmente, passa muito mais tempo vendo vídeos na internet do que lendo jornais.” (BARONI, Mara. In: CHAMUSCA, Marcello; CARVALHAL, Márcia. Comunicação e Marketing Digitais: conceitos, práticas, métricas e inovações. Salvador, BA: Edições VNI, 2011, p. 61). 

Pelo texto acima, a autora implica uma relação muito forte entre o marketing digital e os internautas. Avalie as afirmações a seguir e assinale a opção incorreta.

Alternativas

ID
821206
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Quando se fala de comunicação integrada, um dos principais aspectos envolvidos é o planejamento de comunicação. Nesse contexto, planejar é muito mais do que escolher o que vai ser dito em uma campanha ou fazer anúncios em jornais e revistas. Para que o planejamento de comunicação possa acontecer em sua plenitude, é necessário que sejam observados alguns aspectos. Assinale, entre as opções a seguir, aquela que não se encaixa na elaboração do planejamento integrado de comunicação.

Alternativas

ID
821209
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos


“A busca de resultados pressupõe a superação de obstáculos e a escolha da melhor estratégia para alcançá-los. Sendo assim, trabalhar com planejamento de comunicação é trabalhar na busca da solução de um problema, compreendendo as dificuldades e os desafios enfrentados em determinado mercado e propondo a sua solução.”

(VASCONCELOS, Luciene Ricciotti. Planejamento de comunicação integrada: manual de sobrevivência para as organizações do século XXI. São Paulo: Summus, 2009, p. 15). 

Sobre o planejamento de comunicação integrada, avalie as opções a seguir e assinale a incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A alternativa E não trata de PLANEJAMENTO de comunicação integrada (como pede o comando), apenas de sua aplicação. Típica escolha da mais errada.


ID
821212
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O planejamento estratégico usualmente é concretizado na forma de um plano estratégico. Avalie as afirmações a seguir sobre o planejamento e o plano estratégico e assinale a opção correta.

Alternativas

ID
821215
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Um dos temas mais estudados e praticados pelas organizações, o planejamento estratégico parte do pressuposto de que a organização entende o conceito de estratégia. Sobre esse assunto, avalie as afirmações abaixo e assinale a opção incorreta.

Alternativas

ID
821275
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Segundo Yanaze (2005), o marketing não pode ser uma atitude isolada dentro da empresa. A partir disso, assinale a opção que não se aplica ao conceito apresentado.

Alternativas