SóProvas


ID
182287
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A técnica de treinamento em que é entregue ao treinando uma série de materiais escritos, dando alguns detalhes da organização e das atividades de um gerente ao qual ele deve "substituir", informando que sua tarefa consiste em despachar e assinar documentos, tomar decisões, solicitar maiores esclarecimentos, enfim, desempenhar todas as tarefas de gerência, sem o auxílio de secretária ou qualquer outro empregado da organização, é denominada simulação

Alternativas
Comentários
  • Exercício IN-Basket

    O exercício In-Basket é uma das provas mais utilizada nos assessment centre. Trata-se de um exercício de simulação de uma situação real e concreta, relacionada com a vida profissional, com que o futuro gestor se vai deparar. Pede-se ao participante que se coloque no papel de um colaborador que exerce a função e que trabalha numa determinada organização. Dá-se-lhe um "cesto" contendo uma diversidade de documentos escritos (cartas, memos, mensagens) relativos a situações e problemas da vida laboral real, que tem que resolver ou "despachar". Os documentos são de 10 a 25, sendo uns mais urgentes e importantes que outros. Esta prova tem a duração de 2 a 3 horas. Durante a prova o participante deve por escrito, justificar a razão pela qual procedeu de determinada maneira. A prova escrita constitui a base da avaliação deste exercício, podendo também ser efectuada uma entrevista complementar. A avaliação pode incidir sobre dois aspectos: a classificação em urgente e não urgente e a qualidade da acção proposta em relação a cada questão. Neste exercício analisam-se algumas competências como o planeamento e a organização, a delegação, a análise e resolução de problemas, a tomada de decisão e a iniciativa.

  • Exercício IN-Basket

    O exercício In-Basket é uma das provas mais utilizada nos assessment centre. Trata-se de um exercício de simulação de uma situação real e concreta, relacionada com a vida profissional, com que o futuro gestor se vai deparar. Pede-se ao participante que se coloque no papel de um colaborador que exerce a função e que trabalha numa determinada organização. Dá-se-lhe um "cesto" contendo uma diversidade de documentos escritos (cartas, memos, mensagens) relativos a situações e problemas da vida laboral real, que tem que resolver ou "despachar". Os documentos são de 10 a 25, sendo uns mais urgentes e importantes que outros. Esta prova tem a duração de 2 a 3 horas. Durante a prova o participante deve por escrito, justificar a razão pela qual procedeu de determinada maneira. A prova escrita constitui a base da avaliação deste exercício, podendo também ser efectuada uma entrevista complementar. A avaliação pode incidir sobre dois aspectos: a classificação em urgente e não urgente e a qualidade da acção proposta em relação a cada questão. Neste exercício analisam-se algumas competências como o planeamento e a organização, a delegação, a análise e resolução de problemas, a tomada de decisão e a iniciativa.