SóProvas


ID
183235
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O capital humano não pode ser gerenciado da mesma maneira que as empresas gerenciam cargos, produtos e tecnologias porque é

Alternativas
Comentários
  •  A VUNESP COPIOU O CONCEITO ADOTADO POR BOHLANDER...

     O capital humano é intangível e não pode ser gerenciado da mesma maneira que as empresas gerenciam cargos, produtos e tecnologias. Uma das razões para isso é que são os funcionários, e não a empresa, os detentores do capital humano. Ao saírem funcionários valiosos de uma empresa, eles levam consigo seu capital humano, e qualquer investimento que a empresa tenha feito no treinamento e desenvolvimento dessas pessoas fica perdido para ela” (BOHLANDER, 2005, P.9)

  • curiosidade...

    Definições de Intangível na internet:

    Intangibilidade é a condição de não poder ser tocado. Também é um poder fictício, visto primariamente em quadrinhos que permite ao personagem diminuir a densidade do corpo de modo que pode atravessar objetos sólidos, quase como um fantasma.
    pt.wikipedia.org/wiki/Intangível

    que não se pode ou não se deve tocar; diz-se de bem do qual não se pode dispor; inviolável, inalienável, intocável, abstrato
    pt.wiktionary.org/wiki/intang%C3%ADvel

    1. Bem em que não pode ser tocar, impalpável, intocável. 2. Bem cuja reputação não pode ser tocada; é inatacável, ilibada.
    dicionariodemarketing.powerminas.com/dic_marketing_i.htm

    intangiveis - Imagem de uma empresa, Confiabilidade de um órgão federal, marca de um produto.
    securityofficer.wordpress.com/2009/10/23/conceitos-geral-de-seguranca-topico-1-1/

  •                O capital humano de qualquer organização é o principal ativo, o bem intangível com maior valor, pois é por meio destas pessoas que os objetivos propostos são perseguidos, como também o foco na melhoria contínua, do aprendizado, da experiência adquirida ao longo dos anos.

    Uma empresa é o retrato fiel do que é o seu corpo de colaboradores, se tem um plantel treinado, motivado, capacitado, pensando sempre em contribuir, agregar, terá como resultado uma imagem de empresa competitiva, focada nos resultados, na excelência, no servir o cliente da melhor maneira, conhecedora do seus pontos fortes e fracos, do seu lugar, posicionamento no mercado, lucrativa e o mais importante mantendo boas práticas, iniciativas, conquistando cada vez mais seu espaço, mais clientes, novos mercados e criando, inovando na forma de fazer

  • Conte me mais sobre a tangibilidade da tecnologia...
  • Onde está a tangibilidade de um cargo, também?
  •  

    Questão mal formulada, cabível de anulação. Ela cita um trecho do livro de Bolander.

     “O capital humano é intangível não pode ser gerenciado da mesma maneira que as empresas gerenciam cargos, produtos e tecnologias. Uma das razões para isso é que são os funcionários, e não a empresa, os detentores do capital humano. Ao saírem funcionários valiosos de uma empresa, eles levam consigo seu capital humano, e qualquer investimento que a empresa tenha feito no treinamento e desenvolvimento dessas pessoas fica perdido para ela” (BOHLANDER, 2005, P.9)

     

    A banca copia um pedaço deste trecho. Porém, o coloca em um contexto diferente, erra ao afirmar que o capital humano é um bem intangível diferente do gerenciamento de cargos, produtos e tecnologias (QUE NO CASO NENHUM DESSES SERIAM INTANGÍVEIS, é o q afirma a banca), mas eles podem sim ser intangíveis, sobretudo, gerenciamento de cargos e tecnologias. Na explicação do autor mencionado fica claro que o capital humano é intangível e deve ser gerenciado de maneira diferente dos ex. citados, mas essa diferença está relacionada à maneira de gerir (tomar decisões) e não acerca de sua tangibilidade.