SóProvas


ID
1825861
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CBM-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                           As desigualdades e a questão social

      Há processos estruturais que estão na base das desigualdades e antagonismos que constituem a questão social. Dentre esses processos, alguns podem ser lembrados agora. O desenvolvimento extensivo e intensivo do capitalismo, na cidade e no campo, provoca os mais diversos movimentos de trabalhadores, compreendendo indivíduos, famílias, grupos e amplos contingentes. As migrações internas atravessam os campos e as cidades, as regiões e as nações. Movimentam trabalhadores em busca de terra, trabalho, condições de vida, garantias, direitos. A industrialização e a urbanização expandem‐se de modo contínuo, por fluxos e refluxos, ou surtos. Assim como ocorre a metropolização dos maiores centros urbano‐industriais, também ocorre a abertura e reabertura das fronteiras. Os surtos de atividades agrícolas, pecuárias, extrativas, mineradoras e industriais, ao longo das várias repúblicas, assinalam os mais diversos momentos de populações e negócios, de fatores econômicos ou forças produtivas. As crescentes diversidades sociais estão acompanhadas de crescentes desigualdades sociais. Criam‐se e recriam‐se as condições de mobilidade social horizontal e vertical, simultaneamente às desigualdades e aos antagonismos. Esse é o contexto em que o emprego, desemprego, subemprego e pauperismo se tornam realidade cotidiana para muitos trabalhadores. As reivindicações, protestos e greves expressam algo deste contexto. Também os movimentos sociais, sindicatos e partidos revelam dimensões da complexidade crescente do jogo das forças sociais que se expandem com os desenvolvimentos extensivos e intensivos do capitalismo na cidade e no campo.

      [...] Aos poucos, a história da sociedade parece movimentada por um vasto contingente de operários agrícolas e urbanos, camponeses, empregados e funcionários. São brancos, mulatos, negros, caboclos, índios, japoneses e outros. Conforme a época e o lugar, a questão social mescla aspectos raciais, regionais e culturais, juntamente com os econômicos e políticos. Isto é, o tecido da questão social mescla desigualdades e antagonismos de significação estrutural.  

(IANNI, Octavio. Pensamento social no Brasil. Bauru: Edusc, 2004. (com adaptações).)

Considerando a estrutura das orações e aspectos sintáticos que integram o período destacado, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Na letra A, o "que" é pronome relativo nas duas ocorrências. Logo, atua como sujeito das orações em que estão inseridos.

  • Considerando a estrutura das orações e aspectos sintáticos que integram o período destacado, assinale a afirmativa correta.

    Há processos estruturais que estão na base das desigualdades e antagonismos que constituem a questão social.

    Analisando as opções:

    A) As duas ocorrências da conjunção “que” são classificadas como sujeito das orações a que pertencem. 

    Este é o gabarito, pois o que é pronome relativo e retoma o nome "processos estruturais" da oração principal e " desigualdades e antagonismos" das egunda oração;

    B) Todas as orações que constituem o período possuem sujeito simples, sendo formado por apenas um núcleo.  

    Errado, pois os sujeitos das orações são sujeitos compostos por dois núcleos: "processos estruturais" da primeira e segunda oração e "desigualdades e antagonismos" da última;

    C) Em uma das orações, o sujeito é composto por dois núcleos como pode ser observado na expressão “processos estruturais”.

    Errado, pois não apenas em uma das orações mas em todas elas como já dito no comentário da questão B;

    D) O processo verbal das orações que constituem o período é impessoal, ou seja, não há pessoa gramatical ou agente ao qual o verbo se refira.  

    Errado, pois o sujeito é evidente em todas elas, na primeira pelo sujeito composto "processos estruturais" e nas demais através através do proneome ralativo que substitui o nome;

    E) O sujeito de todas as orações que constituem o período é o mesmo, de forma que a coesão textual mantém‐se através de tal construção.

    Errado, como explicitado no comentário da acertiva A o sujeito se distingue das demais na terceira oração.

     

     

     

     

  • A oração é sem sujeito, pois o HÁ é impessoal. Porém, a letra "a" fala da função sintática do "que". O 1º "que" faz referência a processos estruturais: Processos estruturais estão na base das desigualdades e antagonismos. 2º "que": Desigualdades e antagonismos constituem a questão social.

    Ambos os "ques" exercem função de sujeito. APESAR DE A ORAÇÃO SER SEM SUJEITO.