SóProvas


ID
1827958
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Ser autor

   O processo de iniciação à escrita deve ser cercado de alguns cuidados. Talvez o principal seja o de estimular a criança a assumir a autoria dos seus primeiros textos. Uma fase prévia de reprodução é inevitável. Experiências pedagógicas mostram o entusiasmo da meninada, ao ver, no papel, seus primeiros desenhos gráficos a falarem de alguma coisa. Outras experiências já provam que tal entusiasmo vai arrefecendo a partir da terceira série. O que parece acontecer, pelo que andei lendo (as palavras são minhas), é que os alunos vão sendo freados em seus intentos comunicativos. Como? Por um lado, surgem os ditongos, os hiatos, os tritongos (e a semivogal!), listas de aumentativos e de diminutivos de menos ou nenhuma valia, de superlativos eruditos (amaríssimo, dulcíssimo, macérrimo, que tal?), enfim, muita memorização, para nada, de palavras isoladas, fora de um contexto, como costumam dizer os estudiosos da linguagem. Boas puxadas de orelha levei, porque, ao decorar certos verbos considerados irregulares, não tinha guardado a forma caibo!  Um amigo me contou que, ao escrever uma carta, vacilou no plural de anão e apelou para esta inusitada expressão: “um anão e outro anão”! Por outro lado, nasce cedo para os estudantes a cultura do erro, que marca ainda o ensino e que impregna a nossa sociedade, sem que ela se dê conta do processo.

(Carlos Eduardo Falcão Uchoa)

O autor cita o verbo caber como vergo irregular; a gramática portuguesa mostra uma extensa classificação dos verbos. Entre as alternativas a seguir, aquela que exemplifica verbos inadequados à classificação é

Alternativas
Comentários
  • 1. Verbos abundantes: São os verbos que apresentam mais de uma forma com mesmo valor: constróis ou construis; havemos ou hemos.

    2. Verbos anômalos: São verbos que apresentam mais de um verbo ao serem conjugados, dependendo do tempo ou da pessoa verbal: IR - eu vou, eu fui, nós fomos, tu irás, ...

    3. Verbos defectivos: São verbos que apresentam conjugação incompleta, isto é, não apresenta certas formas. Os verbos reaver, abolir e falir enquadram-se nesse caso. Observe o verbo reaver: Presente do Indicativo Eu -------; Tu -------; Ele/Ela -----; Nós reavemos; Vós reaveis, Eles/Elas -----.

    4. Verbos Auxiliares: é todo verbo que forma locução verbal com outro verbo (denominado verbo principal) e que formam apenas uma oração. Exemplos: ser, estar, ter, haver, andar, deixar, tornar, poder, ir, começar, acabar, querer, dever.

    5. Verbos unipessoais: São aqueles que só se empregam na terceira pessoa do singular, ou na terceira pessoa do singular  e na terceira pessoa do plural. Fazem parte deste grupo:
    a) os verbos que exprimem fenômenos da natureza (chover, ventar, anoitecer) - só se empregam na terceira pessoa do singular.
    b) os verbos que exprimem vozes de animais (latir, miar, urrar, coaxar) - só se empregam na terceira pessoa do singular e na terceira pessoa do plural.

    Gabarito: Letra E - colorir e reaver são verbos defectivos e não unipessoais.


  • Cara, tá errado. Tenho certeza que eé a letra B

  • Construis é tenso, mano.

    Parece francês.

  • caber e doer são defectivos?

     

  • VERBO CABER NÃO É DEFECTIVO!


    Questão errada....

  • R E A V E R É DEFECTIVO

    ESSA FGV USA UM PERGAMINHO AO ELABORAR AS QUESTÕES DA PROVA

  • Fui pela conjugação do COLORO, é defectivo.

    não é eufônico a conjugação.

  • Os verbos classificam-se em:

    01) Verbos Regulares 

    Verbos regulares são aqueles que não sofrem alterações no radical, Ex. cantar, vender, partir.

    02) Verbos Irregulares 

    Verbos irregulares são aqueles que sofrem pequenas alterações no radical. Ex. fazer = faço, fazes; fiz, fizeste

    03) Verbos Anómalos 

    Verbos anómalos são aqueles que sofrem grandes alterações no radical. Ex. ser sou, é, fui, era, serei.

    04) Verbos Defectivos 

    Verbos defectivos são aqueles que não possuem conjugação completa. Ex. falir, reaver, precaver não possuem as 1ª, 2ª e 3ª pes. do presente do indicativo e o presente do subjuntivo inteiro).

    05) Verbos Unipessoais 

    Verbo unipessoais são aqueles que, tendo sujeito, conjugam-se APENAS nas TERCEIRAS pessoas, do SINGULAR e do PLURAL, São unipessoais os verbos constar, convir e ser (= preciso, necessário) e todos os que indicam vozes de animais ( cacarejar, cricrilar, miar, latir, piar ).

    * Observação os verbos unipessoais podem ser usados como verbos pessoais na linguagem figurada 

    Teu irmão amadureceu bastante.

    O que é que aquela garota está cacarejando?

    Principais verbos unipessoais: 

    1. cumprir, importar, convir, doer, aprazer, parecer e ser (= preciso, necessário): 

    Cumpre estudarmos bastante. (Sujeito: estudarmos bastante) 

    Parece que vai chover (Sujeito: que vai chover) 

    É preciso que chova. (Sujeito: que chova)

    2. fazer e ir. em orações que dão ideia de tempo, SEGUIDA da conjunção "que".

    Faz dez anos que viajei à Europa. (Sujeito: que viajei à Europa) 

    Vai para (ou Vai em ou Vai por) dez anos que não a vejo. (Sujeito: que não a vejo)

    * Observação todos os sujeitos apontados são ORACIONAIS